Portugal tem sistema de informação de mortes em tempo real
Chama-se eVM-Vigilância de Mortalidade e está desde esta quinta feira disponível a todos os internautas. Além da informação do número de óbitos em tempo real, o eVM ajuda também a detectar e intervir "em crises de saúde pública".
Até a data de escrita deste artigo, durante o dia de hoje já faleceram 214 pessoas. Durante todo o dia de ontem o número chegou às 266 mortes.
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) tem desde esta quinta-feira disponíveis os números de mortes que ocorrem no país a cada momento, com dados actualizados de dez em dez minutos. Um dos objectivos desta ferramenta, que pode ser usada pelos cidadãos, é permitir às autoridades de saúde investigar e intervir “em crises de saúde pública”.
O sistema tem dados desde 1 de Janeiro de 2014, quando entrou em funcionamento o novo registo de certificados de óbito – Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO).
A ferramenta online permite a qualquer pessoa saber alguma das causas das mortes, como acidentes de trânsito ou de trabalho, suicídios, homicídios ou causas naturais; mas os dados concretos que envolvem as mortes (local, identidade, nome dos médicos que assinam o documento) só são acessíveis a médicos do centro de análise da Direcção-Geral de Saúde (DGS).
Em Portugal o risco de morrer no Inverno é maior
“O risco de morrer é maior no Inverno do que nos meses de Verão”, como se percebe pensando que um doente crónico está mais frágil no período do ano em que mais circula o vírus da gripe e são mais frequentes as infecções respiratórias. Mas este risco de morrer no Inverno tem vindo a diminuir em Portugal no que diz respeito ao AVC, referiu Baltazar Nunes, investigador do Instituto Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge.
O investigador comparou a mortalidade por esta doença nos meses de Janeiro e Setembro, desde a década de 1980 até 2012. Enquanto que na década de 1980 cerca de 70% das mortes por AVC eram no Inverno, essa proporção desceu para 50% entre 2005 e 2012. As causas desta mudança não estão estudadas mas podem ser atribuídas “a um maior grau de protecção da população em relação a situações extremas”, melhores condições de habitação, mas também a uma maior taxa de cobertura vacinal da população com mais de 65 anos (que anda actualmente nos 50%), face a 35% no último ano em que há esse dado, em 1998.
Via Público
Homepage: sistema eVM-Vigilância de Mortalidade
Este artigo tem mais de um ano
Ora aqui está um sítio para ir ver nas horas mortas… (sorry não consegui resistir…) 😉
E pensar que, um dia, um algarismo será o nosso… 🙁
Haha estiveste bem.
Num assunto relacionado, cientistas descobriram que a taxa de mortalidade é de uma por pessoa.
lol
Se presumirmos a taxa de mortalidade e de natalidade por 1000 pessoas
e será-te atribuída muito provavelmente uma causa natural…
em pleno sec 21
isto nao e nada de especial, no hunger games ja faziam isto..limitaram se a copiar
Os hunger games são ficcionais… -_- ou seja diziam que faziam mas todos os números eram inventados, nem havia bases de dados, não existiram nunca. Copiar algo que nunca existiu chama-se criar.
Estou mortinho por ver o site!
não queiras ser “naturalizado” também…
O Suicidio está TOP, a ver se os ministros fazem doações para o bem do nosso pais, cá so fazem m*.
poxa…
poxa…morrem todos de “causa natural”, alguma coisa é incuberta nestes relatorios…acho que se deveria investigar muito bem…então morrem todos de causa natural?
tirando isso…4 suicidios a dia 1,2 :S
Este sistema é open source?
é que devia…!
cmps
E se arranjassem um site onde se estivesse as pessoas que estão a trabalhar e as que estão desempregadas.. Isso sim era de valor… É que morrer todos morrem agora arranjar trabalho ha quem esteja morto por arranjar um….
Antonio 200% de acordo com sua opinião, um bom dia a todos os vivos é que teem vontade de trabalhar! saùdinha, para os que por cà andam. e paz aos que partiram, e não sâo poucos, e mesmo muitos nossos familiares.
Julgo que até pode vir a ser útil, mas ficava melhor (desculpem se já for possível e não tenha visto ou por não ter procurado) ter uma caixa de pesquisa por nome (talvez assim não aconteça, como tenho lido e ouvido, casos em que mandam multas e contas para pessoas já falecidas.
As multas para os falecidos é para ajustarem contas com os familiares, ou Herdeiros de algo! os nossos governantes não dormem em serviço!
Dos que por cá andam…. ninguem quer saber… agora os que se foram… esses estão bem contados…..
JASUS!!!!!
Deixem-se de ideias sem assunto e baixem os impostos despedindo ao mesmo tempo 300 mil funcionários públicos para o bem de todos os Portugueses.
Aqui atrasado tambem dizia um esperto num café assim! ter tropa para quê, nâo temos guerra, gastar dinheiro para nãda! 3 anos depois està a resposta para esse sabechão de cerveja, tem hoje a resposta! penso que lhe deve chegar! em 2022. Falam muito , mas pouco ou nada acertado! Nâo se perdia nada, (shut-up.) bom dia.