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Quanto custará a utilização dos supercarregadores da Tesla?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. mestis says:

    não querem dizer “Evitar o «abuso» dos postos de carregamento” ??

  2. wishmaster says:

    E um dia não muito distante, os preços da energia eléctrica nestes postos alcançarão os preços da gasolina e gasóleo, o que quer dizer que o ambiente sairá beneficiado, o consumidor é que não terá ao seu alcance preços justos.

  3. ruiuda says:

    “Tendo em conta os valores apresentados, facilmente concluímos que continua a existir uma clara vantagem na utilização de carros eléctricos comparativamente à utilização de carros que funcionem com combustíveis fósseis, como é o caso da gasolina, gasóleo ou gás.”

    Comparativamente com um veículo GPL até ao momento não conseguiu destroná-lo em termos de economia.

    Esqueceram-se do pormenor da viciação das baterias. A garantia pode ser longa (8 anos), mas se venderem um elétrico com as baterias de origem e com essa mesma idade quanto será o impacto na desvalorização?

    Eu consigo arranjar um automóvel recente, colocá-lo a GPL e ter tanto conforto/tecnologia (à exceção da condução autónoma)/… por um valor global mais baixo ao KM. O Tesla pode ser muito mais potente, mas se aqui estamos preocupados com economia num Tesla não a temos de certeza.

    Este valor global entende: PVP do automóvel já com KIT GPL, valor do mesmo após 12 anos e 300.000KM, manutenção, seguro, selo,inspeção, pneus e combustível.
    0,18852€
    Veículo em questão: Mazda CX-5 2.5 Skyactiv-G
    Seu equivalente a Diesel dá um valor global de 0,21736€/KM.

    Só em combustível conseguimos um valor de 0,05€/KM. No Tesla nem metade temos (0,028€/KM) mas se as baterias tiverem que ser trocadas durante os 12 anos são ~10.000€ gastos por umas novas (valor atirado para o ar uma vez que no Nissan Leaf custa ~6.000€, mas um Tesla tem muito mais disponibilidade para armazenar eletricidade e 10.000€ poderá ser pouco).
    O motor elétrico não leva óleo e outras peças várias que existe num veículo a combustão. No caso que mencionei conseguimos 0,01563€. O motor elétrico também poderá necessitar de manutenção, mas com o problema das bateria mais uma vez ficamos muito ela por ela.

    Resta pesar outros fatores como tempo de recarga, autonomia total, CO2 produzido (nunca deveremos pensar que os elétricos são ∅ CO2, o fabrico das baterias e a origem da eletricidade consumida também é importante).

    Nota: o valor obtido/KM no Mazda é num automóvel adquirido com um máximo de 4 anos de idade e 50.000KM feitos. Um Tesla estaria com metade da sua vida na bateria nestas condições.

    • RIcardo Costa says:

      trabalhas para alguma gasolineira??

    • Andy says:

      Achei interessante a tua análise., mas tens que ver isto na realidade americana, visto ser este o grande mercado da Tesla e onde os preços das viaturas a gasolina e do combustível é cerca de metade do que em Portugal.
      Tendo em conta um cenário de uma viatura a gasolina cujo o consumo médio é de 35MPG ( = 8L/100 kms) e o preço médio do Galão Americano (3.78 L) de gasolina é de 2.3 US$ – o que faz o preço de 0,60$ por litro. Para os 616 Km de um curta viagem é necessário 49L de gasolina. O que dá ~= 29$ vs os 15$ do carregamento Tesla.
      Se fizer 50000KM/ano isto dá 4000 litros = 2400$. E em carregamentos Tesla ficaria a 1217$
      Assim o custo de gasolina é o dobro do carregamento do Tesla.

      • ruiuda says:

        Sim, eu sei que nos EUA 1L de Gasolina custa sensivelmente o mesmo que 1L de GPL cá em Portugal e que eles não cobram tantos impostos nos automóveis.

        Em Portugal um Mustang V8 custa ~96.000€, em Espanha nem metade disto e nos EUA ~25.000$ (Novo).

        Mas no dia em que tivermos que substituir as baterias dará um enorme prejuízo. E o receio das pessoas em comprar um elétrico de 2a mão poderá aumentar. Já existem bastantes receios na compra em 2ª mão atualmente. O Nissan Leaf comparativamente com o Tesla tem uma bateria 5x inferior (20kW vs 100kW). Depende também do Tesla, mas a grande autonomia dos Tesla baseia-se na quantidade de baterias que tem, não é milagre. Se o fosse não pesariam >2Ton (penso).

        Prefiro os veículos a Hidrogénio, tal como o Toyota Mirai ou o Hyundai IX35 FuelCell.

        Quando os combustíveis fósseis forem abolidos os motores de combustão em alumínio poderão ser adaptados para funcionarem a Hidrogénio.

      • Tico says:

        Os carros custam o mesmo? Demoram o mesmo tempo a atestar? Ao fim de quantos anos se consegue “auto pagar” cada um dos investimentos?

        • Antonio Ferreira says:

          É o ambiente? Quando andamos todos com máscaras para poder respirar vão pensar quanto estariam dispostos a pagar para poder respirar livremente! Esqueçam as equações de custo/benefício. Tirando a desvantagem do custo no investimento inicial um carro elétrico é só vantagens!

      • Filipe Santos says:

        Boa analise…mas muito errada ainda.

        Para fazeres uma análise equiparável ao Tesla, terias que por um carro da construção, qualidade, tecnologia, conforto e potencia que seja semelhante….ah…pois…não há… e os que há…são muito mais caros que o Tesla. Por isso vamos por um carro género Panamera que é o mais parecido. Pois…mas lamento informar mas já andei em Panamera e Teslas, e por muito bom que o Panamera seja, está a anos de luz do Tesla. Agora faz as contas ao que o Panamera gasta a fazer essa viagem, ao preço do Selo …ah..o Tesla não paga 🙂 não gasta CO2. O Preço das revisões….ah…pois..o Tesla não tem revisões, não tem manutenção…ah..desculpa..tem sim, tem que se encher o depósito do limpa vidros de vez enquanto. (Um familiar meu tem um, e já com 115.000kms e nunca pagou um cêntimo em revisões e manutenções porque simplesmente não é preciso.)

        O Tesla não é carro económico…é simplesmente um carro familiar de conforto incrível com performance de super desportivo, não é para se estar a comparar com Mazdas.

        Quando sair o Model 3 …aí já se pode comparar melhor….

        • Joao Nunes says:

          Filipe Correcto!
          O meu Tesla é superior em tudo! Ter um ICE fumarento nem pensar.
          O custo de carregar em casa bate qq GPL.

          E para quem está a pensar trocar baterias… Bom um ICE com 10 anos está em fim de vida. Um electrico dura bem mais que 20 anos se for bem cuidado.

        • ruiuda says:

          O Tesla Model S não é OffRoad.
          O Tesla Model X levanta as portas e no estacionamento isso é uma grande desvantagem.
          Não nego que o Tesla é mais confortável mas será muito mais? Hoje em dia os familiares são muito confortáveis (principalmente os bem construídos, como os últimos Mazda), pelo que duvido que a diferença seja elevada. Só se for pela rotação do motor, mas isso é música para os meus ouvidos. Ainda para mais num 2.5 Atmosférico. Os motores turbo reduzem o ruído, o GPL também reduz o ruído. Basta clicar num botão e temos mais com Gasolina.
          Tecnologia já existe bastante e alguma dela eu não necessito. O Mazda já vem com muita coisa, o que o tesla tem para mim é acessório. As suas performances também. Eu se quero performance compro um supercarro ou um desportivo a Gasolina, não um elétrico que não tem envolvência nenhuma. Prefiro cumprir os limites de velocidade e esse Mazda já anda bem (~210Km/h) e tem uma boa aceleração 0-100 Km/h (8s).

          Relativamente à manutenção, o não ser preciso é uma resposta muito redutora. Haverá com certeza um livro de revisões dado pela marca. O motor elétrico por muito bom que seja (não conheço a sua resistência) pode ceder/partir como os outros. O Mazda é Japonês (reconhecida fiabilidade dos Nipónicos) mas tenho plena noção que pode partir também. O motor do Mazda pode ser mais caro, mas o Tesla tem 2. É difícil partirem os 2 ao mesmo tempo, mas mesmo que parta 1 já temos um custo significativo. O GPL contribui na longevidade, dadas as suas propriedades. Automóveis sem manutenção têm vida prematura. Isso é certo.

        • ze says:

          E pneus também não gasta? sou a favor dos carros eletricos, mas dizer que não tem custos …..

    • BG says:

      Sim é verdade, eu já tenho dito a muita gente que o GPL, é o meio de transporte mais barato e o que emite menos co2 para atmosfera.

    • gomes says:

      boa analise da situacao, pros e contras. eu ainda penso que veiculos electricos no momento continuam sendo brinquedinhos pra ricos e excentricos que tem ao lado do electrico um outro veiculo de luxo a combustao

  4. Jose lopes says:

    O ruiuida disse tudo…

  5. Rui says:

    Falta referenciar no artigo que os primeiros 400kw são gratis, renovando anualmente.
    Já agora as tarifas variam de país/estado, sendo ou por Kw ou por minuto…

  6. Cruz says:

    Entre um tesla de lixo com 500km de autonomia e um panamera hybrido, fiquem la com o tesla. Com mais de 3200km de autonomia com deposito cheio 80€ para n falar dos acabamentos e da construçao em geral. Ja tenho feito encomenda do novo panamera e tambem pensei num tesla, mas digo vos n tem vantagem absolutamente nenhuma.

    • toni da adega says:

      Híbrido != Eléctrico

    • Edgar Alves says:

      Cruz não tens mesmo noção da realidade nesse segmento, nem podes acreditar no que vêm nas brochuras das marcas. São valores obtidos em testes realizados em situações controladas e em laboratórios…
      3200Km de autonomia com 80€… Se atirares para 1/4 (na melhor das hipóteses) dessa autonomia estarás muito próximo da realidade…
      A Porsche também diz para 918 Spyder um consumo de 3,1l/100km.
      Estes comentários não fazem sentido… Quem compra um carro desses não esta preocupado com o dinheiro que gasta em abastecer… Neste momento a Tesla ainda é uma marca de Status social… Quem têm dinheiro para adquirir um não se importa com o que gasta na luz para carregar as baterias.
      Ainda pior, a questão dos consumos é meramente para o comum dos mortais… Quem pode dar-se ao luxo de gastar mais de 100mil num carro, não se vai preocupar, se na vida útil do mesmo vai gastar mais 5mil em combustíveis/manutenção…
      GPL para esses valores? isso é anedótico…

    • JorgeM says:

      Pois. Nem todos conseguem ter a sua dúvida (só por uma questão de somenos importância… O saldo da conta bancária). Conservar o ambiente para as gerações vindouras, não deveria estar directamente relacionado com valores claramente imputados a viaturas de luxo.

    • Chico Esperto says:

      Eu prefiro uma mota a uma bicicleta

    • Joao Nunes says:

      Eu comprei um Tesla e não vejo nada no panamera que bata o Tesla.
      Esses 3200km são mentira. Mas mesmo assim, a autonomia, é mesmo a única vantagem do panamera.

    • Ruben says:

      E o Panamera tem Auto-Pilot? Muito boa piada.

  7. Filipe Teixeira says:

    Acho curioso que todos olham para si, uns dizem que o panamera é que é, ou outros que os custos são semelhantes.
    Vocês já pararam de pensar por um momento que seja, que aquilo que gostam ou o que querem não tem comparação, com a importância de preservar um planeta que já está muito destruído?

    Os eléctricos continuam a poluir indirectamente, mas poluem menos que os baseados em combustão, é só isso que me interessa.

  8. Alvega says:

    “Evitar o abuso da utilização dos postos de carregamento”, que significa isto ?
    Que raio é o abuso na utilização de postos de carregamento, ou precisa de carregar ou nao precisa, abuso?
    A Tesla é uma JOGADA DE MARKETING de todo o tamanho, em bom Português, querem meter Lisboa pelos olhos dentro dos consumidores.
    Que tem a Tesla de MUITO INOVADOR ?
    Sao carros eléctricos, com puoquissimo peso estrutural, e com baterias ENORMES, e colocam umas mariquises, que para me convencerem que fazem falta, INJECTAM NOTICIAS constantes nos media e AMIGOS, de molde a fazer passar a mensagem.
    Deixo uma pergunta: supondo que a bateria dura 8 ANOS, (nao fui ver as características e respectiva estimativa), QUAL DE VOS estaria disposto a comprar por exemplo um carro destes com 5 ou 6 Anos de vida em 2ª mao ?
    Pois eu nao estaria comprador de uma CARCAÇA, com um valor supostamente elevado de mercado, e com uma bateria a dar as ultimas, bem sei que tudo é uma questão de Nºs, e poderia colocar uma bateria nova, mas quanto me custaria ?
    Quem compra o carro novo, estaria disposto a perder um valor substancial, para me vender o carro a preços aceitáveis ?

    • Joao says:

      A Tesla tem várias coisas muito inovadoras que nem irei enunciar porque iria perder demasiado tempo a escrever. Queria só e esclarecer a sua dúvida sobre ““Evitar o abuso da utilização dos postos de carregamento”, que significa isto ?”, resumidamente as pessoas começaram a utilizar os postos de carregamento como lugar de estacionamento onde deixam o carro todos os dias enquanto vão trabalhar por exemplo. Isto trata-se de um abuso pois o objectivo destes postos de carregamento é conseguir realizar viagens sem ter problemas de autonomia pois estes postos carregam os carros muito rapidamente.

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