Quem está na “Lista negra”? Comércio online bate recordes nas reclamações!
A declaração de Estados em Emergência em Portugal fez disparar as compras online. Milhares de família começaram a fazer compras apenas online e, numa fase inicial, foram muitos os problemas dado o fluxo de pedidos.
De acordo com o Portal da Queixa, o comércio eletrónico alcançou números recorde nas reclamações.
Apesar de antes da pandemia as estruturas digitais de comércio parecerem funcionar bem, a verdade é que mesmo o comércio eletrónico não estava preparado para este aumento significativo de clientes e foram muitas as falhas registadas. De acordo com um comunicado do Portal da Queixa, desde o início da pandemia, foram registadas 6056 reclamações, um recorde em termos de números.
De acordo com Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa...
As marcas não foram capazes de se adaptar rapidamente para fazerem face à procura resultando numa crise de reputação do setor sem precedentes. As [marcas] não estavam minimamente preparadas para este volume de encomendas
Encomendas extraviadas ou entregues em moradas erradas, reembolsos tardios, problemas em contactar em entidades foram alguns dos problemas registados.
"Lista negra" das reclamações ao Portal da Queixa
Segundo os dados do Portal, a entidade que obteve mais reclamações foi os CTT/CTT Expresso com 2652 reclamações. Seguiu-se a MEO com 1161 e na terceira posição a dpd com 1122 reclamações.
A Deco (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), revelou que também recebeu mais queixas no comércio online, concretamente em supermercados e confirma que "as empresas não estavam preparadas".
Os consumidores reclamaram dos produtos indisponíveis, não entrega de todos os artigos adquiridos e alterações nos meios de pagamento. Tivemos também reclamações de incumprimento dos prazos de entrega e ruturas de stock comunicadas tardiamente noutros bens, como vestuário e calçado, bens eletrónicos e brinquedos
E você, também sentiu problemas a este nível no Estado de Emergência?
Este artigo tem mais de um ano
Vivo numa zona rural a 22km de Viseu e parece que tenho tido bastante sorte porque as 3 primeiras empresas são de longe as que têm sido de longe as mais “certinhas”, seria interessante ver esta lista geograficamente…
por caso a DPD aqui tem sido magnífica, eles mandavam a sms de manhã a dizer a que h vinham, e estavam cá com uma precisão de 10-15 min
PS: coitado do castro já está à frente da VDF =)
+1
»Castro Electónica« Conheço apenas por surgir em resultados de pesquisas. Posso estar “equivaquado” mas parece-me um David no meio de Golias (plural)! Portanto, algo correu muito mal com o serviço online! Ou então não…
Foi a primeira e a ultima vez que comprei na Castro Electrónica.
Quase um mês para entregarem a encomenda, nunca atenderam as minhas reclamações e quando por fim a enviaram, “esqueceram-se” de me avisar, e quando um dia a Nacex bateu-me à porta, e só por acaso estava em casa, senao nem a recebia.
Comprei na Amazon, fnac e Globaldata e nunca tive o minimo problema, assim como com os CTT expresso.
Com a Castro é que nunca mais.
Eu já tive problemas com compras online na “Castro Electrónica” em Janeiro de 2015. É daqueles sítios que nunca mais me verá e que desaconselho a todos os que me pedirem opinião… Não me admiro mesmo nada que esteja com “boa” pontuação no ranking deste artigo. São grandes incompetentes e não jogam pelas regras normais, para não chamar outros nomes…
Mais outra da “Castro Electrónica”, de um dia para o outro apagaram centenas de reclamações no facebook, mas tiveram azar porque foram apanhados.
Realmente esta gente nao é normal.
Ricardo Borges
Ricardo Borges Boa tarde Srs. Da Castro Eletrónica.
Posso confirmar que se preocuparam em apagar o quase 500 comentários de queixas contra vocês, incluindo o meu, menos resolver os problemas.
Continuam muito bem no DESPREZO que mostram no atendimento ao cliente. Vejo-me obrigado a questionar, mais uma vez, quando vou ter a situação da encomenda 427463 resolvida. Agradecia que me indicassem uma resposta concreta quanto a situação e não uma resposta vaga e sem seguimento, como até agora têm feito.
Desde que fiz a encomenda a 28 de Abril já passou um mês e deste que recebi a encomenda incompleta já passarem três semanas. Continuo a não ter o item em falta, a não receber resposta aos emails enviados, a não me atenderem o telefone e só recebo resposta por Facebook, cujo conteúdo não indica quando o problema será solucionado.
Fico a aguardar resposta.
Castro Electrónica
Autor(a)
Castro Electrónica Boa tarde Ricardo Borges, Irei solicitar informações aos colegas e entrarei em contacto por aqui novamente. Obrigado.
Filipe Castro o dono
O EL Corte Inglês nunca mais. Durante 3 semanas nem me responderam, nem me enviaram a encomenda. A Worten por outro lado, portou-se muito bem. Disse que a encomenda estava cá naquele e naquele dia foi-me entregue. Isto na zona de Torres Vedras.
Durante o estado de Emergência não tenho nada a relatar tudo correu perfeitamente dentro da normalidade com as compras online, mas dado à situação em que estamos, estava bastante consciente dos problemas que poderiam via a acontecer, o que pelo que vi as pessoas que não estavam dentro do mercado online é que não se prepararam para o surgir de eventualidades e depois pimba toca a reclamar, simplesmente o mercado online não estava de modo algum preparado para um boom tão repentino, em que pode-se dizer que teve um efeito dominó…
Nas comunicações nada de novo, em casa troquei da MEO a 4 anos para a NOS pior coisa que fiz, o ano passado mudei para vodafone só não sei como não escolhi logo esta empresa a anos acabaram-se os problemas, velocidades contratadas ok e preço melhor que na concorrência.
Pois eu renovei com a vodafone e passado 3 meses ainda não acertaram no valor que tenho de pagar e que foi acordado.
Uber Eats ?? Ora,ora,quem quiser que aprenda a cozinhar.Só faltava agora esta !! 😐
Já comprei na maioria dessas empresas e tenho zero a reclamar.
Há críticas muito justas mas muitas que estão no portal da queixa são de rir. Se alguém quiser rir um bocado é ir ao portal da queixa… As pessoas avaliam mal uma empresa porque sim, muitas vezes com zero razão.
Os CTT para mim são do piorio, nem se dignam a tocar à campaínha quando vêm cá fazer entregas de encomendas e muito menos deixam um aviso… e atualizar os tracking? nada disso, isso não existe, recebo as encomendas e o tracking ainda está a dizer “enviado ao país de destino”.
Reclamar SO no portal da queixa nada resolve.
O portal da queixa apenas dá visibilidade às reclamações mas nada faz para as resolver.
O melhor é fazer em simultâneo queixa no livro de reclamações e no portal da queixa.
Dessa forma a reclamação é efectiva e dá alguma publicidade negativa à empresa, apesar que algumas já nem ligam para a publicidade negativa.
De qualquer forma antes de comprar online pesquiso sempre lá o feed back que existe da empresa.
Outro problema sao as empresas distribuidoras. As marcas sao muitas vezes prejudicadas nao pela sua qualidade de serviço mas sim pela distribuidora com quem trabalham. Ja deixei de comprar algumas marcas por horrivel trabalho na distribuiçao dos seus produtos.
Melhor seria fazerem acordos com Hubs de distribuição locais e o cliente (se assim preferir) levanta o produto quando lhe der jeito
Não me admira o 1º lugar da lista.Os ctt estão cada vez pior,paga-se por um serviço que não cumprem.Às encomendas,tem de ser quase sempre levantadas em (agentes deles tipo continente).Ainda tem a lata de deixar aviso,alegando que o cliente não atendeu.Quando nem sequer tocam a campainha.
De facto,é caso para dizer:
CTT que te viu e quem te vê.
reclamei 2 vezes no livro reclamaçoes online do carteiro nao tocar a campainha e so deixar o aviso de levantamento da encomenda no posto, mesmo estando gente em casa
A partir dai o carteiro começou a encontrar a campainha e fazer as entregas em mao
Eu também fui uma das vítimas da castro eletrônica nem quero ouvir falar deles
Operadora Nos criminosos…
Sei de uma que bate de longe os CTT… A seur.
Cada compra que fiz entregue por eles… Sempre problemas. Reclamei nunca deu em nada. Agora antes de qualquer compra online vejo qual a empresa de entrega. Se for a seur passo a outra loja.
SEUR sem dúvida a pior transportadora a nível nacional, bate todos os recordes pela negativa.
Tb faço o mesmo a optar evitar a SEUR, só mesmo em último caso, um objecto que não se encontra noutra loja online, ou mesmo fisica, uma coisa que não possamos obter sem vir pela SEUR.
A MEO tem quase o dobro das reclamações da Vodafone! Dá que pensar!
Não tem nada que saber, MEO e NOS são Portuguesas a Vodafone não, pese embora se regulem todas pelas mesmas regras obrigatórias para Portugal, MEO e NOS, tentam fazer-nos de parvos.
Mas é melhor não fazer muito alarido, porque se “todos” vierem a Vodafone vai piorar os serviços.
Na minha experiencia pessoal, a CTT Expresso surpreendeu-me pela positiva, pelo menos cá no Minho cumpriram prazos e correu sempre tudo bem, mesmo a plataforma DOTT, que muito já tiveram más experiências, comigo funcionaram muito bem, já a DPD group, foi das piores, atrasos de mais de duas semanas, sem sequer conseguir falar com eles e nem aos emails responderem, neste momento penso que a MRW está a seguir o mesmo caminho….
Até hoje só fiz três compras na Castro Electrónica e correram bem. Mas efectivamente foi um pouco a receio, devido ao elevado número de criticas. De resto, acho que todos são bons e maus em determinados momentos. Por exemplo, detesto o tracking dos CTT Express que não dizem nada de especial, mas têm entregue sempre certinho. Mas acho que antes de fazer estatísticas, deviam verificar as queixas, porque muitas são de brandar aos céus e nada tem a ver com o serviço prestado pela empresa em si, mas com a inexperiência (por vezes burrice) do cliente.
Leroy Merlin é o pior serviço…evitem comprar online no Leroy e tudo o que comprarem vejam se está ou não danificado. Tenho 3reclamacoes no livro do Leroy e eles simplesmente continuam a dar me respostas standard e ignoram que me venderam um móvel estragado. .atrasos nas encomendas é em todas. Não há uma única encomenda do Leroy que chega no prazo previsto
Se quiserem consultar a versão em espanhol do pplware podem ir aqui : https://noticiasrtv.com/que-hay-en-la-lista-negra-el-comercio-en-linea-rompe-records-en-quejas/
até as imagens são as mesmas.