Quantcast
PplWare Mobile

Stallman: O Ubuntu contém Malware!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Pedro Domingues says:

    E o Mint? Será que sofre do mesmo problema?

  2. arkan says:

    duvido q o linus trovalds vai falar, fazer alguma coisa, para mim el ja esqueceu esse pseudo qq coisa, pq o.s ele para mim e n empresas nao é.

    então isso de espionar nao é diferente, a apple faz, a ms faz, o google play faz com seus bilhoes de aplicativos gratuitos pq me expliquem o pq de aplicativos como joguinhos precisarem saber aonde eu estou, eu desativo tudo q possa ser usado como localização no android, se pudesse iria ficar ate offline, mas infelizmente não posso, malditos emails, e tudo mais…

    o google corrigiu uns bugs no gmail do android, mas vira e mexe ainda envia o tipo de android q uso, o sistema proprietario e tudo mais.

  3. Mario Junior says:

    Se o Tolvards fizer algo, ele fará somente chamar o fundador e os membros da canonical de idiotas, como ele tem costume de chamar as pessoas.

  4. Leonardo says:

    Olá acho que o único que está com a falha de segurança a que é referida acima ainda assim aconselho a usarem uma distribuição linux mint que não use a interface unity

  5. Carlos Carvalho says:

    Bom dia ,

    Artigo muito pertinente eu já tinha alertado na passada semana para o perigo que o Ubuntu corre de ser arredado das distribuições consideradas Linux , porque de facto viola os princípios da comunidade GNU/LINUX , vamos ver até aonde a Canonical estica a corda .

    Quanto a questão do Mint até a versão 13 a distribuição não tinha esse problema e suponho que a 14 também não tem , o facto de ser baseado em Ubuntu não significa absolutamente nada , nem os repositórios são para aqui chamados .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    • Alexandre Amaral says:

      É estranho como uma das distribuições que mais fez evoluir o paradigma “user friendly” no linux é tratada assim. No mínimo curioso!
      A mim não em choca nada receber sugestões de compras na Amazon com base nas minhas pesquisas. Se vivia sem isso, claro que sim, agora fazer disto um drama…

  6. Helder says:

    Acho que dizer “Sem Stallman não haveria Linux” é muito forte.. podem não conhecer, mas Linus Torvalds é muito mais importante que o Stallman na concepção do Linux.. Stallman é mais um a fazer uma distribuição que ninguém usa (pelo menos alguém com alguma vida social sem tempo para recompilar kernels para usar uma pendrive..)
    Quanto à luta pelo software livre, aí sim, o Stallman destaca-se dos outros. Mas não confundam Software Livre com Linux.

    • pixar says:

      Em resumo, podemos dizer que o Linus desenvolveu o Linux (kernel) e o Stallman desenvolveu o GNU (toda a interface do SO sem o kernel).
      Sem ambos, não haveria o SO GNU/Linux. Talvez seja esta a afirmação mais correcta.
      Podemos, isso sim, dizer que sem Stallman o Linux não existiria, tal como o conhecemos.
      Cumps

      • Belmira Dimas says:

        Concordo totalmente. Todo mundo sabe que o GNU tem uma importancia enorme tanto quanto o kernel desenvolvido por Linus Torvalds. Tanto que existe uma frase muito conhecida pela nação Linux: “NÃO EXISTE GNU SEM LINUX, NEM LINUX SEM GNU”! Ambos são muito importantes e essenciais. caso contrário o linux não existiria sem a maravilhosa contribuição e genialidade de “Stallman”.

  7. AL 9000 says:

    “I always feel like someone is watching me” Rockwell
    Bem vindos ao maravilhoso mundo novo, repleto de Big Brothers.
    Nada como o pombo-correio e o ábaco.

  8. JP (djlinux) says:

    Mais uma verdade. Gostem ou não, ele sabe do que fala.

    Eu não sou contra a Canonical por fazer o que esta a fazer, apenas acho que deviam fazer de outra maneira. Como por exemplo, dar a escolher na instalação se aceitamos ter resultados da Amazon ou não… Ao não dar opção de escolha, esta a fazer o mesmo que a Apple e M$ faz, ou levas o que eles querem, ou levas o que eles querem.

    Mas é preciso dizer uma verdade, a Canonical, ou se preferirem, o Ubuntu 12.10, não foi a primeira distribuição a fazer isso. Não sei quantas pois não conheço todas, mas pelo menos 3 sei que já fazem isso a pelo menos 2 anos. Só que lá esta, essas 3 não tem uma Canonical atras, por isso ninguém fala.

  9. mafc says:

    “Sem Stallman não havia Linux!”
    E sem Senhores como o (falecido) Dennis Ritchie, não havia Unix, muito menos Linux. Nem falo do “pontapé de saída” do Torvalds para o linux ter dado os primeiros passos.

    Quanto ao Torvalds e os seus discursos, provavelmente sairá um “Canonical, funk you!” para a mesa 5 dos meios de comunicação 😛
    Politicamente incorrecto, sim. Mas não deixa de ter o seu quê de verdade.

  10. Eu sou totalmente contra este tipo de recolha de dados, posso dar o exemplo do google que desde que comecei a ver demasiados anuncios, bloqueio tudo e qualquer tipo de publicidade e alem disso, em casa e em todas as minhas maquinas o google não consegue guardar dados de pesquisas e afins minhas… prefiro pagar para ter alguma coisa do que ter essa coisa de forma pseudo-free (que na realidade por causa do lixo que vejo e do trafego que gasto não é nada free)

  11. Angra says:

    Ao Sr. Sem Stallman, get a life…

  12. Nuno José Almeida says:

    Desde que seja transparente a maneira como o fazem não me importo.

  13. NazgulTuga says:

    Alguém não anda a tomar a medicação toda…

  14. xoxota says:

    Linux Mint Debian Edition com Xfce

    Para desktop é o único linux decente que por aí anda. Ubuntus, e companhia, lda qualquer dia estão piores que o Windows.

    • Amigo, pq dizes ser tão bom? ao menos tens conhecimento para poderes comparar? eu posso-te dizer que pelo que testei dele, nas minhas maquinas é do pior, instavel e muitas vezes o live não instala… mas a melhor distro é totalmente diferente de pessoa para pessoa e depende do que penses em usar….

      • Sérgio says:

        Mint tentei instalar uma vez e levei com um blank screen no final.

        Uso dois computadores: u com debian 6, outro com ubuntu 12.04.

        Usei várias versões de suse, usei redhat, experimentei fedora, etc.

        Para um utilizador “não técnico” que quer um computador que simplesmente funcione a melhor parece-me ser Ubuntu. Além disso a integração do ubuntu one, software store, etc parece-me muito interessante para esse tipo de utilizador.

        Quanto a estabilidade a melhor é sem dúvida Debian, mas a estabilidade tem o custo do ciclo de desenvolvimento longo, indisponibilidade de aplicações mais recentes etc…

  15. Gerardo says:

    Este malware ainda é mais perigoso:

    http://www.noticiasaominuto.com/tech/27351/polícia-australiana-pede-às-pessoas-para-não-utilizar-mapas-do-iphone

    llllllllooooooooooollllllllooooooolllllllll

    POR FAVOR façam uma noticia disto…..

  16. JJ says:

    Livre (latim liber, -era, -erum)
    1. Que goza de liberdade.
    2. Independente.
    3. Que pode dispor de si.
    4. Que está em liberdade. = SOLTO ≠ PRESO
    6. Isento.
    7. Não comprometido ou obrigado.
    8. Não monopolizado.

    Resumindo, se a Canonical desenvolve software livre, neste caso um SO, faz como o quiser. Não tem de pedir satisfações a ninguém. Eles são livres de desenvolverem o software da forma que o quiserem, salvo estarem a desenvolver algo que em si é ilegal, coisa que não o é…

    • Pedro Domingues says:

      E os outros são livres de os criticar, que é o que o Stallman tá a fazer, a fazer uso dessa liberdade. Assim como os utilizadores são livres de largar o Ubuntu pelos comentários do Stallman. Por isso não percebo qual a conclusão a que tentar chegar.

  17. fernando martini says:

    ta bom a internet, o software livre nao vai virar proprietario por causa disso, e depois só estao buscando outra forma de faturar, criar um padrao de pesquisas do usuario, enviar e mails com propagadas de produtos a comprar.
    Richard Stallman, a vidagira em torno do SOL = Sundown para voce

  18. Pedro Silva says:

    Então se tem malware é instalar o Xubuntu..

  19. Sérgio says:

    Como sempre, assim que os produtos do open source se começam a tornar realmente interessantes para o utilizador comum a comunidade vira-se contra eles.

    A comunidade é demasiado fechada à mudança. Desde que o Ubuntu mudou para o Unity tem sido alvo de todo o tipo de críticas algumas infundadas.

    Quanto ao Stallman, não desprezando tudo o que fez pelo software livre, é um lunático. E não entendo porque raio meteram o Linus ao barulho dado que ele não concorda com grande parte daquilo que o stallman tem vindo a apregoar. Além do mais já após esta polémica da amazon o Linus disse numa entrevista que o Ubuntu está no bom caminho.

    • zé da esquina says:

      O RMS está, na verdade, a defender a privacidade de certas pessoas que muito pouco entendem sobre a privacidade e que mais tarde vem perguntar como é que, fazendo uma pesquisa no google pelo seu proprio nome, aparece tanto sobre a sua vida pessoal.

      Quando se entende pouco sobre segurança (e privacidade) acaba por não se compreender as reacções de pessoas como o RMS (talvez um pouco mais de leitura…).

      Talvez seja duro mas alguém tinha de o dizer e de o tornar publico ou qualquer dia vivemos a realidade que muitos já colocaram na mesa: a do Google e empresas semelhantes como MS, e agora a Canonical saberem mais sobre nós do que nós mesmos!

      E já agora, na MINHA humilde opinião: de todas as distribuições Linux o Ubuntu é a mais intuitiva para o utilizador (user-friendly)… mas é também a maior porcaria de todas elas (pronto, está dito!!! Venham agora os insultos e a porrada!!! – mas uma vez mais… “talvez um pouco mais de leitura”).

      Cmpts

  20. James Bond says:

    «Sem Stallman não haveria Linux: ele é o fundador da Free Software Foundation e a mente que desenvolveu o sistema operativo GNU (mais tarde GNU/Linux)»

    Esta frase demonstra que há aqui uma confusãozinha…

    De facto, Stallman é o fundador da Free Software Foundation mas não é a mente que desenvolveu o sistema operativo GNU [e muito menos mais tarde o GNU/LINUX]. O sistema operativo do GNU, que ainda está em fase de desenvolvimento, continua a ser desenvolvido por muita gente e chama-se HURD. O que o Stallman fez foi, ainda antes de ter um sistema operativo próprio, desenvolver aplicações como o EMACS, e programinhas como o ls, cd, pwd, df, etc., sempre a pensar num futuro sistema operativo do tipo UNIX, para os poder usar.
    Mas quem se adiantou foi o Linus Torvalds que desenvolveu o LINUX (que é o KERNEL) e usou as aplicações que o Stallman já tinha feito. Dessa junção resultou o que hoje é conhecido como GNU/LINUX: aplicações GNU (do Stallman) + o KERNEL LINUX (do Torvalds)! O.K.?

    • lmx says:

      O stallman desenvolveu tudo…até aos ponto que precisava de um kernel…e nessa altura pummm aparece um jovem(Linus) que começa a fazer um(juntamente com não sei quantas pessoas a nivel mundial).
      O stalman agarrou no kernel do Linus fez as modificações que precisava quer no kernel quer no resto do SO e pummm nãsce o SO GNU/Linux…
      Se o kernel não tivesse aparecido la tinha o desgraçado do stallman SOZINHO de o criar…
      Ele sempre teve a ideia de partilhar…ja no MIT quando havia código de alguém que lhe interressava, ele pedia-o…e muitas vezes era negado…ao ponto deste senhor pegar nos binarios bazer reverse engeneer e puff ja tenho o código fonte…isto foi tão forte que chegaram(o consorcio DARPA) a ameaçar o MIT, com exclusão da rede, mas foi graças a este senhor que hoje temos uma net o mais livre possivel…informem-se, pois as empresas gigantes queriam uma net fechada e paga a peso de ouro!!
      Ele chegava ao ponto de produzir mais código do que 12 dos melhores developers do MIT juntos, era uma coisa do outro mundo…chegou a ser visto pelo departamento de defesa dos EUA como um caso sério contra eles, e sofreu muitas tentativas de violação das suas maquinas supostamente sem sucesso, e muitas pressões por parte de organismos de Defesa!!
      É muito normal que tivesse telefones sob escuta, e outras coisas mais…para chegar ao ponto de não usar telemovel, nem GPS, nem cartões magnéticos(multibanco,etc), não tem carro mota ou bicicleta…
      Para ele chegar aqui é porque se apercebeu que deveria ter muita gente interessada no seu trabalho, e contra as suas ideologias de liberdade!!
      Acho estranho como nunca apareceu morto numa esquina…existem muitos standards no mundo da programação, muitos deles são livres devido a este senhor!!
      Obrigado Stallman.

      cmps

      • James Bond says:

        Aconselho-te a leres melhor a história do GNU e do Linux.
        O.K.? Porque isto que tu escreveste:

        “O stalman agarrou no kernel do Linus fez as modificações que precisava quer no kernel quer no resto do SO e pummm nãsce o SO GNU/Linux…”

        é um autêntico disparate…
        Se não tiveres pachorra para leres melhor a história do GNU e do Linux, lê melhor o meu post…

        • lmx says:

          acho que tu é que precisas ler muita coisa antes de comentar!!!

          A começar pelo…o que é um kernel, e a seguir o que é um sistema operativo…
          depois vem falar comigo!!

          cmps

          • James Bond says:

            Kernel é o núcleo do sistema operativo. E um sistema operativo é
            o kernel + as aplicações.
            Um kernel sem aplicações não serve para nada. Do mesmo modo que aplicações sem kernel não servem para nada. Foi por isso, que Linus Torvalds, que desenvolveu o kernel, usou as aplicações que o Stallman tinha desenvolvido e aí nasceu aquilo que é conhecido como GNU/LINUX.

          • lmx says:

            O linux não utilizou nada, quem utilizou foi o stallman, que andava ha uns tempos a precisar de um kernel!!

            O linus sempre se dedicou ao seu kernel.

            cmps

      • Jorge says:

        Muito lúcido e consistente.

  21. Alucard says:

    Sim, o Stallman é um lunático.Mas neste caso, dou-lhe toda a razão. A Shopping Lens do Ubuntu é não só um ataque à privacidade dos utilizadores, como é um empecilho à usabilidade do sistema. Se eu procurar p.e. drivers, controladores de hardware para uma placa gráfica, o Ubuntu faz uma pesquisa totalmente desnecessária na Amazon sobre drivers, tacos de golfe. 90% do que um utilizador quer numa pesquisa na Dash é procurar programas ou ficheiros locais.
    Claro que tanto quanto sei, ainda há forma fácil de desactivar a funcionalidade. Mas se no futuro, tiveram a ideia peregrina de impossibilitar a sua remoção, deixo de usar Ubuntu e de o recomendar a amigos. Desiludido já estou.
    É assim, o Ubuntu é e será nos próximos anos a cara do Linux para o público em geral. Isso acarreta responsabilidades acrescidas, e desvirtuar um princípio básico do software livre por um lucro fácil, não prejudica só o Ubuntu como todas as distros de Linux.

    • lmx says:

      O Stallman não é lunatico, o stallman defende a liberdade de todos os povos a partilha,etc, só coisas boas…como podes aplida-lo de lunatico??

      Só uma pergunta …se ele fosse um filho da mão como o BIll Gates que tramou a IBM com o OS/2….entre tantes e tantas maldades…o que chamarias então a este senhor??

      cmps

  22. João Reis says:

    Este Senhor, é uma grande cabeça mas tem tanto de cabeça como de lírico.

    Talvez por ter sido um tipo como este a desenvolver a comunidade Linux que o Linux ainda continua inútil no mercado doméstico e nunca há-de sair da cepa torta como SO enquanto for gerido por puristas que não vivem num Mundo Real com necessidade reais.

    Linux é útil mas para tudo em que nao envolva grande ‘costumização’, é aquilo é aquilo no seu estado puro. Será sempre visto como ferramenta de trabalho e não como Sistema Operativo, na minha humilde opinião.
    Se estranhavam, tal como eu, como é que em tantos anos o Linux evoluiu tão pouco, aqui está um dos responsáveis máximos.

    • Carlos Carvalho says:

      João Reis ,

      Não se trata de puristas , será que não entendes o que se chama de uma inflexão de tendências , mais já o disse várias vezes prefiro 1000 distros desenvolvidas pela comunidade não tão perfeitas do que uma que se desvia do caminho traçado .

      Infelizmente hoje assistimos a uma condescendia na abdicação dos valores que eu nem sequer consigo adjectivar , engolimos de tudo aceitamos todas as maleitas que o comercio Mundial nos está a criar tornando-nos cada vez mais pobres as nossas actuais gerações têm uma perspectiva de vida pela primeira vez pior que a dos seus AVÓS já nem falo dos pais é só retrocessos e será que vocês não vêm aqui nenhum desvio , pelo amor da santa , façam uma introspecção , hoje os jovens aceitam de tudo e isso para mim é uma vergonha , conheçam um pouquinho da história dos movimentos juvenis do Maio de 1968 , não aceitem tudo , façam esse favor a vocês próprios .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

    • lmx says:

      Boas…
      Ao contrario de outros SO’s, o linux é conhecido por isso mesmo pela sua capacidade de adaptação, e costumização, não existe comparação com os SO’s comerciais mais conhecidos…ao contrario do que dizes…

      cmps

  23. Ryan says:

    Pessoal bem vindo ao mundo dos que ligam um aparelho a internet. Lembrem-se sempre, desde que o aparelho tem acesso a internet obviamente que isto de uma forma ou de outra acontece. As empresas usarão todo e qualquer pretexto para sacar dados dos utilizadores. Se não for o Google será a Policia. Se não forem eles utilizarão o serviço de acesso. Se não for nenhum desses usarão um espião qualquer. Pessoal… eu detesto isto também mas sejamos claros que a coscuvilhice para seja la o que for esta a acontecer.

  24. Lm says:

    Ainda bem nos vestimos todos de igual e com uma tunica.
    Assim nao temos que fazer publicidade a marcas.
    E ainda bem que andamos a pe… pq se andassemos de carro, de mota, ou mesmo de transportes publicos estariamos a fazer publicidade ‘a marca do veiculo que usamos, aos pneus, … etc, etc…

    E ainda bem que nao vamos ‘as grandes superficies… nem ‘as pequenas.
    E nem olhamos para as miudas “bem vestidas”.

    Pessoal… somos malta do ocidente. Isto ‘e tudo “just business”.
    Como dizia o outro: “ninguem mata um rico pq todos gostariam de ser um deles.”

    Cuidado com os telhados de vidro…

  25. marquinhos says:

    Unity = Metro (modern UI)

  26. Alberto says:

    Ainda bem que larguei o Ubuntu antes de entrar nessa de Unity, e antes de achar que eles tem o rei na barriga;

  27. JP (djlinux) says:

    Acho que muitos se estão a esquecer de uma coisa. O que é Malware ?

    “O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de troia) e spywares são considerados malware.”

    A canonical avisou antes que ia tomar esta decisão, não dá melhor maneira, mas avisou. Esta a vista de todos, certo? Não esta a “roubar” informações sem ninguém saber, certo? A não ser que não saiba ler… Então não é Malware nem nada parecido…

    E mais, dá para remover com uma linha de comando…

    ( Isto não quer dizer que concorde com as medidas da Canonical, mas não vejo motivo para alarmes nem mudar de S.O. )

    • Hudson says:

      Sério que a canonical avisou? Tem certeza de que todo mundo que instalar ou atualizar Ubuntu vai encontrar uma tela amarela com letras roxas piscantes alertando que o sistema vem com cavalo de Tróia espião?

      Canonical está usando as táticas canalhas de engenharia social, junto com a trapaça básica das “opções-padrão”. Isto é: usuários são sacaneados POR PADRÃO, mas têm a POSSIBILIDADE de deixar de ser sacaneados, se se esforçarem por descobrir como realizar a reconfiguração (isso é dificultado por demandar iniciativa e esforço do usuário, nem sempre informado ou capacitado para tanto).

      Notem que o navegador da Google, mesmo na sua versão livre (Chromium), também vem pré-configurado para espionar incautos.

      A desculpa do meio de financiamento também é extremamente ridícula. Canonical/Ubuntu trouxeram avanços ao software livre, mas ninguém depende de agentes traiçoeiros para manter distribuições livres. Perguntem à comunidade Debian, base do Ubuntu, e várias outras.

      • JP (djlinux) says:

        Olá Hudson,

        Tal como eu disse em cima “A canonical avisou antes que ia tomar esta decisão, não dá melhor maneira, mas avisou. ” … Sim avisou! Basta seguir os Blogs disponibilizados pelo pessoal da Canonical. Sim, devia dizer na instalação que alem de conter o Shopping-Lens que já vem ativada, mas basta ires a “ferramenta” da privacidade e desligar. Mais uma vez, não é a melhor maneira de fazer as coisas, mas pode-se desligar. Ou mesmo remover com uma unica linha de comandos.

        A Canonical não esta a espiar ninguém com cavalo de Troia como dizes, pois a unica coisa que eles sabem é o que escreves no Dash nada mais. E as pessoas vão se preocupar com o que? De eles saberem que andas a procura de uma aplicação?

        Eu não concordo com esta medida, a primeira coisa que fiz foi desinstalar isso, mas não é preciso entrar em panico com uma coisa tão simples. Quem usa outros S.O.’s tem o mesmo ou pior sem saberem.

        Tens razão no teu ultimo paragrafo, mas porem, a Canonical é a unica que vai mais alem de Ubuntu, já viste a quantidade de frentes que eles estão? É normal que queiram ganhar algo em troca.

        Mas é a epenas a minha maneira de ver as coisas.

        Peace !!

  28. João Rodrigo says:

    Não há nada como o meu PCLinuxOS

  29. LexD says:

    Go home Stallman,you’re drunk!

  30. Murilo Augusto says:

    Ele não usa nem telemóvel,pois acha que os telemóveis são para espiar

  31. Leandro Antunes says:

    Olá,
    eu não percebi muito bem duas coisas:
    1º Porque é que o Stallman considerou o ubuntu malware
    2º porque é que o ubuntu está em risco de deixar de pertencer ás distribuições Linux.

    Agradeço se me conseguirem responder.
    Obrigado

    • JP (djlinux) says:

      Olá Leandro

      O Srº Stallman é muito radical nas palavras que usa. Quem diz que o Ubuntu tem Malware não faz a mínima do que é Malware, o mais ridículo é aqueles que dizem que ele tem razão em chamar ao Ubuntu Malware, enfim…

      O Ubuntu nunca vai deixar de pertencer a família GNU/Linux, não acredites em tudo o que lês por ai 🙂

      Cmps

      • Leandro Antune says:

        Eu perguntei porque primeiro não queria estar a fazer insinuações e segundo porque recentemente passei a usar mais o ubuntu do que o Windows e isso estava a deixar-me preocupado…
        Muito obrigado por me esclareceres 🙂

        Um abraço

        • JP (djlinux) says:

          Depende da versão que estiveres a usar. Se estiveres a usar a 12.04 não tens que te preocupar com nada.

          Da 12.10 para cima, se não precisares de pesquisas online pelo Dash, vais a definições da privacidade e desligas as pesquisas online. É tão simples quanto isso ;]

          Abraço

  32. Leo says:

    Porque a UNITY do ubuntu contem lá um aplicação que manda estatísticas sobre oque pesquisa abres e tudo mais para a cronominal o que de certa forma está a violar a privacidade dos utilizadores.

    O ubuntu não está a deixar de pretencer as distribuições linux não….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.