PplWare Mobile

SINFO – Primeiras impressões & palestra Richard Stallman

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Guilherme de Sousa says:

    Na frontlineeee! batidissimo!

  2. Filipe Afonso says:

    Boa sorte aí com isso, arranca =)

  3. Pedro says:

    Eu fui a palestra dele ontem na UMinho. Muito bom.

  4. TCoiso says:

    Só um reparo: Poderiam descrever o que é o SINFO, onde se realiza, etc…

  5. Anonfag says:

    Bom bom, seria filmar a palestra (estou a falar de criar um video oficial por parte da entidade organizadora, não de um espectador com um iphone…) e disponibiliza-la online numa plataforma tipo youtube. Eu, por exemplo gostaria MUITO de assistir a (entre outras) esta palestra, mas não posso por causa do horário de trabalho.

    Aguardo ansiosamente por updates.

    • Ana Narciso says:

      Olá, sim, todas as palestras estão a ser filmadas e serão publicadas posteriormente online.
      Posso-vos dizer que estão cerca de 360 pessoas aqui dentro e lá foram, há uma sala com mais umas 200 a ver a palestra num streaming interno.

      • Anonfag says:

        Óptimas notícias Ana! Obrigado pelo feedback.

      • Ricardo IGRI06 says:

        e outras pessoas no chão duro a porta do auditório , mas valeu a pena! Amanha vou mais cedo para ter lugar no auditório, sobre a palestra é a 1 que assisti do Ricardo(LOL) e adorei!
        O careca que apanhou o Boneco é também estudante de redes!
        Quero agradecer a organização do Evento pelo mesmo e também ao PPlWARE pelos seus artigos que tem sido uma ajuda nos estudos!

    • Ricardo Amaral says:

      A palestra na UMinho foi toda filmada e ele até foi bastante impecável quando se pensou ter surgido um problema que não tinha apahado parte do que ele disse e ele estava disposto a repetir se fosse preciso. Mas depois frisou que qualquer material com a pessoa dele que seja publicado deve ser feito segundo as devidas licenças que ele próprio apoia claro.

      Se estas filmagens vão ser publicadas ou se são somente para arquivo interno, não sei dizer… Talvez sejam posteriormente publicadas.

  6. Ricardo Amaral says:

    Tivemos uma destas ontem em exclusivo para a Universidade do Minho, provavelmente aí vai repetir a dose. Aliás, se ele quase que começou o discurso com “pirating ships” isso advem de umas questões que lhe colocaram ontem cá.

    Não concordei com tudo o que ele disse e com a filosofia de vida dele (mas cada um é como cada qual) mas achei super interessante o que ele teve para dizer.

  7. murder_rabbit says:

    OFF topic: A beta do windows 8 já foi lançada Windows 8 Consumer Preview
    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/baixe-agora-mesmo-o-windows-8-consumer-preview/

  8. Hélder Lemos says:

    Assisti ontem à palestra na Universidade do Minho e valeu a pena. O tema na palestra foi “Copyright vs Community”, mas que começou com uma introdução como nesta palestra na SINFO.
    Acerca da palavra “Piracy” aqui está a descrição dele retirada de gnu.org em “Words to Avoid”:
    ” Publishers often refer to copying they don’t approve of as “piracy.” In this way, they imply that it is ethically equivalent to attacking ships on the high seas, kidnapping and murdering the people on them. Based on such propaganda, they have procured laws in most of the world to forbid copying in most (or sometimes all) circumstances. (They are still pressuring to make these prohibitions more complete.)

    If you don’t believe that copying not approved by the publisher is just like kidnapping and murder, you might prefer not to use the word “piracy” to describe it. Neutral terms such as “unauthorized copying” (or “prohibited copying” for the situation where it is illegal) are available for use instead. Some of us might even prefer to use a positive term such as “sharing information with your neighbor.” “

  9. Bruno Silva says:

    [Offtopic] Há tempos houve um post de uma conferência que tinha um video com um sujeito que tinha uma aplicação semelhante para o pc.
    Roubaram-lhe o pc e nesse video podia ver-se ele a usar a aplicação e aceder remotamente ao pc dele a partir do momento em q o gatuno se ligou à net, alguém sabe que post era esse?

  10. aver says:

    “16:04 – Tem estado até agora a falar do Linus Torvalds, muito do tempo a critica-lo, a criticar as distribuições que não são Free Software pois têm aplicações que falham as fundações do Free Software.”

    Nada como o Linux puro e duro … tão puro que não passa de uma gota de água no meio do oceano … tão duro que as evidências e a sensatez não penetram.

  11. Alinhamento diferente do que assisti ontem em Braga na UM.

    Já agora…
    “16:21 – Falou-nos dos vários processos contra a pirataria que estão em marcha”
    O redator está desatento ao que se passou. Há aí uma palavrinha que de certeza não foi usada por Stallman. Deveria ser “libertadores” ou algo assim.

  12. UM destes says:

    Bem estive a ler um bocado a entrevista do público onde diz que richard-stallman
    “nao-se-pode-confiar-num-programa-de-software-que-nao-seja-livre”

    só para deixar aqui a minha opinião,

    acho um bocadinho extremista e ridiculo, e a vossa opinião?

    Abraço.

  13. Luis Teixeira says:

    Muito bom a palestra de Stalman.
    Adorei foi simples e conciso. Ele sabe que é uma questão natural a evolução do Open Source. Mas, não esqueçam de onde provém e estejam atentos ao código. É assim que eu tento resumir tudo o que ele falou.

  14. Cromo says:

    Bah, cheguei tarde e tive de ficar na rua a ver num projector 😛

  15. Meowth says:

    Este homem (Stallman) é um Deus… Há vídeo da palestra dele? A única que fui foi simplesmente a melhor palestra a que já assisti. Se é extremista precisávamos de mais uns quantos como ele…

  16. Paulo39 says:

    Estive na palestra do Richard Stallman e gostei muito da experiência (até fiz uma licitação de 55€ pelo peluche xD ).
    Em relaçao às ideias e opiniões dele, julgo que são demasiado extremistas. Fiquei chocado pela forma como ele criticou o Linux e as várias distribuíções que existem (gratuítas e opensource). Na verdade, fiquei até com a sensação de que ele ficou algo ressabiado por o Linux se ter destacado mais do que o GNU embora o que nós usemos hoje em dia seja uma combinação de ambos. Além disso, penso que ele não reagiu positivamente a algumas perguntas que lhe foram feitas no final da palestra, tendo “despachado” alunos que lhe estavam a fazer perguntas incómodas. Se eu pudesse ter ficado tempo suficiente ter-lhe-ia perguntado: “Se estão tão descontentes com o kernel Linux, porque raio não acabam o vosso próprio kernel?”…
    Mas de qualquer forma é uma figura! Gostei bastante da palestra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.