União Europeia já tem data para o fim do Roaming
Depois de se ter avançado em 2015 com a data previsível para o fim do Roaming, parece ser desta que se cumpre uma intenção para terminar Roaming já este ano.
Assim, a UE conseguiu finalmente um acordo sobre o fim do Roaming que acontecerá já a partir do dia 15 de junho.
Segundo o que está já determinado, a União Europeia conseguiu hoje um acordo informal sobre o fim das tarifas pelo uso de telefones móveis noutro Estado-membro, o vulgo roaming. Esta determinação tem data de início já a partir 15 de junho, conforme se pode ler no comunicado do Conselho da UE.
O comunicado avança ainda que se chegou a acordo informal num preço máximo a retalho - que as operadoras podem cobrar umas às outras pelo roaming - de 0,032 euros por minuto (em vez dos atuais 0,05 euros) para as chamadas de voz em 'roaming' e de 0,01 euros (menos um cêntimo) para as mensagens escritas (SMS).
As informações dão conta também que, sobre o uso de dados móveis, está prevista uma redução progressiva dos atuais 50 euros por 'gigabyte' para os 7,7 euros por 'gigabyte' a partir da mesma data. Contudo, a 01 de janeiro de 2018 o valor passará para os seis euros, depois em 2019 para os 4,5 euros, 3,5 euros em 2020, três euros em 2021 e 2,5 euros em 2022.
Neste acordo de negociação das tarifas de roaming estiveram envolvidas três instituições: Conselho da UE, Comissão Europeia e Parlamento Europeu. Agora, face ao proposto, os Estados-membros terão de confirmar o acordo assim como terá de ser validado pelos deputados europeus.
Conforme pode ser lido no comunicado:
Os novos tetos devem ser baixos o suficiente para possibilitar que os operadores ofereçam o roaming sem custos aos seus clientes sem aumentar os preços domésticos
Esta deliberação contempla também que as regras sejam periodicamente reavaliadas, ficou assim determinado que a cada dois anos haja uma nova avaliação, devendo o primeiro relatório ser apresentado em 15 de dezembro de 2019.
Este artigo tem mais de um ano
O que achei interessante saber nesta noticia é que actualmente por chamada fora do país, as operadoras pagam as outras uns 5 cêntimos… e cobram ao cliente uns 45 cêntimos.
Realmente o roaming era/é uma grande “mama” para os operadores.
+1
A notícia é clara, o valor referido é exclusivamente aplicado ao roaming, e não ao valor total da comunicação.. Ou seja, uma pessoa paga por minuto de chamada/sms o valor da comunicação do país em que reside mais o valor do roaming…
Para o fim ? Pelo o artigo não vemos que é o fim, mas sim a continuação de pagar 🙂
Tendo alguns países contratos em que não pagam nada dentro e fora do país
Roubalheira é o que fazem as operadores e continuamos a pagar 🙂
Fim do roaming … de voz (telefone)
O roaming de dados mantém-se, embora com reduções. Há uns anos é que era um preço inacreditável. Alguns operadores já dão uns mínimos de tráfego à borla.
Todos os anos andam a anunciar o fim do roming, que depois nunca se verifica… estou para ver se esta é mais uma falsa notícia como as anteriores.