Projecto Spartan do Facebook desafia App Store
O HTML5 é sem dúvida uma jovem mas promissora tecnologia que promete transformar a internet num ecossistema mais rico. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de ser um formato suportado por qualquer browser e sistema operativo recente. Isto tem trazido flexibilidade aos programadores.
Através desta tecnologia podem ser desenhados sites dinâmicos que emulem a boa experiência conseguida em aplicações nativas para plataformas como iOS e Android. Mas permite também que não fiquem dependentes do processo rigoroso de admissão da Apple ou Google. É a pensar nisto que o Facebook pretende apostar num projecto tão inovador como arrojado.
O TechCrunch levanta um pouco o véu do projecto do Facebook, fechado ainda a sete chaves, denominado projecto Spartan. Um dos colaboradores desta fonte terá inclusive visto o projecto a correr, já que existe acesso ao mesmo através de um parceiro da AOL.
Conforme se pôde apurar é uma plataforma totalmente desenvolvida em HTML5 e com o objectivo de atingir uma marca de 100 milhões de utilizadores no mercado móvel.
A ideia será combinar a tecnologia dinâmica do HTML5 para disponibilizar versões móveis das aplicações do Facebook. Pensemos nisto como uma espécie de app store do Facebook, construída em HTML5. Está confirmado que a plataforma destino desta iniciativa será o iOS nomeadamente a versão mobile do Safari.
Os rumores parecem se materializar não só pela credibilidade da fonte, mas também pelo facto de o Facebook contar já à partida com parceiros estratégicos como por exemplo a Zynga. Talvez isto permita lançar títulos exclusivos de FarmVille e criar uma fonte de rendimento para estes e outros parceiros, ou produtoras independentes. Além de títulos de entretenimento, poderemos esperar apps mais simples como diários da imprensa, ou mesmo a migração de algumas das melhores aplicações actuais do Facebook, para esta plataforma.
Claro que para uma “Web Store” do Facebook, ser bem sucedida tem que atrair programadores. E isso só se consegue desenvolver mecanismos que permitam a estes vender as suas aplicações. Para isso a famosa rede social irá utilizar o actual sistema de créditos, utilizado no seu site. Espera-se como é óbvio uma forte integração deste projecto com funcionalidades que todos nós já conhecemos, da maior rede social do Mundo.
Assumindo que esta plataforma siga os moldes que a Google tenta seguir na sua Chrome Web Store, mas numa vertente móvel, será com certeza um desafio do Facebook à App Store da Apple. Parece claro que o Facebook, não quer ficar dependente de aprovação de novas versões desta plataforma pela empresa de Cupernito. Mas por outro lado ao seguir por este caminho, o Facebook não está a colocar mais um prego no caixão do Adobe Flash?
Provavelmente este será o caminho que muitos visionaram para o HTML, quando vaticinaram a projecção desta tecnologia e o abandono do Flash nalguns segmentos web.
Contudo, deixar de fora uma plataforma como a App Store, significa que nem um cêntimo irá para a Apple. Isto não deixará certamente muito satisfeita a empresa de Cupernito. Claro que o Facebook, não ficará por aqui e espera-se que mais tarde esta solução esteja disponível e reconhecida como compatível para o browser do Android.
Teremos que esperar para ver, mas o Facebook com este projecto, surge vigorosamente para desafiar principalmente a Apple (e a Google mais tarde), numa das suas principais áreas de negócio. E se pensarmos que com este passo de gigante o Facebook poderá trazer toda a sua poderosa infraestrutura de publicidade. Exemplo disso será o desenvolvimento de uma aplicação gratuita do Facebook, com publicidade embutida e adaptada à realidade móvel.
Os seus rivais na área móvel, estarão neste momento a fazer contas à vida. Uma coisa é certa, o mercado móvel, nunca esteve tão dinâmico e interessante como agora com mais um jogador a disputar este complexo puzzle.
Haverá lugar para mais uma app store no mercado móvel de comunicações?
Este artigo tem mais de um ano
Facebook para Apple
– This is Sparta!!!!!!!!!!!!!!!!
😀 hehehee
O habito é tanto ao facebook que ao olhar para o comentario me perguntei: onde está o “botao gosto”? xD
Maxim Stratan gosta disto.
Ou então: This is Facebook!
O futuro, em certas vertentes, já demonstrou pertencer ao HTML5 – e o Flash terá que se renovar ou resignar a alguns nichos de mercado, ainda que não no imediato.
E com o futuro/HTML5, vão surgir cada vez mais projetos semelhantes, optando por tecnologias mais evoluídas e não proprietárias, que permitem fazer a mesma coisa, por vezes até de forma mais eficiente – sem dúvida, as WebApps vieram para ficar.
O FaceBook parece querer aproveitar isso em seu (nosso?) beneficío, o que é positivo. Resta saber qual a adesão dos programadores, e se será suficiente para massificar a coisa.
Estou curioso para ver a resposta da Apple nos próximos tempos!
E já agora: a associação evidente a Sparta/Spartans não me parece mera coincidência 😉
Não sei se essa associação é muito auspiciosa, visto que no final os 300 de Esparta morrem…
Sim, morreram, mas o seu legado ficou para sempre! E, para além disso, conseguiram provar que um suposto “deus” não era mais que um mero mortal…se é que me faço entender!eheh
O flash tem melhor performance em dispositivos móveis do que o HTML5, basta ver os comparativos http://www.craftymind.com/guimark3/ o HTML5 ainda tem muito que evoluir para alcançar o que o flash actualmente é capaz.
A única excepção são os dispositivos iOS, mas por opção da Apple.
Já agora a minha opinião! Por esta é que a Google e a Apple não esperavam. Foram totalmente apanhados desprevenidos pelo facebook. E não é de admirar, tem lá gente muito inteligente da Google que já trabalhou por exemplo no android, e ex engenheiros da microsoft.
Acho que o steve jobs nunca pensou que a sua tecnologia querida (HTML5), podia também ser um dos seus principais inimigos para o modelo de negócio que tem.
Penso que se este projecto for mesmo implementado em larga escala, a Google e a Apple, que lucram muito em publicidade Móvel, vão deixar de ter os lucros folgados que têm tido.
Bom Artigo!
Vejo Dy as falhas nessa argumentação:
1) o HTML é uma ferramenta, que por definição tanto pode servir para ajudar quanto para destruir. Não vejo como pode ser um inimigo de Jobs ou de quem quer que seja.
2) a Google lucra muito com a publicidade móvel, já a Apple lucra na venda de hardware, software e serviços. A publicidade móvel não tem para a Maçã o peso que tem para a Google, logo a maior prejudicada com essa estratégia será a empresa de Brin e Page.
Olha que estás enganado! Imagina que as pessoas deixam de comprar jogos na appstore e começam a compra-los na nova plataforma do Facebook?
Achas que isso não custa dinheiro à apple?
E a nível de publicidade movel, Google e Apple são as que mais lucram ao nivel móvel. E lucram pelo que li à tempo de forma mais ou menos repartida, se a google, tirar mais dividendos, é pouco mais.
Lembra-te que a Apple tem o próprio sistema de publicidade móvel chamado iAd. Por isso eu diria que os dois ficam a perder.
Os jogos vendidos em formato webapp são emulações de jogos em Java, no estilo Farmville, nada tendo a ver com jogos do nível de Infinity blade, Real Racing HD 2 ou NOVA 2. Relativamente à publicidade móvel é fácil ver o quanto ela é mais importante para a Google pela quantidade de jogos suportados por publicidade no android Market, o que não ocorre tanto na App Store, onde os bons jogos são pagos.
“With all these HTML5 mobile apps now, I wonder if Apple will decide to remove HTML5 support like they removed Flash…”
https://twitter.com/#!/mikebutcher/status/81312851742044160
…problemas de estabilidade e compatibilidade 😀
Toda gente sabe que banir Flash foi um movimento estratégico para evitar coisas deste tipo. Sempre podem por o site na blacklist do browser “Esta pagina contem código malicioso” 😀
Lool 😀
A Apple só continua a proibir o flash para “obrigar” os utilizadores a comprar apps via applestore. Qualquer tecnologia que rivalize com a venda de aplicações por parte da Apple terá certamente o mesmo destino.
Esta é fácil!
Se o Facebook se atreve a pisar os calcanhares da Apple e criar uma “appstore” esteja ela aqui na terra ou nas nuvens, a Apple pura e simplesmente bloqueia o acesso.
Mas presumo que não se poderá aceder a essas aplicações offline, logo terá algumas limitações. Por exemplo, não estou a ver uma aplicação de navegação GPS, pois os utilizadores não desejam geralmente estarem a depender da ligação à net para saberem quando devem “sair na saída”. Talvez numa fase de maior maturação do 4G……..
No entanto, acho que, se se entenderem, é do interesse da FB e da Apple (e depois da Google?) esta sinergia
Depende da implementação que fizerem: o HTML5 tem mecanismos avançados para gestão de conteúdos/webapps em offline, que sempre foi um dos principais handicaps do ambiente web atual.
Essa é a razão pela qual alguns serviços e apps estarem em reformulação para aproveitar essas novas capacidades (Read It Later por exemplo) 😉
Claro que uma plataforma destas terá algumas limitações à partida, e que terão que ser melhoradas com o tempo e o feedback, mas sem dúvida que será um kick-off para que outras empresas sigam o exemplo.
Não sabia dessa característica do HTML5, mas acho que nesta situação não vai ser uma limitação da linguagem, mas sim uma proibição da plataforma
A Apple não pode criar determinadas barreiras sob a pena de estar a prejudicar o utilizador que navega através do Safari.
Depois filtrar conteúdos Facebook é perder “clientes”, tendo em conta a força que o Facebook hoje representa nos hábitos de navegação.
Mas claro, tudo depende, como disseste e bem, do tipo de aplicação.
As redes sociais foram na minha opinião um dos principais impulsionadores dos smartphones.
Ainda hoje qualquer publicidade a smartphone feita por operadoras foca a mensagem na possibilidade de ligação constante ao facebook, twitter, etc…
E vejo a maioria da malta mais jovem sempre agarrada ao smatphone, na maioria do tempo por duas razões: jogos e redes sociais. Sendo que o facebook pode oferecer os dois e muito mais.
Na minha opinião a Apple não pode nunca vir a restringir conteúdos do facebook sob risco de estar a dar um tiro no pé.
O jobs vai ter que pensar muito bem esta situação, porque o facebook hoje tem muita força.
lol desde quando é q isso foi impedimento? quando bloquearam o flash n fizeram exactamente isso?
Não, abriu a possibilidade de muitos serviços adoptarem HTML5 e hoje esta tecnologia está com uma popularidade fantástica.
Muitos serviços hoje estão bem melhores, com mais qualidade, com mais dinámica porque foram migrados para a quinta geração do HTML.
Fecha-se uma porta, abre-se uma janela de oportunidades.
Repara que a Apple teve um incremento brutal no seu segmento gamming sem que o flash fosse preocupação ou entrave.
Eu não creio que a Apple deu a possibilidade a ninguem… Alias, falou-se muito que o processo ia ser rapidssimo com esse apoio da Apple e no final das contas está a tomar o seu percurso normal, o flash não desapareceu continua vivo como sempre, vão surgindo aplicações em HTML 5. O percurso natural do mundo tecnologico. Houve muito alarido na epoca mas serviu apenas para justificar o facto de ter sido banido o flash pois apartir dai nunca mais se deu o valor ao HTML5 como se deu.
kekes isso é uma visão tua, muito particular. Não é por nada que as grandes empresas de software que têm influência na web, como a Microsoft, Google, Mozilla e afins, estão a desenvolver esforços para ter um suporte considerável ao HTML5. Aliás a Google está mesmo empenhada em ter novas ferramentas totalmente dedicadas ao HTML5. Se não houvesse determinadas posições, ainda hoje teríamos flash a dominar todos os segmentos e já não é isso que acontece e tudo graças à implementação de conteúdos para tablets…
Depois da febre das “Stores” penso que as apps vão voltar ao modelo tradicional de vendas. Um grande jornal (penso que o finatial times) já começou a vender a sua app directamente fugindo assim à App Store. Porque é que a Apple ou a Google hão-de chupar estas grandes empresas? Um pequeno produtor tem vantagem um pagar uma percentagem da sua app em troca de uma loja já montada e de meios de pagamento seguros. Agora as grandes empresas com equipas de desenvolvimento próprias, mais tarde ou mais cedo vão mandar os ditadores da Apple às urtigas e vender as suas apps directamente ou em lojas menos castradores e chupistas”.
As Stores para algum tipo de conteudo na minh aopinião têm os dias contados, o HTML5 vai revolucionar isso, e ainda bem devem acabar os chulismos.
O Market da google (agora Google Play Store) o desenvolvedor não paga nada a google por cada aplicação que vende.
Para já não consigo ver grande sucesso na ideia, mas é demasiado cedo, faltam jogar muitas cartas.
Ao contrário do que diz a notícia, o flash não está morto, muito menos no que diz respeito a aplicações mobile, hoje em dia é possível conceber uma aplicação flash via AdobeAir e publica-la na Apple Store e no Android Market,(praticamente sem alterações ao nível da programação).
O mesmo não se pode dizer do HTML5.