Rússia proíbe funcionários de usar iPhones com receio de serem espiados
O Kremlin disse às autoridades envolvidas nos preparativos para a eleição presidencial de 2024 na Rússia que parassem de usar os iPhones da Apple devido a preocupações de que os dispositivos sejam vulneráveis às agências de inteligência ocidentais, informou o jornal Kommersant. De que tem medo Putin?
iPhone na mão dos políticos acaba este mês na Rússia
A notícia, partilhada pela Reuters, foi divulgada pelo jornal Kommersant. A política aplica-se a qualquer funcionário do país que esteja “envolvido nos preparativos para as eleições presidenciais de 2024 na Rússia”.
Numa reunião para “funcionários envolvidos na política doméstica”, o chefe da administração presidencial da Rússia, Sergei Kiriyenko, deu aos funcionários até 1.º de abril para abandonar os seus smartphones Apple.
Smartphones não devem ser usados para negócios oficiais. Qualquer smartphone tem um mecanismo bastante transparente, independentemente do sistema operativo - Android ou iOS. Naturalmente, eles não são usados para fins oficiais.
Disse Peskov quando questionado sobre o assunto na segunda-feira.
Segundo referiu o jornal Kommersant, o Kremlin pode fornecer outros dispositivos com sistemas operativos diferentes para substituir os iPhones, acrescentando que a ordem de cessar o uso de iPhones foi direcionada aos envolvidos na política doméstica – pela qual Kiriyenko é responsável.
Durante a reunião, um dos funcionários disse que o iPhone estava acabado, incitou mesmo as pessoas a deitar fora ou entregar às crianças para elas brincarem. E deixou bem claro que a ordem é para cumprir já, nestes poucos dias que sobram de março.
Esta decisão poderá ter a ver também com o facto de a Apple ter interrompido todas as vendas na Rússia quando o país invadiu a Ucrânia no ano passado.
O presidente Vladimir Putin sempre disse que não tem smartphone, embora Peskov tenha dito que Putin usa a internet de tempos em tempos.
Este artigo tem mais de um ano
E vão usar Android, LOL
“Qualquer smartphone tem um mecanismo bastante transparente, independentemente do sistema operativo – Android ou iOS. Naturalmente, eles não são usados para fins oficiais”
Lê a noticia. Não digas asneiras.
Neste contexto nenhum smartphone é o ideal para eles, mas no Android existem N de roms mais seguras e privadas.. quantas existem da Apple?!
Vocês gostam de criar discussões desnecessárias.
Blah, Blah, Blah. Nem percebes que estava a gozar.
Eles teem o Aurora OS, o problema é a falta de aplicações.
Pelo que percebo provavelmente vão mudar para alguma versão to Aurora OS, ou até para algum SO chinês..
Eles teem o AYYA T1, e outras marcas.
Também devia de deixar de respirar o oxigénio ocidental
Vão usar smartphones chineses querem ver? Muito mais seguros pela lógica deles hahahhahah
usam huaweis
Podem começar a utilizar Huaweis, com toda a certeza a são mais seguros.Mais uns anos e a Rússia passa a ser uma marionete do Governo Chinês.
Também acho. Os chineses vão inundar o mercado russo com seus produtos, da baixa a alta gama.
Quero ver a glamurosa elite russa – muito próxima dos gostos de consumo dos europeus do norte, trocar seus carros alemães pelos modelos chineses.