PSP e GNR: Publicações no Facebook dão origem a inquérito
As redes sociais são atualmente uma realidade e muito do que se debate no dia a dia passa por lá (especialmente no Facebook). É verdade que cada utilizador tem um perfil, mas por detrás de um perfil há sempre uma pessoa que, em muitas situações, tem determinadas responsabilidades.
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai abrir um inquérito para apurar a veracidade das notícias, que envolvem agentes das forças de segurança, relativamente às mensagens nas redes sociais no Facebook com conteúdo discriminatório e que incitam ao ódio.
Agentes e militares da PSP e da GNR que publicaram no Facebook estão no ativo
Numa nota do gabinete do ministro da Administração Interna é referido que José Luís Carneiro determinou à IGAI “a abertura de inquérito, imediato, para apuramento da veracidade dos indícios contidos nas notícias de hoje sobre a alegada publicação, por agentes das forças de segurança, de mensagens nas redes sociais com conteúdo discriminatório, incitadoras de ódio e violência contra determinadas pessoas”.
Tudo aconteceu no seguimento da reportagem passada na SIC, que mostra que as redes sociais são usadas para fazer o que a lei e os regulamentos internos proíbem, com base em mais de três mil publicações de militares da GNR e agentes da PSP, nos últimos anos.
No trabalho são apresentados diversos casos de publicações como: “Procura-se 'sniper' com experiência em ministros e presidentes, políticos corruptos e gestores danosos”, diz o texto sobre a imagem do cano de uma espingarda que um militar da GNR de Vendas Novas publicado no Facebook.
“Enquanto não limparem um ou dois políticos, não fazem nada…”, sugere um militar da GNR de Setúbal no grupo fechado Colegas GNR.
Segundo a mesma investigação, todos os agentes e militares da PSP e da GNR que escreveram estas frases nas redes sociais estão no ativo.
Muitos deles usam o seu nome verdadeiro e os seus perfis pessoais para fazer ameaças e praticar uma longa lista de crimes públicos, bem como dezenas de infrações muito graves aos seus códigos de conduta e estatuto profissional, prossegue.
O ministro da Administração Interna afirma ainda que “estas alegadas mensagens, que incluem juízos ofensivos da honra ou consideração de determinadas pessoas, são de extrema gravidade e justificam o caráter prioritário do inquérito agora determinado à IGAI”.
Este artigo tem mais de um ano
Já parece o André Ventura quando era concorrente à CM Loures, disse à vista de todos o que todos dizem em off…
Portanto considera legitimo este tipo de postura das autoridades?
Sim, claro que considero. Primeiro porque é um grupo privado. Segundo porque são seres humanos e estão no direito de desabafar entre eles. Terceiro, porque TU também deves de ter aqueles grupos onde andam memes a circular de humor negro e não é por isso que estás a ser investigado.
Fazes jus ao nome LOL. Puxar a carta do “humor negro” para o assunto é realmente de génio.
Eu até digo mais: enquanto não limparem uns políticos E juízes não muda nada.
Agora, é uma ameaça, incitamento, desabafo, esperança, constatação?
E incita ao ódio, à violência, à reflexão?
E quem tem essa vida miserável nas forças de segurança e depois se suicida, alguém é responsável pelas (más) condições de trabalho dessas pessoas? Ou pagam-se umas indemnizações e está tudo bom?
A IGAI escusa de vir atrás que não sou agente das forças de segurança, nem tenho familiares nem amigos nas mesmas; e o ministério público idem, é apenas um pequeno texto.
Mas que os políticos e juízes são dos maiores responsáveis pelo estado das coisas, de criminalidade em geral à corrupção em particular, ai isso garantidamente são e NINGUÉM tem mão neles.
“Eu até digo mais: enquanto não limparem uns políticos E juízes não muda nada. Agora, é uma ameaça, incitamento, desabafo, esperança, constatação? E incita ao ódio, à violência, à reflexão?” Quer ser você a dar inicio a limpeza ou vai ficar a espera dos outros? E quem decidia que juiz era limpo e baseado em que critérios? Imagine os seus vizinhos e colegas de trabalho começarem a colar cartazes a dizer que lhe vão limpar o sebo ainda achava que seriam apenas desabafos e reflexão? Os seus pais iam gostar, os seus filhos iam dormir tranquilos e você ficava tranquilo? Ponha-se no lugar do outro, e antes de publicar seja o que for leia bem o que escreve. Abstenha-se de escrever disparates
Por muito injusto que o ‘sistema’ seja isso não justifica a quebra da conduta.
Fazendo um paralelo com os médicos. Eles não deixam de atender os doentes se acharem que estão a ser mal pagos ou com más condições.
Com isto não estou a crucificar os polícias e sei da pressão a que são submetidos mas o discurso de ódio e violência não é solução (muito pelo contrário) e eles sabem disso e principalmente quem os forma.
Tenho amigos médicos e não imagina o que eles dizem dos pacientes em privado.
Logo dos comentários num grupo privado à ação vai um logo caminho…
E pelo que parece os policias não deixaram de fazer o trabalho deles.
Tendo em conta que os políticos foram ao longo das últimas décadas transformando a “autoridade” em meros “guarda cabos” das operadoras de telecomunicações e especialistas em “caça-multas” de trânsito, é natural que comece a surgir alguma insatisfação até da parte de alguns agentes …
Sejamos pragmáticos: as “pessoas de bem” já perceberam que as Forças de Segurança são uma verdadeira palhaçada no que respeita à defesa dos seus direitos, as “pessoas de mal” também já perceberam que podem fazer o que quiserem, e que só correndo muito mal é que têm direito a “hotel”, com televisão por cabo e telefone…
Insatisfação e luta por melhores condições e respeito é legitimo, mas este tipo de comportamento é injustificável a um “comum” cidadão, quanto mais a um agente da autoridade…
Deixa lá o mimimi e sai mais de casa. Desejar a morte a politicos e outra escumalha é mato nas conversas do dia á dia.
Injustificável é como tratam as forças de autoridade.
Ganha juízo e sai da caverna, estamos no século XXI. É injustificável o que as forças de autoridade fazem e dizem. O pouco ou nada que fazem quando solicitamos a sua presença, mesmo que seja simplesmente para multar um carro na passadeira. Os baixos salários e as fracas condições de trabalho não são livre transito para greve de zelo e andar a propagar ódio pelas redes sociais e fazer serviços menos “claros” por fora.
Mimimimimi
Apoio total ás forças da autoridade.
Nem não é vagabundo nada tem a temer.
Isso é conversa de pré primária. Mas para ter esse tipo de opiniões, ou é imaturidade ou doença.
Então vejam também pessoal da extrema esquerda, com cargos de responsabilidade na vida civil e política e não só, desde militantes ás ONG, IPSS e funcionários do estado, que todos os dias destilam ódio também, com ameaças insinuadas e com votos de morte também a muita gente e a países como Israel, USA e a entidades e representantes políticos opostos á sua ideologia . A bitola não pode ter duas medidas, sed lex, dura lex
Estes polícias e militares (e guardas prisionais), chegaram a anunciar “um assassinato em massa e violação da gaja gira do governo, em directo para as tvs”. André Ventura apoiou a ideia… e o movimento zero, que teria 7900000 membros, ficou com 3… os 3 que são membros do Chega e sempre de anunciaram como líderes sindicais da PSP-GNR e mais 23000000 outras coisas.
A única gaja gira no governo é a Rita Matias.
Isto são tudo conversas de tasco, mas no facebook. Agora alguns canhotos acharam por bem dar relevância a isto em vez de se preocuparem com as agressões diárias de que os policias são vitimas.
Apoio total ás forças de segurança, abaixo os canhotos.
A culpa do país se encontrar como está é toda nossa. Somos aquele povo que acha que a sua responsabilidade acaba na urna de voto. Elegemos os políticos e dessa forma damos-lhes carta branca para porem e disporem e eles agradecem porque sabem que o escrutínio é mínimo e o interesse do povo acaba na urna de voto. Somos também aquele povo que quando quer ir a um festival de verão mete baixa mas depois dizemos que a culpa é dos ciganos. Neste pais a baixa médica é um modo de vida. Mas depois dizemos “ah! temos que limpar uns juízes e uns políticos senão isto não muda”. Um simples exemplo, quantos de nós pedem contas a administração do condomínio? Se calhar limitamo-nos a pagar, eles que tratem de tudo só queremos que não nos chateiem. Tudo começa na nossa comunidade. Todos nós somos agentes da mudança. Farto disto.
Temos um grande exemplo no vice-presidente do PSD, Hugo Soares.
A 18 de Junho de 2017 anunciou ter provas de “vários milhares de vítimas que o governo anda a esconder os corpos em casas funerárias para não revelar que podem ter morrido 20000 ou mais pessoas” (sobre as vítimas do fogo que começou em Pedrogão Grande). Usou a “defesa da honra” para dizer que “a liberdade de pensamento está prevista na Constituição”. Só que em plena Assembleia da República, aquela coisa anunciou ter provas de 20000 vítimas mortais.
Agora, com o amigo Luís Montenegro, até foi promovido a receber 840000 euros anualmente, como vice do partido e será o líder de várias listas nas próximas eleições.
Apontamos o dedo aos políticos mas quando nos dá jeito falamos com aquele amigo que trabalha nas finanças para agilizar o nosso processo e dessa forma passar a frente de toda a gente. Exigimos mudanças, mas poucos estão dispostos a mudar. Não passamos da cepa torta.
O problema maior é que há gente que vai para polícia porque não havia mais nada, ser agente de polícia é pensar primeiro nos outros e só depois em nós mesmos, é ter paixão pela profissão é ser alguém que gosta de ajudar o próximo e saber contar de 1000 para zero, não é fácil ser polícia hoje ninguém respeita nada nem ninguém nem os polícias, fui educado por um polícia o meu pai está reformada PSP, e fala da profissão com um carinho e saudade também eu passei pela profissão mas devido a problemas de saúde tive de seguir outro rumo.
Eu nunca reclamei dos meus vencimentos, desejo sempre que fosse muito mas mesmo muito mais, eu sei sempre ao que vou, não é segredo para ninguém quando vamos a uma entrevista de emprego é nos dito qual o salário, aceitas depois não podes reclamar.
O (des)Governo é contra a liberdade de expressão e contra quem é a favor de uma limpeza em geral. Depois o Putin é que é mau…
Brilhante. “Liberdade de expressão” e “limpeza geral”. É mesmo sobre isso que trata esta investigação. Infelizmente parece não haver consequências para quem propaga ódio sobe o manto da “liberdade de expressão”.
A liberdade de expressão acaba quando se lançam acusações e ameaças contra outros.
Se bem que o PSD já anunciou 167000km em novas autoestradas, algumas que serão boas unidades para corridas de automóveis a 300kmh num percurso de 400km e que as forças da protecção civil suportem 80000 milhões de euros nas despesas para ajudar os que não consigam cumprir as 940 provas anuais.
Limpeza em geral precisavas tu na mona.
Se existisse caça à multa não se via o que se vê nas estradas Portuguesas…
Estacionamentos em cima de linhas contínuas amarelas, junto a passadeiras e em cima das passadeiras, rotundas, passeios, em rampas de garagem, trotinetes a circular nos passeios, ou na estrada em contra mão assim como bicicletas, uso de phones durante a condução, utilização do telemóvel…
Enfim
Só não vão com o carro para o wc porque não dá…
A caça à multa é feita por radares. A Policia tem outras coisas para fazer.
Policia na rua em patrulha já não há, agora patrulham pela cameras de segurança sentadinhos numa secretária.
Para onde caminhamos. Quando os que supostamente nos deveriam proteger, têm posturas destas… GNR e PSP precisam de uma limpeza de alto a baixo. E depois dessa limpeza, precisam de ver os seus direitos e condições de trabalho melhoradas. Mas primeiro, tirar de lá a escumalha que foi para policia porque no fundo…não sabia fazer nada sem ser flexões e dizer palavrões.
Digam lá o que disserem, eles escrevem muitas coisas que grande parte da população concorda em off e condena em on.
Não fosse o nosso país uma nulidade no combate à corrupção, leis fortes para fracos, e ausência da mesma força de justiça ou demora eterna para os ladrões e corruptos. Estamos cheios de criminosos vindos de outros países, não conseguimos ter casa, vemos amigos a não pagar impostos e economia paralela a chegar aos 15 mil milhões.
“Forças de segurança” de quem? Para proteger quem?
Isso são as tretas que ensinam na primária…
Só me sentiria seguro se pertencesse à corja…
Acredito que aqueles que estão a criticar as autoridades pela postura menos correta, são os mesmos que quando se vêm apertados com algumas minorias étnicas dizem que a policia não faz nada.
A verdade é que as autoridades estão cada vez mais numa posição pouco favorável para com eles próprios. Num lado esta a população de bem, em que eles são obrigados a perseguir com infrações de transito, chegando mesmo a terem objetivos a alcançar.
No outro estão os rufias e delinquentes em que eles prendem e o juiz solta… Basta ver o celebre caso do Rei dos Catalisadores que já foi detido e solto inúmeras vezes. Ou o Hugo que acertou mortalmente numa criança levada pelo pai para um assalto e que estavam a fugir das autoridades. O Hugo foi responsabilizado pela morte de uma criança (e tudo o que isso implica em termos psicológicos) derivado da negligencia do pai.
Sobre o racismo que tanto se fala… Quando os intocáveis forem obrigados a tal como os outros a ter carta de condução e seguro no carro, quando não passarem à frente de todos nos hospitais, quando souberem ir a restaurantes (principalmente na margem sul) sem criar confusão, ai teremos direitos e DEVERES iguais.
Assim compreendo a tamanha frustração das autoridades em não poder advertir os “grupos familiares” que é logo racismo e derivados.
Eu sou do tempo em que o Mamaki disse, com estas mesmas palavras, ” morte ao homem branco” e ” a bosta da polícia” e sei lá o que mais.
Não me lembro de ver a palhaçada que se vê agora.
Nem a conta dele foi cancelada enquanto outros, por muito menos, tiveram a conta bloqueada.
Ele que dissesse isso na terra dele e não chegava ao dia seguinte…
Esperto, sabe bem onde está..
Ah, liberdade de expressão, que só vale se dizes o mesmo que eu…
Dizes o que não gosto e pimba já fostes… depois os Russos e outros é que são maus porque fazem censura.
Tá bem abelha…
Mau, será que isto não é racismo ao contrário?
Uns podem dizer tudo e outros nada.
Ainda bem que o Musk comprou aquela porcaria e começou a limpar a javardice woke toda que lá está a empestar.
Que os ponha a todos na rua, que é o lugar deles…
PorcoDoPunjab, o porco que compra imobiliário sem ter conta bancária
É o desespero a falar mais alto:
– São cidadãos como outros e sentem-se frustrados, pois os verdadeiros criminosos continuam à solta e dão proteção a um sistema corrupto;
– Por outro lado, o desespero das forças especiais é diferente: como não há manifs, estes não podem “aquecer”…
RK
17 de Novembro de 2022 às 23:14
Parece que os 397 atropelamentos e fuga e minhares de acidentes rodoviários contradizem qualquer teoria de caça à multa …