Qualcomm comprou patentes da Palm e outras empresas à HP
A guerra das patentes tem levado a que as maiores empresas tecnológicas se defrontem em processos em tribunal, sempre com prejuízos óbvios para a parte que perde estas contendas.
Por outro lado, e sempre que possível, estes gigantes comprar as patentes que as empresas mais relevantes no passado recente apresentam problemas, sempre na perspectiva de as usarem nos seus produtos, sendo esta uma forma de protecção nos processos ou até para os evitarem.
A mais recente aquisição de patentes foi feita pela Qualcomm, que comprou à HP um vasto conjunto de patentes da Palm e de outras empresas que a HP detinha.
A Qualcomm, um gigante na criação e produção processadores móveis, tecnologias 3G, 4G e de comunicações sem fio anunciou que comprou à HP um vasto conjunto de patentes da Palm, iPAQ e Bitfone.
Ao todo são aproximadamente 1400 patentes atribuídas e pendentes de aprovação nos Estados Unidos e mais de 1000 patentes atribuídas e pendentes de aprovação no resto do mundo.
Apesar de não terem detalhado as patentes que adquiriram, revelaram que são patentes de técnicas associadas e fundamentais aos sistemas operativos móveis.
Estas patentes estavam com a HP desde que esta adquiriu a Palm em Abril de 2010. A venda destas patentes, cujos valores não foram revelados, vem agora mostrar que a HP não tem planos para a continuação desta empresa no ramo dos dispositivos móveis, que eram a sua principal fonte de produção.
Do lado da Qualcomm esta compra vem dar acesso a um leque de novas possibilidades de desenvolvimentos, tornando-a detentora de tecnologia que poderá ser desenvolvida.
The acquisition further enhances the strength and diversity of Qualcomm Incorporated’s industry-leading mobile patent portfolio and will enable the company to offer even more value to current and future licensees
Apesar de ter anunciado ao mundo esta compra à HP, a Qualcomm não revelou muito sobre a mesma. Limitou-se a anunciar a compra, sem revelar valroes ou mais detalhes sobre as patentes.
As patentes que a HP detinha da Palm incluíam as associadas ao seu sistema operativo, o webOS, que se esperava fosse equipar num futuro próximo as televisões da LG. No entanto esse negócio entre a HP e a LG incluía apenas o licenciamento da utilização do webOS, sem abranger as patentes associadas.
Esta compra agora feita pode vir a deitar por terra esse propósito de utilização do webOS ou a obrigatoriedade de um pagamento avultado da LG à Qualcomm.
Tendo na sua posse este novo conjunto de patentes, a Qualcomm poderá iniciar agora uma nova fase, criando novas tecnologias para os dispositivos móveis, escudada pelas patentes que lhe estão na origem e protegida dos gigantes concorrentes.
Este artigo tem mais de um ano