Sonda Cassini da NASA prepara-se para mergulhar em Saturno
Projectada para mergulhar entre Saturno e os seus anéis, a sonda Cassini da NASA, em órbita de Saturno desde 2004, está prestes a começar o capítulo final da sua vida.
No próximo dia 26 de abril, quarta-feira, Cassini irá fazer o primeiro de uma série de mergulhos através da divisão com 2400 km entre Saturno e os seus anéis como parte do Grande Final da missão.
Durante a sua estadia em Saturno, a Cassini fez inúmeras descobertas dramáticas, incluindo um oceano global que mostra indícios de atividade hidrotermal no interior da lua gelada Encélado e mares de metano líquido em Titã.
Nenhuma nave espacial jamais atravessou a região ímpar que nós vamos ousadamente tentar atravessar 22 vezes. O que aprendermos das audaciosas órbitas finais da Cassini irá aprofundar a nossa compreensão de como os planetas gigantes, e os sistemas planetários em geral, se formam e evoluem. É verdadeiramente o conceito de descoberta em ação até ao fim.
Comentou Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretorado de Missões Científicas na sede da NASA em Washington, EUA.
Agora, 20 anos após o seu lançamento, e após 13 anos em órbita do "Senhor dos Anéis", a Cassini está a ficar sem combustível. Em 2010, a NASA decidiu terminar a missão com um mergulho propositado em Saturno, este ano, a fim de proteger e preservar as luas do planeta para a exploração futura - especialmente a lua potencialmente habitável Encélado.
Este é o princípio do fim, isto é, o fim da sonda será o início de uma missão completamente nova. Os engenheiros recorrem à perícia obtida durante os muitos anos da missão. Assim, os responsáveis pelo fim da Cassini projetaram um plano de voo que maximiza o valor científico de enviar uma sonda até ao seu fatídico mergulho no planeta no dia 15 de setembro. À medida que dá início às suas órbitas finais, durante os próximos cinco meses a missão vai acumular uma lista impressionante de feitos científicos.
Esta conclusão planeada da viagem da Cassini foi, de longe, a escolha preferida dos cientistas da missão. A Cassini fará algumas das suas mais extraordinárias observações no final da sua longa vida.
Explica Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no JPL da NASA em Pasadena, no estado norte-americano da Califórnia.
A equipa da missão espera obter informações importantes sobre a estrutura interna do planeta e sobre as origens dos anéis, recolhendo a primeira amostra, de sempre, da atmosfera de Saturno e de partículas oriundas dos anéis principais, além de captar as imagens mais próximas das nuvens de Saturno e dos seus anéis interiores.
A equipa está atualmente a fazer os preparativos finais da lista de comandos que a sonda robótica irá receber para realizar as suas observações científicas, o que chamamos de sequência, à medida que começa o final. Essa sequência tem transmissão planeada para dia 11 de abril, terça-feira.
A Cassini vai fazer a transição para as órbitas do seu grande final, com um último "flyby" pela lua gigante de Saturno, Titã, no dia 22 de abril, sábado. Tal como o fez muitas vezes ao longo da missão, a gravidade de Titã vai curvar a rota de voo da Cassini. A órbita da Cassini irá então encolher até que em vez de fazer a sua maior aproximação de Saturno, mesmo para lá dos anéis, começará a passar entre o planeta e a orla interna dos seus anéis.
Em meados de setembro, após um distante encontro com Titã, o percurso da nave será dobrado o suficiente para fazer com que mergulhe no planeta. Quando a Cassini fizer o seu mergulho final na atmosfera de saturno, no dia 15 de setembro, enviará dados de vários instrumentos - principalmente dados sobre a composição atmosférica - até que o seu sinal seja perdido.
Via: CCVAlg
Este artigo tem mais de um ano
Quais as vantagens de inventar qualquer coisa? já foi tudo inventado… -_-
herberto silva mais tarde a inda estaremos perante varias dimensoes em uso ,em desuso tambem se se pode dizer e a relatividade presente do factor cosmico preciso ao nosso dialecto , estames precisamente agora carecendo de uma linguagem experimental do rfacltor ou factor no dia-a-cosmos a espacialmente dirigida ao mentos absoluto por isso e por tudo isso o que vivemos hoje em dia!
Telefona para a NASA e avisa-os.
Pensas tu. O “core” será maciço? E o gás presente é composto porquê especificamente e em que proporções?
O combustível da sonda está se acabando, então a intenção é prevenir que ela se choque com as luas, principalmente Encélado e Titã, que podem conter vida.
Bela teoria….
não é teoria é mesmo isso, vai ler os comunicados da NASA
“gigante gasoso” não quer dizer que não tenha um nucleo sólido. Mesmo que não fosse esse o caso altassimas pressões esmagarão a sonda.
A gravidade de Saturno e o atrito vão destruir a Cassini em pouco mais de 3 horas… no máximo. É provável que nem consiga sobreviver até tocar no topo da nuvens do planeta.
É de admirar o que a NASA tem feito com um orçamento reduzido, e sempre sofrendo cortes. Pesquisa paga pouco, e muitos cientistas conseguem um pouco mais de dinheiro quando ganham o prêmio Nobel (quando não tem que dividir com outros).
Admirar a NASA, SIM. Os motivos é que nao concordo.
Carregados com umas belas doses de plutónio….
Saturno é habitado, como são todos os planetas com movimento. Como nada está parado, Todos o são.
Só um povo que não sabe respeitar a casa do seu vizinho, é que se prepara para fazer mergulhar, nessa casa, um engenho seu, sem medir a s consequências.
Saturno, ao ser habitado, tal como a Terra o é, Não foi Criado, porém, pelos seus habitantes, mas sim pela mesma FONTE que criou o nosso e todos os demais.
A NASA pediu autorização a DEUS para fazer mergulhar este seu engenho em Saturno?
Quereis EVOLUIR?
Assim?
Caro saturniano,
Deus não deu ao Homem a capacidade de decidir o seu destino? Pois então meu caro ai tem a autorização que Deus deu ao homem? Se por acaso a sonda destruir um telhado de um dos seu vizinhos saturnianos, de certeza que Deus enviará os responsáveis da NASA para o inferno não se preocupe.
O planeta não é totalmente gasoso (NENHUM planeta é totalmente gasoso). Saturno tem um pequeno núcleo sólido, formado de hidrogénio metálico e hélio. É contra isso que a sonda se vai despenhar.
As vantagens são enormes:
1- tal como é dito na notícia, perante o fim do combustível, controla-se a órbita da Cassini de forma a evitar as luas, que até podem ser habitáveis, e deixando-as imaculadas para missões futuras;
2- à medida que a Cassini atravessar as várias camadas interiores da atmosfera de Saturno, ela vai continuar a emitir sinais, e ficaremos a saber muito mais (como de outra maneira não seria possível), sobre a sua composição.
Finalmente, deixe-me dar-lhe um conselho: há mesmo muitas vantagens em pensar e pesquisar um bocadinho, antes de abrir a boca ou teclar um comentário online…
Não. A sonda vai queimar nas primeiras camadas da atmosfera. Provavelmente nem chegará perto das primeiras camadas de nuvens.
Provavelmente sim, se calhar até não, não se sabe com 100% de confiança, o que a sonda encontrará ao entrar na atmosfera de Saturno, e é por isso mesmo que é um final tão importante.
Por mais ínfimas e “curtas” que sejam as informações recolhidas durante a descida, serão talvez as primeiras informações não especulativas que os cientistas terão sobre a composição de Saturno.
Olhem,a sonda devia era transportar aquela corja desprezível que fez aquele chinfrim todo lá por Espanha,nas viagens de finalistas.Do que nós nos livrávamos,apre !! 😀 😀
“Sonda Cassini da NASA prepara-se para mergulhar em Saturno”, desolado, eu a pensar que era do tipo da TESLA.
Nao é ele o DEUS, das visões futuristas ?
“mergulhar em Saturno”, que desperdício de recursos e tempo, se fosse construída pelo ELON MUSK, era sem,duvida REUTILIZÁVEL. Embora eu tenha duvidas, que o doto srº tenha construído alguma coisa , alguma vez.
“Este é o princípio do fim, isto é, o fim da sonda será o início de uma missão completamente nova”
Somente um reparo, nao deveria ser : “O fim do Principio”, pois algo vai acabar para que outra coisa comece !
A NASA, tem ao longo da historia, muitos recursos desperdiçados, estratégias , ERRADAS, fiascos clamorosos. Claro que tudo isso faz parte da evolução do conhecimento.
O orgulho na NASA, tem alguns “engulhos”, como seja o recorrer a lançadores RUSSOS. Gostava de ver o que diriam os Americanos, PIONEIROS do espaço, sobre o assunto se fossem vivos.
Minha opiniAo
com Tantas mortes acontecendo no nossa planeta
TERRORISTA
E a nasa gastando trilhoes em pesquisas e estudos ainda nn importantes
Cometas e asteroides vindo cada vez mas em nossa direcao
E ainda por cima procurar planetas que tenha capacidade de ter vida
Aqui entre nos procurar algo que ja nos achou nn seria burice?
Vida em outro planeta tem ss!!!
So que muito muitooo mais evoluido que a gente
A que saber cedo ou mais tarde seremos alvo do que tanto procuramos:::
Caro Joseph
Realmente de todo o dinheiro gasto no planeta é o dinheiro gasto em pesquisas cientificas do cosmos que deveria resolver os problemas das guerras e terrorismos. Também não sabia que os cometas e asteróides andam a rondar a terra com mais frequência que o normal humm…. se calhar os cometas e asteróides também são mais inteligentes que nós e já nos encontraram, por isso não vale apena andar atrás deles.
Pois. Descobrir/inventar a penicilina também foi uma burrice. Assim não haveria tanta gente na internet a debitar estupidez…
Tendo em conta que o orçamento da NASA é mínimo quando comparado com o orçamento militar, não percebo porque estás tão zangado.
A razão do mergulho não é essa, mas já agora ficas a saber que os planetas gasosos contém pequenos núcleos sólidos rochosos, são gasosos porque são maioritariamente constituídos por gás. A terra é um planeta rochoso, mas tem líquidos (mares, oceanos) e gás (atmosfera).
Adoro a teoria da evolução, já perceberam o quanto somos capazes? Desde maravilhas a estupidez. Devemos contemplar o privilégio de estarmos vivos!