Portugal: Homem vendia iPhones no OLX… só que não os entregava
O caso não é insólito, pois nos últimos anos as plataformas tecnológicas têm servidor para os mais diferentes tipos de esquemas fraudulentos. Esta terça-feira, o Tribunal de Coimbra, condenou um homem a cinco anos de prisão, suspensos por igual período, por uma dezena de burlas com iPhones na Internet, mais concretamente no OLX.
Saiba qual foi a decisão do Tribunal.
O Tribunal de Coimbra condenou, hoje, um homem a cinco anos de pena suspensa por burlar várias pessoas no OLX, bem como a uma perda ampliada de bens de 175 mil euros. De acordo com as informações, o homem de 51 anos, foi acusado de 10 crimes de burla qualificada consumada e dois na forma tentada, e um crime de branqueamento de capitais.
Homem fazia "modo de vida" burlar pessoas na Internet usando iPhones como "isco"
Em causa está a criação de anúncios falsos relativos à venda de telemóveis iPhone em vários websites, sendo que a maioria era publicada na plataforma OLX. O arguido fez uma confissão integral e sem reservas dos factos e tem antecedentes criminais de burla, revelou João Ferreira, o presidente do coletivo de juízes, considerando que mais do que os valores (o máximo é de 250 euros numa venda), está em causa a forma reiterada como foi praticada.
O Tribunal decidiu aplicar uma atenuação especial da pena, que levou a um cúmulo jurídico de cinco anos de prisão, suspensa na sua execução. Para além dos 1445 euros, o Tribunal aceitou o pedido do Ministério Público de declarar cerca de 175 mil euros perdidos a favor do Estado.
Ainda segundo o Tribunal, essa quantia não era compatível com os rendimentos lícitos e fiscalmente comprovados do arguido, aposentado por invalidez desde os 35 anos. O Tribunal entende ainda ter ficado provado "um modo de vida" a burlar pessoas na internet, sendo a pena acompanhada de um plano de reinserção social.
Este artigo tem mais de um ano
E os pacóvios iam todos na história à procura de status barato, seja lá o que isso for.
Chocante é a lucros das burlas serem a favor do estado.
Afinal aceitação de dinheiro elicito se for para o estado está tudo bem.
Mesmo a tugaa, és burlado, consegues provar em tribunal que fostes vítima de burla se for preciso ainda tens de pagar a um advogado, sendo que o burlao deve ter um advogado oferecido pelo estado.
E no fim ficas sem a guita porque reverteu a favor do estado…lindoo
és burlado e fazes uma doação forçada ao estado, não admira que ninguém acredite na justiça portuguesa
Ou seja a vítimas ficaram sem o dinheiro e ele apanhou 5 anos de pena suspensa (ou seja nada).
Viva a LEI
+1
Chamam a isto Estado de Direito
Pior é que isto leva a que outras pessoas sem carácter façam o mesmo.
Quem perdeu foram os desgraçados que ficaram sem o dinheiro.
Ganhou o burlão que escapou da prisão e o estado que ficou com os lucros dos roubos!!!!!
O estado a dar o exemplo!!!!!
Normalmente quem tenta comprar esses equipamentos fantásticos por menos de metade do valor real, sabe à partida que, se os receber realmente, esses só podem ter uma origem duvidosa! Ou foram roubados, ou alguém foi burlado para poderem ter esses preços “incríveis”.
Logo, aqui aplica-se a máxima, “vira-se o feitiço contra o feiticeiro”. Isso porque sabiam à partida que alguém iria sofrer uma perda para eles ganharem.
Realmente acho que esse tipo de sites devia acabar, ou tentar controlar, tento em conta que fomenta o crime muitas vezes.
E ladrão roubando ladrão.. Fica com o dinheiro o mais forte.. E uma vergonha mesmo..
Também não consigo entender como alguém compra um telemóvel peia net sem a entrega ser pessoal pelo amor de Deus povo burro mesmo.
As pessoas foram ressarcidas da quantia paga ao burlão, o que acontece é que o burlão tinha rendimentos dos quais não consegui fazer prova da origem dos mesmo e esse sim ficou para o Estado.
Se o OLX tivesse sistema de feedback seria mais fácil detectar está gente.
Concordo contigo plenamente
o olx tem sistema de feedback existe uma pontuação atribuída a cada transação e podes reportar a conversa mas claro nao leste os termos e condições foi só clicar aceito e siga.
Realmente neste país o crime compensa ..
Sou da mesma opinião…
Como anda meio mundo literalmente a f**** o outro meio mundo… 😀 😀 😀
E depois ainda se admiram que uma pessoa tenha receio de comprar o que quer que seja online…
Portugal! Portugal! Portugal! Portugal!
Alcatrão e penas!
Seria divertido de ver 🙂
Mas se nao os entregava nao vendia… preso devia ser quem comprava isto.. para aprender
Iphones a um preço máximo de 250 Euros…queriam uma galinha bem gorda por pouco dinheiro! Nem os ossos comeram…
Era o iphone 0 que vendia.
Quem acredita no pai natal devia pagar impostos! Atenção que há muita gente que gosta de ser enganado, não tenho pena de quem é assim tão ingénuo e que contribui para o aumento destas burlas porque está disposto a usar plataformas que não protegem ninguém e só querem saber de mais utilizadores.
Ajudem plataformas que facilitam o trabalho à ladroagem!
Enquanto estes sites tugas (olx, custojusto, etc) não tiverem um sistema semelhante ao eBay, Amazon, aliexpress em que o dinheiro fica retido até confirmação do comprador.
Sendo que estes sites dinheiros ganham com o nosso dinheiro “parado”.
O crime é sempre mais lucrativo. E com a justiça em Portugal, melhor é a vida para quem pratica crimes.
Era uns iphod@
Literalmente.
Já fui vítima de vários esquemas desses. Com outro tipo de equipamentos, como portátil, Access point, LCD… Apresentei queixa, e a única coisa que ganhei foi ainda ser “burlado” pelo estado português, perda de tempo e dinheiro para não dar em nada.
Estes sites, olx e semelhantes são para comprar e vender em mão certo? Tens ebay onde o teu dinheiro está protegido, especialmente usando paypal como método de pagamento.
Ao menos deves ter aprendido algo com essa experiência negativa.
Várias vezes???!!
Desculpa lá… Mas isso só tem uma razão! Já faço compras no OLX a mais de 10 anos e nunca fui burlado, ainda hoje vendi um monitor e um jogo PS4… Compro com alguma frequência através daquela plataforma e nunca se passou nada.
Se tivermos o mínimo de cuidado e fazer uma curta “investigação” da outra pessoa, consegues a partida ver se é burla ou não e assim desistir do negócio. Mas se quiseres só negócios da chine, é normal que encontres vários burlões.
5 anos de prisão suspensa,ora aí está !! Este trafulha tão cedo não volta a burlar ninguém,pois já está imediatamente cadastrado e,numa próxima,apanha cadeia efectiva.
Tu és mesmo inocente
Olx só arriscava em mão e ainda assim não confio, prefiro ebay.
Até o Miau conseguia ser melhor que isto, pelo menos o feedback ajudava
Oh Sandokan, epá, vc como pirata dos sete mares nem sete minutos durava, tal a sua ingenuidade.
Perdia o posto de capitão em segundos…
Agora juntem-se e processem o Estado
De certeza que, mesmo estando ao preço da chuva, houve tipos que ainda tentaram negociar o valor. Galinha gorda por pouco dinheiro. Mas será que aprenderam? Nem todos aprendem, porque muitos continuam a cair. Mas, o mais incrível, como alguém escreveu acima, é que caem por vontade própria e depois culpam o Estado.
Espetacular esta justiça portuguesa… Eu por ter trocado as minhas declarações ingenuamente (note-se que a diferença entre ambas foram 12 anos), completamente convencido que da segunda vez estava a dizer o mesmo que tinha dito faz 12 anos atrás, fui constituído arguido, com termo de identidade e residência, cadastro sujo e tive que pagar 800 euros de multa! 🙂 Caramba… Mais valia ser burlão…
Entao o artista faz 170mil€ e é acusado de 10 crimes de burla….. 17mil cada tlm… e ainda por cima fica livre de quslquer acusaçao, é por isso que isto esta bom é para a bandidagem
Basicamente +1 á maioria dos comentários dos outros users… E, mais uma vez , questiono o motivo, do tribunal atenuar a pena a um reincidente!
Deixa ver se percebi…. O indivíduo postava no OLX iPhones a 250 euros e as pessoas mandavam-lhe o dinheiro sem reservas?
Não faziam o negócio pessoalmente para averiguar se o aparelho correspondia ao pretendido e se estava em condições?
Se era este o caso, além de ficarem sem o dinheiro ainda deveriam levar umas bastonadas valentes no lombo para não serem burros e otários.
Eu compro muita coisa pelo OLX e é sempre pessoalmente.
Se for gajos de Freixo de Espada à Cinta e arredores, esses então nem me dou ao trabalho de lêr o anúncio….
Já dizia o outro, o tolo e o dinheiro logo se separam.
eu compro muito online mas mando vir tudo a cobrança nunca tive riscos mas enganar o próximo para enxer os bousos ao estado esta mal feito e as vítimas como ficam no meio disto tudo .Ao menos doem o dinheiro para comprar comer a quem presisa com a pandemia a muitas famílias a passar fome e muitas necessidades
O proprio OLX diz para fazer as compras e vendas, pessoalmente, em locais com publico… e mesmo assim continua a haver noticias deste calibre… eu nao percebo esta gente…
Neste caso, devem os lesados, procurar o individuo e fazer de sua justiça. O burlão meteu-se a jeito, a justiça fez jogo de cintura e o estado “ajudou” o ilícito.
Fico com a forte sensação que a maioria das pessoas que comentaram ou não leram, ou não perceberam o que leram…
O OLX vai passar a ter um sistema de feedback, já se encontra anunciado no site deles, finalmente!
Entretanto há algumas coisas que podem verificar que poderão dar alguma segurança na compra:
– Data de registo do vendedor: Alguém com registo antigo, do género 2011 ou 2013 e por ai fora, provavelmente não andará a burlar os compradores, quem o faz normalmente usa registos muito recentes, com poucos meses no máximo:
– Fotografia de perfil: Se a foto estiver no perfil é porque à partida há uma ligação com o Facebook. Um burlão acho que não iria criar uma conta no Facebook, com uma rede social etc etc, para depois burlar no OLX, arrisca-se a ficar mal visto na sua cadeia de amigos
– Modo de pagamento: Se só aceita dinheiro é mais uma indicação de burla, o dinheiro não tem dono, é de quem o tiver na mão, enquanto que uma transferência bancária, MBWAY ou algo rastreável electronicamente pode oferecer alguma segurança quanto à identidade do burlão.
Nenhum destes pontos é uma garantia de nada mas todos juntos podem formar uma boa ideia inicial se estamos na presença de uma pessoa honesta ou se também anda a vender iPhones a 250 Euros.