Será desta? TDT terá em breve mais dois novos canais
Atualmente a oferta na TDT disponibiliza os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, RTP Memória e também canal Parlamento (AR TV). Todos os canais funcionam em sinal aberto, mas o Governo pretende agora atribuir dois canais na plataforma de Televisão Digital Terrestre (TDT) e criar um Plano Nacional para a Literacia Mediática.
A proposta de lei faz parte do Orçamento do Estado para 2021 que hoje foi entregue no parlamento.
TDT tem atualmente 7 canais... mas ainda há espaço para 2
A TDT (Televisão Digital Terrestre) chegou a Portugal em outubro de 2008, em emissão experimental, a partir do retransmissor de Palmela. Depois de ultrapassadas várias barreiras tecnológicas e de mercado, a TDT chegou aos portugueses em 2012 e hoje estão disponíveis sete canais: RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, SIC, TVI e o Canal Parlamento… mas faltam dois.
De acordo com a proposta de lei que faz parte do Orçamento do Estado para 2021, o Governo pretende "atribuir os dois canais disponíveis na oferta" da TDT.
De relembrar que já em 21 de julho, a ministra da Cultura, Graça Fonseca tinha referido que o Governo pretendia retomar o processo de atribuição de dois canais de televisão na TDT (plataforma gratuita). De relembrar também que, a 23 de junho de 2016, o Conselho de Ministros aprovou o alargamento da oferta da TDT em Portugal, o que previa dois canais da RTP sem publicidade - RTP3 e RTP Memória - e outros dois reservados para os privados, estes últimos atribuídos mediante concurso.
As emissões da RTP3 e da RTP Memória na TDT arrancaram a 1 de dezembro de 2016, passando a oferta de televisão em sinal aberto (gratuita) a ser composta pela RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, RTP Memória e ainda o canal Parlamento (AR TV).
Nos planos do Executivo está ainda "fortalecer a competitividade de Portugal enquanto local de produção cinematográfica e audiovisual e estimular a atividade dos produtores e coprodutores nacionais, modernizando e simplificando os procedimentos para filmar em Portugal, através da articulação entre diferentes entidades públicas da Administração Central e local, através da Portugal Film Commission".
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma obra de Santa Engrácia.
Canais só se for de treta porque o lobby dos operadores não deixa os privados meterem lá canais.
Muitos favores se fazem aos políticos!
A mais de 20 anos sempre a mesma conversa com a TV em Portugal nada mudou….
Seria de esperar pelo menos mais uns 12 canais na TDT, nem que alguns fossem em modo de subscrição mensal.
A antiga PT, hoje Altice, ganhou o concurso para o desenvolvimento da TDT paga, mas abandonou o projeto. Tens a quem agradecer não teres mais canais na TDT.
A PT não pode meter canais que lhe aptece, quem manda na TDT é o Governo/Anacom, mas claro que os operadores não querem mais canais, por isso fazem lobby com o governo para nunca existir oferta de canais a privados.
podiam por um canal de radio, ou canal açores (com legenda)
Só ter-se 7 canais, com ainda 2 por preencher, é deveras miserável, mas isto é infelizmente Portugal, bastando ver-se o resultado de Espanha, que em termos de TDT, têm o tripo dos canais que temos…e ainda estamos agora a discutir da possibilidade de haver mais 2, mais valia não haver nenhum, para pouparem as pessoas da vergonha e miserabilidade que isto tudo é!
E você vê TDT ou tem cabo? Ou tem cabo porque a TDT não está completa?
Ora se gastam dinheiro a modernizar a TDT, gastam dinheiro a modernizar a TDT, se não gastam é porque não modernizam?
Será que existe rentabilidade para termos mais canais na TDT? Hoje em dia, contratas um serviço de internet e vem com o serviço de TV de “oferta”.
E vao ver que canais? A malta só curte futebol, telenovelas, Big Brother e a outra caca da Sic (Agricultor e Casados)
é o governo que temos
Deixe lá… Assim que a direita voltar ao poder, vão fazer o que prometeram : fim da TDT e aumento de 500% nas mensalidades das operadoras.
Que se saiba, quem limitou o numero de canais na TDT foi quem assinou o contrato em 2008 com a Portugal Telecom, pois à PT não interessava ter muitos canais na TDT porque tinha a tv paga para vender, pasme-se, quem assinou o contrato foi a tal esquerda que fala, o Governo Sócrates, que aceitou limitar o nº de canais disponíveis na TDT, sabe-se lá a razão…
Lá está a esquerda (o Aguinaldo) com fake news, nunca ouvi a tal direita ou seja quem for falar em fim da TDT nem aumentos de 500%.
Caso não saiba existe a Anacom.
e o HD em todos para quando???
O Canal Parlamento é que não pode sair! É assim que ponho o meu filho a comer a sopa. Ou comes a sopa, ou obrigo-te a ver o Canal Parlamento!
Enfim e Espanha aqui ao lado! Pode ser que o interior também beneficie da parceria luso espanhola assim ficamos com 45 canais
Em Espanha têm bem mais canais… por cá “obrigam-nos” a contratar um operador.
Se houver interessados espero que deles não seja CMTV, pior canal da história da televisão.
Existe interessados a 20 anos, quero lá saber se é a CMTV ou SIC Noticias ou outro qualquer desde que abram concurso publico e paguem por ano para estarem no TDT.
Existes dezenas de canais privados prontos a entrar no TDT se o Governo deixasse e com o que eles iam pagar de contrato chegava para financiar os canais públicos, mas os operadores não deixam isso acontecer porque assim perdem a galinha dos ovos de ouro…
Os canais privados não vão passar para a TDT porque ganham mais dinheiro das operadoras (Vodafone, MEO e Nos), do que ficar apenas com a publicidade entre programas (ex.: SIC e TVI).
Podem vir mais 2 ou mais 4 já não ligo a TV, não preta, não tem nada de jeito, Os atuais canais não passam de uma ferramenta de propaganda do governo.
Mais uma vez promessas destes políticos da treta, já o dizem há dois anos e nunca mais, dá tempo dos velhotes morrerem, e dizerem que a TDT tem espaço para mais dois canais que fartura, Espanha outros países da Europa tem carradas de canais na TDT será o espectro radioelétrico deles é diferente do nosso? deve ser extraterrestre.
eu ja deixei de ver tv a muito tempo
Em vez do Canal Parlamento ARTV estar sempre sem emissão, podiam meter a RTP ÀFRICA.
Quanto a canais privados o interesse tanto da SIC como TVI não deve ser muito e para mais a TDT só emite em Standard, porque o HD é para o ano do senão nunca á tarde.
Será verdade, a ver vamos
O queridos líderes que aprovam canais televisivos para estarem numa plataforma digital ” ridículo ” , confundem estação televisiva com canal televisivo , a lógica seria atribuir um MUX “canal radioeléctrico” a cada estação nacional ou seja a RTP,SIC,TVI como no analógico cada um tenha os seus canais radio elétricos, dando liberdade as estações nacionais colocarem os canais que quiserem nos seus Muxs “sem requerer aprovação governamental” .
Seria se grande importância abertura de Muxs regionais no continente tal como existe nas regiões autónomas , para que venham surgir de novo canais regionais no continente devemos lembrar que os primeiras estações privadas a existir em Portugal eram de cariz de regional e local não foi a SIC e a TVI, isto aconteceu nos anos 80 do século passado , mas os nossos queridos líderes trataram de encerrar essas estações regionais/locais .
HD ?
Como em Portugal a TDT é só para os excluídos da sociedade, velhos e pobres , os nosso queridos governantes , pesam que o HD é um luxo por isso mesmo somos o único país na união Europeia sem um único canal HD em sinal aberto , não podemos esquecer que o primeiro canal emitir em Portugal em sinal aberto foi o AXN apesar de ter sido testes realizados pela meo na qual não foi preciso requerer aprovação governamental para tal canal emitisse em sinal aberto .
Porque chamo de queridos líderes ?
Neste tema os nossos políticos se comportam como fossem líderes da Coreia do norte , fazer listas de canais, aprovar canais , aja vergonha .
A ideia ao que parece faz parte das pressões que o governo está a receber por parte da Cofina para meter a CMTV em sinal aberto e da IURD que também quer colocar a versão portuguesa da Record TV . O que é curioso é que ambos são canais propaganda do Chega de André Ventura.