Estudante americana resolve problema matemático com 100 anos!
Uma jovem estudante reformulou um problema matemático com mais de 100 anos e descobriu uma solução simples, mas elegante, que pode otimizar as condições de fluxo das turbinas eólicas e aumentar significativamente a sua eficiência.
Divya Tyagi, estudante de engenharia aeroespacial na Penn State, nos Estados Unidos, desenvolveu uma alteração à solução do disco de rotor ótimo proposta pelo britânico Hermann Glauert.
Quando olhei para o problema de Glauert, percebi que faltavam passos e que a abordagem era excessivamente complexa. Estava convencido de que existia uma abordagem melhor.
Foi então que a Divya interveio. Desafiei outros três estudantes antes dela, mas foi a única que realmente se comprometeu. O trabalho dela é verdadeiramente impressionante.
Explica Sven Schmitz, professor no Departamento de Engenharia Aeroespacial da universidade e coautor do estudo.
Abordagem inovadora para melhorar as turbinas eólicas
Divya dedicou inúmeras horas ao problema e acabou por desenvolver uma solução baseada no cálculo de variações, um método matemático para otimização com restrições.
Criei um complemento ao problema de Glauert que determina o desempenho aerodinâmico ótimo de uma turbina eólica, resolvendo as condições de fluxo ideais para maximizar a sua produção de energia.
Afirma a estudante.
Schmitz sublinha que o trabalho original de Glauert se focava exclusivamente no coeficiente máximo de potência, que mede a eficiência da turbina na conversão do vento em eletricidade. No entanto, Glauert não considerou os coeficientes totais de força e momento no rotor - a unidade giratória com pás acopladas - nem o impacto da flexão das pás sob a pressão do vento.
Imaginem que estendem os braços e alguém pressiona as vossas palmas. Têm de resistir a essa força. Chamamos a isso força de impulso a favor do vento e momento de flexão na raiz. As turbinas eólicas também têm de lidar com estas forças.
É essencial compreender a magnitude total da carga, algo que Glauert não abordou.
Exemplifica o professor, destacando que a abordagem de Divya poderá influenciar a próxima geração de turbinas eólicas.
Divya destaca ainda o impacto concreto da sua descoberta. De acordo com a estudante, um aumento de apenas 1% pode ser suficiente para alimentar um bairro inteiro.
Planos e investigações em curso
Graças a este trabalho, Divya Tyagi foi distinguida com o Prémio Anthony E. Wolk pela melhor tese de engenharia aeroespacial entre os seus colegas. A jovem investigadora acredita que os seus resultados podem contribuir para turbinas mais eficientes e avanços na energia renovável.
Atualmente, a estudante está a prosseguir um mestrado e a aprofundar os seus conhecimentos em simulações de dinâmica de fluidos computacional. O seu trabalho atual foca-se no estudo do fluxo de ar em torno dos rotores de helicópteros, numa investigação financiada pela Marinha dos EUA, com o objetivo de melhorar a segurança dos pilotos e a simulação de voo.
Passei entre 10 a 15 horas por semana a trabalhar no problema, a escrever a tese e a realizar investigação. Foi um desafio muito exigente em termos matemáticos, mas agora sinto um grande orgulho ao ver o resultado de todo este esforço.
Recorda Divya.
O estudo foi publicado na revista Wind Energy Science (WES).
Leia também:
A questão hoje em dia é tentar perceber se é mesmo mérito das pessoas ou do chagpt.
Isto tem verdadeira relevância, considerando a dificuldade e antiguidade do problema?
Força, tens acesso ao ChatGPT, vai lá resolver algum dos Millennium Prize Problems…
Lá está, “e antiguidade” do problema”. A AI começa a bater forte e, coincidência”, o problema é resolvido. Não costumo acreditar em coincidências. hehehe
Existem muitos problemas matematicos e de Fisica por resolver. O chagpt está disponivel para todos, ninguem te impede de utilizar e ganhar um premio Nobel resolvendo um desses problemas
No teclado és lixado, bora lá ir ao chatgpt resolver alguns problemas que os melhores matemáticos não conseguiram.
Hehe mal sabes o que é uma AI como o chatgpt.
A grande questão hoje em dia é agradecer pelo facto de ainda existirem investigadores e cientistas que continuam a descobrir coisas novas e a resolver questões (matemáticas) antigas.
É preciso ser muito ignorante para achar que uma coisa destas foi feita pelo Chat GPT
Geralmente as pessoas gostam mais do pimba e das redes sociais, de consumir e não fazer nada ou muito menos pensar e refletir…isso dá muito trabalho!
O Grok do Musk resolve! XD
E? Todos temos acesso a ferramentas, não quer dizer que as saibamos usar.
E no final, isso é irrelevante. Há um prémio, reconhecimento e mérito para quem conseguiu, certo, mas o que interessa é que o problema foi resolvido e é mais um avanço para a humanidade.
O ChatGPT sabe coisas que aprendeu com base no que JÁ existe. Se o problema nunca foi resolvido, o ChatGPT não te vai dar a resposta para isso. Podes usá-lo para te ajudar, no entanto, para coisas novas que não existe, o ChatGPT ainda não está no novel de ter consciência própria e criar coisas do nada. Para isso ainda temos os humanos por agora.
Opá eu usei o chatgpt como exemplo, não uso AI’s. Que o pessoal tenha implicado com isso em vez de ler nas entrelinhas, eu já passei á frente. 🙂
Comentário da treta.
Tu nem com 20 chatGPT conseguias resolver um problema com metade da complexidade deste.
Todos, os meses, há “resoluções novas”. O problema é quando se aplicam, à realidade, 9999999, em cada 10 milhões, dessas soluções, não funcionam.
Lembram-se da bateria, que dura 5 anos, sem ser carregada? Foi apresentada, em 2017, faz 8 anos, em Maio. Alguém a viu?
Imagina que inventavas uma bateria que durava 5anos, vinha a CATL (uma das maiores empresa do sector) e comprava-te a patente por uns valentes milhares de milhões. Depois guardava a mesma numa gaveta para apanhar pó “ad aeternum”…
Imaginas muito, tal patente não existe, essa tecnologia não existe nem nunca existirá, é tudo fake news, continua a consumir o que o mercado te oferece e ninguem se magoa.
Nem vale a pena ires por ai, vais arruinar o meu negócio, ainda te acontece um acidente.
Ficou sem carga em 2022 e está a carregar desde então.
De repente percebi que por cá ninguém sabe o que é Matemática. Tudo vai bater à capacidade de uma bateria ou aos preços da DIGI.
A ciência sempre foi assim, mas em proporções muito diferentes das que fala.
Muitas das descobertas não têm aplicação pratica, mas pelo caminho vão descobrindo sempre qualquer coisa que pode ser usada em algum lado.
Vão sendo usadas para me fazer mais dinheiro e arranjar mais 1001 maneiras de matar as pessoas.
A ciência tambem têm encontrado algumas maneiras de curar muitas doenças e salvar muita gente.
Deve custar um balúrdio curar, mais vale perpetuar a doença atenuando os sintomas, mexe mais com a economia.
Qual era a bateria que durava 5 anos ?
Estudante americana … de origem indiana.
Quanto às novas turbinas eólicas … como Trump proibiu novos parques eólicos, só se o estudo for aplicado noutros países.
Surge um noticia inspiradora, é aparecem velhos do Restelo lindo, força Portugal e sua cultura ‘rica’
Sorte não ter sido uma portuguesa, ai é que era tudo a mandar a abaixo. Se há coisa que este pessoal mais odeia é sucesso alheio.
Vivemos num sistema elitista de classes, sair da pobreza por mérito próprio é raro e perigoso já que esses mesmos podem começar a defender politicas sociais, há que controlar e comprar essa gente para que venham trabalhar para o establishment e espezinhar qualquer tentativa de mudar as coisas e arruinar-me o negócio.
Voltemos ao assunto:
“uma solução simples, mas elegante, que pode otimizar as condições de fluxo das turbinas eólicas e aumentar significativamente a sua eficiência.”
Ou seja , a India a resolver os problemas que os EUA não conseguem..
Ou seja, mais vale ficar calado. “Uma estudante de engenharia aeroespacial na Penn State, nos Estados Unidos.”
Chatgpt sem dúvida.
Agora falta resolver os outros problemas das turbinas eólicas. Por exemplo: inúmeras aves mortas todas as semanas.
Para isso também é preciso resolver o problema dos carros, são inúmeros animais mortos
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.jn.pt/5408130004/foram-atropelados-mais-de-1500-animais-nas-estradas-portuguesas-em-2023/&ved=2ahUKEwjak9KKuPiLAxUUQvEDHTUlJQoQFnoECCgQAQ&usg=AOvVaw31tURl7Z3e11fTz1mlBC43
Já para não falar nas baleias.
“Não vamos nessa coisa de vento”, disse Trump no final de janeiro. As “feias” turbinas geradoras “matam os pássaros”, deformam “os bairros” e “arruínam as belas paisagens”, acrescentou. “Todas são fabricadas na China” e “se você ama as baleias, não quer uma”, disparou o magnata republicano antes de assinar uma série de decretos que dificultam o crescimento do setor de energia eólica”, quer em terra, quer no mar. Só apoia a exploração de combustíveis fósseis.
A Agricultura é das maiores causas de morte das Aves.
Isso e poluicao Luminosa
https://www.publico.pt/2022/10/07/azul/noticia/poluicao-luminosa-causa-milhoes-mortes-aves-anos-2023160
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c88xk8k58pko
Boicote á agricultura e iluminacao já. Sem agricultura tinhamos um mundo melhor