Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: Piratas desviam um milhão de euros de contas bancárias do Montepio

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. KodiakShadows says:

    Agora entendo porque a comunidade em Braga está a crescer.

  2. Aldónio correia says:

    O Titulo dá a impressão que foram roubadas 1 milhão de contas e não um milhão de euros.

  3. ovingadorortografico says:

    Há pessoas que nunca em tempo algum deveriam ter acesso a qualquer tecnologia. Só nabos caem nestes esquemas.

    • Hugo says:

      E cá está ele. O inviolável lol
      Tudo burros…menos eu.

      • ovingadorortografico says:

        Eu não penso como tu. Assume-te e não ponhas nos outros aquilo que tu realmente pensas. Eu só disse que só nabos caem nestes esquemas de phishing principalmente quando se referem a contas bancárias.

        • Samuel MG says:

          Aposto que são pessoas com mais de 55 anos

        • Rui says:

          Não respondas ao Hugo que não passa dum troll a criticar os outros. Não deve ter espelho em casa coitado

        • Hugo says:

          Rui, tem vergonha na cara…ainda há dias levaste TODOS os comentários apagados. Passas o tempo a mudar de nome e chamas-me troll? Vergonha alheia, é o que sinto por ti e nem me orgulho disso, é mérito teu.

        • Hugo says:

          ovingadorortografico, não é o que eu penso, antes pelo contrário, tendo a desconfiar de tudo, seja fidedigno ou não.
          Os esquemas de fraude evoluem e estão constantemente a aparecer novos métodos, uns mais flagrantes que outros, mas lançar a cana não custa. Eu ACHO que hoje não me enganarão, mas há que estar atento pois amanhã reúnem meia dúzia de informações verdadeiras, criam um novo esquema e não será nem a inteligência nem o conhecimento que evitarão a burla.
          Por outro lado, assumindo que efectivamente “há pessoas que nunca em tempo algum deveriam ter acesso a qualquer tecnologia”, acho que apenas engenheiros mecânicos deviam ter acesso a automóveis e chefs de cozinha acesso a comida. A metáfora é descabida, mas não mais que a tua afirmação inicial.

  4. Joaquim says:

    Os piratas informáticos são um perigo para a sociedade e para as democracias e têm que ser punidos exemplarmente!

    • jilo says:

      Tem calma Isabel dos Santos, nem todos são maus!

    • Hugo says:

      Os “piratas” são um mal necessário.
      Se não existissem os sistemas não seriam tão seguros…e aí viriam outras pessoas, tipo…vamos chamar-lhes “piratas” fazer das suas.
      Um pirata no fundo é um oportunista e acho que não passa pela cabeça de ninguém exterminar os oportunistas.

  5. Diogo Nunes says:

    Hoje em dia, estes erros são facilmente detectados… maneira de escrever, cores, próprio link em si.

    Com a introdução da validação das operações por SMS, acredito que estas situações acabem.

  6. Redin says:

    Ops!
    Ainda pensei que se estava a falar de cryptomoedas.
    Afinal até parece que a moeda fiduciária é mais segura.

  7. Astérix says:

    Realmente, cair nestes truques ainda.
    Cair num truque super elaborado, com alta tecnologia, super discreto, com keyloggers, bots e etc e tal, isso nenhum de nós está livre.
    Agora emails de phishing, olhe clique ali e deixe lá os seus códigos que a gente agradece.
    Há muito calhau com olhos por aí…

    • Vítor M. says:

      Há muitos que falam como tu e depois são os próprios a cair 😉 cuidado, a engenharia social está sempre à espera dos que dizem “quem eu? Eu nunca caio nessa”…

      • Astérix says:

        Eu não disse que nunca cairia num truque.
        O que disse foi que um email a dizer para clicar num link e deixar nesse link as minhas credenciais, garantidamente não caio nisso.
        Agora coisas mais elaboradas, keyloggers, para sacar as passwords, sequestro do cartão do telefone para contornar a verificação de dois passos, etc, isso já é outra coisa.

        • Vítor M. says:

          Ora pois 😉 sempre na defesa e de olhos abertos. Agora, muita gente ainda cai nestas. Vou-te contar, aqui que ninguém nos ouve, o que se passou com um conhecido há cerca de um mês atrás. A esposa, uma jovem enfermeira, tentou fazer um pagamento pela app bancária da sua instituição bancária. Várias vezes que tentou e várias vezes recebeu um erro de acesso “erro de ligação”. Um erro que por vezes esta app deste banco dá. Coincidência das coincidências, nesse mesmo dia da parte de tarde, ela recebeu um SMS com um link, para validar uns códigos, dado que o seu acesso tinha sido atualizado. Além disso, eram solicitados “certos códigos”. Ora, a jovem, convencida que os dois casos estavam ligados, forneceu “inocentemente” tudo o que foi solicitado na tal página.

          Adivinha o que aconteceu nos momentos seguintes até ela, no dia a seguir de manhã, descobrir.

          Acertaste. “Apenas” desapareceram vários milhares de euros”. Várias transferências, de diferentes valores, foram feitos nesse dia e no dia seguinte. Quando deu conta, nessa manhã…. pronto. Foi ao banco, participação na PSP, participação na judiciária…. e sabem quem foi, sabem a nacionalidade, sabem o valor roubado… mas o ladrão “deve ” estar já no seu país. Mas foi tudo feito cá, nas nossas instituições bancárias.

          E repara, é uma pessoa bem formada, que sabia destes esquemas, mas o momento certo e uma coincidência do raio… deu nisso.

      • ovingadorortografico says:

        Engenharia social, nome pomposo que hoje se dá á aldrabice ou vigarice.

      • Redin says:

        Um dos nossos bons youtubers teve recentemente um caso muito curioso e que graças ao seu “olho clínico” conseguiu evitar o pior.
        Eles andam aí, hem?
        https: //youtu.be/rygHCJSuko4

  8. Luís Correia says:

    Todos os inteligentes deste país esquecem que ainda estamos na cauda da Europa em questões culturais e que milhares de jovem abandonam a escolaridade obrigatória. Por isso isto é perfeitamente normal acontecer neste país.

  9. King Banido says:

    Depois ainda apoiam o Rui Pinto… O gajo é um heroi? É, mas um bocado burro…
    Merece o que lhe está a acontecer! Pena é os outros (De cá de Portugal, nomeadamente malta do SLB ,FCP e politicos) não irem com ele…

    • Rui says:

      Herói seria se revelasse tudo o que sabe mas foi vender informação do Benfica ao Porto, extorquir o sporting e as revelações sobre o seu clube não as faz porque não lhe pagam . Isto é herói ou chupista?

      • King Banido says:

        Por isso é que eu disse, que apesar de ser um heroi por vir com estas coisas a publico, foi burro… Bastaria não ter extorquido ninguem e ter feito as coisas a bem, que apesar de ter invadido algo que não deveria, fechariam os olhos, e ainda seria condecorado por este mundo a fora. Fora que certamente arranjaria um grande trabalho na europa para combater a corrupção, como está neste momento a fazer mas por detrás das grades.

        Para mim merece ser preso, mesmo que a informação que conseguiu traga um grande bem a este mundo(Portugal com o futebol e politicos, Luanda leaks, o caso agora do City e provavelmente PSG, fora outros…).

  10. Astérix says:

    Sorte do Rui Pinto estar preso, senão já o teriam suicidado.
    Lá, está seguro, cá fora, com o que sabe, não ia durar muito.

  11. Jorge says:

    « Os piratas enganavam os utilizadores e passavam o dinheiro roubado para familiares.»

    Ena! Estes fazem concorrência directa aos os nossos queridos políticos.

  12. Tiago says:

    Somos roubados pelos políticos que nos desgovernam à décadas, e ninguém parece incomodado. Mas já se sabe quem é que vai ser punido…

  13. JBaptista says:

    Fui vítima, e foi na própria página do Montepio no mês de Janeiro.
    O ataque deu se com o meu sms do banco.
    Com entidade de uma empresa do Porto só que a referência nada tinha haver com esta empresa.
    Os bancos já não tem rosto, usam o nosso dinheiro e gerem várias empresas bancárias o que leva à fragilidade do nosso dinheiro.
    Teremos que voltar para o sistema dos nossos avós se queremos trr o dinheiro seguro.

  14. rjSampaio says:

    Mas isto hoje em dia não pode acontecer assim tão facilmente, e nem sei se em 2013 podia.

    Ora tenho ideia que nesse ano ja era obrigado a dar uso ao cartão matriz para qualquer operação que fizece decrescer o saldo, e pelo menos a 3 anos incluíram também o codigo sms.

    Ou seja com user e password não podem fazer nada, precisam ainda da matriz e do codigo enviado por sms.

  15. Luís says:

    Há esquemas cada vez mais elaborados, e há empresas que apostam zero na proteção informática, sua e dos seus clientes por consequência.
    Ainda na semana passada, ao receber mensagem dos ctt sobre uma encomenda que ia ser entregue em minha casa, recebi uma outra mensagem não identificada, a dizer:
    “a sua morada não está confirmada, pelo que a sua encomenda não será entregue hoje. Clique no link para confirmar a sua morada. (link)”.

    Sem ser um esquema muito elaborado, aposto que será credível para muita gente, e denuncia a fragilidade de uma instituição como os correios que está constantemente na sombra de ataques como estes.

  16. AlexX says:

    Quem recebe sms de fonte desconhecida para validar o que quer que seja, já tem de algum modo o smartphone comprometido e estará sendo vigiado através dele. Qualquer um cai num esquema engenhoso, a espécie humana cai muito mais facilmente numa ilusão que se lhes monte que uma galinha numa armadilha (generalizando).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.