Portugueses vítimas de burlas na Internet! Denúncias têm triplicado
Com o aparecimento de um vírus que afeta o ser humano, a palavra de ordem é confinar! As pessoas tendem a passar mais tempo isoladas e muita da informação de estado é consumida através da Internet.
É também na Internet que aparecem os mais diversos esquemas de burla, com o objetivo de roubar dados e dinheiro das vítimas. De acordo com informações recentes, a denúncia de crimes na Internet nesta era de pandemia quase triplicou.
Burlas com MB WAY, campanhas de phishing e relacionamentos na Internet...
O número de denúncias de crimes na Internet disparou no último ano. Num ano marcado por uma maior utilização dos meios digitais, os portugueses foram sobretudo vítimas de burlas através da aplicação MB WAY, de várias campanhas de phishing e de burlas relacionadas com relacionamentos pessoais estabelecidos à distância, com desconhecidos, revela o jornal Publico na sua edição de hoje.
Os dados são do Gabinete de Cibercrime do Ministério Público que revela que recebeu 544 denúncias, das quais 138 foram mesmo encaminhadas para a abertura de inquérito. De referir também que em 2019 o mesmo organismo recebeu "apenas" 351 denúncias.
Segundo dados publicados em janeiro pelo Gabinete de Cibercrime, o aumento de burlas é na ordem dos 182%. Dos esquemas mais praticados, destaque para as burlas através da aplicação MB WAY, campanhas de phishing e burlas referentes a também relacionamentos pessoais estabelecidos à distância.
Além destes esquemas, o Gabinete de Cibercrime destaque ainda a violação de privacidade assim como a publicação/divulgação de dados pessoais na rede. Na lista estão também esquemas de stalking com recurso a tecnologias e de sextortion.
A técnica de Stalking (também conhecido por perseguição persistente) é um termo inglês que designa uma forma de violência na qual o "atacante" invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição e meios diversos, tais como chamadas telefónicas, envio de mensagens ou e-mail, publicação de factos ou boatos em sites da Internet (cyberstalking), etc.
Este artigo tem mais de um ano
A impunidade com que a maioria destes burlões atuam, apenas incentiva a que continuem a cometer mais crimes.
Agradeça a uma Justiça que trata os honestos com penhoras e os bandidos com indultos.
bem vindo à república das bananas.
É isso e a burrice das pessoas será que nao ouvem falar disto ? se não sabem não usem porra não me lixem não é assim tao complicado, quando se vai ao multibanco para aderir ao mbway esta la escrito a grande e a letras vemelhas “Não meter o numero de outra pessoa” se pessoa mete quer o que ?
Não uses MBWAY usa os CTT.
muito antes de existir a SIBS, havia bulas via CTT…
LOL envias a cobrança com um calhau lá dentro pagas primeiro e não bufas…
O problema não é a plataforma. A culpa é de quem burla e de quem cai na esparrela. Sempre houve ignorância. Essas pessoas confiam em tudo o que lhes dizem por preguiça, em vez e se informarem sobre o funcionamento das aplicações. Se não conhece, não usa. Problema resolvido.
Boa teoria, a minha é que os Tugas no geral são vigaristas, isto vê-se bem em setores como a mecânica. Temos uma comunidade muito má apenas isso.
Apartir do momento em que comprar fora do pais por métodos de pagamento como Paypal oferece uma maior segurança é a comunidade que está mal, em vez de auxiliarmos os outros estamos sempre dispostos a entalar o próximo, criando uma corrente vil que nunca mais termina.
Um abraço a todos!
É simples se não sabem não usem ou peçam ajuda a alguem que saiba
Eu fui vitima de uma burla dos ctt expresso. Comprei um artigo online e recebi um codigo de tracking. Recebi um sms a dizer que a encomenda ia ser entregue no dia tal às tantas horas. Estive o dia todo em casa, ninguém me ligou nem tocaram a campainha. O site do tracking diz que a encomenda foi entregue mas nunca recebi nada. Fui à loja do ctt reclamar disseram que não era com eles, era com os ctt expresso, e deram-me o telefone deles. Entretanto tentei reclamar no site deles, mas adivinhem, a zona das reclamações diz que o tracking é invalido e não me deixa reclamar. Fiz a reclamação na zona dos pedidos de informação. Responderam-me a dizer que a encomenda tinha a sido entregue na referida morada. Reclamei novamente no site na zona das informações dizendo que não recebi nada e responderam novamente a dizer que tinha sido entregue na referida morada. São do pior estes burlões, era a prenda de Natal para o meu filho que desapareceu.
Os tugas sao burlas desde sempre, agora que ja também sao burlados, força burladores, os tugas so nao burlam ou nao enganam se nao puder, o tuga gosta de viver da exploraçao, agora que foi burlado reclama, ja comprei muitas coisas na net mas ainda nunca fui burlado, tenho comprado na amazon, agora comprar em sites tugas ou chinocas esta quito rapaz.