PplWare Mobile

Serviços Cloud e os riscos à segurança

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Joao Silva says:

    Não há virus a circular na cloud ?

  2. Berto says:

    Nos riscos tens “Cliente é responsável pela segurança e integridade dos seus dados;”, mas tb o é quando temos os dados na nossa máquina… Ou houve engano e querias dizer Cloud Provider?

    Ou então não percebi mesmo…

  3. Silva says:

    epa… das duas três..
    ou aquilo é uma mala com teclas ou um portátil bem esquisito.
    fica aqui a tentativa de ser cómico.

    cumprimentos!

  4. André says:

    Uma das vitórias da Cloud é o facto dos dados deixarem de estar nas mãos de simples utilizadores como nós para profissionais competentes da área. A perda de privacidade enquanto causa-efeito também me parece evidente. Daí às teorias da conspiração que já li é que ainda vai um longo caminho…

  5. Larry Wall says:

    Mas quais riscos? em que difere do mail/youtube/dropbox?

    Antes de falarem de riscos na cloud, falem dos riscos dos vossos windows.

  6. Tony Silva says:

    Could computing é o futuro. Dentro de 5-7 anos o nosso sistema operativo estará todo na cloud. Uma das vantagens é o fim da pirataria.

  7. Miguel Marques says:

    e se tivermos a nossa própria núvem?

    Tonido allows you to access and share ALL of your desktop’s files, documents, photos, music and videos from any where through a web browser or your smartphone. No Uploading,
    No Storage Limits. Free.

    http://www.tonido.com/

    • Tiago Azevedo says:

      Também há o eyeOS!

    • José P. says:

      Desde quando é que isto é uma cloud ?!
      cloud =/= servidor dedicado

      Escrevem “CLOUD” na frontpage e ganham logo 50% mais de trafego no site, mesmo que a ideia deles nada tenha a ver com o verdadeiro conceito de cloud computing/storage

      Leiam antes de postarem “soluções”

  8. Regis says:

    Obrigado pelas informações, é um assunto que sempre me levantou muitas dúvidas e receios de utilização.

  9. Nuno Martins says:

    Penso que ainda faltam mais alguns promenores no que toca as desvantagens do clouding.

    Empresas que tenham os seus sistemas a serem Auditados perdem todas as funcionalidades.

    Desde de saber quem apagou ou quem acedeu, a simplesmente verificar com auditores externos o que geralmente as empresas tem em papel.
    Em alguns casos seguros e algumas certificações poderam ser perdidas, pois não existe maneira de verificar se os nossos dados estao ou nao estao a comprir os requesitos.

    Depois ainda existe o problema das limitações dos softwares de clouding.
    Exemplo: Nao é possivel costumizar um sitema de e-mail para nossa empresa pois todas as alterações feitas no servidor afectam os outros.

    Tenho ainda algumas duvidas relativamente a performance, principalmente no que toca a portugal ficar uma empresa agarrada totalemente as ligações de internet é complicado.

    Claro que tambem existem as vantagens e que sao muitas, mas na minha opniao o Clouding nao podera entrar em Large sacale Entreprise.
    Por favor nao confundir clounding com Hosting.

  10. Jorge Santos says:

    Terá sempre que haver a componente local. Não podemos tar dependentes da internet ou de uma boa ligação quando em praí 70% do mundo isso não é possível. Deverá ser opcional ou então criar uma forma de guardar localmente e se/quando houver uma ligação então fazer o upload.

    Sinceramente sou um bocado céptico em relação à cloud. Fotos,videos, documentos pessoais que não sei onde andam não me inspira muita confiança… Gosto muito de ser eu a fazer backup´s e não ter que tar sempre ligado à net.

  11. LMMaia says:

    Gostaria de ter a vossa ajuda/opinião para um assunto relacionado com a Cloud.
    Eu neste momento tenho um Portátil c/ windows onde 2 ou 3 aplicações somente funcionam em windows (uma delas o Primavera Express)e pouco a pouco tenho feito uma descentralização de tudo o que está neste portátil a nível de documentos, etc. de modo a poder trabalhar com toda a informação seja de onde for e seja com que operativo for.
    Seria possível virtualizar este equipamento e colocá-lo como uma máquina virtual numa qualquer cloud gratuítamente? Ou como é que seria possível efectuar a instalação do Primavera (como exemplo)ligar a base de dados, etc. e usá-lo a partir de qualquer lado com qualquer sistema operativo?. Isto sempre usando custo zero ou baixo custo. Antecipadamente Grato!

    • Dinis says:

      Boa noite,

      A Primavera BSS tem já as suas aplicações em Cloud ou seja fornecem as aplicações deles em SaaS a titulo de exemplo uma solução em SaaS em Primavera Starter tem um custo mensal de 47€+Iva.

      Neste custo está incluído actualizações ao software, backups regulares, disponibilidade de servidor, etc

      Tem aqui um link para poder dar uma olhada
      http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=48211726-8d66-47a0-b6c3-c1e17c80f27e

      O funcionamento em ambiente SaaS é em tudo idêntico ao ambiente local mas o nosso software e Base de Dados está num servidor externo.

      Espero ter sido útil

      • LMMaia says:

        Boa Noite Dinis,

        Agradeço desde já a resposta e reconheço que poderá ser uma possibilidade a pensar, mas por enquanto o pretendido seria mesmo por mais um ano ou dois poder usar a versão Express sem ter de me estar a preocupar com o equipamento onde a aplicação está alojada. Dai ter puxado este assunto de poder usar um equipamento virtualizado ou poder instalar a aplicação eu próprio em uma qualquer “nuvem” e usufruir da mesma, mesmo acedendo por linux. (Visto que a Primavera já me indicou que não pensam tornar esta versão Express, linux compatible).

  12. Jorge says:

    Really??
    Eu tenho usado o “wuala” mais recentemente mas tambem o ou a “dropbox”, no entanto a falta de espaço principalmente no “dropbox” deixa um pouco a desejar…

  13. Junior says:

    Vitor,
    Quais os riscos reais? O que uma arquitetura Multitenant pode deixar vazar? Uma unica instância, usando uma mesma JVM para para todos os clientes que utilizam uma PaaS (Plataforma as a Service) com certificações diferente ou nenhuma. Existe solução pelas empresas que oferecem o serviço?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.