Revelada a potência e capacidade da bateria do Tesla Model 3
As primeiras unidades do novo Tesla Model 3 foram entregues no final de julho e, desde essa data, que quase todas as especificações desse modelo foram reveladas... exceto a potência do carro e também a capacidade da bateria (apenas foi revelada a autonomia quando usada uma bateria standard ou uma Long Range Battery).
Os dados que faltavam foram agora conhecidos através de um relatório referente à certificação do veículo.
Como já era sabido, a velocidade máxima do Tesla Model 3, com uma Standard Battery, é de 210 Km/h. No caso dos clientes escolherem a versão com uma Long Range Battery, que custará cerca de 44.000 dólares, a velocidade máxima é de 225 Km/h. Sabia-se ainda que a versão com a Standard Battery, a autonomia ronda os 354 Km, enquanto que com uma Long Range Battery a autonomia aumenta para os 500 Km.
Mas qual a potência dos carros e capacidade das baterias?
De acordo com o documento "Certification Summary Information Report", o modelo com a Long Range Battery vem com uma bateria de 230Ah, ou seja 80,500 Wh ou 80.5 kWh e o motor tem 258 cavalos.
Nesta primeira fase foram já entregues 30 unidades, mas a produção aumentará já este mês, devendo ser entregues mais 100 veículos. Em setembro o valor estimado é de 1500 unidades e, no último mês do ano, a Tesla tem intenções de produzir 2000 unidades do Tesla Model 3. Em 2018 Elon Musk pretende duplicar a produção.
Via EPA
Este artigo tem mais de um ano
258cv para um carro que faz 5,1s dos 0 aos 100km/h?
o model s mais fraco tem 380cv e faz 5.6 aos 100…
Algo de errado não esta certo 🙂
O model s demora 2.6 segundos aos 100
Tamanho e peso. Cálculos errados não estão certos
O grimsel um carro de formula student faz 1,513 segundos dos 0 aos 100 km/h e tem +/- 200 cv.
E o peso?
Talvez por pesar 1600 kg em vez dos 2000 kg que o P75 pesa.
Apanhei o strit ricer
Muito simples! Tens de meter velocidades? Nope…. Ganhas tempo. A potência disponível depende da rotação dos motores? Nope…. É sempre 258cv a qualquer rpm. Aceleras mais rápido. Tens caixa de velocidaes, árvore de carnes, correias e outras engrenagens para perder potência? Nope… Esses 258cv são quase todos enviados para as rodas. Algo de estar muito certo.
o motor elétrico é bem mais eficiente que o motor a combustão, é só colocar mais 40% em cima que vc vai ver a real potencia dessa maquina.
“Long Range Battery vem com uma bateria de 230Ah, ou seja 80,500 Wh ou 80.5 kWh” – não percebi essa dedução “ou seja 80.5kW”. Como é que calcularam a potência sem terem o valor da voltagem?
Se de facto a potencia for 80.5 kW, logo a voltagem deve ser 350V: (V) = 1000 × 80.5kW / 230A
Alguma confusão entre Ah e A
Ampere*hora
A*h
Tal como para calcularmos a energia precisamos da tensão e da corrente, para calcularmos o trabalho precisamos da tensão da amperagem e do tempo. O que o EC disse está correcto.
Sim, tensão elétrica é 350v, está lá também nas especificações no documento
Errou. E procure estudar
Sim, 230Ah X 350V = 80500Wh. Só pode ser 350V.
Nada mau uns 300km de autonomia real para o modelo de base. Nada de muito diferente de um carro desportivo com os mesmos cavalos que dificilmente faz muito mais do que isso sem ter de encostar na bomba. Mas claro, os cabeças de petróleo vão arranjar mais desculpas para tentar viver agarrados ao passado.
É, compram carros cheios de cavalagem, depois têm de ter jeitinho no pedal senão o dinheiro ou há-de chegar para a gasolina ou andam a comer latas de atum…
You can live in a car but you can’t race a house :p
os 300km são NEDC (ou no caso destes dados eventualmente do sistema americano) os mesmos testes que dão consumos de mesnod e 3l/100 num clio.
A 200km/h não fazes metade. Eventualmente o modelo de entrada deve ter 60kwh de capacidade é uma autonomia normal para uma bateria desse tamanho.
Ver se as fuel cells avançam rápido que estou a ver longe chegar a Inovação de terem estes valores em menos de 30kw
O som.
O som, ou “fazer figuras tristes no meio da estrada”?
Porque a Maria Leal “faz figuras tristes”, bana-se a música toda… pensas com os pés…
Exactamente o que eu digo. Estão sempre com a conversão da autonomia como se os carros doa dia a dia andassem 5000km sem encostar na bomba. O único problema dos carros eléctricos é a falta de “bombas” (calculo que no principio dos carros a gasolina também nem sequer existissem bombas) e o tempo de reabastecimento. Coisas que vão ser resolvidas muito mais rápido do que nos carros convencionais. Só o factor de esta revolução parar de enviar dinheiro para países onde imperam ditaduras religiosas que querem matar todos os que não seguem as suas fantasias, enche-me de esperança.
A diferença é que um cabeça de petróleo só fica 5 min numa bomba para atestar. Já um Tesla precisa de várias horas. E o número de horas vai depender do tipo de carregamento (tomada caseira, supercharger, etc.).
Sem garagem para mim um carro elétrico é apenas uma “coisa” engraçada.
Os carros agora são para os religiosos do Musk. Os realistas comprarão mais tarde, com o mercado já em competição.
sim isso já depende das condicoes.
Por exemplo no meu trabalho uma das regalias a que temos direito é acesso a ponto de carga. Basta chegar ao escritório e podemos “atestar” o carro.
Já dá para fazer casa-> trabalho -> casa a custo 0. Aqueles que residem mais longe já dá para poupar uns trocos.
E se te calasses?
Primeiro, num Supercharger, fica por menos de 45 minutos uma carga completa.
Segundo, com o dinheiro que se poupa face a um carro a gasóleo, depois de uma viagem Porto/Lisboa ou Lisboa/Porto, que é menos que a autonomia do Tesla 3, dá para chamar um Uber a qualquer lado, ir almoçar, chamar outro Uber ao Supercharger, e continuar viagem.
E como chamaste o Uber, nem tens de pagar ao arrumador, ou à EMEL.
Lendo muito dos comentários a maioria das pessoas conduzem cerca de 600km de seguida todos os dias. Devem morar no Algarve e vão todos os dias trabalhar no Porto.
E tu que “tens dinheiro” para essas coisas todas e mais alguma estás preocupado com o “que se poupa face a um carro a gasóleo”? Faz sentido!
Porto- Faro tinha de parar 2 vezes, “só” perdia 1,5h… vão ter de pôr uns sofás nas estações de serviço.
Os elétricos para já só fazem sentido como commuters e pouco mais, só que para isso são caros para o que oferecem; hibridos – o melhor dos dois mundos.
Sendo assim prefiro viver agarrado ao passado e continuar a derreter 50 euros de gasolina por 400/500km. A felicidade e boa disposição que ganho ao cheirar gasolina queimada e ouvir o motor a roncar às 7000rpm não tem preço.
Carros eléctricos? Talvez um dia como um daily car quando houverem mais condições para os ter cá em portugal mas o que anda a petróleo tem que continuar lá na garagem nem que seja só para o fim de semana.
fala em 7000rpm mas secalhar ate tem um carro a gasoleo xD
se já tivesses conduzido um P100D se calhar o cheiro a gasolina queimada e barulho de trator já não te satisfaria assim tanto. mas gostos são gostos… e a tua vizinhança deve também gostar de ouvir a tua máquina! Espetacular Paulito 😉
Boas
“80,500 Wh ou 80.5 kWh” deveria ser “80.500 Wh ou 80,5 kWh”
Agora um desabafo offtopic isto das virgulas e dos pontos e uma treta deviamos usar todos o mesmo sistema porque (falo por mim) no desenvolvimento de software às vezes da barraco.
Cumps
programa-se com . o output é feito com as regional settings. Também se programa em “inglês” e os interfaces não o têm de ser
Qual será a autonomia de um carro destes, numa viagem de Lisboa ao Porto, a uma velocidade média de 120 Km’s/h, com 4/5 pessoas dentro da viatura?
Se fores ao facebook ao grupo da tesla portugal tens lá várias pessoas com tesla que te respondem a essas e outras questões.
…deduzo que esta pergunta não possa ser feita no pplware, para os leitores do pplware!
Na verdade, a resposta, até não deve ser assim tão difícil e a ideia é criar a discussão, comparando-se o que temos com o que nos oferecerem como alternativa (veículos eléctricos). Valerá mesmo a pena adquirir estas viaturas, agora?
Sim mas não é este modelo, logo não podes comparar.
Boa pergunta
Qual é o custo aproximado em euros de um carregamento completo das baterias efetuado em casa?
Em Portugal não sei, mas dizem que no geral dos países por cada 100 km fica a cerca de 50-66% do custo do gasóleo de um diesel equivalente. Isto sem contar que um diesel actual necessita de bastante óleo e ainda AdBlue, nos eléctricos não há essa despesa adicional.
Também se poupa na mecânica… adiciona-se no entanto o gasto com as baterias.
80 kw vamos considerar ineficiência logo será 90 digamos, preço tipico do kwh é 17 cents por exemplo, 15€, se for em bi horario passa a ser uns 12 cents logo uns 11€, se tiveres bi horario e usares a tarifa de dia por alguma razão que é uns 23 cents 21€…
fica nuns 3€ por 100km…
Em casa o valor pode variar entre 0,11€ e 0,22€ o Kw/h consuante estejamos a falar em bihorário horas vazio ou cheias. Para tarifas simples o valor é inter médio.
Sendo assim, para uma bateria de 80Kw o valor varia entre 9€ a 17€ e que dá para 500 Km.
Também concordo que no momento um carro elétrico apenas faz sentido para quem tem garagem, ou outra situação que lhe permita carregar diariamente com naturalidade.
De todo o modo, há uns meses atrás falou-se de um acordo entre vários fabricantes automóveis europeus que pretendiam instalar postos de carregamento acho que de 250 Kw de potência, ou seja, pelo menos 4 vezes mais potente do que os postos de carregamento rápidos atuais, Isto permitiria carregar quase a totalidade da bateria em menos de 10 minutos o que aproximaria bastante do abastecimento a combustível fócil. Ainda há uns dias se falou de uma empresa alemã que estava a estudar a possibilidade de carregamento a partir de postes de eluminação urbana com custos de implementação bastante inferiores aos postos de carregamento atuais.
Sem dúvida que o carro elétrico será o futuro, mas a adoção será gradual à medida que os vários problemas se vão resolvendo, nomeadamente preço, autonomia e facilidade/rapidez de carregamento.
Não percebo como podem dizer que comprar um carro elétrico pode ser bom negócio em Portugal. Só faz sentido se tivermos painéis solares a produzir a nossa própria energia e então aos 80000 que custa o carro devemos juntar mais 20000 para painéis e aí sim podemos andar quase de borla…
Parece que além disso tudo estão a esquecer-se do principal custo – > Aluguer das baterias
Numa classe baixa de carros elétricos rondam os 80eur que a juntar à conta da luz, ou fazem muitos quilometros ou simplesmente não compensa.
Claro que têm a opção de compra da bateria mas a que preço?
Para mim o principal entrave à aderência ao carro elétrico está aí.
Mas quem falou de aluguer de baterias?
Não há aluguer de baterias na tesla, nem em nenhum carro eléctrico fora o Renault!
Tudo muito bonito
Fazem centenas de km sem emitir um grama de CO2. O problema é que a energia que serviu para carregar as baterias bem pode ter sido produzida em central elétrica que funciona a carvão e aí, também não se trata da emissão de um grama de CO2…
E por fim, no dia em que as baterias ficarem obsoletas, vamos ficar com uns bons quilos de veneno que não vai poder ser reciclado. O que fazer então?! Um aterro para baterias obsoletas?!
Cá me parece que os Srs engenhocas acertaram mais uma vez nos dois pés com a caçadeira..
Nada melhor que andar a passear no centro da cidade a curtir o barulho e fumo dos carros.
Para mim a melhor parte parte do dia é quando posso estar numa esplanada à hora de ponta.
Toni da Adega, espreita o link em baixo se quiseres ver uma solução que para alem de resolver o importante problema das esplanadas também resolve o problema da poluição com a produção de baterias. Embora esteja entusiasmado com os Tesla (Model 3 em particular) ainda acredito que a melhor solução ecologicamente falando é o Hidrogénio.
Está a ser feito na Alemanha que tem um projeto para acabar com a produção de carros de combustão até 2030 salvo erro.
http://automonitor.pt/2017/08/03/novidades/noticias/novas-estacoes-de-abastecimento-de-hidrogenio-no-sudoeste-da-alemanha/
Verdade, mas a diferença é que a produção de eletricidade é mais eficicente (com menos poluição/emissão de CO2) e controlada, não à nossa porta.
Não vão nessa do hidrogénio, é uma forma de vos agarrar a outro combustível que depois será vendido ao preço que quiserem acabando por ser igual à gasolina. Com eletricidade podemos fazer a nossa própria, seja através de painéis, eólica, etc