Seat quer que a BYD mude o nome do seu modelo Sealion! É parecido com o seu “León”
A gigante chinesa BYD e a histórica marca espanhola Seat encontram-se numa disputa legal no mercado europeu. O motivo reside na nomenclatura dos veículos elétricos da BYD, que, segundo a Seat, é demasiado semelhante à sua própria identidade e à de um dos seus modelos mais icónicos.
A origem da disputa: nomes demasiado semelhantes
A Seat apresentou uma impugnação junto do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO, originalmente) contra o registo de várias designações de veículos da BYD. A marca espanhola argumenta que os nomes escolhidos pela fabricante chinesa podem gerar confusão junto dos consumidores e criar uma associação indevida com os seus próprios produtos.
Em causa estão os nomes dos modelos BYD Seal, Seal U e Sealion, que já se encontram em comercialização em vários mercados europeus.
Contudo, a ação da Seat vai mais longe, abrangendo também os nomes BYD Seal Y e Seal S. Estes últimos ainda não correspondem a nenhum veículo lançado, sugerindo que a BYD pretende registá-los preventivamente, seja para bloquear o seu uso por parte de concorrentes ou para os utilizar em futuros lançamentos.
A base do recurso apresentado pela Seat foca-se no risco de os nomes criarem uma vantagem desleal para a BYD ou, inversamente, um prejuízo para a reputação da marca espanhola. A análise desta semelhança torna-se mais evidente quando se considera a língua inglesa, crucial no contexto de um mercado globalizado como o europeu.
A similaridade mais flagrante reside entre "Seal" e "Seat", nomes que diferem apenas numa letra, podendo ser facilmente confundidos visualmente. Adicionalmente, a pronúncia de "Sealion" em inglês assemelha-se de forma notória à de "Seat León", um dos pilares da gama da construtora de Martorell.
Esta proximidade fonética é um dos principais argumentos da Seat para justificar o potencial de confusão no mercado.
Seat considera isto um "procedimento habitual"
Apesar da ação legal, o departamento de comunicação da Seat procurou desvalorizar a polémica. Em declarações à imprensa, fontes da empresa afirmaram que este é "um processo habitual" sempre que uma marca tenta registar uma nova denominação no setor automóvel. Sublinham que o recurso "pode ser deferido ou indeferido" e que, para a Seat, é um assunto sem grande importância.
Esta postura sugere que a impugnação pode ser mais uma medida protocolar de proteção de marca do que o início de uma longa batalha judicial. No entanto, a decisão final caberá às entidades reguladoras europeias.
Até que haja uma decisão por parte do EUIPO, a BYD continuará a comercializar os seus veículos sob as atuais designações. Caso a Seat venha a ter sucesso no seu recurso, resta saber se a gigante chinesa acatará a decisão ou se levará a disputa para outras instâncias judiciais, especialmente considerando que três dos nomes contestados já estão associados a modelos com um volume de vendas considerável.
Leia também:






















E o BYD Golfinho é parecido com o VW Golf, a VW tem mais com que se preocupar.
SEAT é grupo VW…
Existe motivos mais relevantes para uma empresa de automóvel alterar um nome, como exemplo a Hyundai alterou o nome do modelo Hyundai Kona para o Hyundai KAUAI, nome KAUAI exclusivo só em Portugal, por motivos óbvios.
Tem tudo a ver…
Ambos têm 4 rodas…. E volante. Ainda se vão lembrar de obrigar as outras marcas a tirar as 4 rodas…
Com tanto lixo que fazem. Estão preocupados com um nome…
Palhaçada…
Quero um BYD ALLGARVE, summer edition.
E que tal um Bidé NullChina, democracy edition?
Depois passo fome, é demasiado cruel, isto de trabalhar para o patrão e acionistas depois não dá para sustentar direitos nem democracias!
O X passa fome a viver em democracia?! Deve ser caso único!
Nem o deus Marx passava fome e também detestava patrões e democracias:
«Marx vivia da generosidade de Engels, seu amigo que era filho de um rico empresário, ao mesmo tempo em que desprezava os capitalistas.»
Já se perguntou porque é que os seus amigos capitalistas foram para a China deixando milhões de europeus e americanos no desemprego?
Foram para lá porque a China os enganou… a China atraiu-os com mel, com promessas de capitalismo mas assim que aprendeu a ser capitalista… deu-lhes fel e uma facada nas costas!
Foram para lá para ganhar dinheiro, explorando a mão de obra barata, e ganhando milhares de milhões.
Ninguém enganou ninguém, o PCC nunca disse que abria o país democracia, ver manifestações em Tiananmen.
Vou comprar este https://images-pw.pixieset.com/page/0905515/dragula-c9527b3b.jpg
Parece ser adequado ao vencimento do tuga normal, se tiver um acidente fica logo enterrado.
E seat e uma palavra inglesa que significa sentar se….tem de mudar de nome porque ja tem uso
nada disso. SEAT Sempre Estamos Apertando Torrnilhos
Isso foi culpa de Deus Pai quando deu nome aos animais e disse para onde eles iam viver. Foi chamar leão marinho a um que não se parecia em nada com um leão nem ia viver no mesmo sítio – para quê? O problema é que os chatos não foram viver para onde ele os mandou e estão por todo o lado.
Mas esse tal de Deus quando distribuiu nomes aos animais e lhes disse onde deveriam viver deu afinal primeiro o nome a que animal… ao leão que foi viver para os mares ou ao leão que foi viver para as áreas continentais? É que podemos fazer o exercício inverso e dizer que o leão terrestre é que não se parece nada com o aquático. Nós humanos é que apenas descobrimos primeiro a existência da versão terrestre.
Só sei o que me contaram. Deus reuniu os animais todos que criou, para lhes dar nome e dizer onde iam viver:
– Disse a um: Tens uma a feroz e ruges … chamas-te leão e vais para savana africana.
E ouvia-se um aos pulinhos “E eu, e eu?”
– Disse a outro: Pulas bem, és ágil … chamas-te macaco e vais viver para as árvores da floresta
“E eu, e eu?”, ouvia-se.
– Disse a outro: Tens um ar possante e também ruges … chamas-te leão marinho e vais para o mar e as praias
“E eu, e eu???”
– Deus virou-se para ele e disse: Tu tens ar de chato … vai para o c******”
O problema foi com os chatos, estão por todo o lado.
Que bom ver o Max a mostrar-se como o troglodita que é.
Eles “andem” por aí …
Os novos
https://www.youtube.com/watch?v=ZA6fmU7O90k
A Mercedes e BMW não deviam andar sempre nisso ? Durante anos usaram apenas números parecidos nos seus modelos. Lol
Em Alvalade há o Leon Seat, e agora? Vão processar os lagartos?
Os Chinos sempre foram uns copiões. Está-lhes no sangue.
Dá vontade é de rir. Tristeza mesmo.
Os construtores europeus, patenteando uma flagrante falta de visão andaram a dormir e agora querem ganhar na secretaria. Tenho pena, sinceramente, dos operários da indústria as automovel europeias mas se posso comprar um produto equivalente mas tecnologicamente mais avançado e por uns bons milhares de Euros mais barato, já o fiz e… temos pena
Portanto, a Seat acha que os seus condutores são todos cegos e burros.
Fácil, é não.
O resto da Europa não tem culpa dos espanhóis serem uns atrasados a pronunciar idiomas estrangeiros
Há noticias que me fazem olhar para o calendário para ter a certeza que não é dia 1 de Abril. Esta é uma dessas…
León Fumarento é que é bom.
eles vão pensar no assunto jà vos dizem algo