Portugal: forças policiais vão poder usar bodycams nas fardas em 2026
A informação foi avançada pela ministra da Administração Interna, na quinta-feira, e dá conta de que as forças policiais vão poder usar bodycams nas fardas, em 2026.
Esta quinta-feira, a ministra da Administração Interna anunciou que, em 2026, as forças policiais vão poder usar câmaras nas fardas, as conhecidas bodycams.
O processo iniciado antes do XXIV Governo foi interrompido por vicissitudes judiciais que estão ultrapassadas e, nós, por isso, contamos, em 2026, ter pronto o processo para que as forças policiais possam ser devidamente apetrechadas no quadro rigoroso definido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Disse a ministra, anunciando que foram autorizadas, também, mais de 1480 câmaras de videovigilância, cuja "operacionalização prática cabe [depois] às Câmaras Municipais".
Administração Interna estabeleceu acordo com a NOS
Relativamente às bodycams, o Tribunal de Contas deu visto favorável ao contrato do Ministério da Administração Interna com a empresa NOS, para adquirir a plataforma que vai gerir os dispositivos.
O concurso público para a aquisição desta plataforma iniciou ainda durante o Governo de António Costa. No entanto, o processo foi interrompido duas vezes.
Só em janeiro deste ano é que o Tribunal Supremo Tribunal Administrativo permitiu retomar o processo.
Imagem: Público






















Nenhum problema, desde que o Povo possa possa igualmente usar câmaras para registrar operações policiais.
Se o policia está a gravar está a gravar, ou achas que as câmaras são parciais e só gravam o que lhes apetece?
Os agentes não têm acesso as gravações, não podem editar os vídeos.
Para o caso do Odair Moniz tinha dado muito jeito, tirava muitas duvidas, se realmente o Srº tinha ou não a faca e se alguma vez sacou da mesma, vai ser vir para os dois lados para a defesa do agente ou provar a má conduta do agente, por conhecimento de causa ficavas admirado com a forma que a maioria das pessoas se dirige a um agente.
Claro que há bons e maus polícias, o problema dos polícias é que para se ser polícia tens de ser capaz de pensares primeiro nos outros e só depois em ti, é uma daquelas profissões que não podes ser polícia só porque não havia mais nada, vais ser um mau polícia.
Não faço ideia dessa “pureza “ das gravações deles, só sei que para termos a certeza o melhor é haver também as dos outros. Quanto a essa história da “santidade” da profissão, a única que sei é que não chega aos 100%. Talvez 90, 95, ou mesmo 99%, sei lá, mas mesmo assim a precisar de nos precavermos desse 1% mau. Para não falar de um provérbio, salvo erro siciliano, que diz que a melhor maneira de um mafioso evitar problemas com a polícia é entrar para lá.
Ó Grunho e porque tens a certeza que as outras “camaras”, serão mais puras? Atualmente, qualquer pessoa tem um telemóvel e filma tudo, só que depois para as redes sociais, só mostram aquilo que lhes interessa. Onde está a pureza?
Continuo a não compreender essa fixação e dúvida para com a idoneidade das operações policiais, você não está nos EUA: é essa mentalidade de grunho que faz com que os incumpridores saiam impunes e cada vez mais a polícia não queira fazer o seu trabalho. Dão cartas de desconto aos coitadinhos violentos, ladrões e afins e teimam em querer culpabilizar a polícia.
Se calhar se andassem em cima das manobras perigosas, material descarregado ilegalmente, etc etc até o Grunho iria ver até que ponto as entidades são condescendentes… Se for à Alemanha por exemplo, vai-se arrepender de querer a polícia tão ativa hahaha. Mas aí apanha o ladrão, apanha o que descarrega ilegalmente sem VPN (e alguns até com VPN hahaha) e por aí em diante.
Você seria muito mais esperto se cooperasse com as forças policiais no sentido de filmar transgressões e até de fazer um abaixo-assinado para que QUALQUER crime com prejuízo acima de 50€ fosse considerado para à terceira ir para a cadeia, em vez de passar a mãozinha na cabecinha de quem prevarica 100x abaixo de 500€ e nunca lhe acontece nada… mais, até recebe subsídios porque são “coitadinhos”!
Melhor, tipos espertos em Portugal, Espanha e afins:
– fazem crimes e, como tal, dinheiro sem rastro
– cometem crimes abaixo do valor limiar para assim ser considerado leve e não acontece nada (nem que o façam 100x)
– conseguem que sejam considerados pessoas com família frágil e conseguem: habitação social + subsídios + rendimento mínimo + escolas / material grátis
– sujam tudo porque “a câmara / junta pagam para alguém limpar” e porque “faço o que quero, se alguém reclama, leva!”
– muitos e algumas etnias (protegidas…) andam com carros totalmente ilegais mas, como são violentos e protegidos, a polícia faz de conta que eles não existem.
Moral das história: paga quem trabalha, é roubado (impostos e carteira/casa/telemóvel) quem trabalha e, quem prevarica, sai ileso. Mas sim, parece-me que é a polícia que precisa de ser filmada……. é cada grunho…
Por causa do povo usar câmaras, para destorcer os factos, é que está como está.
Hoje em dia, é mais criminoso um policia, que o próprio criminoso.
*isto
Desde quando é que são as câmaras que distorcem os factos? Nunca te disseram que uma imagem vale mais que mil palavras?
Que quer isso de o povo usar? Já têm sido usadas muitas vezes imagens do povo.
Ou queres que o agente antes de deter alguém, lhe dê espaço e tempo para sacar do telemóvel e poder gravar também?
Olha, olha……
Estou muito contente, pensava que eras um meio comunista mas afinal és um comunista inteiro 🙂
Concordo,
Mas com um aparte.
As camaras são produzidas cá?
É que caso contrário são uma falha de segurança tremenda.
Repara que é necessário toda uma infraestructura para alojar os videos, e actualizações de código constantes, vamos deixar empresas externas aceder ao nosso quintal, ainda mais no que toca a Polícia?
Resumidamente, as camaras teem que ser produzidas cá, e o software igual.
Claro claro, os chips não são nossos, ou grande parte não são, mas os circuitos, o firmware, o desenho, e o software deve ser feito em Portugal.
Se não for assim, não queremos as camaras, para nada, pois o que estamos é a instalar um cavalo de troia mesmo no centro da coisa(Forças de segurança).
Não ha maior perigo.
Maior perigo só as baboseiras de pessoas que desconhecem a tecnologia, e pelo que parece não percebem nada de tecnologia
Que forças policiais?! Este país está a reduzir todo o sistema público e os poucos efetivos, não estão efetivos porque estão de baixa prolongada.
Basta verem a criminalidade a aumentar, o horror de manobras perigosas na rua e polícia… só a ver as fotos dos radares ou nas rotundas a controlar seguros / inspeções. Em várias cidades grandes é ver nas ruas malta a oferecer pancada, a exigir moedas ou em assaltos e polícia… “ahh temos pouca gente, se calhar daqui a um par de horas vamos aí…”
A mim bateram-me no carro e consegui que o condutor parasse, chamei a polícia e estivemos quase 45 minutos para vir; aos meus pais uns tipos de uma etnia bateram-lhe de propósito no veículo para tentar roubá-lo e a policia veio quase 1h depois, o que lhes valeu foram outros condutores que pararam a ver a cena e ameaçaram os tipos, senão bem que corria mal.
Portanto, impostos para quê? Para pagar o círculo de ajudas dos governos e afins.
Disse tudo! O cidadão acha que pode ter os mesmos direitos que a polícia, que pode filmar um qualquer outro cidadão como se fosse familiar. Todos temos direitos, mas também temos deveres! Hoje em dia a polícia, bombeiros só dão jeito quando é para próprio benefício, caso contrário a culpa é sempre deles! Sugestão: em caso de aflição, de problemas, chamem o super homem ou o Batman!!
Tudo dito e subscrevo.
Se for a sério como na América, que elas estão sempre ligadas em caso de detectar movimentos bruscos e são obrigados a ligar durante abordagens.
E as mesmas não podem desaparecer, senão o polícia é despedido, outra das coisas é que o conteúdo é descarregado de x em x dias para um servidor que a polícia não controla.
Se for assim, concordo agora se for só para inglês ver…
Por fim! Por pouco os criminosos é que mandavam na polícia e nos tribunais. Já bastou darem tempo de antena na tv.
Finalmente para ver se acaba o jornalixo anti forças segurança e pró criminosos vitimas da sociedade.
Deviam era ser obrigados
É uma boa notícias, tanto para o agente de autoridade (cumpridor da lei) como para o cidadão (cumpridor da lei).
Vamos lá ver quantas bodycams vão ser adquiridas. Penso que temos cerca de 40.000 agentes ativos (PSP + GNR), se houver 10.000 com bodycam já seria bom.
Espero que não fazem isso a la portuguesa, torrem uns milhões , e depois não dão seguimento, não fazem manutenção do serviço, e daqui 2 anos nada funciona.
Resta saber, se o cidadão pode pedir as gravações.
Como já disseram aqui, até deviam ser obrigados.
Isto é principalmente para proteger o cidadão.
Já vi um policia a dar uma chapada nas mãos de uma pessoa que estava a filmar um evento, caiu e partiu-lhe o telemóvel. Essa pessoa não estava a fazer nada de mal, apanhou por tabela porque outra ao lado estava a causar problemas. Não é ilegal filmar forças policiais, desde que não obstruam as suas funções. Portanto isto é melhor para todos na minha opinião, pode não ser é para alguns policias mais agressivos.
Deixem mas e os policias trabalhar. Ha aqui malta preocupada em que tambem deviam filmar. Mas estao com medo do que ? Se nao se meterem em confusoes com os agentes de autoridade eles nao vao ter com voces. Simples assim. Nao vale a pena inventar, isso a mim cheira-me mais a conversa de bandido que de pessoa de bem. Vao trabalhar malandros.
Finalmente, como um país moderno deve ter. Se a tecnologia o permite deve ser implementado, é bom para a polícia e é bom para os cidadãos.
Nos outros países já usam há mais de 10 anos.