Serviço de motoristas Uber nas estradas de Lisboa
Cada vez mais os serviços têm que evoluir e adaptar-se às necessidades dos seus utilizadores e exemplo disso é o novo serviço de transportes que chegou a Lisboa.
O Uber não é um serviço de táxi, é considerado uma espécie de motorista particular que garante o conforto no transporte e a comodidade tanto na requisição do serviço como no seu pagamento, já que todo esse processo é feito através de uma aplicação para smartphone.
O serviço Uber chegou agora a Lisboa, mas desde 2009 que já está em funcionamento em 40 países pelos quatro cantos do mundo.
O Uber é um serviço de transporte em veículos ligeiros mas que se afasta do convencional, nomeadamente dos táxis. Este serviço funciona através de uma aplicação para smartphone, ainda só disponível para Android e iOS, pela qual é possível solicitar o transporte, acompanhar a viagem e efectuar o pagamento.
Além do mais, os veículos também são um pouco diferentes. Para Lisboa apenas está disponível o UberBLACK que é composto por veículos de gama mais elevada, nomeadamente Mercedes-Benz Classe E e Audi A6, conduzidos por motoristas profissionais. Mas existem outros serviços que acomodam mais do que 4 passageiros, que incluem veículos comuns do uso do quotidiano a automóveis de luxo.
Este serviço pretende ser uma espécie de motorista particular que não necessita de reserva prévia e, garantem os responsáveis, evita esperas longas. A partir do momento em que é solicitado o transporte, o motorista recebe a informação da localização do utilizador e o utilizador consegue imediatamente saber quem é o motorista que lhe vai fazer o transporte, onde se encontra e quanto tempo demora até chegar até ele.
No final da viagem, o utilizador recebe um resumo do percurso no seu smartphone e efectua o pagamento, sem haver necessidade de troca de dinheiro com o motorista, tudo é feito através da aplicação. A avaliação dos motoristas é também um requisito importante exigido pela Uber.
Os preços variam consoante o tipo de transporte, mas em Lisboa, o UberBLACK tem uma tarifa base de 2 euros e 0,30€ por minuto, mais ou menos 1,10€ por quilómetro. Tem uma tarifa mínima de 8 euros e a taxa de cancelamento é do mesmo valor.
O Uber, pelas suas características e pela forma actua nas cidades, tem sido mote para protestos e manifestações por parte dos taxistas das várias cidades onde está fixado, e Portugal não é excepção, com a ANTRAL a considerar este serviço de "transporte clandestino".
Apesar disso, pela facilidade em obter um transporte que terá mais conforto que a maioria dos táxis da cidade, que tira partido das novas tecnologias e tendências, sem que para isso se pague um preço exagerado, parece que os clientes só têm a ganhar.
Actualizado: O Uber já se encontra disponível para Windows Phone.
Este artigo tem mais de um ano
Cuidado! Pelos contornos da coisa ainda vos aparece um Jason Statham á porta!
” com a ANTRAL a considerar este serviço de “transporte clandestino”
E sai um link para o site onde não se encontra nada sobre o assunto – então para quê o link? Bom, sempre se vê o tarifário dos taxis – que é mais barato que a Uber: bandeirada €3,25 vs. €8, €0,47/km vs. €1,10/km, se o post estiver certo.
A ANTRAL não está nada ralada (se esteve já não está) pela simples razão de as condições de exploração da Uber em Portugal não terem nada a ver com a de países onde houve sarrabulho com os taxistas.
http://www.publico.pt/local/noticia/polemica-aplicacao-que-serve-para-pedir-um-taxi-ja-chegou-a-lisboa-1661674
Isto já sem falar no tempo da viagem. Sim sempre quero ver quem chega primeiro desde o Terreiro do Paço até ao Marquês na hora de ponta. É que a Uber não pode utilizar os corredores de BUS.
Em Lisboa já existe o serviço Uber mais basico chamado Uber X onde por exemplo um serviço dos restauradores ao Bairro Alto custa entre 2 a 3 euros enquanto num taxi convencional vai dos 4 aos 6
E qual e a percentagem que voce paga do cartao de credito??? Some tudo depois diga-me!!!
Caso desconheça, há modalidades que não se paga nada do cartão de crédito.
Bem a evoluir em Portugal. Acho que deviam integrar mais serviços do género em Portugal. Sou residente na Malasia e aqui patricamente toda gente usa o MYTEKSI e o famoso EASYTAXI se outras cidades em Portugal integrasse este serviço seria bem mais fácil circular e possivelmente daria aos taxistas mais volume de negócio…
Se um sistema destes que funciona em telemóveis, fosse aplicado aos táxis teria razão, contudo estes são serviços concorrentes, logo não trazem mais clientes aos taxistas.
Hugo, existem várias opções de produção nacional, a TAXIMOTIONS, outro exemplo, GEOLINK e até nossa da centraldetaxis.pt, https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pt.centraldetaxis.android … Onde está o apoio à criação de tecnologia para exportação?
A questão é a primeira barreira è a concorrência saudável que não é admitida, não pelos motoristas que têm de fazer pela vida todos os dias mas por ALGUNS lobbies… A questão da UBER só se tornou questão pelo modelo de negócio que tem nos EUA não é aplicável à Europa. Não me parece que os responsáveis da UBER não saiba isso e façam algo de ilegal.
De qualquer forma, existem em Portugal empresas legais que fazem transfers de aeroporto, etc que retiram serviços aos táxis sem que seja preciso CAP para os motoristas e que em dada altura se falou/contestou publicamente mas já passou o “efeito contestação” e está tudo bem… Mas nunca se contestou como se está a contestar a UBER agora…
Já utilizei aqui em São Paulo (BR), muito bom serviço. É outro nível 😀
É sempre melhor isto do que alguns táxistas fazem com os estrangeiros na saída do aeroporto cobrarem 20, 30, 40€ quando deveriam cobrar uns 8-10€. Acontece não só em Portugal, mas em muitos outros países Europeus.
Gostaria de saber em que Aeroporto, e já agora se estes têm de facto nas laterais e na traseira a indicação que são táxis do aeroporto, ou se são de outras localidades.
Pois se são de outras localidades e fazem angariação de clientes no Aeroporto, isso é ilegal e depois são os táxis do aeroporto que levam por tabela.
Infelizmente encontra-se muito tipo de motorista que é responsável pelo denegrismo da clsse por mil e uma razões; desde o aspeto, desde o comportamento, a linguagem utilizada, o aspeto e cheiro do carro, etc. etc.
Mas justificando a descrição anterior, há pouco tempo um jovem motorista de táxi, apanhou uns clientes na baixa de Lisboa para o aeroporto e quando estes chegaram ao local de destino, este disseram que não podia ser aquele aeroporto. Surpresa do motorista, pergunto porquê, não existindo outro aeroporto público nas redondezas de Lisboa.
Resposta do cliente: Quando chegamos passamos por duas pontes.
Moral da história; O motorista chegou à conclusão que o seu colega fez o percurso pela ponte Vasco da Gama, passou pela ponte 25 de Abril, para levar os clientes à baixa da cidade, fez ±150km e cobrou ±145€ enquanto poderia ter feito ±7 km e cobrado ± entre 6.50€ a 13€ dependendo da hora do percurso (diurno ou noturno).
Obs.: O cálculo dos ±145€ é em tarifa diurna porque, em tarifa noturna seria muito mais.
Perante uma situação destas, pergunta-se onde está a ética do motorista que teve uma atitude destas e que tipo de imagem da classe faz transparecer para a sociedade?
Na minha opinião “O TAXI” precisava de uma grande remodelação a nível da qualidade da viatura e a nível de formação e comportamento do motorista, porque a continuar como está, deixa muito a desejar e a continuar como está, facilmente uma UBER ou outra empresa do pito terá boa aceitação nas cidades.
É lamentavel. Não deviam ser taxistas. A solução passa por mais fiscalização aplicando a lei já existente. Retirando as licenças de táxi a quem é desonesto. —- Já na uber, pelo que tenho lido, também ha incidentes e a empresa diz que não se responsabiliza pela conduta dos motoristas, pq são só uma APP, intermediários do serviço prestado, etc. —- de notar que pelo tenho lido a nível internacional há motoristas da uber ex-taxistas, ou porque foram despedidos ou seja lá que razão for, mas não é necessariamente mais seguro, pelo contrário, porque nada é regulado. —- há que ter alguma cautela antes de aplaudir só porque é hipster ou da “cena”, ou só porque sim.
Usem o código UBERLISBOA para ter acesso a duas viagens grátis até 20€ (cada).
Informação disponivel aqui: https://blog.uber.com/olalisboa_PT
Como alguém já disse solução seria os táxis (legais) adoptarem estas metodologias. O uso de serviços não certificados é um perigo.
Seria uma extensão da chamada de táxis pelo telefone que facilita muito a vida. Provavelmente é o futuro.
Não sei a até que ponto os taxistas iriam aceitar isso de bom grado, por medo das novas tecnologias que percebem pouco e com medo de serem mais vigiados e não poderem aldrabar. Haveria ainda uma tendência para deixar de dar gorgeta, a partir do momento que não se tem de abrir a carteira o impulso de dar gorjeta diminui muito.
Claro que todas estes serviços tornam a vigilância ao cidadão muito mais fácil.
Esse serviço de taxis que fala ja existe em coimbra em que com uma app chamamos os taxis cada taxi tem um tablet que indica o percurso ao taxista
tem aqui o link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.geolink.taxilink
José… Já existe desde 2012 não só a nossa opção (http://www.centraldetaxis.pt) como outras… Em que o TAXI É O UNICO MEIO UTILIZADO… Em que tem tecnologia para os clientes, https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pt.centraldetaxis.android
Mas existem mais opções de fabrico nacional a provar que “santos de casa” fazem milagres… TAXIMOTIONS, GEOLINK… etc…
Quanto a comodidade e inovação, existem aplicações para Lisboa, como a Taximotions (www.taximotions.com) em que o cliente só tem aceder à aplicação, que lhe indica, automaticamente, qual o Táxi mais próximo. A Taximotions tambem indica ainda o preço estimado da “corrida” e, no final, o cliente avalia o serviço que fica registado no perfil do motorista, que estão ssempre identificados (factor segurança). Baseado nesse rating, quando há mais do que um táxi livre por perto, aquele que é chamado é o que tiver o rating melhor dado pelos diversos clientes.
Ora aí está um link que desconhecia e quem potencialidade para me ser útil.
Agradeço
Infelizmente obriga, pelo que percebo, a instalar uma aplicação, coisa que considero perigoso pois não vem de uma fonte que eu confie.
O que pergunto é o porquê de não se poder usar simplesmente um browser. Como não tenho resposta, as mais negras suspeitas tomam conta de mim.
Sim é uma aplicação para smartphones Android ou IOS. A ideia é poder chamar um Táxi com o telemóvel. Não vejo que tenha assim nada de especialmente perigoso ou que seja mais inseguro do que um browser normal. No entanto, como não fui eu que criei a aplicação TAXI MOTIONS, será melhor esclarecer essas dúvidas directamente com eles.
Tem o apoio da Vodafone 😉
Qual a razão de não ser por browser? Diga-mos que quando tu sais à noite com os amigos e precisas de voltar para casa, por norma ninguem leva o computador atrás. Desta forma tem de ser por APP.
Muito provavelmente um telemóvel que suporte a aplicação também tem um browser…
A TaxiMotions pretende recompensar os melhores profissionais de táxi com mais serviço, utilizando o rating atribuído pelos passageiros.
Para isso, os táxis terão que estar registados na plataforma. Assim, é suposto existir confiança entre a TaxiMotions e o prestador de serviço de táxi, não havendo qualquer razão objectiva para não confiar na fiabilidade da aplicação.
Para breve está prevista uma plataforma web para chamar o táxi. Do lado do táxi, haverá sempre uma aplicação mobile.
Somos uma startup portuguesa que está a inovar na indústria do táxi e sempre contactável para esclarecer as dúvidas que possam surgir:
info @ taximotions.com
91 285 86 36
Bernardo Alves
CEO TaxiMotions
Confirmo que do lado do passageiro não é obrigatório ter uma aplicação. É possível ter apenas um acesso web, via browser. Neste caso, por questões de segurança, é importante o registo do passageiro.
No caso de se tratar de uma aplicação, a segurança pode ser assegurada sem qualquer registo do passageiro, uma vez que é possível bloquear a utilização da aplicação em caso de abuso. É o que acontece no caso da aplicação TaxiMotions (app.taximotions.com).
Mas pode ser um browser, lamento repetir, mas José faça login na area reservada e peça com o browser.
http://www.centraldetaxis.pt
Eu gostava de saber o quão seguro está o meu cartão de crédito nesta história
Se deres os dados de um cartão de crédito temporário MBnet a questão não é crítica.
Porém existem outros riscos de segurança, que podem ser muito mais gravosos.
Consegue usar o MBNet? Eu tentei mas não aceita, pois dá sempre erro “Recurring”.
Toda a gente a falar de taxis, mas ainda não repararam que isto é mais um serviço de motorista privado? E por agora só está disponível o serviço mais caro, onde a Uber só aceita carros de alta cilindrada e PRETOS e motoristas profissionais. É uma coisa mais VIP que os Taxis 😀
O problema é que já existem Táxis VIP há muitos anos. Sao Taxis obrigados a ter viaturas impecáveis, topo de gama, de alta cilindrada e que não tem as cores dos taxis “normais”. São conduzidos por taxistas engravatados, devidamente licenciados. São os Táxis Letra A (chamados táxis de aluguer, com taxímetro) e os Táxis Letra T (chamados táxis de turismo, sem taxímetro mas com preços tabelados). Está tudo na lei e as tarifas devidamente reguladas e disponíveis ao publico. Se a Uber quiser trabalhar com eles no serviço VIP, é pacifico. Também será pacifico se trabalhar com táxis normais no serviço regular.
https://www.uber.com/invite/3x4i2
como posso trabalhar para a uber tenho o cap
Mytaxi e a resposta caros amigos e 100% legal
estou a estudar todas as implicaçoes não sei como aceder as marcas e modelos que são aceites para low cost como por exeplo da marca FIat 500L ou 500X ou outras marcas e modelos se alguem souber como posso saber agradecia
Obrigado