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Sistema de travagem Wireless para bicicletas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. carlos says:

    nao sei porquê que ninguem se lembrou disto mais cedo. o sistema de funcionamento parece-me simples

  2. BC says:

    KAKAKAKAKA…

    Qualquer dia “vamos” ao WC via Wireless…

  3. JorgeS says:

    No meu ponto de vista não vejo ainda nada de inovador, pois a travagem irá sempre ao encontro da rapidez do “conductor” ou seja, dos seus reflexos. A industria automóvel encontra-se neste momento muito mais a frente na área da travagem AI.

    Bom trabalho Pedro 😉

  4. Henrique C. says:

    Tenho outra crítica a fazer, e os roubos dos dispositivos que fazem a travagem tal como o sistema que manda a ordem para travar?

    A “cena” de deixar a bicicleta com o cadeado à volta do poste já não vai servir de muito LOL

  5. Yamato says:

    O que acontece se as pilhas acabarem? :O

  6. Ecchin says:

    Não tou a entender xD
    Então se vou para a serra e fico sem pilhas, vou ter de gastar a sola dos sapatos para travar? Sinceramente não vejo o que foi melhorado face à versão com cabo dos travões. Os travões clássicos gastam-se/estragam-se, mas estes também. Os cabos podes estragar, mas é certamente melhor trocar um cabo que um dispositivo de radio. E depois há a bateria, que vai ser um custo constante xD.

  7. Vítor M. says:

    Muito interessante, mas hoje, se vissem o estado em que ficou a minha, certamente este sistema tem de estar bem acondicionado.

    Agora que estas novidades podem ter uma aplicação no futuro… acredito que sim, mas… lá está, passar do “mecânico” para o electrónico… se já o fazem nos aviões e nos automóveis, porque não nas bicicletas?

  8. serva says:

    Boa noite ,

    O que tem esta noticia de especial se é que ainda não perceberam , trata-se de o fim anunciado dos cabos de cobre o fibra .

    Excelente post Pedro .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • @lmx says:

      Boas…
      isso é uma das coisas(além dos mecanismos nos punhos de travagem), a outra é um sistema tipo ABS mas para bicicletas!!
      O problema vai ser que se vais a 30 e paras em 2 metros quer dizer que a bicicleta para em 2 metros mas tu és projectado para a frente para ai a uns 15-20 km/h…deus nos acuda!!!
      Falta agora inventar o cinto de segurança, para a malta não sair projectada…e pronto temos um sistema parecido aquele que a BM tem em algumas motos suas, mas desta feita nas bicicletas!!

      cmps

  9. wolfytuga says:

    A meu ver esta tecnologia era escusada, porque com o hardware actual vai obrigar o utilizador a ter de verificar as pilhas em todo sistema, senão sujeita-se a ficar sem travões…

  10. andrea says:

    “O sistema actualmente desenvolvido permite uma travagem imediata, nunca superior a 250 milisegundos! Isto significa que a uma velocidade de 30 Kms/h, o ciclista apenas tem de reagir a dois metros antes de chegar à situação de perigo.”

    Acho que isto irá dar capote! E uma bicicleta quer se o mais leve possível não me iria ver a carregar com aquilo tudo numa subida!

  11. B80 says:

    Mais dispensdioso, onoroso e menos eficiente que um sistema normal. Uma boa ideia mas com uma duvidosa aplicação pratica no mundo real (pelo menos no meu ponto de vista)

  12. miguelmpn says:

    E as manetes de travão?

  13. Miguel says:

    A ideia é engraçada. O conceito também!

    Agora, não me estou a ver a atirar-me ladeira abaixo e aperceber-me que estou sem pilhas no momento da travagem critica! Mesmo com cabos às vezes o resultado é… ossos partidos!!!

  14. Pedro Rebelo says:

    Não troco o sistema hidráulico por nada deste mundo… se o wireless dos routers já se passa… com lama, água e humidade nem qro imaginar

  15. joaof says:

    Acho que vou continuar fiel aos XT hidraulicos mais uns anitos.

  16. ELROND says:

    Não me parece que um sistema destes seja disponibilizado em série nas bikes nos próximos 5 anos, no entanto a questão de se ficar sem pilhas (energia) não se põe, pois enquanto rolas tens energia suficiente gerada pela bike para activares os dispositivos wiereless até para carregares o teu iPAD se for preciso e o que vemos na noticia é um protótipo portanto até ter maturidade para uma produção é série muita coisa irá ser melhorada

  17. soad says:

    é assim quanto as pilhas não deverá ser problema nenhum…alias hoje em dia já existem pilhas que duram cerca de 10 anos nos pc e relogios…certamente fariam igual neste dispositivo….

    • RCS says:

      Essas pilhas não têm de fazer “trabalho” nenhum. Compara a força que tens de fazer para mexer uns ponteiros de relógio, com a força que tens de fazer para travar uma roda.

  18. Jonas says:

    depois ha o problema que ainda não foi referido.. um engracadinho descobre maneira de “piratiar” a comunicação e fazer os travões da malta travarem… problemas de segurança.. mais caro.. em casos de montanha com lama e etc n me parece nem seguro nem pratico

    • AG says:

      Ou melhor ainda eu vou a andar e travo, e o meu colega que vai ao lado com um sistema igual salta por cima da bicicleta :-), enquanto eu vou por ai abaixo sem parar…

  19. NS says:

    Uma curiosidade:
    “O sistema actualmente desenvolvido permite uma travagem imediata, nunca superior a 250 milisegundos!” É o mesmo que 0.25 segundos, ou seja, um quarto de segundo. O tempo de resposta de um humano perante um estimulo é de 0.1 segundos. Significa que o sistema não é rápido, sendo 2.5 vezes mais lento que a reacção de um humano.
    A minha pergunta é: Este número está bem?

  20. CCF says:

    Um desfasamento de 250ms entre a reacção do condutor e a travagem parece-me catastrófico.

  21. F. Gomes says:

    Toda a inovação é boa, mas na verdade eu ainda continuo a confiar nuns eficientíssimos V-brakes

  22. imaginem que se lembra de brekar em uma corrida lol, ou falhar em uma descida lol

  23. BiteZero says:

    Já estou a ver uns brincalhões a penetrarem neste sistema e provocar travagens bruscas xD
    LINDO 😀

  24. Uns travões potentes a óleo custam 200€ no mercado… Quero ver quanto custa esta brincadeira quando sair para o mercado xD

  25. José Alberto Fernandes says:

    Vão aterrar na pista do aeroporto do Funchal com travões wireless e depois queixem-se que vão visitar os peixinhos se o wireless falhar!!!

  26. DC says:

    Travões wireless? Pra quê? Passavam um cabo cruzado por dentro dos tubos, ficavam escondidos e a fiabilidade era muito maior!
    Mas enfim, agora quero ver “CORREIALESS”!!! LOL

  27. Joca says:

    O óptimo para as bicicletas, para os condutores mais distraídos era mesmo a implementação de um sensor de obstáculos, e por exemplo se o ciclista fosse a 30 Kms/h começasse a travar lentamente.

    Abraços.

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