PplWare Mobile

Burla de utilizadores do OLX através do MBWAY! PJ detém mulher…


Autor: Pedro Pinto


  1. R!cardo says:

    Não percebi como é que funcionava a burla, a burlona não chegava a fazer o pagamento e enviava uma mensagem a dizer que tinha feito o pagamento?

    • Joao says:

      Pode ter utilizado o metodo de receber dinheiro e os clientes aceitavam. Existe muita gente faceis de ser enganadas.

    • Hugo Neto says:

      Este esquema já tem algum tempo. Basicamente o ladrão manda as informações necessárias para o burlado associar a conta dele do banco ao telemóvel do ladrão, assim sendo, o ladrão consegue fazer criar cartões de crédito e tudo mais como usasse a conta do burlado.

    • Rogério Caroço says:

      Não.
      Ainda hoje uma outra pessoa tentou fazer o mesmo comigo.
      Tem de ser pessoas que não conheçam o mbway. Dizem que é só ir à caixa e colocar os elementos da transferência que eles é que dão. Então a pessoa coloca o número de telex deles e um pin (que dizem ser o pin de pagamento) tb dado por eles. Ou seja, estamos a dar autorização para que a nossa conta passe a ser gerida por esse telefone que é deles e não o nosso.

    • Tiago says:

      Esta uma senhoraabtentar burlar me neste momento

  2. fak says:

    fonix se era para isso, mais valia enganar a pessoa a gerar um codigo da sua propria conta, depois levantava esse dinheiro a pensar que tinha sido pago, a pessoa enviava o produto e só dava conta depois disso… e o comprador recebia o produto de graça…

    • Miguel says:

      O burlão nunca quis o produto… O importante era dinheiro que saia da conta do burlado… Directamente da caixa multibanco para a mão do burlão… Numa outra parte qualquer do país…

  3. Cortano says:

    O outro grande problema é o OLX estar a borrifar-se para estas burlas.

    • Filipe says:

      O problema está no utilizador e não no olx. Alguns utilizadores não se sabem nem querem saber-se informar. E depois caem nestas ratoeiras do mais amador e básico que pode haver. Por isso é que quem manda no olx não faz nada quanto a isto, nem irá fazer. O utilizador é que tem que abrir a pestana de uma vez. Já estamos em 2019.

      • Cortano says:

        Para que saibas, já denunciei anúncios que eram burlas provadas e o OLX nunca retirou os anuncios.

        A não ser que trabalhes no OLX, não percebo como te dás ao trabalho de defender a plataforma.

        E essa história do “já estamos em 2019” é uma treta. Sabes que há pessoas que percebem muito pouco de tecnologia, percebem muito pouco de métodos de pagamento, etc.
        Há pessoas que a sua vida é feita fora de um ecrã de computador!
        Estamos em 2019 e continuo a não perceber porque há pessoas como tu que só conhecem o que se passa na sua rua e acha que o mundo é todo igual.

        • Hugo says:

          O filipe tem toda a razão. DESCONFIAR SEMPRE.
          Já fiz meia dúzia de compras através do OLX e correu sempre tudo bem, felizmente.

        • Luís Pacheco says:

          Mas o problema está no utilizador… Agora o OLX ser Uma #¿$?%!¡ é outra coisa. Tento sempre comprar no ebay que Está séculos à frente do OLX. Os compradores têm que saber o que se estão a meter. Na dúvida dinheiro na mão.

      • AiOGajo says:

        Não implementar um sistema de ratings aos utilizadores/vendedores também não ajuda nada ao olx..

        • Daniel Paiva says:

          Um sistema de rating é que está a falta no olx sem dúvida.

        • AqueleGajo says:

          Era o que ia dizer… nao percebo como é que a plataforma ainda não cresceu a esse ponto.

        • Rogério Caroço says:

          Não.
          Ainda hoje uma outra pessoa tentou fazer o mesmo comigo.
          Tem de ser pessoas que não conheçam o mbway. Dizem que é só ir à caixa e colocar os elementos da transferência que eles é que dão. Então a pessoa coloca o número de telex deles e um pin (que dizem ser o pin de pagamento) tb dado por eles. Ou seja, estamos a dar autorização para que a nossa conta passe a ser gerida por esse telefone que é deles e não o nosso.

      • vitor says:

        Pelos teus comentarias deves ser um sábio nem todos são como você que chegou a ministro da cultura ha ha ha

    • OLX não quer saber says:

      Concordo plenamente. Tambem ja reportei uma vez uma situação e simplesmente o olx não quer saber!!!

      • J Monteiro says:

        O OLX não tem tão pouco de querer saber ou deixar de querer. O OLX não é um serviço de investigação criminal.
        O utilizador é que escolhe/aceita o metodo de pagamento.
        Bem pior que isso, asseguro-vos, foi ter enviado prints das msgs alusivas a fraude á judiciária, e esses, já com a papinha meia feita, não quiseram saber.

    • fyra says:

      Concordo perfeitamente o OLX devia salvaguardar as pessoasdestes esquemas pois kndo acontecem eles nunca dão a cara.existem maneiras de proteger o comprador uma delas seria a obrigatoriedade do historial de venda do vendedor e respectiva avaliação do vendedor por parte do ccomprador!!!

  4. José Rodrigues says:

    As pessoas facilitam muito e depois não me admira que sejam enganadas, é pagamentos ONLINE e adiantados. Não há nada que chegue a moda antiga do PEGA LÁ DA CÁ.

    • Daniel Paiva says:

      As vezes nem sempre é possível fazer negócios em mão, por exemplo um artigo que está a 100km de distância e é mesmo aquilo que procuras! Mas o que falta no olx é um feedback dos utilizadores.

  5. Filipe says:

    Para activar o MBWAY tem que se ir ao multibanco, inserir o cartão e aceder à opção do mesmo serviço. De seguida, é pedido para fornecer o nosso número de telemóvel (para associar ao mbway) e um código pin para podermos fazer a autenticação na aplicação ou quando se fizerem pagamentos.

    Ora, acontece que algumas pessoas, sem fazerem qualquer pesquisa sobre o serviço e sem lerem o que aparece no ecrã da máquina multibanco aquando do preenchimento, foram levados na conversa do bandido de colocar o número do ladrão e um código pin fornecido pelo ladrão. Ou seja, o serviço da nossa conta ficaria associado ao número do ladrão. Assim, ele só precisava de instalar a aplicação no smartphone e pode fazer levantamentos e pagamentos em nosso nome.

    É impressionante como em 2019 ainda há pessoas a caírem neste tipo de esquemas tão amadores.

    • Kodiakshadows says:

      Então pelos vistos esse tal MBway, não é tão seguro como parece comparado com o PayPal. Eu não conheço nem nunca usei esse tipo de pagamento mas esta é minha

      • Woot! says:

        Lol se não conheces não digas nada. Quem foi burlado foi quem não tinha mbway!! Ou seja provavelmente os mais burrinhos ou atrasadinhos na vida, só conheço 2 pessoas que não têm mbway e ambas têm a capacidade de caírem nesta burla dada a falta de inteligência.

        • fak says:

          Woot!
          só conheces 2? eu conheço às dezenas lol, toda a gente prefere o paypal.
          ora vejamos o que diz no site do mbway:
          – levantar dinheiro com o smartphone;
          – transferências instantâneas;
          – compras online e fisicas;
          – cartões mb net: util quando não se confia na empresa

          é obrigatorio andar com o CC, aqui não há cidadão desconhecido, logo, andas com a carteira… custa assim tanto tirar o cartão da carteira?
          transferências instantâneas, é a atividade principal do paypal, assim como as compras, sejam online ou fisicas, basta o vendedor ter paypal e hoje em dia maioria tem, mas se não tiver, outra vez, custa tanto tirar o cartão, especialmente hoje em dia em que os multibancos e os cartões têm tecnologia contactless?
          cartões MB net ficam totalmente na sombra do paypal porque no paypal é criptografado para todas as transferências, sejam entre contas ou pagamentos; E o paypal dá um suporte do caraças aos clientes, já fui burlado no ebay (comprei e nunca recebi o artigo), apresentei os screenshots ao paypal e no mesmo dia devolveram-me o dinheiro.

          ah, e as transferências entre contas, além de serem TODAS instantaneas independentemente do banco são gratuitas e o preço que cobram pelos pagamentos é totalmente justificavel dado o suporte ao consumidor que têm…

          mbway para que? só se for para os preguiçosos que lhes custa tirar um cartão da carteira, que de resto não serve para mais nada…

          • fak says:

            ah espera lá, é util para emprestar dinheiro a alguém, poupo 30 segundos ao gerar um codigo no MBway em relação ao paypal… vou já ter o MB way instalado a consumir bateria para um ato que acontece tantas vezes como o homem ir à lua…

      • Hugo says:

        Vai à cozinha e espeta a faca do pão no bucho.
        É uma falha de segurança da faca.

      • John says:

        tal como no mbway, se deres os teus dados de login do paypal vão te lá sacar o dinheiro.
        foi isso que aconteceu neste caso.

        • fak says:

          toda a gente no seu bom censo não dá o seu login lol.
          além disso, eu pelo menos, sempre que há uma transação, seja pagamentos ou receber, além de email recebo um SMS.

    • Cortano says:

      1. não precisas de ir ao MB para ativar o MB Way. Informa-te melhor.

    • Miguel says:

      Ora eu aderi a pouco tempo ao mbway… E não foi preciso ir ao multibanco… Basta instalar a aplicação e inserir a informação pedida que é bem explícita… O nome do banco é parte do número do cartão… Bem como um pin… E em telefones mais recentes a impressão digital.
      Ora o que me pareceu é que o burlão dava instruções ao vendedor para fazer um levantamento por mbway (levando o mesmo a pensar que se estaria a preparar para receber o dinheiro.) e enviar ao burlão o código de acesso à esse levantamento na máquina… E depois é só ir a máquina levantar a massa… E o lezado ficou sem o seu querido dinheiro.
      É verdade que há pessoas com falta de informação sobre estas questões… Mas no caso do mbway eu acho que está tudo muito bem explicito e não há que enganar… Também tenho a certeza que essa burlona apanhou muito boa gente que não se deixou enganar… Mas depois há os velhinhos que não percebem nada… E aqueles que confiam em toda a gente… E assim lá foi uma burla que chegou a uns valores bonitos…

  6. Belfodyl_da_Net says:

    Burla, qual burla? Só se for a nossa inteligência por ter de ler isto. Qualquer dia um gajo diz ao outro, “Manda – me o teu cartão multibanco com o código, que eu faço serviço completo” e depois a plataforma é responsável pela burla.

  7. A.M says:

    Eu sou utilizador Mbway, com bastante frequência e muito sinceramente, não consigo perceber esta notícia, eu se for utilizador Mbway como sou burlado? Expliquem-me lá…se me fizerem pedido de dinheiro aparece o pedido e o montante solicitado..e se não for cliente MBway é me enviado sms para instalar a app..como isto é possivel, alguem consegue explicar?

    • Joao says:

      A resposta e muito simples: As pessoas nao nascem todas com a mesma capacidade de percecao , aprendizagem e inteligencia.

      • A.M says:

        Joao, essa resposta é para mim? Com essa resposta também não deves ser utilizador MBway, como tal nem devias responder, eu não estava a ser irónico na minha pergunta, é que eu ainda não consegui mesmo entender a noticia, como é que se consegue burlar com Mbway?

        • falcaobranco says:

          Posso estar enganado mas acho que o MBWay tem culpa no cartorio… se por algum motivo ou outro, “aceita” enviar-se sms para se fazer o download da aplicação, existe algo errado na segurança da aplicação e isso preocupa-me um pouco porque sou cliente assíduo do MBWay e, ao enviarem-me uma sms com indicação de certos valores pagos, nunca ia acreditar até aparecer na conta mas… nem toda a gente é credível e nem toda a gente sabe as maldades que existem…

          • vitor says:

            Eu nunca utilizei MBWay mas ontem foi papado de cebolada fiquei sem o meu dinheiro todo de anos de trabalho 2.500 euros não sei o que fazer alguém me pode ajudar porque estou a pagar casa ao banco e tres filhos para criar estou descontrolado será que os bancos tem alguma responsabilidade nestas situações de burlas

        • PeterOak says:

          Não A.M, a resposta não era para ti. O Joao referiu-se às pessoas que foram a uma caixa multibanco com o seu cartão de débito e seguiram as instruções dadas pela burlona: colocar o número de telefone da burlona e um pin dado pela burlona.. ficando assim a burlona com acesso à conta bancária das pessoas através do seu smartphone de burlona 🙂
          As pessoas nem pensaram: “Éestou a meter o meu cartão numa máquina ATM e vou associá-lo ao número de outra pessoa.. ahh, e não me posso esquecer de meter o pin que a pessoa desconhecida me deu!”

    • Daniel Santos says:

      O que aconteceu foi que os burlados ao efectuarem a adesão ao MB Way colocaram o número de contacto do burlão e a partir desse momento o burlão fica com acesso à conta bancária das pessoas burladas. Daí conseguir levantar dinheiro em qualquer parte do multibanco. Como se costuma dizer, quem não sabe é como quem não vê… Com tanta informação, não acredito como é que há pessoas que arriscam o seu dinheiro em pagamento antecipados ou até métodos de pagamento que desconhecem o seu funcionamento. Em tempos houve aí um tal de Rei da Informática que fez muitas maravilhas!!!

    • Woot! says:

      Só enganaram quem não conhece o serviço e nunca o tinha activado antes. Basicamente o burlao levou as pessoas ao multibanco e fe-las associar o cartão ao número dele. Quando digo que as levou não foi pessoalmente mas virtualmente através de indicações do que fazer e como fazer.

      Qualquer pessoa que já tenha mbway ou que tenha dois dedos de testa não é burlado.

    • Louro says:

      O problema principal é que estes servicos devem ou pelo menos deveriam de ser criados de forma simples e a pensar que as pessoas nao sabem o que estao a fazer.

      Por essa razao, o único numero de telefone que deveria de poder ser associado á conta, deveria de ser o número que o cliente disponibilizou quando abriu a conta.
      Ao permitir que sejam utilizados numeros diferentes estao a abrir uma porta muito grande para burlas.

      Por exemplo, Android Pay e Apple Pay… mesmo que tenhas o meu cartao fisico na tua mao, nao consegue associar, pois é enviado um pin para o meu telemóvel (que está associado a minha conta bancária), e mesmo assim passado uns dois dias recebo uma carta do banco a informar que o processo foi efectuado.

      Podem dizer, “ah mas o número que dei ao banco pode nao ser o correcto”, azar… tivessem actualizado.

  8. pwnage says:

    Um ataque de engenharia social como outro qualquer.

    Quanto ao OLX, esta plataforma peca pela ausência da funcionalidade de feedback e reputação, esta é certamente a sua maior falha. É um tipo de autoregulação em crowd sourcing que equilibra as fraudes online.

    Segundo problema é a falta de integração em pagamentos como o Paypal, este serviço de pagamento usado como “Pagar um Serviço” protege o comprador. Já tive 2 situações em que reportei à Paypal e recebi o meu dinheiro.

  9. Mac says:

    O MbWay já me safou algumas vezes. Esqueci-me do cartão MB em casa e pude levantar Cash no Mb a mais de 50kms de casa, sem stress. Parem de criticar. ´É como diz o outro aí em cima, – Diga aí o seu ID do cartão de crédito, mês, ano e CVV, para eu actualizar os dados, na nossa base… ( B1=Compras à fartazana à custa de mais um ótário, :))” Acordem.

    • Tiago says:

      Mas há algo que não entendo aqui, mesmo nesses casos em que o burlão consegue os dados do Cartão e codigo de segurança, se ele faz uma encomenda com o nome ele irá receber a encomenda numa morada e torna-se facil para as autoridades rastrearem não?
      Alguém tem que estar em casa para receber a encomenda e mostrar o cartão de cidadão e assinar…não vejo muita inteligencia nesta burla.
      A menos que seja utilizada para outros fins ?

  10. António Silva says:

    bool temMbway = true;
    bool capazDeComentarBlog = true;

    if (!temMbway & & capazDeComentarBlog)
    {
    Console.WriteLine(“Alien alert!”) ;
    }

  11. Olho aberto says:

    MB way, permite grandes burlas e não só ele é a melhor forma para branqueado de capitais através de pagamento de serviços com um telefone comprado em qualquer quiosque e pode fazer 99.999€ em pagamentos sem Control nem a polícia sabe quem são os burlões.

  12. Mac says:

    Olho aberto, explica lá melhor isso?
    O utilizador tem de ter uma conta bancária aberta num banco Português, logo não é incógnito, certo?
    E quem recebe o pagamento não é burlado, pois não?

  13. Olho aberto says:

    Mac, tens uma conta registada mas com o teu NR de telefone, e o MB way só deveria funcionar com este e não com outro.
    O branqueamento entra quando é ativado com um telefone sem registo, o burlão fica com capital e nem a polícia sabe quem é.

  14. Mac says:

    Olho aberto, Mas o burlão consegue activar outro numero, diferente do meu SIM card, se eu não lhe der acesso ao meu telefone e se eu usar PIN de inicio e PIN de confirmação de operações no meu MBway?

  15. Olho aberto says:

    Mac, com um número qualquer o burlão abre o teu MB way, e aí é que consiste o problema, nunca poderia fazê-lo sem registo no banco desse NR. Telefone.

  16. Nuno says:

    Ontem creio ter sido alvo de tentativa de burla MB way deste número ‭968 765 563‬. Nunca vi ninguém com tanta pressa de pagar. Alegando estar no estrangeiro, dizia que precisava do meu pin para fazer a operação. Primeiro ainda pensei que fosse algum código de confirmação por sms, quando percebi que era mesmo o pin, eu disse que não sabia. Insistiu que fosse a um multibanco para pedir novo código.. eu disse que já lá ía… continuou a ligar insistentemente até que lhe perguntei se ainda estava à espera do código! Desligou de imediato. Fim da história! Só podia ser burla, certo?

  17. Sérgio says:

    964275489 este número tenta burlar os possuidores de MBWAY. Contacta vendedores do OLX e pede o número do MBWAY para pagar o artigo e de seguida pede o PIN da conta MBWAY para, supostamente, conseguir concluir o pagamento.

  18. sousa says:

    Atenção aos contactos de resposta a anúncios do OLX feitos através do nº 961811050. Burlona do MBWay.

  19. Francisco Carvalho says:

    Caros amigos, eu que não tinha conhecimento algum do sistema MB Way, também fui burlado no dia 25 de Dezembro. As regras, pelo que tenho analisado, seguem sempre o mesmo padrão. O BURLÃO conseguiu em pouco mais de 15 minutos fazer 2 levantamentos de 200€ cada; 2 agendamentos, 1 de 199,99€, outro de 995,95€, e 2 pré-agendamentos. Já só consegui evitar os dois pré agendamentos. Espero que isto sirva de alerta para outros, porque até hoje já me fizerem três tentativas com o mesmo método.
    O burlão e gatuno fez todas as operações no MB da Junta de freguesia de Valongo, rua 25 de Abril.
    O dinheiro foi parar à conta 003300004558804632405 do Banco Millennium, para o nome de Paulo Fernandes Calado. Como participei a burla às autoridades, fui aconselhado a esperar pelos resultados. Espero que esses indivíduos sem escrúpulos tenham o que merecem!

    O dinheiro foi para

    • vitor says:

      Ontem também foi burlado em 2,500 euros dinheiro de 33 anos de trabalho com casa a pagar ao banco e tres filhos para criar, como soube a onde o gatuno fez os seus levantamentos eu gostava de saber a onde o Gatuno fez os meus Porque eu tenho uma surpresa para ele para toda a vida

  20. Vitor says:

    Boa noite, por ignorância minha acabei á poucas horas de ser burlado através do mbway, a burla aconteceu hoje por volta das 18h30, já descubri onde me sacaram 400€ foi no centro comercial Leclerc do entroncamento, acabei de apresentar queixa na GNR e a PSP também já tem conhecimento, facilente os vão identificar através das câmaras, o mal é por vezes as pessoas não seguirem com a queixa até ao fim, mas eu vou seguir vou a tribunal e exigir o reembolso total mais despesas e danos vão ter de pagar bem pago, ou vão dentro um anos , já me deram a ideia de quem poderia ser, actuam em conjunto um rapaz e uma repariga jovens, só falta comfirmaçao, por favor passem a mensagem e tenham cuidado.

  21. Vitor says:

    Boa noite, por ignorância minha acabei á poucas horas de ser burlado através do mbway, a burla aconteceu hoje por volta das 18h30, já descubri onde me sacaram 400€ foi no centro comercial Leclerc do entroncamento, acabei de apresentar queixa na GNR e a PSP também já tem conhecimento, facilente os vão identificar através das câmaras, o mal é por vezes as pessoas não seguirem com a queixa até ao fim, mas eu vou seguir vou a tribunal e exigir o reembolso total mais despesas e danos vão ter de pagar bem pago, ou vão dentro um anos , já me deram a ideia de quem poderia ser, actuam em conjunto um rapaz e uma repariga jovens, só falta comfirmaçao, por favor passem a mensagem e tenham cuidado.

  22. sousa says:

    Já fui contactado 2 vezes relativamente a um anúncio meu no OLX, e imediatamente detetei que se tratava de tentativa de burla. O primeiro sinal de alerta, é quando o alegado “interessado” está mais preocupado em efetuar o pagamento do que receber o artigo. Ora, isso não existe. Por norma, as pessoas são desconfiadas quando se trata de fazer negócios online com desconhecidos. Depois, nota-se uma certa pressa em efetuar a transação e sobretudo em fazer com que o vendedor se dirija a uma caixa MB para poder “receber” o dinheiro. Obviamente que nem toda a gente está familiarizada com os procedimentos desta modalidade de pagamento. Eu próprio não o utilizo, e só lamento que os “criadores” do MBWay tenham criado uma plataforma que se preste e abra a porta a este tipo de situações de roubo. Finalmente, a informação é importante. Só não caí no logro, porque tenho lido ùltimamente relatos de fraudes com este serviço, e obviamente, não sou parvo, e quando os “clientes” descartam outras hipóteses de pagamento, está-se sem dúvida perante uma daquelas situações que ouvimos falar. De qualquer forma, em caso de dúvida, nunca aceitar logo a proposta, e depois tentar ligar o número que nos contacta, e verificar-se-á que são números que não atendem chamadas e nem sequer dão sinal de chamada.

    • asdf says:

      Não sei como se é burlado, pdoeria explicar? O MBWay so funciona mediante instalação e confirmação de dados no telefone e só é acedido caso saiba o pin ou por impressão digital.

      • sousa says:

        É fácil, quem nao tem MBWay, à partida não sabe como funciona, e então os burlões aproveitam a ignorância, e induzem o vendedor a ir ao MB colocar um código, pensando que é para leventar o valor da venda, mas na verdade estão a permitir o acesso do burlão à conta do vendedor, e sacar-lhe dinheiro.

        • asdf says:

          mmmm ok, obrigado.

        • asdf says:

          Pelo que me lembro da minha ativação, nao coloquei codigo algum, fui ao multibanco e carreguei em criar o MBWay e apenas introduzi o meu numero de telefone e defenir um pin. Foi tudo por telefone e sem codigos no multibanco. A unica burla “não burla” que vejo é entregar esses codigos a terceiros, acho que no codigo penal nem conta como burla… mas sim doação…

          • sousa says:

            Não, os burlões atuam sobretudo com quem não esteja familiarizado com o sistema, pois esses sabem como bem como efetuar uma transação. O “modus operandi” dos bandidos é burla, pois baseiam-se em retirar vantagem e aproveitamento ilícito da boa fé e da ignorância das pessoas menos informadas.

  23. Belara says:

    Tentaram burlar me MBWAY com este numero 961 083 857. Estava a vender no custo justo e ligaram me logo para lhe dar o pin do MBWAY e me dirigir ao multibanco.

  24. ana says:

    Burla MBWAY – 927110067 e 927378727

  25. josé says:

    Alguem que tenha sido burlado, eu fui e nem repareia na asneira em 15min perdi 2200€, alguem sabe como recuperar o dinheiro ou se existe algum seguro associado, ou forma de o banco restituir os valores?
    Alguem foi reembolsado?
    comuniquem

    • Joaquim Henriques says:

      Boa noite José:
      Estou precisamente com o mesmo problema e mesmo valor. Já conseguiu resolver alguma coisa?
      Agradecia que me informasse em que situação se encontra o seu problema, ou se tem alguma novidade positiva em relação a isso
      Cumprimentos

    • vitor says:

      Eu também foi burlado ontem em 2.500 euros já resolveu a sua situação se resolveu me ajude como ,estou desesperado com filhos para criar e casa a pagar ao banco

  26. asdf says:

    963286518 burla

  27. José says:

    Mais um burlado..2.250€ em 10mn, hà uma hora atrás

  28. José says:

    Mais um burlado..2.250€ em 10mn, hà uma hora atrás

  29. José says:

    A questao e que os bancos nao dispoem de qualquer mecanismo que salvaguarde o lesado nessas situaçoes, e sacodem a agua do capote. Eles em 10min limpam 2mil e tal euros so para cancelar o cartao e uma media de 15min via telefonica e se nao forem muito habeis ou se aperceberem de imediato da burla de nada vale desativar o mbway. Os bancos deveriam de impor um mecanismo de segurança que caso se verificase um volume elevedado de transferencias ou levantamentos num curto espaço de tem via mbway, essas operacoes ficasem ckngeladas ate autorizacao do titular. Sem um mecanismo do genero os banco ou a entidade da mbway tem de assumir responsabilidades

  30. José says:

    Vou tentar contar o meu caso o mais sucintamente a tentar uma ajuda.
    Burla mbwai ás 17,30, 3 levantamentos de 750€. ás 17,40h contacto com linha sos banco ctt. com cancelamento de cartão, meia hora de conversa e eu sempre a questionar se não era possível ele saber qual o destino do dinheiro a resposta ..( por norma esse dinheiro tem destino para paraísos fiscais). 18,30h fui ao banco bati á porta e contei o sucedido ao que me aconselharam ir lá hoje de manhã, 19h posto da GNR fazer a queixa. 9h de hoje no banco a preencher a reclamação. Durante o preenchimento a menina tem umas duvidas e telefona para (talvez banco central) para meu espanto dizem de lá que o dinheiro tinha sido transferido para a C.G.de Depositos e enviaram o NIB do burlão; paramos com a reclamação e fui a correr á GNR entregar o NIB. 10H fui á C.G.de Depositos com o NIB, segredo bancario, apenas me disseram que o dinheiro tinha sido levantado ha minutos atrás, 16h tentei fazer uma transferência de 10 cêntimo para aquele nib..conta encerrada.
    Perguntas. porque é que a linha sos se marimbou em saber para onde tinha ido o dinheiro? Porque é que a Judiciária, que tinha todas as autorizações para entrar na conta não actoou de imediato…ambos poderiam ter contactado a CGD para cancelar a conta antes de o dinheiro desaparecer..O que faço a seguir?? Obrigado

  31. Basile says:

    Burla MBWAY na OLX : 972 488 777
    Cuidado com esse número.

  32. Cláudia Maria says:

    Estamos em 2020 e hoje pela 2ª vez já me tentaram fazer o mesmo esquema – posso pagar para amanhã passar uma transportadora a levantar? Preciso que vá ao multibanco para activar e associar o serviço mbway do seu cartao com o meu para o meu banco lhe enviar os codigos para levantar o dinheiro… atenção porque quem não sabe como funciona o mbway é simples de se cair na armadilha, o que vale é que de momento a activiação do serviço alerta para as pessoas colocarem apenas o próprio telemovel ou de alguem de confiança.. ora se não conhecemos o comprador do olx não lhe vamos dar acesso à nossa conta evidentemente..

    numeros 962219946 e 927404017

  33. Antonio says:

    Boa noite, coloquei um anúncio o olx e minutos depois fui contactado por um infividuo, que se mostrou interessado, mas só podia fazer o pagamento via mbway. Disse que não tinha o sistema ativo, mas como estava perto do multibanco disse-lhe que ia ativar e depois logo lhe ligava. Até aqui não achei nada de estranho a não ser a pressa do indivíduo que me ligou várias vezes, dizendo que queria estar e tinha uma carrinha fretada para recolher outras coisas e aproveitava a volta e fazia tudo… Depois de ter ativado o mbway liguei ao indivíduo e disse-lhe que já podia transferir o montante para a conta. O mesmo disse que não podia fazer nos moldes normais, e eu disse ou transferência por mbway ou por transferência e enviei o nib. Para mru espanto disse-me que só podia ser mbway que era mais rápido e rlhor para mim e tinha de estar no MB e tinha de colocar o meu cartão e receber e digitar códigos que ele me ia dar!!! Ao que lhe disse que não era assim que se transferia , ainda assim o mesmo educadamente disse que era seguro e era de confiança. Ao que lhe disse que se queria o objecto agora só por transferência, se não nada feito. Para terminar perguntei com quem estava a falar e respondeu se já me tinha perguntado nome a mim. Só que lhe disse se tinha algum problema visto que o meu estava no olx, finalizei a dizer-lhe que a conversa ficava por ali e desliguei a chamada. Ficam aqui dois n utilizados 927136984 e 925269880, claro que isto são n.os não registados

  34. Anónimo says:

    Eu só uso paypal etc, sou professor de Tic, moderador e gestor de plataformas online e desconhecia este método da MBway hoje fiquei sem 400€ achei a coisa esquisita mas prontos, afinal tive razão, se o MBway permite este tipo de burlas e mais então não é um sistema assim tão seguro, por está disponível afinal de contas? Não pagamos para estas plataformas serem seguras o mais possível? vejo tanta gente a queixar-se disto online, se não é eficaz então há que inovar para algo novo, acho engraçado a alguns comentários …a chamarem burrinhos etc a quem foi enganado… foi nunca foram nem nunca vão ser enganados na vida não é? mas enfim, eu perdi 400€ porque o burlão não conseguiu levantar mais e cancelei o cartão, optem pelos métodos tradicionais 😉 cobrança e paypal etc 😉 sempre de forma cautelosa. O MBway é uma promesa falsa de ter dinheiro depressa na mão que acaba mal bem depressa.

    • asdf says:

      Em primeiro lugar, como gestor de TIC e de plataformas até tinha medo de o contratar.
      Segundo, andamos a pagar o quê? você pagou alguma coisa ao MBWay?
      E por ultimo a plataforma é segura sim, é o procedimento mais rapido e pratico de transferir dinheiro e fazer pagamentos seguros online.
      Você só utiliza o paypal, mas tenho-lhe a dizer que abandonei o paypal à cerca de 4 anos devido a me terem roubado o dinehiro que lá tinha, a sorte foi que nunca associei nenhum cartão e apenas fazer transfer do banco para lá e tinah de esperar uma semana. Fui roubado passei para o MBWay, mais simples, rapido e dinheiro sempre disponivel e gratis não ha as taxinhas de cambio e cosas do genero.
      Já me tentaram burla duas vezes por artigos que tenho no OLX, quando dizem que querem pagar já e pelo MBway mesmo depois de dizer que só posso entrar na semana seguinte, não é preciso dizer mais nada…

  35. Mac says:

    Já existe um novo modo de BURLA com MBWAY no olx:

    Segundo tipo de fraude, a mais recente: https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360006716518

    ATENÇÃO:
    Para além da funcionalidade de criar cartões de crédito virtuais, o MBWay também te permite enviar ou pedir dinheiro a outros utilizadores. Mais recentemente, está a ser usada a funcionalidade de pedir dinheiro para burlar pessoas.

    A funcionalidade “Pedir dinheiro” está disponível na app Mb Way ou no multibanco está a ser usada pelo burlões da seguinte forma:

    1º O comprador (burlão) contacta o vendedor OLX e confirma que quer comprar o artigo.

    2º O comprador pergunta ao vendedor se pode fazer o pagamento através da funcionalidade MBWay – “Enviar dinheiro”.

    3º O comprador (burlão) usa a funcionalidade “Pedir dinheiro” em vez da funcionalidade “Enviar dinheiro”.

    blobid0.png

    4º O vendedor recebe uma notificação MBWay no telefone que lhe pede para “Enviar Dinheiro”. O vendedor carrega em “Enviar dinheiro” por erro e em vez de estar a receber dinheiro, está na verdade a enviar dinheiro ao comprador!

    blobid1.png

    Muito importante

    Caso realizes transacções com o MB Way certifica-te que estás a usar a funcionalidade correta e lê com atenção todas as notificações que recebes no telefone antes de as aprovar.

    Se quiseres aderir ao MB Way, como podes fazê-lo de forma segura?

    Ao aderires ao MB Way seguindo os passos anteriores, estarás a evitar que as fraudes MB Way aconteçam contigo!

    1º Desloca-te a um multibanco e selecciona a opção MB Way / MB NET

    2º Introduz o teu número de telefone

    Nunca coloques o telefone de outra pessoa, pois estarás a dar acesso a outra pessoa ao teu cartão de multibanco e à tua conta bancária.

    3º Define um Pin MB WAY de 6 dígitos.

    Aqui estás a criar o pin de acesso à tua conta MB Way na App do teu telefone. Lembra-te que este código é pessoal e intransmissível.

    4º Faz o download da App MB Way e insere o Pin e o número de telemóvel que acabaste de criar no multibanco.

    5º Vais receber um SMS com um código que serve de segurança na adesão e que deverás colocar na tua aplicação MB Way. Neste momento estás a activar a tua conta MB Way.

    Publiquei anúncios no OLX mas não quero receber chamadas.

    Caso não queiras receber chamadas dos compradores interessados no teu anúncio, usa o chat OLX ou remove o teu número de telefone do teu anúncio. Sabe aqui como.

    Ainda precisas de ajuda?

    Se detectares algum comportamento incorreto e que seja diferente das dicas que te deixamos, não prossigas com o negócio, e contacta-nos através deste link.

    Facebook Twitter LinkedIn

  36. Joaquim Marinho says:

    Como é possível o banco de Portugal autorizar esta roubalheira.
    DE facto os ladrões deste país mandam muito.

  37. Paulo Rodrigues says:

    Boa noite.
    Eu também fui borlado em 2.900,00€ (mais às comissões)
    Qualquer um pode cair.
    Quanto a mim, há uma grande falha na segurança da parte da SIBS.
    O problema resolvia-se facilmente, bastava à SIBS só permitir que o número de telemóvel para baixar a aplicação, fosse o que está registado na conta a qual o cartão está ligado.
    Quanto às autoridades, é muito fácil chegar aos burlões, basta verificarem para que conta ou contas foi transferido o dinheiro (eu até sei uma delas).
    Agora, acho que todos os que fomos burlados, nos devíamos de unir a apresentar queixa contra a SIBS perante o Banco de Portugal.
    Alguém sabe como o fazer?
    Cumprimentos.

  38. Francisco Carvalho says:

    Bom dia, eu também fui burlado, sei onde onde o dinheiro foi levantado, a que conta foi parar e o nome da pessoa. Também sei que aparenta etnia cigana. São três elementos, pai, esposa e filha de 7 anos, e que está a ser treinada pelos pais neste mesmo esquema de burla.
    Fui contactado diversas vezes pelos mesmos, pai, esposa ou companheira e filha. Quando era a filha, um progenitor estava sempre junto.
    No entanto, há outros bem falantes, apresentam um estilo de banqueiros e muito bem educados. Mas estes, com pronúncia bem portuguesa, ligaram poucas vezes.
    Agora, os de etnia cigana faziam-no quase todos os dia.
    Quanto a algum dia revermos o dinheiro, antes isso aconteça, mas tenho dúvidas!
    Não fomos nós, por ignorância, que autorizamos o acesso à nossa conta?
    Resolver isso não é uma prioridade para a Polícia Judiciária!
    Quanto ao Mbway, pelo visto é algo excelente, mas eu também estou de acordo que haveria de haver mais segurança.
    Agora, eu não percebo nada de leis, mas quando se pudesse justificar uma burla por transferência, ou até mesmo levantamentos em caixas MB com câmaras, havia de haver também uma rápida ação da parte das autoridades para identificar e punir os autores, mesmo que tivessemos de dar algum em compensação! A conta onde o dinheiro foi parar devia ser imediatamente cancelada. Desculpe, quero dizer, o dinheiro roubado, a estar ainda na conta, devia ser imediatamente congelado!
    É claro que eu falo assim porque também fiquei sem ele, mas as coisas podem não ser assim tão simples como eu penso!
    Uma coisa é certa: os bancos não vão devolver uma coisa que não tem, porque nós a demos a terceiros…

  39. Emilia says:

    Um conselho se não souberem usar o MBWay,não o utilizem,conselho de quem se acha muito esperta e fui burlada em 200€ com uma pinta do caraças.

  40. FIT says:

    ATENÇÃO ESTE NÚMERO: 965091200 tentativa burla

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.