Sabia que o mercado da electricidade pode mudar?
As energias renováveis são um assunto sobre o qual os responsáveis da União Europeia não podem ficar indiferentes, isto porque, dentro da UE, há "várias velocidades" no que toca à implementação das infraestruturas e aplicação dessas energias na vida dos cidadãos de cada país.
Depois de vermos o exemplo da Dinamarca que gerou 140% de electricidade vinda da energia eólica num dia, chega-nos a indicação que a Comissão Europeia propôs hoje uma nova configuração do mercado europeu da electricidade. Será que vamos beneficiar, nós consumidores?
Segundo informações veiculadas pela Lusa, o objectivo desta proposta é melhorar o mercado do fornecimento de energia dando prioridade à eficiência energética. Proposta que entra agora em consulta pública.
Esta nova proposta incide, sobretudo, na flexibilização dos mercados, que poderá ser concretizada pela construção de novas infraestruturas de electricidade mas também na optimização da utilização das infraestruturas já existentes.
Segundo o comunicado da Comissão Europeia, há também um grande enfoque nas energias renováveis. Bruxelas quer que a União Europeia se torne líder mundial no sector das energias renováveis, meta que obriga a "uma transformação profunda do sistema de electricidade na Europa, incluindo uma nova configuração do mercado europeu da electricidade".
A presente comunicação lança uma consulta pública relativa ao modo como deve funcionar o mercado da electricidade, de forma a satisfazer as expectativas dos consumidores e obter benefícios reais das novas tecnologias, facilitar o investimento, nomeadamente no domínio das energias renováveis e de produção hipocarbónica; e reconhecer a interdependência dos Estados-Membros da UE em matéria de segurança energética.
Estas e outras informações, estão disponíveis no documento: Transformar o sistema energético europeu - Pacote de verão da Comissão em matéria de energia indica o caminho a seguir.
Este artigo tem mais de um ano
Melhorar para os consumidores? Já estamos em 2224?
Ui… o mercado da energia é um lobby imenso. Tudo o que possa mexer com os lucros empresas produtoras de energia vai ter grandes opositores.
Na Internet também há empresas que têm grandes lucros, contudo a UE impõe regras que têm que cumprir. Porque não seria possível agora?
Há muito tempo que sou a favor de uma coisa que se chama Federalismo. Isso quer dizer que sou a favor dum Governo Europeu e que seja os votos das pessoas a escolher quem vai para os cargos. Assim, independentemente de onde foi gerado o voto, para mim, a verdade é que é um voto e é quem tiver mais votos que deve ser o Presidente da UE. E depois deve competir ao Presidente da UE a realização de ações como esta e outras. É preciso acabar com a dependência dos combustíveis fósseis. Isso aumentará sobremaneira a capacidade produtiva de países como o de PORTUGAL.
É por isso que PORTUGAL tem no PS um melhor partido para liderar o GOVERNO!
Estragaste tudo com a ultima frase…
Isto não é um site de politica, portanto, fico por aqui.
Foi o PS que deixou os país como está , e não sou do PSD !
+1
Mas o Ismael, tem alguma razão no que diz. Foi no tempo do “Socas” (PS) que Portugal estava na vanguarda das energias renováveis. Agora quanto a politiquices ele também destruu muito dinheiro estupidamente, ele e os outros antes dele!
A sério que de um comentário do lobby do setor da energia, passamos para campanha eleitoral e logo PS?
Para os três maiores partidos em Portugal, tudo irá servir, até campanha numa comunidade de tecnologia.
Os contadores obsoletos que estão a ser hoje subsistidos por uns topo de gama, já estão desatualizados desde ontem LOOOOOOL
substituidos*
Pelo que li todos os países da UE tem que substituir 95% dos contadores, por um modelo com powerline, para as empresas poderem fazer contagem remota a qualquer hora.
Coisas interessantes:
“Magrav-Power System”, da Keshe Foundation. Diz produzir energia eternamente. Promete novidades.
“Steorn Orbo”. Muito mal “afamada” em 2006, tem então trabalhado em “segredo”. Promete novidades.
Procurem por LENR. Desde 1989 que está a ser investigado. Nos últimos anos novos investigadores vieram a público. Aconselho os vídeos do Peter Hagelstein do MIT.
Oi Telmo, podes indicar fontes credíveis? É que tudo o que encontrei relativamente ao “Magrav-power system” cheira mal…
1º isto não é para beneficiar as pessoas honestas
2ª isto servirá para servir de motivo para desviar ainda mais uns milhares de milhões de Euros para o bolso de muitos criminosos engravatados.
Nada de novo.
A Dinamarca tem a energia mais cara da Europa, shills. Para não falar da poluição visual e a pouca eficiência energética de cada gerador.
Energia nuclear (eg: thorium) é o melhor que temos a fazer, e contribui para o ciclo da água.
cheira a mais taxas! se os carros andassem a água seria criada uma taxa! os nossos queridos governantes só querem taxas.
com o “fim” do petróleo que se anuncia, está já em curso o processo de taxação da água a níveis nunca vistos. Em locais mais “avançados” é proibido reter água da chuva em reservatórios. (Procurem pelas recentes notícias do Tom Selleck)
A sério!!!!!!!!! Que óptima notícia mas quando? Daqui a 1000 anos???? Aí o nosso portugalito que he tão pequenino mas ao nível das notícias
Acho que o mercado da água vai mudar muitíssimo mais, aliás, água potável terá um valor incalculável bem mais cedo que imaginamos. E não se vislumbra nada a favor dos consumidores, pelo contrário, energias “amigas do ambiente” são mais caras e não tão “amigas do ambiente” assim como se pensa, principalmente as eólicas…
Isto nao vai beneficiar o consumidor a curto prazo. Quem vai pagar todas as novas infraestruturas será o consumidor, aka taxas com valor acrescido que, quando a core das infraestruturas estiver realizado, nao vão baixar sequer para o preço que temos hoje.
Já o que pagamos hoje é ridiculo, são taxas sobre taxas e jogos com de X a X dia pagaram Y, estimativas do que vais gastar nas proximas 2 semanas e ja o tens que pagar. É tudo uma gatunagem.
Sinceramente é das coisas que me deixa mais stressado é olhar para uma factura, ver 5 ou 6 campos que mandam areia para os olhos.
Não vai mudar nada, ando a ouvir essa conversa á 10 anos… notícia da treta, esperava mais do ppw…
A única mudança vai ser quando um particular puder instalar os painéis que quiser sem ter que pagar nada, o resto são conversas de café entre chefes de gabinete que nada nos servem.