Sony: departamento responsável pelos smartphones perde a autonomia
Em virtude da recente cobertura aos desígnios da Sony, damos agora conta de um novo desenvolvimento. O departamento responsável pelos smartphones Android perdeu a autonomia, ou seja, passará a responder perante uma nova divisão. Será uma tentativa de recuperar, ou acabar de vez com os dispositivos Xperia?
Ainda que a empresa já tenha reiterado o seu compromisso em não abandonar o mercado de smartphones, ano após ano este departamento continua a dar prejuízo. Por conseguinte, urge encontrar uma solução eficaz.
Mesmo que não esteja aqui a ser debatido ou questionado o mérito dos smartphone Sony Xperia, a verdade é que o mercado não os procura. Por outro lado, a empresa possui vários segmentos ou divisões que, na sua grande maioria, trazem lucros para o grupo nipónico, um deles sendo o das televisões, áudio e fotografia.
O novo segmento - Produtos e Soluções Eletrónicas
Este é nome do novo segmento que engloba o antigo departamento mobile, bem como o setor das televisões, áudio e câmaras. Daqui em diante, será a casa dos smartphone Sony Xperia, para além de várias outras soluções multimédia e soluções de áudio e imagem. Ou seja, é uma profunda reestruturação no seio da marca.
Com o intuito de aumentar a sinergia, troca de ideias e know-how entre os departamentos, a gigante tecnológica acaba de incluir os seus smartphones Android juntamente com vários outros produtos. Assim, esperam também reduzir custos de produção, investigação e até mesmo os custos de produção.
Uma decisão que não nos espanta por causa dos míseros números de vendas. A propósito, recordamos que em 2017 a Sony vendeu um total de 13,5 milhões de smartphones Xperia em 2017. Já em 2018, as previsões da própria marca apontavam para 7 milhões de smartphones Android, cerca de metade face ao valor de 2017.
O destino dos seus smartphones Android
Incerto. A palavra certa para descrever o clima de descontentamento em torno dos Xperia. Veja-se, por exemplo, o encerramento de uma grande linha de produção da Sony em Pequim. Agora, a marca fez saber, através de uma nota à imprensa, que as mudanças vão continuar para que seja atingido o equilíbrio fiscal.
Os Xperia só têm trazido prejuízos à empresa. Veja-se, por exemplo, o desfalque de 913 milhões de dólares durante os quatro últimos trimestres. Pelo contrário, o departamento de TVs e áudio trouxeram 714 milhões de dólares em lucros operacionais no mesmo período fiscal. Aliás, só o departamento de câmaras trouxe 804 milhões de dólares, por exemplo.
Com a grande maioria dos segmentos a trazer sólidos lucros à empresa, era uma questão de tempo até a questão "Xperia" ser resolvida. Ainda que este setor tenha tentado reduzir custos, isto só veio mitigar o já de si parco interesse nos seus smartphones Android. Agora, numa última tentativa, temos a sua nova alocação.
Os dispositivos Sony Xperia
São bem construídos e apresentam boas caraterísticas. Pontos que nunca estiveram sequer em debate, porém, o ciclo de lançamentos semestral condenou o seu sucesso. Ao acelerar a desvalorização do produto no mercado, além de mitigar o potencial de inovação entre diferentes gerações. Os resultados estão à vista.
Com a nova gestão já em plenas funções, Kenichiro Yoshida não deverá tolerar por muito mais tempo uma família de produtos contraproducente. Ainda assim, a esperança reside agora na nova revolução 5G. Uma última oportunidade para singrarem no mercado mobile. Ou será tarde demais?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Sony
O problema é o disign … já o disse á anos atrás e continuo a dizer.
Não somos todos iguais e temos que respeitar isso. Eu em particular adoro o disign quadradao dos smartphones da Sony, o que se torna uma distinção em relação aos demais. Do meu ponto de vista o problema da Sony é não aplicar todo o seu potencial tecnológico nos seus smartphones. No fundo quase que dá a sensação de que se produzem smartphones sony sem a própria empresa ter conhecimento.
Tenho a mesma perspetiva. Uma empresa que se distingue pela inovação e qualidade daquilo que produz em audio, fotografia, e som, e não apresentar um smartphone que se distinga da concorrência pelo menos nesses aspetos, algo vai mal. Para não falar de tudo o resto, marketing, ciclo do produto, enfim… Empresas muito grandes têm as suas vantagens por causa das sinergias, mas quando existem setores a olharem para o seu umbigo…
O melhor é o design….já o disse há anos e continuo a dizer.
O design? Diria mais o Marketing e integração com os seus restantes produtos… sim existe a PlayStation, sistemas dj audio, fotografia que inegrado no produto valorizavam bem mais.
Contudo estes sao uma empresa nipónica e como tal são sempre mais conservadores que os Sul Coreanos e os Chineses no que toca a manobras de Marketing. Por que é que acham que agora há tanta gente a preferir os Huawei sobre os Samsung? E o que é que os faz só olharem p essas marcas e ignorarem por completo um da Sony que por vezes nem está identificado como tal? Experia!? E lembram-se do que aconteceu com os Vaios? E a Sony Ericsson? … nao mata mas mói o bom nome da marca.
O problema dos smartphones da Sony é não serem Sony.
Eu sou apaixonada pelo xperia sao celulares ótimos duradouros maravilhosos
SOU DOIDO POR XPERIA SEMPRE GOSTEI DOS CELULARES DA SONY ANTES O MEU CELULAR ERA NOKIA MAS A SONY É MELHOR MARCA QUE TEM PARA SMARTPHONE