Rumor: Google quer lançar o seu próprio smartphone
Os smartphones Nexus são equipamentos elegantes e com uma excelente qualidade, mas na verdade não são equipamentos Google, são máquinas que têm orientação da Google, uma "ROM limpa" Android mas são fabricados conforme as políticas das empresas que os produzem.
Segundo alguns rumores, a Google quer voltar a ter uma palavra no que toca ao fabrico de um smartphone em todas as suas vertentes e essa é uma ideia que está a seduzir o mercado.
Este rumor começou a ser mais "audível" neste passado fim-de-semana e foi promovido pelos responsáveis do The Telegraph. Segundo o que está a ser veiculado, o Google terá fabricação própria do telefone antes do fim do ano. Este é sem dúvida um assunto muito melindroso, mas não podemos deixar de considerar como muito interessante e que causa um efeito muito positivo ao mercado.
Mas o que estará a ser criado?
A informação é muito vaga e as certezas não são nenhumas, contudo, o que foi referido é que está ser criado um smartphone especial e que o projecto estará já a levar a Google a negociar com as operadoras para disponibilizarem espaço nos seus catálogos de oferta para este smartphone.
Esta não é a primeira vez que a Google quer dar o passo para a criação dos seus próprios gadgets, tendo inclusive já lançado alguns no passado. Há ainda a ideia lançada na I/O deste ano que mostrou a plataforma de realidade virtual Daydream, que vai criar as regras para o futuro do desenvolvimento de equipamentos e conteúdos associados à realidade virtual.
A partir da informação disponibilizada pela fonte em causa, consideramos que a Google irá criar um smartphone com o seu próprio design, a sua própria política promocional, será a empresa a ter o controlo total do processo de fabrico, do desenvolvimento do software e da sua optimização. Se pensarmos que a Google tem no seu portefólio o Pixel C, sabemos que não será por falta de capacidades para a criação de um produto de primeira linha sem ter necessidade de recorrer aos seus aliados.
A questão é se haverá ainda espaço para a Google no mercado Android.
Este artigo tem mais de um ano
Duvido muito.
A Google é fina, é uma empresa de software, não cai nessa de fazer hardware.
As pessoas amam software quando trabalha, hardware, não gostam nada!
Hardware é preciso pagar, avaria ás vezes, não se pode ter tudo (features), é preciso lidar com a garantia, etc.
Depois culpam problemas de software e de exteriores, sempre no hardware: se é lento, é culpa do CPU, se o sinal é fraco, é o telemóvel que apanha mal, se a bateria dura pouco por causa da porcaria que está a correr em segundo plano, é a marca que não põe baterias maiores.
Como se diz, “hardware is well… hard…”
Mas gostava muito!
Concordo e ja agora, uma boa analise ao rumor
Acho q o maior motivo para o google não lançar um smartphone próprio seja por causa da concorrencia. É mais difícil competir com quem produz o hardware e o software. Se ele insistir na ideia, samsung, sony, lg e as outras todas irão abandonar a plataforma. Pois concorrer com quem desenvolve o processo todo é mais difícil.
Assim como no passado a microsoft apostou no software, acredito q o google faça o mesmo. Porém, há rumores de q a samsung esteja planejando insistir no seu proprio SO, então, talvez, pode ser q…
A Google tem poderio económico e influência suficientes para tornar o projeto possível, nem que seja com “chantagem” emocional para com os concorrentes. Afinal, é esta que disponibiliza o Android.
Já falhou com a Motorola, vai agora fazer o quê de diferente?
Não têm jeito nenhum, a Apple tem a experiência, as verticais, e o negócio polarizado para eles.
Continuas agarrado à mentalidade tacanha. Não tires as palas de vez em quando que não é preciso.
Grandes defesas estes fãs da Google.
Vais dizer que a Motorola não esteve sempre a dar prejuízo, até fecharem a fábrica, e venderem à China o negócio?
e? isso faz com que a Google não possa voltar a tentar novamente?
Esquece lá os fãs e pensa bem porque estás a defender um fanático…LOOOL
Eu não sou fã de coisa nenhuma…nem quero saber de prejuízos de A, B ou C. Aliás…o propósito do post nem é esse…vcs é que têm uma azia terrivel à google que se dão ao trabalho de vir aziar a quase todos os posts.
Pensem lá bem nisso…porque poderá ser doença 🙂
Sim Nathan a mentalidade pequena de quem falha não faz mais nada. Em Silicon Valley podes falhar as vezes que quiseres desde que as vezes que acertes compensem. Mas tu lá sabes, pelo menos aqui o falhanço é só visto como um mau dia.
O dinheiro cresce nas árvores, né?
As Apples crescem 🙂
Agora a sério, de umas arvores com bom frutos dá para outras que se estragaram. É valido para a tecnologia e para a agricultura.
Mas eles ja não o estão a fazer?
AKA Project Ara?
Provavelmente um ou dois flagships, acho muito bem e mostrar como pode ser bom e obrigar os outros fabricantes de hardware a seguir para ter o mesmo “android”
Que é para serem todos iguais, e tu comprares o mais barato.
Verdade, sendo todos iguais, porque haveria de comprar o mais caro?
sim, eu sei para um fanboy iOS é difícil compreender…
Claro, e quem é que os vai fazer?
Se fossem todos iguais, e ganha o mais barato, para quê entrar nesse negócio?
Achas que consegues igual, mas mais barato que os players estabelecidos?
fazendo dumping, a google tem dinheiro para isso
e dependendo do acordo com fabricantes (não faço ideia qual é), o Android em novas versões passar a ser pago
Pois claro, boa estratégia, ter prejuízo para pessoas que já têm um telemovel comprar um brinquedo novo.
Estratégia tão boa, que te devem dar logo financiamento no BANIF.
A estrategia da Apple de ter lucro comprando quase o mesmo brinquedo todos os anos não vai durar muito mais. Em breve o mercado dos mobile em geral vai levar um abanão por todos os lados, que vai ser de novo preciso (todos) arriscarem nas estrategias, já que qualquer dos OS estão a um nível para lá do bom.
A estrategia da Apple de ter lucro comprando quase o mesmo brinquedo todos os anos não vai durar muito mais.
Em breve o mercado dos mobile vai tremer por todos os lados e vai ser de novo necessário todos arriscarem nas estrategias, já que qualquer dos sistemas estão a um nível para lá do bom.
Em breve o mercado dos mobile vai tremer, vai ser de novo necessário todos arriscarem nas estrategias, já que no software estão a um nível para lá do bom.
@Tony: só dizes baboseiras
Fico feliz @Paulo por achares isso, isso ajuda a validar os meus comentários.
Sendo verdade, prevejo uma, ainda maior, fragmentação do ecossistema Android!
Por como diz o Alberto De Castro poderá ser um “chantagem” emocional, não com os concorrentes mas com os seus pares.
Veja-se que aqui já foi falado na votante da Samsung de mudar do Andorid para o Tizen, relacionado?
Não sei!
Porque os utilizadores que optam pela gama Nexus, fazem-no na premissa de que estão a comprar a versão mais estável do S.O. Android e também a garantia dos respectivos updates.
julgo que sendo verdade, será exatamente resposta ao descontentamento na fraca respostas às actualização do S.O. noutras marcas!
Ou não, só o futuro o dirá… 😀
99% das pessoas não querem saber disso, e os outros 1% vai ao XDA buscar uma ROM.
Fizestes o meu dia!
não será 97% ou 96%, ou talvez 99,1%
ou talvez mandas uma ideia ao ar e por ter números achas que tem algum fundamento?
“Oh, people can come up with statistics to prove anything. 14% of people know that.”
Muito bom!
A google podia comprar a motorola e… espera aí…
A tua azia é incrível . Não falhas um post da Google pra vir dizer mal. Isso na minha terra só tem um nome…
😀 e os da Microsoft também
Estes gajos devem andar pelo site o dia todo a fazer refresh a ver se aparecem noticias novas só para virem chatear
E comprou, e mudou o rumo da motorola, vê a ideia de negocio que eles têm, poucos telemóveis, competitivos e atualizados, no mercado wear, estão na frente também tendo os melhores produtos do mercado, só que o objectivo era ficar com patentes (para um futuro que ainda não percebeste), e não produzir telemóveis usando uma marca, para isso existem os nexus.
Mas compreendo que é difícil ver certas coisas, sobretudo para uma pessoa que faz 10 comentários num artigo e não consegue dizer nada de interessante em nenhum deles.
A Google comprou e depois vendeu a Motorola, mas… ficou com as patentes… patentes que podem servir para… espera aí…
Realidade do mercado, para mim, neste momento resume-se a uma boa relação qualidade preço. Basta ver a proliferação e números de vendas das marcas chinesas, com telemóveis óptimos a preços razoáveis. Se a Google seguir este caminho, vejo um mercado muito interessante uma vez que a marca Google tem, por si só, um bom mercado. Se vai entrar no campeonato dos pseudo topos de gama, vai entrar num mercado em declino, avaliando as vendas dos iphones e a evolução das vendas dos topos de gama de outra marcas. Vou esperar para ver. Acho que o consumidor já se apercebeu que a evolução tecnológica obriga a mudar de equipamento regularmente e não vale a pena estar a investir num topo de gama se passados dois ou três anos esse equipamento está ultrapassado. Além disso, a performance e construção dos equipamentos de topo não é proporcional ao seu custo.
Apesar de me ver como um possível comprador de um telemóvel 100% Google(mediante boa relação qualidade/preço) acho que isto não passa de um simples e mero rumor!
Já vai com pelo menos 10 anos de atraso
O que mais me intriga é mesmo a possibilidade de um Pixel Phone e o possível preço… Se custar €800 espero bem que não acabem com a linha Nexus.
A BQ vai desaparecer do mercado e vai passar a fabricar só para a google colocar lá o branding proprio? Pela foto parece ser um BQ… Como estará a funcionar a parceria BQ/Google? Afinal têm actualizaçoes como os nexus ou é só boato? [pura especulação]