Será que a Northvolt vai ser salva pela chinesa CATL? Empresas estão em conversações
A Northvolt está a atravessar uma fase de decisões importantes e, agora, sabe-se que estará em conversações com fabricantes chinesas de baterias, incluindo a Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), o maior nome em matéria de baterias para carros elétricos.
No início desta semana, a Northvolt declarou falência nos Estados Unidos, após largos meses a enfrentar uma dívida crescente e a tentar garantir financiamento. Conforme informámos, com cerca de 28,81 milhões de euros disponíveis, a dívida da Northvolt AB ascendia a cerca de 5,61 mil milhões de euros.
Numa altura de decisões importantes, bem como redefinição de estratégias, a empresa estará em conversações com fabricantes chinesas de baterias.
De facto, no início deste mês, Peter Carlsson, diretor-executivo da Northvolt - que, entretanto, anunciou que irá abandonar o cargo -, revelou que estavam em cima da mesa potenciais parcerias na Ásia, de modo a encontrar uma solução para a crise da empresa.
Segundo o jornal sueco, Dagens Nyheter, sem citar a fonte da informação, uma das empresas é a CATL, um dos nomes mais relevantes em matéria de baterias para carros elétricos, mundialmente. Neste momento, a chinesa detém uma quota de mercado de cerca de 40% das vendas mundiais de baterias para modelos eletrificados.
As conversações sobre uma possível parceria entre as duas empresas estarão em curso desde o verão, tendo os representantes reunido na sede da CATL, em Ningde, na China.
Segundo a Bloomberg News, a CATL vê potencial de crescimento no mercado europeu de carros elétricos e está em negociações para estabelecer operações de reciclagem de baterias na região. Uma parceria com a Northvolt reforçaria a sua presença na Europa, enquanto se prepara para iniciar a produção na Hungria.
Os malvadões dos chineses é que tem que salvar a empresa europeia comedora de fundos europeus, oh que isto chegou!
também salvaram a grecia e italia durante a troika.. vai lá informar-te melhor como ficou o salvamento..
Quem é que salvou a Itália e a Grécia? A UE!!!!!
Quem é que passou os cheques de centenas de milhares de milhões de euros? Acha que foram os chineses? Os chineses vieram aos salvados, comprar em saldo o que puderem!!!!!
Não abram os olhos não!
E você acha que o interesse dos chineses na Northvolt deve-se ao quê? Querem comprar mais uma empresa europeia para continuarem a receber subsídios!!!!! Anda tudo ao mesmo! Acha que os chineses dão alguma coisa a alguém? E como os europeus meteram na cabeça que temos de ser verdes a toda a força e a qualquer custo, lá vamos ter de pagar o circo!!!!!
Como é que foi com os bancos por cá? Foram quase 30 mil milhões. Já se esqueceram?
Exigimos subsídios para tudo e depois não percebemos como é que temos impostos altos!!!!!!
Se os europeus meteram na cabeça que têm de ser verdes, então os chineses meteram ainda mais….
Ah ok, então os bancos cá meteram na cabeça que também tinham de ser verdes.
Os chineses não meteram na cabeça que têm de ser verdes. Meteram na cabeça, sim, que têm de ter independência energética. Daí o fortíssimo investimento em eólicas e solar fotovoltaico, e também carvão. Tudo formas de energia endógena, para reduzirem ao máximo a possibilidade de ficarem dependentes do exterior, em caso de crise, que os torne uma ilha.
meu deus , que merda de governantes temos na Europa,deviam ter vergonha,depois de milhares de milhões investidos na empresa para libertar europa da dependência chinesa em baterias ,vamos entregar-lhe a empresa de bandeja.esta união europeia já enoja.
Sem dúvida!!!!
Aliás, governantes europeus não eleitos pelos eleitores europeus. É por meio de arranjinhos entre os grupos políticos.
A ver vamos… Tenho a certeza que os EUA vão ordenar á UE para impedir que tal aconteça por motivos de “Segurança Nacional”.