Sabia que o seu empregador é obrigado a dar-lhe formação profissional?
A aquisição de conhecimento é um processo contínuo e deve ser estimulada ao longo da vida. De facto, a atividade profissional não deve ser um impedimento, devendo, por sua vez, funcionar como um facilitador. Aliás, sabia que o seu empregador é obrigado por lei a dar-lhe formação profissional?
Ao longo da vida profissional, importa adquirir novas competências, explorando capacidades e escalando conhecimentos. Contribuindo para o crescimento intelectual das suas equipas, as empresas e organizações potencializam a sua atividade e conseguem, dessa forma, valorizar os seus trabalhadores.
Segundo o Informador Fiscal (via Doutor Finanças), o Artigo 130.º do Código do Trabalho indica que o "empregador é obrigado a proporcionar ao trabalhador formação profissional adequada a desenvolver a sua qualificação, contribuindo assim para a elevação da produtividade e empregabilidade do trabalhador".
São objetivos da formação profissional, consoante o Artigo 130.º do Código do Trabalho:
- Proporcionar qualificação inicial a jovem que ingresse no mercado de trabalho sem essa qualificação;
- Assegurar a formação contínua dos trabalhadores da empresa;
- Promover a qualificação ou reconversão profissional de trabalhador em risco de desemprego;
- Promover a reabilitação profissional de trabalhador com deficiência, em particular daquele cuja incapacidade resulta de acidente de trabalho;
- Promover a integração sócio-profissional de trabalhador pertencente a grupo com particulares dificuldades de inserção.
Assim, é da responsabilidade do empregador elaborar um plano de formação anual ou plurianual, especificando os objetivos, as entidades formadoras, as ações de formação, o local e horário de realização destas. As microempresas estão dispensadas de elaborar este plano.
Por ano, os trabalhadores têm direito a um número mínimo de 40 horas de formação contínua e, também por ano, o empregador tem de assegurar essa formação a pelo menos 10% dos trabalhadores da empresa.
Conforme o mesmo artigo, "a área da formação contínua é determinada por acordo ou, na falta deste, pelo empregador, caso em que deve coincidir ou ser afim com a atividade prestada pelo trabalhador".
No caso do estatuto de trabalhador-estudante, as horas dispensadas para frequência de aulas e as faltas para a realização das provas de avaliação são consideradas horas de formação.
e quando não dão converte em horas que converte em euros quando o colaborador sai
aqui todos fazemos uma certificação por ano obrigatória
São 40 horas anuais obrigatorias.
Cada mês tens de ter 3 horas de formação (+-).
não funciona assim
Lei n. º93/2019, o artigo 131º:
Artigo 131.º
2 – O trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de QUARENTA HORAS DE FORMAÇÃO contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.
Certo, mas só converte em horas depois de 1 ano da formação não dada
Boa tarde
Estou a fazer uma investigação sobre as experiências de formação promovidas pela entidade empregadora.
Pode, por favor, ajudar-me, respondendo ao inquérito:
https://forms.gle/nAkSJn2MmMUT7vE86
Demora apenas, cerca de 3 minutos a responder.
Agradeço, desde já, a sua atenção e colaboração.
Vítor! Chegou o dia! 😀
https://www.justice.gov/live
Heheh o quê? Achas que isso vai dar nalguma coisa? 😉 Ingénuo.
Claro que o que foi imputado à Apple faz parte do sucesso da empresa. Um ecossistema forte, desejado pelos concorrentes. Um mercado próspero com clientes dedicados, cenário muito desejado pelos concorrentes. Produtos de elevada qualidade e que, sendo todos na linha premium, vendem mais que os outros dos concorrentes nas linhas “baratas”. Serviços muito bons, dentro dos melhores do mercado e que estão a trazer frutos à empresa.
O que o DoJ quer é tornar o iOS num Android, isto é, quer tabelar tudo por baixo. E isso não consegue, que a Apple não vai deixar. Nem os seus clientes querem. Aliás, vamos ver já na Europa o sucesso das medidas 😉
E vemos com facilidade que é triste um orgão de justiça ser tão pacóvio. Então querem que o Apple Watch seja compatível com o Android? 😀 isso dá ao Android um atestado de incompetência, não conseguem fazer um relógio que seja competente para ombrear com o Apple Watch? Precisam dos lobbys da justiça americana para entrar a jogo? É vergonhoso para a concorrência 😉
O iMessage… então o da Google não era melhor? Afinal… parece que não, o que a Apple faz afinal é o melhor, ao ponto do próprio DoJ vir fazer queixinhas que a Apple não abre o seu sistema a terceiros.
O CarPlay então é assim tão popular que o Android Auto não consiga subsistir? Precisa vir a ameaça de um grupo de lobistas tentar frustrar a política de bom serviço da Apple? Que miséria de concorrência então 😀
Claro que a Apple não vai perder este caso, como foi já analisado por vários analistas e juristas. É mais um caso do DoJ que vai durar anos e a montanha vai parir um rato. Mas isso só mostra como a Apple é influente e os seus concorrentes fracos.
E tu estás ali de olhos esbugalhados :D:D a ver se a Apple fala? Tem calma, isto da tecnologia não é um clube da bola 😉 e quando uma empresa que lidera o mercado da tecnologia, que é uma das mais inovadoras, empregadora como poucas e pagadora de impostos num pais que se junta para a ameaçar… isto é ridículo, mas como a Apple nunca vergou a abrir o seu sistema à espionagem, como a Google se vergou, então tem de se aguentar nestas tentativas de vingança.
Mais uma novela que não dá em nada e que só fortalece a Apple, como aconteceu agora com o o iOS 17.4 😉 que mais iPhones vai vender.
Sabia, quando deixei o emprego anterior, exigi as horas das formações, 40 horas por ano dos últimos 3 anos recebidas.
Verdade, mas o melhor é não dizerem nada ao vosso empregador, assim quando saírem ainda receber 40 paus por cada formação em falta.
Muitos assinam o documento em como a fizeram porque não têm conhecimento disto.
40 paus? 40x quanto ganhas à hora
Tenho pena das pessoas que trabalham em coisas que n gostam, eu nunca arranjei um emprego e ja vou com 36 anos. Vivo de investimentos de cripto, stocks e vou fazendo umas coisas nos paises onde viajo e fico. Ja visitei 121 paises e aproveito a vida. As pessoas sao formatadas para estudar, trabalhar, casar…nem aproveitam nada
E no tempo vago vens ao pplware comentar 😀
E se trabalharem no que gostam, aí está bem?
Esperemos que essas “formações” sejam pagas pelas empresas e não com o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento do Estado (OE).
Sim porque as empresas não pagam impostos para o estado investir na sociedade… As empresas são abutres e os patrões são todos uns sacanas… O dinheiro nasce nas árvores. Nem todas as empresas são “start-up” e unicórnio. Por cada SOANE há centenas de micro-empresas dependentes.
“Os micro-negócios representam 96% do tecido empresarial português, existindo 1,2 milhões em Portugal. Os micro-negócios, empresas com menos de 10 trabalhadores ativos, representam 40% do emprego, empregando 1.8 milhões de portugueses e cerca de 20% do PIB (Pordata, 2019).”
Posto isto: a formação contínua é importante, mas nem todas as empresas, sobretudo as com poucos funcionários e trabalho industrial, conseguem gerir as paragens de forma eficiente.
A formação dos empresários é também um ponto chave para que as nossas empresas sejam mais produtivas e eficientes.
Faça as “formações” que quiser assim como as empresas também as podem fazer, desde que não sejam pagas com o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento do Estado (OE).
É preciso acabar de uma vez por todas com este parasitismo liberal/maçónico que tem como objectivo saquear o Orçamento do Estado (OE) e chular a Classe-Média Portuguesa.
«…A formação dos empresários é também um ponto chave para que as nossas empresas sejam mais produtivas e eficientes…»
Empresas produtivas e eficientes não precisam de empresários com “formação” para o serem, basta ter perfil para a profissão, talento, inteligência, e trabalhar.
Nem sei como é que ao longo dos Séculos a Humanidade sobreviveu e se desenvolveu sem as tais “formações”.
Prefere gastar OE em estádios de Futebol ou em Habilitações? Como lhe parece que seremos mais produtivos e eficientes como sociedade: sentados no estádio de Aveiro ou conhecimentos que nos permitam ser mais competitivos neste mercado em constante evolução?
A confusão que para aí vai.
as formações nem precisam de ser pagas, podem ser internas, o que muitas empresas fazem é juntam o util ao agradavel e contratam umas empresas de formação para fazer chapa 5, na area de tecnologia é comum deixarem-te escolher as formações ou certificações
Mais uma burocracia anti-liberdade para transferir recursos para a economia politica.
Em boa parte das empresas não se cumpre e também ninguém fiscaliza. Pior, muitas registam horas de formação que nunca foram dadas e também ninguém fiscaliza. Acho 40 horas exageradas, mas depende das funções de cada. Infelizmente, vivemos num país onde se premeia a mediocridade das empresas e das pessoas e onde fazer mais e melhor conta para quase nada. O próprio escalonamento fiscal é exemplo disso. Mas agradeçam ao camarada Costa que deixa metade do país a receber salário mínimo e ao mesmo tempo a receber apoios do estado. Estranho é que dizem que temos um país melhor. Não sei onde, mas pronto. Não percebo nada de política.
40h talvez seja pouco, maior parte das pessoas precisa de bem mais que isso.
atenção que as formações podem ser dadas pelos RH, pelo IT, por higiene e segurança, dezenas de áreas dentro das empresas que fazem essas formações internas.
Um acrescento. Não precisam de ser dadas por formadores certificados com CAP, e podem ser dadas in situ, no local de trabalho, de componente prática.
Deixa lá que a AD vai fazer melhor…..
Esqueci-me de dizer que há funções (e não necessariamente bem pagas) onde se está sempre em “formação”. Onde existe uma necessidade de acompanhar a evolução de certas tecnologias, legislação, burocracia, procedimentos… e muitas vezes feitas a encargo dos trabalhadores nas horas vagas. Nem que sejam em casa a pesquisar ou ler umas coisas.
isso é self-study não é formação, faz parte, na minha área todos os dias aprendo coisas novas e não por vontade
Sabem quantas horas paga o Ministério da Educação aos professores para estes terem formação ? Vivemos num país de brincar !