PplWare Mobile

PSP alerta para chamadas “falsas” do suporte da Microsoft


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Mário Silva says:

    Sempre que recebo chamadas dessas, atendo.. ligo a maquina virtual instalo la o que eles pedem só para lhes fazer perder tempo e óbvio, gozar com eles.. isto tudo porque é feito numa maquina virtual onde não tem acesso ao meu PC “principal” e isto é a arte de gozar com eles!

    E depois usar o wireshark e fazer sniffing para obter o IP deles.

    • urtencio says:

      Não sei se és um sortudo ou um azarado! Eu não conheço ninguém que tenha recebido uma chamada dessas e pelos vistos tu recebeste mais do que uma.. :O
      até consegues “brincar” com eles! :scratching_the_nose

      • Mário Silva says:

        Só recebi 1 da Microsoft, eu quando disse “chamadas” refiro-me a outros tipos de chamadas, não existe só da Microsoft, existe outras de burlas.. Como por exemplo dos Bancos onde pedem o número da conta bancaria e a pass por “problemas no banco”

        Há varios tipos de burlas, não afirmei que recebo sempre e várias chamadas de “Fake Microsoft Support”

        Mas, quando recebo trato sempre de gozar com eles, que se acham que só eles sabem enganar tão bem, e que toda a gente para onde eles ligam é parva.

      • Adolfo says:

        Serei sortudo ou azarado???, Já recebi 3 sim 3 chamadas dessa numa semana, azar o deles depois de tempo e tempo á espera que a maquina arrancasse e de lhes dizer que estava a receber um alerta que não tinha permissão para efetuar aquela operação e ele me ter tentado aceder através do logmein123, pedi-lhe gentilmente para me beijar o c*

      • Eduardo Albuquerque says:

        Eu fui um dos felizes contemplados com DUAS chamadas.
        Às 7h30 (manhã) recebi a primeira mas depois ninguém falou.
        À hora de almoço atendi-os e percebi logo que tinha aldrabões do outro lado da linha… É preciso ter mesmo muito cuidado.

      • Tiago says:

        Eu já recebi 3 ou quatro telefonemas e gozo com eles, pois são chineses com sotaque péssimo

      • JMS says:

        Já recebi duas, sao chineses ou indianos, tem um sotaque mesmo estranho, da 1 vez disse que utilizava linux delegaram logo, da segunda ligaram as 7 da manha comecei a mandar vir com eles nunca mais ate hoje

      • João Cavaleiro says:

        Não é que pensei exactamente o mesmo? 🙂

    • Daniel says:

      Eu também já recebi… mas a rapaziada com o “inglês” de topo deles meteu o rabinho entre as pernas quando percebeu que eu sabia do que se tratava…

    • Cruz182 says:

      eu customo ir a casa de banho fazer necessidades enquanto falo com eles.

    • Jorge Silva says:

      E o teu IP? Utilizas VPN para esconder ou deixas estar?

  2. HumbertoC says:

    Já agora,mais alguém recebeu e-mail com um inquérito da Autoridade Tributária?
    Foi direto ao lixo!
    PS: Mário,excelente trabalho;)

  3. Renato says:

    Ri-me na cara dos gajos quando lhes disse para mandarem um email com as indicações necessárias e eles disseram: nós não possuímos sistema de email. Depois desligaram a chamada

  4. Jack says:

    A semana passada recebi uma chamada destas, com um nº internacional que depois de pesquisar, era da China. Na altura da chamada, o” técnico” falava inglês com sotaque indiano. Começou por dizer que era do suporte tecnico da Microsoft e que o meu Windows ia ser bloqueado. Só tive uma resposta para ele. “Fuck you” e desliguei a chamada. Pelos vistos eu tinha razão a Microsoft não liga para ninguém a dar suporte técnico sem ser solicitado

  5. Anónimo says:

    Quando um “artista” desses vos ligar com a treta do seu Windows vai ser desactivado, respondam-lhe:
    “Thank god, I’ve been calling you guys (Microsoft) for ages to get my refund! When will you issue my check? Can’t you expedite the matter and pay me some other way, Bitcoin or Paypal for instance?” — E insistam com ele em pagar-vos o vosso refund, não o deixem desligar!

    É o que faria, estou mortinho pelo telefonema!

  6. censo says:

    Eu nunca atendo números desconhecidos.

    • Jack says:

      O nº não aparecia desconhecido. Era um nº internacional….Olhem vou deixar aqui o nº do qual me ligaram: 005867498222, pode ser que sirva para alguém os hackear ou gozar…

  7. Jesus jones says:

    Eu so recebo aquelas me… do aumento do penis

  8. DAV says:

    Só me aconteceu uma vez e já foi há mais de um ano atrás. O homem em “inglês” (com um forte sotaque Indiano ou Chinês) disse que era do suporte da Microsoft e que tinham de aceder ao meu pc porque eu tinha um vírus ou qualquer coisa assim do género, eu desliguei logo.

  9. that guy says:

    Porque è que tanto no titulo como no artigo a palavra “falsas” aparece entre aspas? As chamadas são mesmo falsas! Não há aspas amigo…

  10. Alc says:

    A mim tb já aconteceu… Ligou um fulano dizendo que era da parte da Microsoft e que eu tinha um virus no computador! Eu perguntei-lhe se sabia com quem estava a falar… Ele disse “Desculpe, mas que só tenho acesso à informação do seu windows do computador”. Eu disse-lhe que era o Patrão dele! Ele disse “What ham ham,,,” Eu disse: “Yes, Im your boss… I’m Bill Gates”…. Ele começou-se a rir e desligou o telefone na minha cara… Falta de respeito! Hihihi

  11. Desconfiado says:

    Aconteceu-me uma vez. Era um indiano com o seu sotaque típico. Disse-me que “eles” (microsoft!) detectaram que o meu computador tinha sido alvo de um ataque de hackers e que me queriam ajudar a eliminar esse problema de segurança no computador. Pediram-me o IP e eu disse-lhes. Então não sabem o meu IP e sabem que ele foi atacado?? E ainda por cima conseguem “ligar” o meu IP ao meu número de telefone? Vocês “microsoft”? Então disse: “OK My WAN IP is 69.69.69.69!!” Ao que o tipo me disse que não era válido. E eu disse válido não é o que vocês estão a fazer: “You are trying to cheat me!”; e que não precisava da ajuda dele. Ao que o tipo me respondeu “If you have big problems then after do not blame microsoft”. Eu disse-lhe para ele ficar sossegado pois não lhe iria pedir contas. Disse-lhe que ía desligar o telefone e o tipo começou a insultar-me. E desliguei……

  12. Norberto Vale says:

    Quando recebo chamadas desse teor, chamadas de marketing agressivo e similiares, via telemóvel, digo sempre que estou em reunião, e peço para me ligarem mais tarde para o telefone fixo, dando-lhes o número da PJ ou Deco, conforme o caso.

  13. Sergio says:

    A semana passada tambem recebi uma chamada dessas, uma vez mais um claro sotaque indiano e a dizer que o meu windows tinha virus e eles iriam ajudar a remover. Apenas disse que tenho o pc seguro e não tenho problemas e desliguei. Voltaram a ligar e insisti que não precisava da ajuda deles, voltei a desligar. Ligaram novamente tipo “chateado” a perguntar porque eu tinha desligado a chamada e coisas assim. Apenas disse que sei como resolver a situação e não preciso da ajuda deles, voltando a desligar.

    Felizmente não voltaram a insisitir – 3 vezes já foi muito

  14. António Cruz says:

    Já vi que é só inteligentes a comentar…

  15. Tiago Santos says:

    Desde ontem já recebi 5 chamadas desta palhaçada.

  16. JRaveiro says:

    Boas pessoal.
    Também foi contemplado no passado sábado 12 dezembro às 8h da manhã com uma chamada.
    A Sra. começou por dizer que o meu computador tinha em problema grave de segurança, solicitou que eu abrisse o “Executar” e digitasse “eventvwr (Visualizador de eventos)” para confirmar a existência de um sinal amarelo de exclamação. E não é que existe?! Pois, a diferença é que sei que é normal a existência daqueles erros.
    Foi então que comecei a entrar no jogo deles, ou eles acharam que sim.
    Disse-lhes que estava sem bateria no portátil e que o mesmo foi abaixo, rapidamente disseram que era urgente colocar o carregar porque era grave a situação do computador. Disse-lhe que não tinha carregar e a fulana insistia, insistia, até que chegou ao ponto de perguntar se não havia mais computadores em casa.
    Disse-lhe algo sobre a mãe dela e claro, não gostou e desligou.
    Durante a chamada dei conta que ela passava informação a alguém, sobre tudo quando me pediu para chamar o TeamViewer.
    Pessoal, muita atenção.
    Boas festas e todos

  17. flamarro says:

    Boas,
    Pois eu para aí desde dia 14 ou 15 de dezembro, dia que recebi uma chamada às 7 da manhã e atendi, tenho recebido todos os dias pelo menos uma chamada. Nesse primeiro dia mal ouvi microsoft desliguei logo, pois já tinha lido qualquer coisa sobre o assunto. Outra dia atendeu a minha filha e avisada, disse que não falava inglês, ao qual desligaram. As outras são chamadas que ficam registadas no telefone durante o dia, de numeros do estrageiro, desde Suecia, Singapura, e por aí.. Hoje atendi eu e a gaja começou a dizer que era da microsoft e eu deixei continuar e que tinha um problema qualquer no PC ao qual eu respondi que devia ser engano pois eu não tinha computador. Ela confirma o meu primeiro nome (sabia o meu nome correcto) ao qual respondi que sim (acho que será facil obter o meu nome) e ela disse que no laptop… e eu outra vez…não tenho laptop….. desligou…..
    Só acho chato é estar constantemente a receber chamadas. É que é todos os dias….às vezes fico a pensar se podem fazer alguma coisa só por um tipo atender…

  18. Paulo says:

    Pois… mesmo agora recebi uma chamada do número 423543565, e da suposta Microsoft! Sem dar conversa… disse… tou tou… do outro lado em inglês que era da microsoft… desliguei!

  19. Paula says:

    Acabei de receber uma dessas chamadas 034957610000

  20. Neri says:

    Alguem ainda recebe destas chamadas? Recebi várias nos últimos dias:
    0012193363179
    0041443621463
    0043720022183
    292946826

  21. Rui says:

    Acabei de receber uma dessas chamadas, pediram para instalar o anydesk… E mais tarde o teamviewer… Após pedirem 10€ para renovar a licença do Windows e preencher os dados, simplesmente desliguei a chamada e cortei a net enquanto desinstalava o teamviewer… Só tenho uma questão: uma vez que tiveram acesso remoto, podem aceder novamente sem sabermos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.