Seja notificado se acederem à sua informação clínica
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem disponível um portal onde os utentes podem aceder, de forma rápida e fácil, a um conjunto de funcionalidades de registo, monitorização e partilha de dados de saúde.
Sob elevados padrões de segurança e confidencialidade, pode consultar e gerir os seus dados, aceder ao seu histórico de saúde, ao seu resumo clínico único, entre muitas outras funcionalidades.
Sabia que pode configurar um alerta sempre que alguém aceder à sua informação clínica?
Acedendo ao portal do SNS, na área reservada a utentes, é possível ver os nossos dados pessoais, resumo saúde, Plano de Cuidados, Serviços etc. Uma das funções interessantes dentro do portal é a possibilidade de activar uma notificação sempre que algum profissional de saúde credenciado consultar a nossa informação clínica registada. Para activar tal funcionalidade basta ir a Dados Pessoais > Autorizações..
E depois basta activar a opção “Quero ser notificado quando um profissional de saúde credenciado consultar a minha informação clínica registada, nos diversos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde, através da Plataforma de Dados de Saúde”
Dentro do portal existem outras informações e configurações interessantes. Por exemplo, é possível indicar um contacto de emergência, ver episódios de saúde, saber informação sobre alergias, doenças, cirurgias, etc.
Recentemente, em jeito de comemoração do 37 aniversário do SNS, a SPMS lançou uma nova App de saúde. MySNS é o nome da nova aplicação móvel que permite aceder, de forma fácil e intuitiva, aos serviços digitais da saúde nos dispositivos móveis.
Via SNS
Este artigo tem mais de um ano
E é possível saber quem já acedeu?
Sim, verifiquei agora mmo
Mais importante do que quem já acedeu, é saber ao que é que acedeu. A um médico e a uma seguradora eles dão acesso total e ao utente não dão acesso ao que o médico escreveu sobre este, ou seja o médico pode escrever que a pessoa tem cancro (tratamento mais caro) e no painel partilhado ao qual o doente vai ter acesso escreve os sintomas que o utente descreveu e a terapêutica para esses sintomas (tratamento mais barato), tratamento dos sintomas e não dos problemas. Quando podermos saber o que o médico escreveu sobre o utente (nós mesmos), isto é, ter direito a conhecer o nosso verdadeiro estado clínico, aí sim considero que estamos a caminhar para a verdadeira sociedade da informação…
Eu desconfio sempre das questões de segurança, então quando envolve o estado é que desconfio mesmo…
Segurança a nível do Estado ? É só ver as sapiências que lá circulam (estado).
Segurança ? Está seguro, até fechei a porta á chave, hehehe.
O Estado português, quando comparado a exemplos como o dos Estados Unidos, é como comparar um cordeirinho acabado de nascer, com o senhor Vladimir Putin, ou, vá lá, o Donald Trump…
Ainda existem muitas e boas razões para acreditarmos no Estado e no país que temos. Depende de todos nós manter as coisas em bom estado de “saúde”, sabendo que é de todos nós que o Estado (e a democracia) depende para continuar em boa forma e servir efetivamente os cidadãos como deve de ser.
Boas razões para acreditarmos no Estado (Governo) ? Só podes estar a brincar ou vives no Portugal virtual… No caso de segurança Informática e de dados ou se é competente e se fazem as opções correctas ou paga-se o preço da incompetência, normalmente o povo Português paga sempre o preço da incompetência dos profissionais da politica. Mas o povo é que é o culpado, basta ouvirem a frase: ” nós (governo) vamos dar…” não interessa o que, nem que sejam clips e vão votar na cambada de incompetentes, sabendo que não há almoços á borla e quem paga sempre a factura é sempre o mesmo, o povo. O povo necessita evoluir e entender que tudo tem um preço, e ser mais exigente.
Já copotou o site..
“Não foi possível processar o seu pedido!
Voltar à página inicial aqui”
🙂
É preciso ACREDITAR que vai funcionar, é uma questão de FÉ, ahahahaha.
Muito bem. Inscrevi-me, tentei marcar uma consulta e a resposta foi imediata, “Lamentamos, mas não foi possível agendar a sua consulta para o período indicado. Mais informações, por favor contacte o prestador de saúde.” . Para que serve a aplicação que nos remete para a pagina web?
Foi só um deaabafo
Serve para lhe dizer que a hora que quer já está ocupada por outro doente, isto tudo sem levantar o rabo da cadeira!!!
Escolha outra, e outra, e outra, até essa mensagem desaparecer. Ou então, siga a sugestão ou vá para a fila do centro de saúde.
haters gona hate
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Se é para alterar a hora ou o dia, a msg a ser apresentada não deveria ser essa. Mais uma vez se comprova o esbanjar de dinheiro em plataformas não testadas e que não servem para nada.
No privado investe-se e exige-se resultados, no publico não se investe, esbanja-se dinheiro sem resultados práticos pois ninguém é chamado á responsabilidade nem punido. Mas houve vontade de fazer (esbanjar) alguma coisa, hehehe.
Mais uma tanga como o cartão do cidadão, a maior parte das vezes nada está acessível, se pegassem no dinheiro que gastaram com isto e muitas outras coisas inúteis para a maioria dos utentes, e o investissem numa melhoria dos serviços médicos e de atendimento, isso sim era de admirar.
A aplicação MySNS é simplesmente uma perda de tempo instalação e inutil. Estava à espera de poder aceder aos meus dados clinicos através da aplicação (Área do cidadão), saímos da App e somos redireccionados para o site no broswer em vez de abrir o serviço na própria App. O minimo que podiam ter feito era ter criado uma webview dentro da própria App. O tuga pode ser muito bom a programar mas qd mexe no UI deixa muito a desejar.
Tens que entender que para fazer um Link, o estado gastou ai uns 500.000.00 € e com isso criou-se empregos, não funciona ou funciona mal, paciência, la temos que gastar outro tanto para pormos isto a funcionar.
A minha experiencia de mais de 2 anos com o portal do Utente ensinou-me isto:
– A listagem de acessos visível para o Utente – no portal do Utente – é incompleta, logo alguns acessos ou tentativas de acesso são ocultados.
– Que filtros e critérios estão subjacentes à escolha do que é mostrado e do que é ocultado ao Utente não conheço e não creio que seja divulgado.
– Quem perguntar mais do que o “civis ignoramus” é surpreendido com um bloqueio de acesso à informação – passa ao estado “em auditoria”.
– Sinto-me mais do que um cidadão ignorantizado. Ignorantemente desinformado.
O que afirmo só vale para o meu caso. Não faço extrapolações, porque não tenho dados para isso.
Quem tiver curiosidade leia com atenção a autorização da CNPD para a criação desta base de dados, disponível em:
https://www.cnpd.pt/bin/decisoes/aut/10_3742_2012.pdf
https://www.cnpd.pt/bin/decisoes/aut/10_940_2013.pdf
https://www.cnpd.pt/bin/decisoes/par/40_73_2015.pdf
Boa noite,
Fui informada que acederem a minha informação clinica de um centro hospitalar, data o da hora e nome do medico mas falta a especialidade, não sei quem é medico, muito menos tenho consulta ou episódios de urgências nessa instituição, como posso saber quem é e porque foi aceder ao processo?