Portugal: NOS investiu mais de 67 milhões de euros em I&D
A Investigação e Desenvolvimento é hoje uma aposta forte por parte de muitas empresas. As operadoras nacionais ocupam normalmente as primeiras posições e em 2020 não foi diferente.
Recentemente foi publicado o ranking de empresas/grupos com mais despesa em atividades de I&D em 2020. A NOS aparece na primeira posição, seguida do Grupo Altice Portugal.
NOS ocupa o primeiro lugar no ranking das empresas que mais investe em I&D
Pelo segundo ano consecutivo, a NOS ocupa o primeiro lugar no ranking das 100 empresas que mais investem em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal. Os dados foram divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, numa análise referente ao ano de 2020.
Com um investimento superior a 67 milhões de euros e mais de 220 profissionais alocados às áreas de inovação, a operadora reafirma o seu compromisso com a digitalização da sociedade e a melhoria contínua da experiência dos seus clientes.
Além de manter a sua posição como empresa que mais investe em Investigação e Desenvolvimento em Portugal, a NOS registou um crescimento na ordem de 50% do número de profissionais com Doutoramento nas áreas de I&D, reflexo de uma aposta estratégica nos perfis extremamente qualificados.
O montante de 67,251 milhões de euros investido em 2020 centrou-se na evolução das redes de nova geração da NOS e na preparação da chegada do 5G; na forte aposta em áreas relacionadas com a Transformação Digital e com o desenvolvimento das Cidades Inteligentes.
De acordo com Miguel Almeida, Presidente da Comissão Executiva da NOS
A liderança, pelo segundo ano consecutivo, no ranking das empresas que mais investem em investigação e desenvolvimento, é resultado da nossa aposta em criar as melhores soluções para os portugueses, exponenciando tudo o que a evolução tecnológica, nos vários domínios, permite oferecer.
A NOS está firmemente comprometida em ser um acelerador da transformação digital do país, e dessa forma, constituir-se como uma alavanca de competitividade para a sociedade portuguesa
A NOS tem também vindo a aprofundar a sua escala colaborativa em I&D, através de projetos desenvolvidos em parceria com universidades, centros tecnológicos nacionais e estrangeiros, start-ups e incubadoras, integrados num ecossistema aberto de inovação que permite acelerar o desenvolvimento e adoção das soluções tecnológicas mais avançadas e seguras.
Este artigo tem mais de um ano
Apostar na inovação tanto pode ser pagar 200 euros a jovens que fazem part-times nos call center como pagar 30 milhões a uma empresa chinesa que envia as antenas de 5G, para serem montadas por equipas, em Portugal, a receberem 1200 euros por mês.
Agora comparem com o que GASTAM no Futebol , assim ficam com o perfil dos gestores…
Tantos milhões investidos e ainda não conseguiram desenvolver uma APP para Android TV… Na concorrência já todos têm!
Liderança no investimento em I&D em Portugal. Aposto que está no fundo da tabela do investimento nas pessoas! Falo por experiência própria!
Eu gosto bastante da NOS, estive em Aljezur, Cerdal, Cadaval e Angra do Heroísmo e ajudou-me bastante na desconexão digital. Eu estou bastante viciado e como nestes sítios não há um pingo de net e mal se houve quem me liga bem pude aproveitar os recursos naturais destes locais, fiz bem, vim outro! Outra vantagem foi não poder receber chamadas da própria NOS vendendo produtos que nesses locais…não funcionam, faz sentido! Cobertura está muito overrated, é preciso é não se meter numa alhada que tenhamos de chamar auxílio, mas para isso já comprei uns tenís novos no UBO.
Ajezur é completamente mentira… Tive lá ainda está semana e tinha 4G+… Mas um bom aliado é o mapa nperf que não me deixa mentir ☺️
Carago, falas na vila ou na zona de praias? Foste ao Monte Clérigo, Amoreira, Arrifana? Deves ter apanhado grande coisa? Ter de ir à vila de receber um Whatsapp?
Tive só na vila, praias é mais zona de Vila do bispo, lagos e isso ahahaha mas dizer Aljezur deduz em erro
Obrigado pela dica do nperf, mas confirma NOS é a pior em Aljezur, sem margem para dúvidas. Em Valença do Minho apanho mais Espanhois em roaming que a NOS, bela porcaria. Ora vê lá a Movistar e compara.
Gastaram 67 milhões em investigadores… também queria ser investigador.
Tenho 4G NOS numa zona de muito baixa densidade populacional e tenho velocidades de 50kB até 220kB de download, de noite não é melhor.
Você tem “4G”, terá provavelmente é um equipamento 3G com uma actualização que ficou a fingir que é “4G”.
“Vamos” lá ver se o 5G não é como a AT&T americana que colocou a indicação “5G”, e metem o equipamento de 3G a dizer que é “5G”, e voilà… 5G instantâneo sem gastar dinheiro quase nenhum… e qualidade lá em baixo como de costume.
Mas com alguma sorte com o dinheiro que não gastaram com equipamento 4G, podem gastar agora em bom equipamento 5G.
nah…
o equipamento é 4G, tem processador Mediatek MT6761, e como é telemóvel uso em outros sítios onde obtenho velocidades maiores, só na residência é que as velocidades são baixas e o sinal 4G é excelente. Na zona da residência também apanho 3G e 2G quando estou na cave.
Ideias de futuros investimentos para a NOS:
– Converter todos os seus clientes para rede 100% fibra-óptica desde os centros de dados principais até mesmo dentro da casa do cliente.
– Na rede móvel: 100% de cobertura terrestre nacional (incluindo arquipélagos dos Açores e da Madeira), com pelo menos tripla redundância (cada cm2 do país coberto por pelo menos 3 antenas em locais fisicamente distantes), sempre com o máximo de largura de banda e os trajectos de comunicação lógica mais curtos que a tecnologia permitir (para permitir coisas como chamadas de vídeo 8K sem atrasos ou bloqueios).
Já estão no mercado desde 1994: já é tempo de começarem a prestarem um bom serviço.
Sonhar é sempre bom…
No caso da NOS, após investimento superior a 67 milhões e mais 220 colaboradores, como utilizador não notei evolução nenhuma, “tudo na mesma como a lesma”.
Em Portugal deve haver um “buraco negro” muito grande, investe-se, e não há resultados desses investimentos.
Eu em minha casa quando a quero alindar, compro uns baldes de tinta, pinto, e a casa fica melhor, um bocadinho mais bonita, em Portugal, investe-se e fica tudo na mesma. O tal “buraco negro”.
Deviam investir os mesmos milhões em honestidade porque essa gente não cumpre as condições dos contratos, prestam serviços com QoS lamentável e ainda têm a ousadia processar os clientes que se recusam a cumprir contrato por serviços mal prestados. A primeira forma de resolução de problemas é ameaça de processo em tribunal.
Já tive chatices com essa gente (TV Cabo, Clix, ZON e NOS) em moradas muito diferentes, incluindo em Lisboa, numa zona há sensivelmente 1km do CC Vasco Gama, num prédio com 12 anos. Portanto, não era nos subúrbios e tinham a obrigação de prestar um serviço de qualidade. Vodafone e MEO sempre top nas mesmas moradas.
Essa gente é para esquecer. São uma vergonha.
Baixem mas é os preços das mensalidades. Net fixa a 27 euros ! É abominável