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Serviço de motoristas Uber nas estradas de Lisboa

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. PorquinhoBranco says:

    Cuidado! Pelos contornos da coisa ainda vos aparece um Jason Statham á porta!

  2. Benchmark do iPhone 5 says:

    ” com a ANTRAL a considerar este serviço de “transporte clandestino”

    E sai um link para o site onde não se encontra nada sobre o assunto – então para quê o link? Bom, sempre se vê o tarifário dos taxis – que é mais barato que a Uber: bandeirada €3,25 vs. €8, €0,47/km vs. €1,10/km, se o post estiver certo.

    A ANTRAL não está nada ralada (se esteve já não está) pela simples razão de as condições de exploração da Uber em Portugal não terem nada a ver com a de países onde houve sarrabulho com os taxistas.

    http://www.publico.pt/local/noticia/polemica-aplicacao-que-serve-para-pedir-um-taxi-ja-chegou-a-lisboa-1661674

    • Who the Hell says:

      Isto já sem falar no tempo da viagem. Sim sempre quero ver quem chega primeiro desde o Terreiro do Paço até ao Marquês na hora de ponta. É que a Uber não pode utilizar os corredores de BUS.

    • DJ Garcez says:

      Em Lisboa já existe o serviço Uber mais basico chamado Uber X onde por exemplo um serviço dos restauradores ao Bairro Alto custa entre 2 a 3 euros enquanto num taxi convencional vai dos 4 aos 6

  3. Hugo Costa says:

    Bem a evoluir em Portugal. Acho que deviam integrar mais serviços do género em Portugal. Sou residente na Malasia e aqui patricamente toda gente usa o MYTEKSI e o famoso EASYTAXI se outras cidades em Portugal integrasse este serviço seria bem mais fácil circular e possivelmente daria aos taxistas mais volume de negócio…

    • adaragao says:

      Se um sistema destes que funciona em telemóveis, fosse aplicado aos táxis teria razão, contudo estes são serviços concorrentes, logo não trazem mais clientes aos taxistas.

    • Tiago Matias says:

      Hugo, existem várias opções de produção nacional, a TAXIMOTIONS, outro exemplo, GEOLINK e até nossa da centraldetaxis.pt, https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pt.centraldetaxis.android … Onde está o apoio à criação de tecnologia para exportação?

      A questão é a primeira barreira è a concorrência saudável que não é admitida, não pelos motoristas que têm de fazer pela vida todos os dias mas por ALGUNS lobbies… A questão da UBER só se tornou questão pelo modelo de negócio que tem nos EUA não é aplicável à Europa. Não me parece que os responsáveis da UBER não saiba isso e façam algo de ilegal.

      De qualquer forma, existem em Portugal empresas legais que fazem transfers de aeroporto, etc que retiram serviços aos táxis sem que seja preciso CAP para os motoristas e que em dada altura se falou/contestou publicamente mas já passou o “efeito contestação” e está tudo bem… Mas nunca se contestou como se está a contestar a UBER agora…

  4. Alan says:

    Já utilizei aqui em São Paulo (BR), muito bom serviço. É outro nível 😀

  5. quffy says:

    É sempre melhor isto do que alguns táxistas fazem com os estrangeiros na saída do aeroporto cobrarem 20, 30, 40€ quando deveriam cobrar uns 8-10€. Acontece não só em Portugal, mas em muitos outros países Europeus.

    • adaragao says:

      Gostaria de saber em que Aeroporto, e já agora se estes têm de facto nas laterais e na traseira a indicação que são táxis do aeroporto, ou se são de outras localidades.

      Pois se são de outras localidades e fazem angariação de clientes no Aeroporto, isso é ilegal e depois são os táxis do aeroporto que levam por tabela.

      • Carlos Manuel says:

        Infelizmente encontra-se muito tipo de motorista que é responsável pelo denegrismo da clsse por mil e uma razões; desde o aspeto, desde o comportamento, a linguagem utilizada, o aspeto e cheiro do carro, etc. etc.
        Mas justificando a descrição anterior, há pouco tempo um jovem motorista de táxi, apanhou uns clientes na baixa de Lisboa para o aeroporto e quando estes chegaram ao local de destino, este disseram que não podia ser aquele aeroporto. Surpresa do motorista, pergunto porquê, não existindo outro aeroporto público nas redondezas de Lisboa.
        Resposta do cliente: Quando chegamos passamos por duas pontes.
        Moral da história; O motorista chegou à conclusão que o seu colega fez o percurso pela ponte Vasco da Gama, passou pela ponte 25 de Abril, para levar os clientes à baixa da cidade, fez ±150km e cobrou ±145€ enquanto poderia ter feito ±7 km e cobrado ± entre 6.50€ a 13€ dependendo da hora do percurso (diurno ou noturno).
        Obs.: O cálculo dos ±145€ é em tarifa diurna porque, em tarifa noturna seria muito mais.
        Perante uma situação destas, pergunta-se onde está a ética do motorista que teve uma atitude destas e que tipo de imagem da classe faz transparecer para a sociedade?
        Na minha opinião “O TAXI” precisava de uma grande remodelação a nível da qualidade da viatura e a nível de formação e comportamento do motorista, porque a continuar como está, deixa muito a desejar e a continuar como está, facilmente uma UBER ou outra empresa do pito terá boa aceitação nas cidades.

        • Dinis says:

          É lamentavel. Não deviam ser taxistas. A solução passa por mais fiscalização aplicando a lei já existente. Retirando as licenças de táxi a quem é desonesto. —- Já na uber, pelo que tenho lido, também ha incidentes e a empresa diz que não se responsabiliza pela conduta dos motoristas, pq são só uma APP, intermediários do serviço prestado, etc. —- de notar que pelo tenho lido a nível internacional há motoristas da uber ex-taxistas, ou porque foram despedidos ou seja lá que razão for, mas não é necessariamente mais seguro, pelo contrário, porque nada é regulado. —- há que ter alguma cautela antes de aplaudir só porque é hipster ou da “cena”, ou só porque sim.

  6. ND says:

    Usem o código UBERLISBOA para ter acesso a duas viagens grátis até 20€ (cada).

    Informação disponivel aqui: https://blog.uber.com/olalisboa_PT

  7. José Simões says:

    Como alguém já disse solução seria os táxis (legais) adoptarem estas metodologias. O uso de serviços não certificados é um perigo.

    Seria uma extensão da chamada de táxis pelo telefone que facilita muito a vida. Provavelmente é o futuro.

    Não sei a até que ponto os taxistas iriam aceitar isso de bom grado, por medo das novas tecnologias que percebem pouco e com medo de serem mais vigiados e não poderem aldrabar. Haveria ainda uma tendência para deixar de dar gorgeta, a partir do momento que não se tem de abrir a carteira o impulso de dar gorjeta diminui muito.

    Claro que todas estes serviços tornam a vigilância ao cidadão muito mais fácil.

  8. Dinis says:

    Quanto a comodidade e inovação, existem aplicações para Lisboa, como a Taximotions (www.taximotions.com) em que o cliente só tem aceder à aplicação, que lhe indica, automaticamente, qual o Táxi mais próximo. A Taximotions tambem indica ainda o preço estimado da “corrida” e, no final, o cliente avalia o serviço que fica registado no perfil do motorista, que estão ssempre identificados (factor segurança). Baseado nesse rating, quando há mais do que um táxi livre por perto, aquele que é chamado é o que tiver o rating melhor dado pelos diversos clientes.

    • José Simões says:

      Ora aí está um link que desconhecia e quem potencialidade para me ser útil.

      Agradeço

    • José Simões says:

      Infelizmente obriga, pelo que percebo, a instalar uma aplicação, coisa que considero perigoso pois não vem de uma fonte que eu confie.

      O que pergunto é o porquê de não se poder usar simplesmente um browser. Como não tenho resposta, as mais negras suspeitas tomam conta de mim.

      • Dinis says:

        Sim é uma aplicação para smartphones Android ou IOS. A ideia é poder chamar um Táxi com o telemóvel. Não vejo que tenha assim nada de especialmente perigoso ou que seja mais inseguro do que um browser normal. No entanto, como não fui eu que criei a aplicação TAXI MOTIONS, será melhor esclarecer essas dúvidas directamente com eles.

      • Felipe says:

        Tem o apoio da Vodafone 😉

        Qual a razão de não ser por browser? Diga-mos que quando tu sais à noite com os amigos e precisas de voltar para casa, por norma ninguem leva o computador atrás. Desta forma tem de ser por APP.

        • José Simões says:

          Muito provavelmente um telemóvel que suporte a aplicação também tem um browser…

          • Bernardo says:

            A TaxiMotions pretende recompensar os melhores profissionais de táxi com mais serviço, utilizando o rating atribuído pelos passageiros.

            Para isso, os táxis terão que estar registados na plataforma. Assim, é suposto existir confiança entre a TaxiMotions e o prestador de serviço de táxi, não havendo qualquer razão objectiva para não confiar na fiabilidade da aplicação.

            Para breve está prevista uma plataforma web para chamar o táxi. Do lado do táxi, haverá sempre uma aplicação mobile.

            Somos uma startup portuguesa que está a inovar na indústria do táxi e sempre contactável para esclarecer as dúvidas que possam surgir:
            info @ taximotions.com
            91 285 86 36

            Bernardo Alves
            CEO TaxiMotions

          • Bernardo says:

            Confirmo que do lado do passageiro não é obrigatório ter uma aplicação. É possível ter apenas um acesso web, via browser. Neste caso, por questões de segurança, é importante o registo do passageiro.

            No caso de se tratar de uma aplicação, a segurança pode ser assegurada sem qualquer registo do passageiro, uma vez que é possível bloquear a utilização da aplicação em caso de abuso. É o que acontece no caso da aplicação TaxiMotions (app.taximotions.com).

      • Tiago Matias says:

        Mas pode ser um browser, lamento repetir, mas José faça login na area reservada e peça com o browser.

        http://www.centraldetaxis.pt

  9. David Ferreira says:

    Eu gostava de saber o quão seguro está o meu cartão de crédito nesta história

  10. Gerardo says:

    Toda a gente a falar de taxis, mas ainda não repararam que isto é mais um serviço de motorista privado? E por agora só está disponível o serviço mais caro, onde a Uber só aceita carros de alta cilindrada e PRETOS e motoristas profissionais. É uma coisa mais VIP que os Taxis 😀

    • Dinis says:

      O problema é que já existem Táxis VIP há muitos anos. Sao Taxis obrigados a ter viaturas impecáveis, topo de gama, de alta cilindrada e que não tem as cores dos taxis “normais”. São conduzidos por taxistas engravatados, devidamente licenciados. São os Táxis Letra A (chamados táxis de aluguer, com taxímetro) e os Táxis Letra T (chamados táxis de turismo, sem taxímetro mas com preços tabelados). Está tudo na lei e as tarifas devidamente reguladas e disponíveis ao publico. Se a Uber quiser trabalhar com eles no serviço VIP, é pacifico. Também será pacifico se trabalhar com táxis normais no serviço regular.

  11. paulo azinheira says:

    como posso trabalhar para a uber tenho o cap

  12. Pedro says:

    Mytaxi e a resposta caros amigos e 100% legal

  13. Jorge Esteves says:

    estou a estudar todas as implicaçoes não sei como aceder as marcas e modelos que são aceites para low cost como por exeplo da marca FIat 500L ou 500X ou outras marcas e modelos se alguem souber como posso saber agradecia

    Obrigado

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