Site do Parlamento Europeu atacado após declarar Rússia patrocinadora do terrorismo
A página web oficial do Parlamento Europeu ficou em baixo devido a um "ciberataque sofisticado", poucas horas depois de os eurodeputados terem aprovado uma resolução fortemente redigida declarando a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo.
O ataque, um DDOS (Distributed Denial of Service), já foi reivindicado. Contudo, não havia muitas dúvidas de quem estaria por trás, conforme as reações dos membros do Parlamento Europeu.
O terrorismo de Putin apontado como o responsável
Segundo tweetou a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, o Parlamento está sob um ciberataque sofisticado. Um grupo pró-Kremlin reivindicou a responsabilidade do DDOS.
Metsola referiu que os peritos responsáveis pela área de TI estão já a encetar esforços para suster o ataque para proteger os sistemas. A responsável do PE sublinha que este ataque veio depois de ter declarado a Rússia patrocinadora do terrorismo.
The @Europarl_EN is under a sophisticated cyberattack. A pro-Kremlin group has claimed responsibility.
Our IT experts are pushing back against it & protecting our systems.
This, after we proclaimed Russia as a State-sponsor of terrorism.
My response: #SlavaUkraini
— Roberta Metsola (@EP_President) November 23, 2022
Também o porta-voz do Parlamento Europeu, Jaume Duch, publicou no Twitter que “a disponibilidade do ‘site’ do Parlamento Europeu está atualmente afetada por elevados níveis de tráfego de rede externa”, garantindo tratar-se de um “ataque” cibernético.
O ataque é do tipo Distributed Denial of Service (DDoS).
🚨The availability of @Europarl_EN website is currently impacted from outside due to high levels of external network traffic. This traffic is related to a DDOS attack (Distributed Denial of Service) event. EP teams are working to resolve this issue as quickly as possible.
— Jaume Duch (@jduch) November 23, 2022
Os hackers utilizam ataques DDoS maliciosos para inundar redes com grandes volumes de dados que não podem tratar, resultando na perturbação do tráfego normal ou na paralisação total da rede.
A duração total da interrupção não foi clara, mas foi detetada pela primeira vez após a votação russa, que teve lugar no início da tarde. Por volta das 14:30 (hora de Portugal continental), o website tornou-se acessível, mas por volta das 15:00 horas voltou a cair.
O centro multimédia do Parlamento, que funciona como um local distinto, não foi afetado.
Rússia patrocinadora do terrorismo
Os legisladores usaram de imediato o Twitter para condenar o ataque cibernético, colocando a culpa diretamente na Rússia.
O ciberataque de hoje à nossa instituição livre mostra que o desprezo da Rússia pela democracia se estende para além das suas próprias fronteiras. Os hackers de Putin não nos vão silenciar nem interferir no nosso trabalho.
Disse o grupo político liberal Renew Europe, numa declaração.
Anti-democratas tentam perturbar a tomada de decisões de uma instituição democrática. Continuamos a nossa sessão e mantemo-nos com a Ucrânia.
Disse Terry Reintke, co-presidente do grupo dos Verdes.
A guerra híbrida de Putin continua.
Publicou o grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR).
A Comissão Europeia também criticou o ataque
Na resolução aprovada na quarta-feira, os deputados europeus denunciaram a Rússia pelos atos "brutais e desumanos" infligidos à Ucrânia e aos seus cidadãos desde o lançamento da invasão.
Os ataques deliberados e atrocidades perpetrados pela Federação Russa contra a população civil da Ucrânia, a destruição de infra-estruturas civis e outras violações graves dos direitos humanos e do direito humanitário internacional equivalem a actos de terror contra a população ucraniana e constituem crimes de guerra", afirmaram os legisladores numa resolução não vinculativa mas altamente simbólica.
À luz do acima exposto, (o Parlamento Europeu) reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo e como um Estado que utiliza meios de terrorismo.
Segundo a atual lei da UE, o bloco não pode oficialmente designar um país inteiro como um Estado terrorista. Apenas indivíduos e entidades específicas podem ser legalmente incluídos numa lista negra.
Reagindo à resolução, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, que está sob sanções da UE por espalhar propaganda pró-guerra, disse no Telegrama que iria propor "a designação do Parlamento Europeu como patrocinador de idiotice".
Este artigo tem mais de um ano
A Europa é patrocinadora de um estado terrorista? Sem duvida… Agora que começaram a aparecer fotos e videos do exercito ucraniano a executar civis em zonas “libertadas”, a EU fecha os olhos e fecha o seu triste destino.
Então os que foram executores de massacres, câmaras de tortura, violações das mulheres… querias que fossem sentados à mesa?
Não sejas triste. Os soldados foram abatidos pelos próprios colegas que disparam indiscriminadamente.
O invasor é o estado russo, por muito que te custe.
“Os soldados foram abatidos pelos próprios colegas que disparam indiscriminadamente”… Vives em que planeta?
Deixa de ser ridículo.
É preciso ter a cabeça mesmo confusa para arranjar argumentos para defender a Rússia.
Há pessoas que estão abandonadas e na web encontram um escape. Para terem alguma relevância colocam-se no lado idiota das causas para terem atenção. Enfim. Pobres de espírito, é o que é!
+1
+1
+1
100% correcto, felizmente nao andam todos a dormir ou a acreditar na propaganda do ocidente, Faltou-te refirir algo que a presenca da idiologia nazi no exercito Ukraniano e forte.
Uma vergonha o que o ocidente esta a fazer!
Mais um troll.
A internet veio dar voz aos idiotas.
As redes sociais e o youtube, mais precisamente. Saudades dos clássicos foruns com conversas construtivas.
Uma coisa que tenho visto ultimamente é que a Internet proporciona a possibilidade de trocar ideias entre pessoas de vários países, com várias ideologias e experiências de vida, mas chega a um ponto em que há pessoas que usam essa ferramenta para mostrar falta de educação em vez de dialogar. Chamar troll (LA), ou mesmo idiotas (Redin) acham que vão validar a vossa opinião? Ao meu ver, alguém que está habituado a falar com muitas nacionalidades como eu, fico com a impressão que na ausência de opinião as pessoas tendem a ser agressivas para com os outros. Depois esse mesmo discurso ofensivo reflete a falta de esforço efetivo em ouvir os outros ou mesmo de criar um pensamento critico. Quando alguém que critica a posição do Ocidente neste conflito quer duas coisas: evitar mais mortes e saber realmente as razões para este conflito ter acontecido.Já pensaram que aqueles que defendem a continuação da guerra estão mais interessados em proteger a si mesmos e a inequidade que existe entre países? Temos de ter consciência não só das situações presentes mas também as situações do passado que nos levaram aos eventos de hoje. Para rematar isto tudo que referi aqui temos de olhar para o passado recente da maioria dos países ocidentais. A maioria desses países foram responsaveis pelas piores barbaridades nos ultimos 500 anos. Só como exemplo irei mencionar dois. Portugal e Espanha. Dos 12, 5 milhões de escravos africanos deslocados para outros continentes e países, aqueles dois países são responsaveis pela maior deslocação desses seres humanos de Africa. Hoje, em Portugal, ainda temos comportamentos de escravizar pessoas, nomeadamente para trabalhar na agricultura. Basta ver as noticias. Olhando para a forma como escrevemos a História de ambos os países podemos ver que muitas das atrocidades cometidas por esses dois países não foram incluidas nesse relato daí que hoje repetimos os mesmos comportamentos do passado. Para exemplificar : invasão do Iraque no inicio do seculo XXI, Siria, Libano, Afeganistão (todas condenadas pela ONU mas aceites pelos países ocidentais, Niger (com a exploração de Uránio pela França), Sudão do Sul (Petroleo), República Centro africana (Ouro e pedras preciosas) , República Democrátrica do Congo (com a exploração do minério), Moçambique -Pemba( com a exploração das reservas de gas), Venezuela (exploração de petroleo), as alterações climatéricas motivadas pelo desenvolvimento industrial europeu e norte americano desde o século 18 que os países ocidentais não querem pagar (mas exigir aos emissores atuais que paguem pelas suas emissões como a China e India). Portanto acham que o comportamento generalizado Ocidental mudou com o tempo olhando para esses exemplos? E que a resposta do Ocidente para a situação da Ucrânia é uma resposta madura, racional? Conclusão: não ofendam quem quer que a guerra acabe com as mortes desnecessárias e que aceitem a realidade da vida: o ocidente não é dono do planeta.
Apesar de continuar a concordar com a frase, ela não é minha.
Pertence ao escritor Umberto Eco.
https://youtu.be/CK1ZEUgqgBI
La vem este racista chamado SouHumanoNaoOcidental
Império otomano terminou depois portugueses e espanhóis comercio de escravos. Esta incluído nessas barbaridades?
Catar respeito trabalhadores. Alguma palavra para os mais de 6,500 que morreram.
Por acaso foi ocidente que começou esta guerra,
Test User qual a razão para chamar alguém de racista? O senhor não tem nenhuma informação sobre mim a não ser este fórum. Como referi antes e espero que entenda o que lhe afirmo, eu lido com muitas nacionalidades todos os dias, tenho o prazer de conhecer um pouco de cada cultura. Quanto ao império otomano é um bom exemplo do que refere porque por coincidência ou não lido muito com povos oriundos desse império. Turcos, arménios, iraquianos, sírios, iranianos. Hoje tive o prazer de conhecer iranianas de origem persa. Aproveito para lhe tentar ensinar um pouco mais sobre o nosso país. Já alguma vez de questionou sobre o impacto financeiro da guerra colonial no orçamento de Portugal? Se tiver paciência vai ver que entre 1961 e 1974 a dívida pública portuguesa teve um aumento brutal por causa dessa guerra. Cerca de 40% do orçamento era para a guerra. E só no último ano da guerra morreram mais soldados do que os últimos 12 anos dessa guerra. E quis o destino que a crise do petróleo dessa altura tenha terminado em Março de 1974. Assim o golpe de Estado de 25 de Abril de 1974 foi uma revolução ou de facto um alívio financeiro e humano do esforço da guerra? Deixo-lhe essa pérola. Espero sinceramente que mude de atitude. Abraço
Baseado neste fórum , o preconceito é grande. Não ocidentais são bons e Ocidentais são maus. Nem todos ocidentais nasceram no ocidente.
Pode ate ser somente preconceito ideológico.
Então és ignorante, podes não conhecer os povos mas conhecer um pouco da historia desses países. Ainda tens presunção conheces alguma coisa da historia de Portugal ou outro pais. Já que falas arménios sofreram genocídio pelos turcos.
Portugal tinha uma ditadura como Rússia. O que acontece com as ditaduras envolvem-se em guerra desnecessárias. Posso dar mais exemplos como Argentina com as Malvinas. Para sermos justo Portugal não começou guerra colonial.
Guerra colonial é bom exemplo como Rússia na altura União Soviética apoiou os movimentos contra Portugal e posteriormente nas guerras civis de Angola e Moçambique. Aí já não ha condenação.
Se o ocidente não é dono do planeta, não vamos pedir outros para contribuir,
China já é uma das maiores economias e mais poluidores. Vamos ignorar o alterações climatéricas motivadas pelo desenvolvimento industrial chinês.
SouHumanoNaoOcidental espero sinceramente que mude de atitude e deixa de ser preconceituoso.
Abraço
Neste fórum não 😉
“Por acaso foi ocidente que começou esta guerra?”
Por acaso… Até foi. Daí que nesta fase é importante continuar a investir em caixões para a ucrania
https://truthout.org/articles/julian-assange-is-enduring-unbearable-persecution-for-exposing-us-war-crimes/
…