Portugal: INEM foi alvo de um ciberataque
Depois de um período "mais calmo", pelo menos do conhecimento geral, os ciberataques voltam a assombrar o nosso país. Desta vez foi o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Segundo as informações mais recentes, "prontamente ativados os protocolos de segurança" e implementadas "medidas de resposta necessárias".
INEM garante que emergência médica pré-hospitalar não foi comprometida
Há mais um ciberataque registado no nosso país. O Instituto Nacional de Emergência Médica foi a vítima, mas já foi garantido que a emergência médica pré-hospitalar não foi comprometida.
Até à data, não existe evidência de que os dados tenham sido comprometidos. O INEM continuará a supervisionar as suas redes informáticas em permanente contacto com as entidades competentes, com as quais trabalha em estreita e permanente articulação
Devido à imediata reação, o serviço de emergência médica pré-hospitalar não ficou comprometido com o ciberataque.
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a Polícia Judiciária foram notificados "de imediato". Este ataque ao sistema informático do INEM sucede-se a outros que afetaram vários organismos do Estado nos últimos meses.
O INEM é o Organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lusa
Neste artigo: Ciberataque, Inem
Fora de brincadeiras o SIEM foi fraquito.
Como é que há um filho da p*7@ que acha boa ideia atacar a emergência médica…
Cachopada com p*** da mania que faz cenas altamente. Só a chapada!
Era obriga-los a pagar uma frota toda nova devidamente equipada bem como helicópteros todos novos sem esquecer as obras no edifício do inem
Pode ser um hacker numa qualquer parte do mundo que nem sabe o que o INEM se é que sabe sequer a sigla do que está a atacar.
Se é um gajo qualquer a atacar algo que nem sabe o que é nem devia ter dedos para mexer num teclado.
um utilizador vai o mail e corre um ficheiro que mandaram que ransomware e a ideia ainda é do que atacou? 😀
pena de morte para os parvalhões que o fizeram com transmissão em direto em todos os paises do mundo para que esses idiotas não voltassem a ter uma ideia dessas.