Colónia evacua 20 mil residentes para desativar bombas da Segunda Guerra Mundial
Esta quarta-feira, cerca de 20.500 residentes foram evacuados de parte do centro da cidade de Colónia, na Alemanha, abrindo o caminho para que especialistas pudessem desativar três bombas americanas não detonadas da Segunda Guerra Mundial. Estas foram desenterradas no início desta semana.
Esta manhã, as autoridades alemãs começaram a evacuar cerca de 20.500 residentes de uma área num raio de 1000 metros das bombas da Segunda Guerra Mundial, descobertas na segunda-feira durante os trabalhos de preparação para a construção de uma estrada.
Os objetos foram encontrados no distrito de Deutz, em frente ao centro histórico de Colónia.
Além de residências, a área inclui 58 hotéis, nove escolas, vários museus e edifícios de escritórios, e a estação ferroviária Messe/Deutz, segundo a Associated Press.
Inclui ainda três pontes sobre o rio Reno, entre elas a muito utilizada ponte ferroviária Hohenzollern, entretanto fechada para o trabalho de desativação. A navegação no Reno foi, também, suspensa.
Num período que se sabe incerto, o plano é que as bombas sejam desativadas ao longo do dia de hoje.
Segunda Guerra Mundial deixou muitas bombas escondidas
Mesmo 80 anos após o fim da guerra, bombas não detonadas lançadas durante os ataques aéreos da guerra são frequentemente encontradas, em particular na Alemanha.

Uma das três bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial cercada com telas enquanto os especialistas se preparam para as desarmar, na cidade de Colónia, na Alemanha, no dia 3 de junho de 2025. Crédito: Thomas Banneyer/ Associated Press
Recentemente, informámos sobre terem sido encontradas 176 bombas da Segunda Guerra Mundial debaixo de um parque infantil, no Reino Unido, durante uma renovação.
A sua eliminação implica, por vezes, evacuações preventivas em grande escala, como a que está a ocorrer hoje, na Alemanha.
Embora esta seja a maior evacuação da cidade de Colónia desde 1945, segundo a imprensa, houve já evacuações maiores noutras cidades.
Leia também:
Neste artigo: 2ª Guerra Mundial, bomba, segunda guerra





















não as inutilizem, mandem para a Ucrânia para reutilização
Não sabia que os residentes podiam ser “evacuados”!
nunca mostra fotos da bomba para ter noção da dimensão, ter de evacuar num raio de 1km deve ser valente