Programa Regressar: Portugal paga para regressar a casa
Já ouviu falar no Programa Regressar? Este programa visa ajudar todos aqueles que tiveram de sair do país e desejam agora regressar. Saiba como se pode candidatar a este programa.
O Programa Regressar tem como objetivo apoiar os emigrantes a voltar para Portugal. Para tal, há um conjunto de apoios aos quais os emigrantes se podem candidatar. Os apoios são concedidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e destinam-se aos cidadãos nacionais que cumpram as seguintes condições:
- Tenham residido num país estrangeiro, de forma permanente, durante pelo menos 12 meses (esta condição atribui o estatuto de emigrante);
- Tenham começado ou comecem uma atividade profissional (por conta de outrem ou por conta própria), entre 1 de janeiro de 2019 e 2026, em Portugal Continental;
- Tenham saído de Portugal há pelo menos três anos (em relação à data de início da atividade profissional em Portugal);
- Tenham a sua situação contributiva (junto da Segurança Social) e tributária (junto das Finanças) regularizada;
- Não estejam em situação de incumprimento, caso tenham recebido apoios financeiros do IEFP.
Os apoios podem ser igualmente pedidos pelos familiares (que ficam em Portugal) dos emigrantes que já saíram do país há pelo menos três anos.
O Programa Regressar envolve as seguintes áreas de intervenção:
- Divulgação de ofertas de emprego
- Educação, formação profissional e ensino superior
- Reconhecimento de habilitações académicas e qualificações profissionais
- Mobilidade Geográfica e Apoios ao Emprego (Medida De Apoio ao Regresso - MAREP)
- Fiscalidade (Beneficio Fiscal para ex-residentes)
- Investimento
Programa Regressar: Quais os apoios disponíveis?
O IEFP disponibiliza apoio financeiro de 7 ou 5 vezes o IAS aos emigrantes, ou seus familiares, que estejam de regresso a Portugal e que aqui iniciem atividade profissional.
O apoio de 7 vezes o valor do IAS (o valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais) em 2023 é de 480,43€) é atribuído em caso de:
- Contratos de trabalho por tempo indeterminado;
- Contratos de bolsa com duração prevista de pelo menos 2 anos;
- Criação de empresas ou do próprio emprego.
No seguinte exemplo, pode ver o apoio máximo para um agregado de 1 casal e 2 filhos, em que os dois têm contrato por tempo indeterminado em território do interior.
Para proceder à candidatura basta que aceda à página do IEFP aqui.
Este artigo tem mais de um ano
“O seu país apoia o seu regresso”. Já aos que nunca saíram do país e continuaram e continuam a lutar por cá, contra todas as adversidades e dificuldades, o país, ou melhor, o Governo, este Governo, faz-lhes um gesto com o dedo do meio. Burros, tivessem saído, assim teriam direito a ser acarinhados. Deste modo, têm direito a levar um ponta pé no baixo ventre.
Numa certa região ultraperiférica do nosso país, emigrantes venezuelanos são brindados com cheques para equiparar o nível de vida que tinham na Venezuela… Sou só eu ou está tudo passado???
Ex-emigrantes…
E descendentes….
Portugal sempre foi aquele país rafeiro e rastejante que trata gringos como príncipes e indígenas como “pretos” (do tempo em que eles existiam). Agora, há falta de melhores gringos, são os próprios tugas emigras os beneficiados. Excelente incentivo para que quem cá está saia, para voltar e beneficiar destes presentes.
Mas alguma vez alguém, no seu perfeito juízo, que tenha emigrado e esteja bem, volta para este sítio manhoso?
Apenas voltam aqueles que nada arranjaram lá fora e mais nada…
O Senhor tem a certeza disso? É que eu vou regressar e trabalhei desde o primeiro mes que pus os pés num pais estrangeiro. Nunca fui despedido e nunca fiquei sem emprego um só dia. Foram 8 anos. Mas volto porque sou um merd** que não arranjei nem dei nada CA fora. OK. Kiss
Regressei em 2015, de um ordenado de 250k ano com 25% de descontos para um de 140k ano com 48% de descontos, criar filhos la fora não é para todos e por vezes valores mais altos fazem com que tomemos decisões que não têm em vista somente a carreira e nível de vida.
Por uma questão financeira, sim tenho de te dar razão.
Eu não volto! Para que? Para um país que nunca valoriza o que é português? Eu saí de Portugal quando o nosso primeiro país Sr Coelho, nos disse para sair de Portugal para ter uma vida melhor.
Ora cãs estou eu, com bom trabalho e boa vida e quando sair de Inglaterra cuja qualidade de vida não é no, ou vou para o sul de França, Itália ou América (Boston). Para Portugal não volto mais.
Ou seja, eu + esposa + 2 filhos poderiamos ir buscar no máximo aquilo que ganhamos fora (Finlândia) em 2 meses e meio?
Hmmmm… Obrigado, mas nāo.
E o clima, é bom?
IDroid, ficámos a saber que, para si, o ideal de vida e realização profissional e pessoal é levar com grandes bordoadas de sol nas ventas.
Posso dar me ao luxo de lhe dizer para emigrar para o Chade ou Líbia, ali pela zona do Sahara?
É que lá o sol brilha como em mais lado nenhum.
Ia dar se bem por lá.
Há quem prefira ganhar bons salários, ter segurança, ter instituições que funcionam, enfim, são loucos.
PorcoDoPunjab, não sabias que a falta de sol é um dos fatores que mais causa a depressão clínica?
Deve ser por isso que Portugal é o país com o maior consumo de anti-depressivos da UE.
Uma coisa não invalida a outra Lopes.
É um facto o que o iDroid diz.
@Lopes…porque será?
Pessoas ganham mal.
País com maior índice de pobreza (face aos países nórdicos).
Um dos país mais corruptos da Europa.
Sistema de saúde de ir às lágrimas de tão boa organização que é (ironia).
Direito à habitação é uma cena que não assiste ao governo…
e a lista continua…
queres mais razões para não ficar com depressões?
Nao vivo na Finlandia, mas onde vivo também dizem que não há sol, que não há calor…
Já não estou em casa há 2 semanas (viajar pela Europa e passar por Portugal mais tarde), mas sei que tem estado calor, uma chuvita de vez em quando (para não termos os mesmos problemas de seca que Portugal).
Ai Portugal, Portugal…
A unica forma de reter ou fazer regressar pessoas, é com salários que competem com salários praticados no estrangeiro.
Do que é que estás à espera?
Crud, o governo não quer que os portugueses regressem, meta isso na cabeça .
Por cada tuga que sai há centenas de coitados do fim do mundo prontinhos para virem para cá.
O que vai ser disto daqui a uns anos?
Não sei, depois logo se vê lol…
O governo quer o que os capitalistas querem. Presta-lhes vassalagem. E o que os capitalistas querem é importar massivamente migrantes, de maneira a repovoar o exército industrial de reserva e promover o dumping salarial. De qualquer maneira, quanto aos que regressam, só abicham benefícios os profissionais muito bem pagos, tipo futebolistas. O benefício fiscal para quem vai trabalhar para as obras, fábricas e não ganha para pagar IRS continua a ser zero. Quanto ao apoio, nem uma côdea chega a ser.
Votem nos mesmos…que apoiam quem não faz nada e tiram tudo a quem trabalha.
+1
Maior palhaçada, aguentei a troika, comecei a trabalhar, dei trabalho, paguei impostos altos e continuo a pagar, e o quem ganha é quem volta, não quem andou a suportar o país e a sua dívida às costas.
é um facto… mas voce em portugal é uma fonte de rendimento para o pais… os que estao lá fora nao o sao, por isso é que eles fazem os possiveis para trazer de volta os emigrantes.
Li ontem num jornal qualquer que estão a sair de Portugal cerca de 20.000 licenciados por ano. Estamos a substituir essas pessoas por outro tipo de pessoas, porventura por doutorados em física quantica…. Portanto, é continuar assim que está bem.
Isto é uma bela treta… o meu filho resolveu regressar a portugal e ganhar experiencia em terras lusas apos os estudos, depois de 8 anos a estudar fora de portugal. (Queriamos todos acreditar que portugal é um belo pais para viver e trabalhar).
Ingressou no programa regressar á 2 anos atras e ainda anda á guerra com as financas… nao sabem, ou nao querem saber como funciona…
Ja tomou a decisao de voltar a sair de portugal… mais ano menos ano vai voltar a sair, ja percebeu que afinal portugal nao é assim tao bom qt isso. Por muito programas que inventem… se nao forem implementados como deve ser, nao servem para nada.
Estou atualmente com 260k… Voltar para Portugal. Como?
Sente-se a felicidade.