Apenas 3% dos condutores multados perderam pontos na carta
A carta por pontos entrou em vigor no dia 1 junho de 2016. Desde essa data até junho de 2017, foram mais de 407 mil condutores que cometeram infrações graves, muito graves ou crimes.
No entanto, apenas 3% dos condutores multados perderam pontos na carta. A culpa é do "sistema"!
A informação foi publicada pelo JN que revela que dos 407 mil condutores multados apenas 14 mil (3,4%) perderam pontos na carta de condução. De acordo com presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, o sistema “não está a funcionar” e que apenas os condutores que cometeram crimes e foram a tribunal é que viram ser-lhes retirado pontos.
Como funciona a carta por pontos?
Cada condutor terá inicialmente 12 pontos que vão diminuindo de acordo com as contraordenações cometidas. No caso de se tratar de uma contraordenação grave, o condutor perde 2 pontos. Já no caso de uma contraordenação muito grave ou um crime rodoviário o condutor perde quatro e seis pontos, respetivamente.
Sabe-se ainda que uma infração grave, com uma taxa de álcool de 0,5 g/litro, é penalizada com três pontos e uma contraordenação muito grave (0,8 g/litro a 1,2 g/litro) é penalizada com cinco pontos. O mesmo se passará com a condução sob influência de drogas. Saber mais aqui.
Para José Miguel Trigoso, o tempo de resolução destes casos é também um ponto a favor dos condutores que cometem infrações uma vez que a lei acaba por não ter o efeito.
Este artigo tem mais de um ano
o LOL absoluto, já não sei se ria em descrença pelo sistema ou se chore com vergonha.
Essa gente que culpa o sistema para esconder a falta de pessoal qualificado e em vários casos a incompetência bruta … parece o SIRESP, deve ser a PT a fornecer o serviço também já agora.
407mil infratores?! isso representa quanto em % de todo o universo de condutores em Portugal??
deve ser uns 15/20%.
Logo neste país onde por exemplo quem anda dentro dos limites de velocidade é que está mal e tem logo alguém a fazer sinais de luzes para andar mais depressa, fora as manobras perigosas. Isto é uma anedota
Não será porque os condutores se portam melhor na estrada?
Hum.. isto quer dizer que nao me descontaram pontos pelo uso de telemovel? ha algum sitio on line onde possa confirmar que pontos tenho?
sim há. https://portalcontraordenacoes.ansr.pt
Eu inscrevi-me ai já há mais de 4 meses e até agora não tenho login.
Não consigo re-inscrever e não consigo recuperar senha porque o meu login nunca ficou “activo”. Conclusão: desisti e nunca mais tentei. O site não funciona, não percam tempo.
Não sei se se passa o mesmo convosco, mas, actualmente tenho o desprazer de conduzir e de viver diáriamente com o medo de ser “emboscado”… Não se devia viver assim…
Meu caro,
Só tem medo de ser “emboscado” quem não cumpre o Código da Estrada, que é o mesmo que dizer quem não cumpre a Lei…
Meu caro, felicito-o por viver numa realidade tão bem definida, sábia e pura…
Só não cumpres a Lei porque não queres!!!
Uma coisa é cumprir a lei outra coisa é sobreviver no sector privado com prazos e objectivos apertados que nos fazem correr de um lado para o outro… Ainda bem que no seu mundo/sector todos cumprem a lei…
Emboscado porquê? É daqueles que passa a vida a fazer asneiras? Se é, ainda bem que tem medo, pode ser que faça menos infracções.
Claro que não, por isso é que tenho medo. Caso contrário conduzia sem carta e sem seguro como muitos…, mas, ainda bem que o seu mundo é preto, branco e imaculado, um verdadeiro exemplo a seguir. É muito fácil criticar quando se está na posição em que as regras só se aplicam aos outros…
Ora, “apenas” significa uns meros 12210 condutores….coisa poucachinha.
É um bom negócio para todos menos para os condutores infratores.
Não tenho nenhuma dos condutores infractores. NENHUMA!