Robô da Volkswagen mata trabalhador na Alemanha
Um jovem técnico de 21 anos morreu depois de ser sido atingido por um robô na fábrica da Volkswagem em Kassel, na Alemanha.
Segundo as informações do jornal Financial Times, o acidente aconteceu enquanto dois funcionários da linha de montagem trabalhavam na instalação da máquina.
As informações prestadas pela Volkswagen, dão conta que o técnico entrou na estrutura de protecção onde o robô opera e este agarrou-o e esmagou-o contra uma placa de metal. O jovem foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O segundo funcionário, que estava fora da gaiola, saiu ileso do acidente.
A empresa alemã referiu também que o robô não apresenta qualquer problema técnico, dando a entender que o acidente, ainda em investigação, terá acontecido por falha humana.
Este robô faz parte do parque antigo dos equipamentos utilizados pela empresa nas linhas de montagem autónomas. Existe já uma nova geração de robôs-assistentes, estes trabalham lado a lado com seres humanos e até à data não há notícias de acidentes graves com máquinas de gerações mais recentes e mais inteligentes.
Os novos robôs estão equipados com sistemas de segurança que evitam choques directos com os seres humanos. Contudo, este acontecimento vem alimentar o debate sobre a automatização nas empresas e a componente robótica que tem sido a aposta desta indústria em particular.
Serão os robôs suficientemente inteligentes para não cometer erros capazes de causar ferimentos em humanos?
Este artigo tem mais de um ano
Skynet here we go
Como é óbvio todos os robos, tal como os seres humanos tem falhas, nem que seja pelo facto que são programados/construídos por humanos.
Agora é preciso cumprir e respeitar as regras de segurança. E nitidamente ouve uma falhas de segurança.
entrar no área operacional do braço robotico não é boa ideia, ele devia desligar mas a cancela fique aberta, se não tem cancela ou protecção. a culpa é do funcionário que projectou aquilo, mas também, quem é que no seu prefeito juízo se vai meter ao lado de um Braço robotico??
“o técnico entrou na estrutura de protecção onde o robô opera e este agarrou-o e esmagou-o contra uma placa de metal.”
Que GÉNIO.
é isso e arranjar maquinas com elas em funcionamento, (cerras, prensas, etc)
O titulo devia ser: trabalhador da Volkswagen, suicida-se em fabrica XD
Erro humano, segundo a própria marca 🙁 azar do rapaz. Acidentes acontecem.
Grande parte das vezes, os erros básicos não tem consequência de maior, mas de vez em quando um erro básico pode ter um fim trágico, como foi o caso. Toda a gente comete erros desde os básico aos mais crassos, inclusive tu e eu. Se não consegues compreender isto, para além de teres sido um idiota ao publicares o teu comentário, és também um ignóbil.
O que fazes da vida se não for indiscrição?
Se trabalhares num escritório sentas-te numa posição ergonómica e recomendada por um especialista de SHST? Trabalhas com a iluminação recomendada para o trabalho que realizas? Fazes as pausas recomendadas para descansar os olhos? (Isto claro senão fores mandrião)?
Se trabalhares numa fábrica ou num armazém segues à risca todos os procedimentos e regras de SHST? Utilizas todas as protecções indicadas para cada estação de trabalho? Cumpres à norma todos os procedimentos de trabalho?
É tão simples mandar batata na internet quando se for preciso na vida real ainda se anda na escolinha sem ter a mínima noção do que é o mundo laboral e que há sempre um ou outro momento em que as regras são transpostas. Já trabalhei numa área ligada à automação e por muito que se quisesse havia sempre alturas em que as seguranças eram transpostas, fosse para ver se um sensor era activado, fosse para ver se o impulso era dado, fosse para ver se o cilindro accionava enfim era um risco mas tinha de ser porque cada minuto que um gajo perdesse a seguir as regras era um minuto que a maquina não produzia logo prejuizo.
Nada justifica a transposição da segurança atenção mas em caso de acidente é sempre mau, no entanto o meu comentário é so mesmo pra dizer que na internet é tudo preto e branco sendo que é simples ver só um lado, na vida real temos o cinzento que é bem mais tramado.
Concordo plenamente.
Há aí pessoal que pensa que com as máquinas paradas se resolvem avarias. Mas é ignorância. Quem trabalha na área sabe como é que as coisas têm de ser feitas e o risco da profissão. Para aqueles que o maior risco que correm na vida é desligar o computador no botão vão sempre achar que a culpa é do técnico que foi burro e negligente.
verdade, verdadinha
Como é obvio, há avarias que são mais fáceis de resolver com a maquinaria em movimento. Mas nada, NADA justifica colocar a vida em risco, pois como voces, com toda essa experiência sabem, nestes casos em que há ferimentos graves e até mesmo morte (como neste caso) seguradoras e empresas, após comprovada a negligência do funcionário, põe-se logo de parte (a não ser que a empresa tenha um grande nome a defender).
Ainda bem que não era o vosso filho!
Espero que quando o vosso filho estiver numa posição idêntica o insitem a colocar a sua vida em risco, porque faz todo sentido!
Mas depois quando a quiserem responsabilizar e a empresa comprovar que o funcionário foi negligente, LEMBREM-SE DO QUE COMENTARAM AQUI, porque não faz nenhum sentido ir chorar porque o jovem adulto morreu a prevenir que a empresa tivesse prejuizo.
Nada, numa empresa, justifica arriscar a vida, e com estes anos de experiência em manutenção posso afirmar isso até porque já assisti a acidentes bastante feios, felizmente nunca vi niguém morrer.
Fazer comentários destes é muito fácil, é mesmo do género “pimenta no rabo dos outros para mim é açucar” ou “com a desgraça dos outros posso eu bem”. É triste ler comentários deste calibre vindos de pessoas “adultas” e com tanta experiência. De facto comentários muito sensatos.
há estudos que comprovam que mais de 80% das nossas acções são feitas em modo automático e isso comprova-se facilmente, quantas vezes não vamos a conduzir e a pensar noutras coisas e quando chegamos nem nos lembramos do percurso… agora imagina trabalhar todos os dias com robots, mais tarde ou mais cedo vamos cometer erros porque vamos agir sem pensar, é inevitável, é preciso é melhorar a capacidade das máquinas em detectar e prevenir acidentes… https://www.youtube.com/watch?v=V-PhticXzTU
Rise of the Machines! Sinto muito pela morte do jovem
O início do fim.
Ok.
A skynet corre no Linux 4.1.
O Linux 4.1 já saiu.
Um robô mata um humano.
Portanto, a skynet chegou. Nice!
A culpa e sempre humana. Quem criou o robo? Então…
Mais impressionante e o video da criaçao do carro. Aqueles braços mecanicos todos.
Um acidente com uma máquina fabril, como milhares de acidentes que acontecem todos os dias. Se as pessoas soubessem o que são estes robôs nem sequer era noticia.
Também não entendi como é que esta notícia é publicada num site de tecnologia. Acidentes com máquinas devem acontecer todos os dias por todo o mundo.
Como noutro caso qualquer, é preciso cumprir regras de segurança e mesmo assim podem haver falhas.
NewJ o comentário que escrevi serve igualmente de resposta ao teu. Não sabes mas já tens ali a respostas.
Verdade, mas há notícias que como são cada vez mais frequentes, e como a era da robótica está cada vez mais rica, estes são, acima de tudo, alertas e mostram o outro lado, em que nem tudo são rosas.
“Serão os robôs suficientemente inteligentes para não cometer erros capazes de causar ferimentos em humanos? ” Acho que a pergunta devia ser : serão os humanos suficientemente inteligentes para trabalhar com robôs?
haha WIN
+1
Ou melhor, “Serão os humanos suficientemente inteligentes para não cometer erros capazes de causar ferimentos em outros humanos?”
+1
+1
Pois a verdade é que o humanos são os seres inteligentes, mas também é verdade que 90% só pensão em si, são egoístas, capazes de coisas que nem o mais selvagem dos animas seria capaz de fazer!
Hoje em dia temos de ter mais medo dos ser humanos que das máquinas ou animais selvagens!
Skynet da ficção a realidade vai um curto espaço…
BAD ROBOT!
Chamem o exterminador do futuro, a rebelião das máquinas começou!
Brincadeira a parte, o site tá cada dia melhor. Minimalista , simples, elegante e com bom conteúdo
Já vi que não venho a tempo de falar em Skynet nem Rise of the Machines… lol
Espero que não tenho estragado o robô, prejudicando assim a produção dos carros de Hittler.
Stalin estava a supervisionar naquela hora, a produção dos carros de führer está assegurada.
mais 1 bug do XP……. i2c bus no watchdog in. ou o trabalhador violou os sistemas de segurança, que NUNCA o deve fazer indepententemente da “pressão” do boss.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Watchdog_timer
Mais uma vez vocês a eliminar comentários so porque não gostam de ouvir verdades. Vocês estão cada vez melhores, sao realmente um bom exemplo deste país! Tenho uns colegas que já me alertavam a uns tempos, vou apanhar a boleia deles e nem venho mais ca. Deviam era ter vergonha. Espero que mais utilizadores façam o mesmo, pode ser que vocês aprendam a não se acharem os reis.
“Serão os robôs suficientemente inteligentes para não cometer erros capazes de causar ferimentos em humanos?”
Quando conhecer um pergunto-lhe… 😈