Quando ligar SNS 24 ou INEM? Há um guia disponível online
Ligar SNS 24 ou INEM? O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 publicou um Guia de Saúde "Quando ligar SNS 24 ou INEM". O guia esclarecer dúvidas e responde a questões sobre o uso adequado de cada um destes serviços.
Se tem dúvidas quando deve ligar SNS 24 ou INEM então fique esclarecido.
Entender as diferenças entre a linha 112 do INEM e a linha do SNS 24 (808 24 24 24) é absolutamente fundamental para que os cidadãos utilizem corretamente estes serviços.
Qual a diferença entre o INEM e o SNS 24?
O INEM garante a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita. Enquanto o SNS 24, como serviço telefónico e digital, garante a Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em problemas de saúde não emergentes.
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo, tosse, febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado– autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.
O Instituto Nacional de Emergência Médica é responsável por garantir a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita, desde o local da ocorrência até à unidade de saúde. Através do número europeu de emergência – 112, o serviço dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.
O guia "Quando ligar SNS 24 ou INEM" pode ser consultado aqui.
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Este artigo tem mais de um ano
O mal do SNS24 é que passou a ser pago com o nr 808, antes era gratuito. Numa altura que vao acabar as taxas moderadoras em centros de saude, é triste uma linha que até pode evitar as ”falsas” urgencias a centros de saude e hospitais, ser a pagar. Devia ser gratuita como já foi
Não. É bom que seja paga para os malandros não abusarem.
Infelizmente os “malandros” para não pagarem vão utilizar o 112 porque é grátis…
É punível por lei a utilização indevida / abusiva de qualquer linha de emergência governamental
Nem toda a chamada indevida para o 112 é abusiva! Há casos em que as pessoas pensam que é uma emergência e só mais tarde se verifica que não, como tal o SNS24 deveria ser também gratuito pra evitar a sobrecarga do 112!
Pena é não serem eficientes, por falta de pessoal principalmente.
Já fui bem esclarecido pela saude 24 quando tive um problema mas o INEM é que acho que deixa mais a desejar no serviço que presta. No passado dia de NAtal um familiar teve o que achamos (na altura) ser um enfarte e ligamos para o 112. Quem estava do outro lado, depois de se dizer o local, desligaram o telefone sem darem mais instruções nem ajudar em como nós poderíamos lidar com a situação para ajudar o nosso familiar (o que nos valeu foi a esposa saber primeiros socorros….). A ambulancia demorou 20min a chegar porque veio de uma cidade a quase 20km de distancia enquanto que a ambulância do hospital da zona não saiu do sitio durante o dia inteiro. É apenas um caso, entre outros, que faz com que uma pessoa desacredite destes sistemas… a falta de investimento e preparação dos profissionais dá em situações assim. Mas o SNS está pelas costuras em todos os sectores, infelizmente.
É obviamente absurdo que uma linha de emergência seja paga! Naturalmente que este facto desincentiva a sua utilização.
Mas à parte este “pequeno” senão, não é razoável esperar que seja o utente a ter que decidir se deveria ter ligado para o serviço A, ou para o serviço B! O 112 é o serviço nacional de emergência, é gratuito (como deve ser!) e é apenas para este número que as pessoas se lembram de ligar em situação de emergência! O operador pode, e deve, com calma, bons modos e preferencialmente com alguma dose de paciência, encaminhar a pessoa para outro serviço mais adequado se for esse o caso.