SINFO – Primeiras impressões & palestra Richard Stallman
Começou dia 28 de Fevereiro, a SINFO, XIX Semana Informática que decorre no Instituto Superior Técnico da Alameda e o Pplware andou por lá no primeiro dia. Contando com ilustres convidados das várias áreas da informática e tendo o ingrediente para uma semana de luxo será que o primeiro dia correu de acordo com as expectativas?
Sem dúvida. Assim que se sai no Metro da Alameda vê-se o grande sinal do aniversário do IST (fez 100 anos) num dos edifícios e à medida que nos aproximamos consegue-se “cheirar” o típico ambiente de “geeks” da informática.
Facilmente chego ao meu destino pois o Pavilhão Civil está devidamente identificado por placas ao longo do percurso. Ao entrar nesse edifício deparo-me com o James Portnow com o seu ar meio louco com que já nos habituou, mas extremamente sorridente, algo que gostei pois é sinal que estava a ser bem tratado e que a SINFO o estava a receber de braços abertos.
Fui entao encaminhado para entrevistar o Nuno Subtil, engenheiro da NVIDIA convidado pelos organizadores da feira. Trabalha em Santa Clara e é conhecido com o “Android driver guy” pois foi um dos dois engenheiros que programou as drivers do Motorola Xoom que todos nós conhecemos. A entrevista será publicada posteriormente, mas num traço geral falou-se do Android, do Tegra2 e do Tegra3, o que diferencia os GPUs da NVIDIA com os da AMD, de Android… e de Android. Foi uma entrevista muito agradável, e aproveito desde já para agradecer ao Nuno a sua disponibilidade.
De seguida fui conhecer o espaço onde estavam algumas empresas nos seus pequenos stands. Basicamente são estas empresas que sustentam a SINFO, sem as quais não haveria fundos para poder trazer os ilustres convidados, pagar as suas estadias e ainda arranjar prémios que são sorteados no fim de cada palestra. Está um espaço pequeno mas acolhedor.
Às 14:00 dá ínicio a palestra do James Portnow. É uma pessoa altamente descontraída, mas muito conhecedor da indústria dos jogos. Foi uma palestra leve, divertida, onde a interacção do público foi o ponto chave do grande sucesso (estiveram cerca de 340 pessoas na sala). Falou-se de Game Designing e dos Aesthetics que todos os game designers precisam de pensar quando projectam um jogo, tais como a narrativa, o desafio, se nos transporta para o mundo da fantasia, se nos fazem pensar, se nos permitem interagir socialmente etc. Foram falados cerca de 100 jogos durante toda a palestra pois para ilustrar cada aesthetic o James pedia-nos para darmos exemplos de jogos que implementassem a aesthetic. Sem dúvida um momento de muita diversão, descontração ao mesmo tempo que James espalhava a sua magia e conhecimento de uma das indústrias mais rentáveis do mundo.
Às 17:00 entra em cena o Nuno Subtil. Com a sala um pouco mais vazia pois estiveram a decorrer 2 workshops ao mesmo tempo, mas mesmo assim com cerca de 120 pessoas. Tal como o Nuno me disse durante a nossa entrevista, a palestra seria um pouco de alto nível pois o público é ligeiramente mais generalista, e tal se confirmou. Falou-se de muitas temáticas, algumas dos quais eu vou dar destaque, como por exemplo os computadores nem sempre tiverem GPUs dedicados. Um GPU é um chip capaz de traduzir bits em imagem. Todos os CPUs conseguem fazer isso, mas o trabalho do CPU não pode ser processamento normal do sistema operative e processamento de gráficos, daí ter começado a poliferação de GPUs dedicados. Muita desta evolução impulssionada pela indústria dos jogos e do cinema. Esta “revolução” começou mais ou menos em 1997 com a entrada da Riva TNT2 e a primeira Geforce, pois foram estas que nos mostraram o verdadeiro poder de um GPU que hoje em dia consegue renderizar milhões de pixeis a uma qualidade incrível, coisa que era impossível há 20 anos. A tendência é para haver um melhor aproveitamento dos GPUs também para processamento do sistema operativo para ajudar o CPU. Os GPUs são muito mais potentes que qualquer CPU que exista, pois têm uma capacidade de processamento inacredítavel. Hoje em dia a grande evolução a nível de software está precisamente no aproveitamento do chip gráfico para renderizar, por exemplo, imagens e texto, algo que já começa a ser muito comum nos browsers mais modernos. A palestra entrou depois em pormenores mais técnicos, como código prático e algumas considerações acerca do mesmo.
Gostei bastante deste primeiro dia. Está tudo muito bem organizado pela equipa da SINFO onde a Ana Narciso, que faz parte da nossa equipa, é coordenadora. Recomendo vivamente a qualquer leitor que viva na área de Lisboa e arredores a visitar SEM falta. Quanto a moradores do resto do país… do que é que estão à espera?
Palestra Richard Stallman
O fundador da GNU e da Free Software Foundation, Richard Stallman está prestes a entrar para a sua palestra na SINFO. Já se encontra uma fila gigante até aos pisos superiores da sala de apresentações, portanto a expectativa é muito grande. A palestra será seguida ao detalhe e este post será actualizado ao minuto.
17:07 - Palestra terminada.
16:52 - Estamos agora na fase das perguntas e respostas.
16:35 - A palestra terminou com um pequeno leilão de um peluche com a forma de um "GNU" - um búfalo. O feliz contemplado pagou 80 euros.
16:26 - Agora Richard Stallman vestiu-se de "santo" e está a praguejar o culto do "emacs". Emacs é um editor de texto muito famoso no mundo da programação. Ver aqui emacs.
16:21 - Falou-nos dos vários processos contra a pirataria que estão em marcha, tais como a ACTA. Disse-nos que temos de nos juntar contra estes processos pois são uma violação dos direitos humanos e que todos juntos conseguimos convencer os governos a não ir com estes processos para a frente.
16:04 - Tem estado até agora a falar do Linus Torvalds, muito do tempo a critica-lo, a criticar as distribuições que não são Free Software pois têm aplicações que falham as fundações do Free Software.
15:22 - Em 1990 o sistema operativo da GNU estava praticamente terminado, faltando apenas o Kernel que serve para alocar os recursos da máquina para o userspace (espaço onde correm as aplicações). Contrataram um programador para criar um Kernel baseado na ideia da micro kernel. Demoraram 6 anos para terem uma versão de testes, portanto em 1992 quando o senhor Torvalds mudou a licença do seu Kernel proprietário para a licença da GNU. Portanto o sistema operativo da GNU passou a correr o que nós em dia conhecemos por "Linux Kernel".
15:16 - Stallman explica o que significa "GNU" - "Gnu's Not Unix". Uma pequena piada pois o sistema operativo GNU é baseado no Unix.
15:07 - Richard encontra-se a discutir as vantagens de se usar Free Software para os utilizadores e programadores. A melhor forma de exemplificar o que diz é olharmos para o caso do Android. Os programadores usam a source do SO e modificam-na para corrigir bugs e melhorar a performance dos devices. Ficamos todos a ganhar e não ficamos presos às versões que vêm das marcas em empresas que o Richard tanto critica.
14:51 - Compara Apple e Microsoft software como sendo malware pois impõe-nos uma série de mecanismos para nos controlar sem nós sabermos.
14:43 - Richard diz que quando lhe perguntam o que ele acha de pirataria ele responde "Pirating ships is a very bad thing", quando lhe perguntam o que acha da pirataria no cinema ele responde "The first Pirates of the Caribbean was pretty good." Não quer dizer com isto que seja a favor da pirataria.
14:35 - Explicação do que é Free Software. Para mais informação sugiro que visitem: GNU philosophy.
14:29 - Alguns pedidos de Richard Stallman como por exemplo não quer que coloquem fotos dele no Facebook desta palestra.
14:27 - Richard Stallman entra na sala e é recebido com um forte aplauso.
13:49 - Começam a entrar as primeiras pessoas na sala. Em poucos segundos praticamente metade da sala está preenchida.
Artigo relacionado: Press release SINFO
Este artigo tem mais de um ano
Na frontlineeee! batidissimo!
Assim é que é!
Obrigado pelo lugar Ana : )
Boa sorte aí com isso, arranca =)
Eheh thanks 🙂
Eu fui a palestra dele ontem na UMinho. Muito bom.
Só um reparo: Poderiam descrever o que é o SINFO, onde se realiza, etc…
Já foi publicado num artigo há uns dias pela Ana Narciso: https://pplware.sapo.pt/informacao/xix-semana-informatica-do-ist-de-27-fevereiro-a-2-marco/
Bom bom, seria filmar a palestra (estou a falar de criar um video oficial por parte da entidade organizadora, não de um espectador com um iphone…) e disponibiliza-la online numa plataforma tipo youtube. Eu, por exemplo gostaria MUITO de assistir a (entre outras) esta palestra, mas não posso por causa do horário de trabalho.
Aguardo ansiosamente por updates.
Olá, sim, todas as palestras estão a ser filmadas e serão publicadas posteriormente online.
Posso-vos dizer que estão cerca de 360 pessoas aqui dentro e lá foram, há uma sala com mais umas 200 a ver a palestra num streaming interno.
Óptimas notícias Ana! Obrigado pelo feedback.
e outras pessoas no chão duro a porta do auditório , mas valeu a pena! Amanha vou mais cedo para ter lugar no auditório, sobre a palestra é a 1 que assisti do Ricardo(LOL) e adorei!
O careca que apanhou o Boneco é também estudante de redes!
Quero agradecer a organização do Evento pelo mesmo e também ao PPlWARE pelos seus artigos que tem sido uma ajuda nos estudos!
A palestra na UMinho foi toda filmada e ele até foi bastante impecável quando se pensou ter surgido um problema que não tinha apahado parte do que ele disse e ele estava disposto a repetir se fosse preciso. Mas depois frisou que qualquer material com a pessoa dele que seja publicado deve ser feito segundo as devidas licenças que ele próprio apoia claro.
Se estas filmagens vão ser publicadas ou se são somente para arquivo interno, não sei dizer… Talvez sejam posteriormente publicadas.
Se encontrares os vídeos partilha. Gostava de assistir… Mesmo indeferido.
Tivemos uma destas ontem em exclusivo para a Universidade do Minho, provavelmente aí vai repetir a dose. Aliás, se ele quase que começou o discurso com “pirating ships” isso advem de umas questões que lhe colocaram ontem cá.
Não concordei com tudo o que ele disse e com a filosofia de vida dele (mas cada um é como cada qual) mas achei super interessante o que ele teve para dizer.
Like a boss
OFF topic: A beta do windows 8 já foi lançada Windows 8 Consumer Preview
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/baixe-agora-mesmo-o-windows-8-consumer-preview/
Está já agendada a nossa informação sobre esse assuntos. Sai na levada das 16 😉
😉 já reparei hehehe estou a instalar agr mesmo vamos lá ver como esta esta versão.
Assisti ontem à palestra na Universidade do Minho e valeu a pena. O tema na palestra foi “Copyright vs Community”, mas que começou com uma introdução como nesta palestra na SINFO.
Acerca da palavra “Piracy” aqui está a descrição dele retirada de gnu.org em “Words to Avoid”:
” Publishers often refer to copying they don’t approve of as “piracy.” In this way, they imply that it is ethically equivalent to attacking ships on the high seas, kidnapping and murdering the people on them. Based on such propaganda, they have procured laws in most of the world to forbid copying in most (or sometimes all) circumstances. (They are still pressuring to make these prohibitions more complete.)
If you don’t believe that copying not approved by the publisher is just like kidnapping and murder, you might prefer not to use the word “piracy” to describe it. Neutral terms such as “unauthorized copying” (or “prohibited copying” for the situation where it is illegal) are available for use instead. Some of us might even prefer to use a positive term such as “sharing information with your neighbor.” “
[Offtopic] Há tempos houve um post de uma conferência que tinha um video com um sujeito que tinha uma aplicação semelhante para o pc.
Roubaram-lhe o pc e nesse video podia ver-se ele a usar a aplicação e aceder remotamente ao pc dele a partir do momento em q o gatuno se ligou à net, alguém sabe que post era esse?
“16:04 – Tem estado até agora a falar do Linus Torvalds, muito do tempo a critica-lo, a criticar as distribuições que não são Free Software pois têm aplicações que falham as fundações do Free Software.”
Nada como o Linux puro e duro … tão puro que não passa de uma gota de água no meio do oceano … tão duro que as evidências e a sensatez não penetram.
Alinhamento diferente do que assisti ontem em Braga na UM.
Já agora…
“16:21 – Falou-nos dos vários processos contra a pirataria que estão em marcha”
O redator está desatento ao que se passou. Há aí uma palavrinha que de certeza não foi usada por Stallman. Deveria ser “libertadores” ou algo assim.
Ele falou de tanta coisa que às tantas uma pessoa acaba por se enganar…
Bem estive a ler um bocado a entrevista do público onde diz que richard-stallman
“nao-se-pode-confiar-num-programa-de-software-que-nao-seja-livre”
só para deixar aqui a minha opinião,
acho um bocadinho extremista e ridiculo, e a vossa opinião?
Abraço.
A verdade é que nada te garante que o software não faça umas coisas extras sem tu saberes. Sem source nunca sabes.
*extra
Muito bom a palestra de Stalman.
Adorei foi simples e conciso. Ele sabe que é uma questão natural a evolução do Open Source. Mas, não esqueçam de onde provém e estejam atentos ao código. É assim que eu tento resumir tudo o que ele falou.
Bah, cheguei tarde e tive de ficar na rua a ver num projector 😛
Este homem (Stallman) é um Deus… Há vídeo da palestra dele? A única que fui foi simplesmente a melhor palestra a que já assisti. Se é extremista precisávamos de mais uns quantos como ele…
Estive na palestra do Richard Stallman e gostei muito da experiência (até fiz uma licitação de 55€ pelo peluche xD ).
Em relaçao às ideias e opiniões dele, julgo que são demasiado extremistas. Fiquei chocado pela forma como ele criticou o Linux e as várias distribuíções que existem (gratuítas e opensource). Na verdade, fiquei até com a sensação de que ele ficou algo ressabiado por o Linux se ter destacado mais do que o GNU embora o que nós usemos hoje em dia seja uma combinação de ambos. Além disso, penso que ele não reagiu positivamente a algumas perguntas que lhe foram feitas no final da palestra, tendo “despachado” alunos que lhe estavam a fazer perguntas incómodas. Se eu pudesse ter ficado tempo suficiente ter-lhe-ia perguntado: “Se estão tão descontentes com o kernel Linux, porque raio não acabam o vosso próprio kernel?”…
Mas de qualquer forma é uma figura! Gostei bastante da palestra.