Portugal: 5,2 milhões de alojamentos com rede de fibra ótica
Já tem rede de fibra ótica em sua casa? Muito se fala hoje em dia em redes de alta velocidade. Portugal não está propriamente mal, mas a verdade é que existem muitas zonas do país com cobertura deficiente e, em alguns casos, sem qualquer tipo de cobertura.
De acordo com dados recentes da ANACOM, o número de clientes de serviços de alta velocidade em local fixo aumentou no 1.º semestre. Atualmente existem já 5,2 milhões de alojamentos com rede de fibra ótica.
Segundo dados da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), no final do 1.º semestre de 2020 (1S2020), o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo atingiu 2,9 milhões, mais 9,5% do que no mesmo período do ano anterior (12,0% no 1.º semestre de 2019 – 1S2019).
8 em cada dez novos clientes de RAV com fibra ótica
Tal significa que, 8 em cada dez novos clientes de redes de alta velocidade contrataram um serviço suportado em redes de fibra ótica (FTTH).
Os dados relativos ao primeiro semetre revela também que cerca de 70,1% das famílias subscreviam serviços de alta velocidade em local fixo. Lisboa (87,9%), Madeira (78,4%), e Açores (77,5%) apresentavam penetrações acima da média.
O Algarve (65,5%), o Centro (58%), e o Norte (67%), regiões (juntamente com o Alentejo) em que a penetração destes serviços é mais baixa, aproximaram-se da média nacional, reforçando-se assim a coesão territorial. Esta evolução resultou da expansão das redes de FTTH.
Atualmente existe, no mínimo, 5,5 milhões de alojamentos cablados com uma rede de alta velocidade, mais 4,6% que no ano anterior. O crescimento verificado, apesar de significativo, é inferior ao registado há um ano (6,3%). A cobertura das redes de alta velocidade era de 86,5% dos alojamentos, mais 3,5 pontos percentuais (p.p.) do que no final do 1S2019.
Sem surpresas, a cobertura na área metropolitana de Lisboa e nos Açores encontrava-se acima da média. No centro, o número de alojamentos com fibra ótica cresceu 10,7%.
O número de alojamentos cablados com fibra ótica ascendeu a cerca de 5,2 milhões, mais 7,7% do que no semestre homólogo (tinha crescido 9,2% no 1S2019), tendo atingido uma cobertura de 82,2%.
O número de alojamentos cablados com acessos de alta velocidade suportados em redes de televisão por cabo (hybrid fiber coaxial) aumentou 0,2% face ao semestre homólogo, totalizando 3,8 milhões. A cobertura deste tipo de redes era de 59,4%.
Que tipo de ligação à Internet tem em sua casa?
Este artigo tem mais de um ano
Nem fibra, nem ADSL, nem mesmo 4G, só 3G e se não estiver nevoeiro (não estou a gozar)
Ahaha…Eu também, contudo já tenho o cabo a porta “a fazer de bonito para já”! 🙁
Starlink vai ficar disponivél no proximo ano, penso que no teu caso será mais facil esperar pelos satelites do que pr cabo… 🙂
Nada mau!
Moro a meio das bananeiras e já th fibra a 4 anos!!kkkkk
ADSL com fibra MEO na rua ao lado (sem previsões de ampliação).
Estou exactamente na mesma situação…
há espera que a MEO venha instalar a fibra ao prédio, se fosse uma habitação unifamiliar já estava com fibra, mas como é um prédio de 4 apartamentos tem de se fazer ampliação de rede. já vou com mês e meio de espera, obrigados Srs. da MEO, acho que vou continuar a investir na NOS e no 4G deles.
Eu sou um deles! Yes!!
ADSL 8MB enquanto se espera por Fibra (já existe a cerca de 5km)
Malta tenham esperança, eu à 10 anos que tinha fibra nas imediações de onde resido, mas não houve vontade de fibrar as restantes ruas, sabe-se lá porquê, mas chegamos a 2020 passados 10 anos, em plena quarentena, é que vieram fibrar a rua a correr, ainda assim foi o carmo e a trindade para fazer a transição de adsl para fibra, uma vergonha.
Depois ainda se vem gabar que tem 5.2 milhões de casas já com fibra, quando há outras tantas milhares que desesperam há anos que a fibra la chegue e não há meio de lá irem.
Estou contigo nesta espera angustiante, a minha casa de férias no Algarve ainda nem ver fibra, tenho de andar sempre com o router 4G atrás e sujeitar-me às velocidades, não se percebe.
Como costumo dizer, vivo entre o Algarve e o Alentejo (EN124) e a fibra passa do lado de lá do muro da minha casa (20 mts).
Estou farto de ligar à MEO e dizem-me que não há fibra na zona nem há previsões de quando haverá.
Fibra só mesmo no litoral do Algarve, onde existem os hotéis e residências de férias, mesmo assim não é em todo o lado. Daí a pior relação de casas cabladas de Portugal Continental.
Por aqui vamos sobrevivendo com ADSL, em pleno século XXI. Infelizmente um pais a duas velocidades, o pior é pago o mesmo ou mais que as pessoas com fibra.
É o país que temos vindo a construir desde o 25 de Abril de 74.
Eu vivo próximo a Montemor-o-Novo, e somente tenho ADSL de péssima qualidade, por vezes nem consigo ver tv, sem falar da internet lenta, muito lenta, mais lenta que um caracol.
Não acredito nestas estatísticas, pois mesmo eu não tendo fibra na minha aldeia, mas ao fazer um teste de cobertura no site da MEO, sempre tenho a seguinte mensagem “Parabéns, já há fibra na sua zona, entre em contacto connosco para aproveitar as melhores ofertas” e fico a saber que há apenas fibra DEDICADA.
ADSL há 8 anos 8 Mb, hoje 1,5 ~ 2 Mb. A única coisa em comum com os clientes que têm acesso por fibra óptica é o preço da mensalidade. E quanto custa processar a operadora? Pois é. Eles sabem isso, qualquer que seja a operadora. E o que é que faz a Anacom? Obviamente: nada.
Existe infra-estrutura de fibra óptica aqui há cerca de 6 anos, mas as operadoras parecem fingir que não sabem da sua existência. Como tal, está lá o cabo amarrado aos postes para as aves irem pousando de vez em quando e para enfeitar as bermas dos caminhos.
MEO – “A sua zona não se encontra abrangida”.
Vodafone – Desligam a chamada na cara das pessoas assim que se indica a localização.
NOS – Idem MEO.
Tb estava nessa situação, tinha fibra mas só para empresas, levei com ADSL 2 anos! Mas após umas chamadas e muito barulho lá vieram lá meter a fibra… Depois a luta foi para o Fiber Gateway mais uns telefonemas muito demorados e algum barulho e lá vieram por o Router
Não desistas, insiste que eles vem
fibra 100%
Isto para mim é ficção, e não vivo em zonas remotas vivo no litoral oeste. a internet aqui não chaga a 1 Mbps nas 2 principais operadoras.
É vergonhoso nos tempos actuais não haver uma cobertura nacional decente.
Moro numa aldeia no cu do mundo e tenho fibra dos 3 operadores…
Só para rectificar tenho 1 operador de raspas de fibra e 2 operadores de fibra.
É verdade que a NOS não usa completamente a fibra até ao consumidor?
Isto afecta alguma coisa?
Essa afirmação é real em muitas zonas do país, quando a MEO começou a implementar as redes de fibra e a ZON na altura não quis ficar atrás então andava a enganar os clientes a dizer que já tinha fibra, quando não era mais que rede hibrida FTTH e HFC, ao contrario da MEO que era FTTH desde a central a casa do cliente, hoje como é claro já possuem redes FTTH também, mas infelizmente não é em todo lado, estão a dar prioridade a zonas sem HFC, pois eles nas redes HFC e hibridas não vão mexer tão cedo, se não tiverem concorrência pior ainda, pois quem tem HFC e ter concorrentes FTTH à porta nem vai pensar duas vezes em mudar, muito mais velocidade de download e upload, o que trás vantagens para o consumidor final em termos de serviços e sua utilização.
A velocidade de upload no HFC já é de 100 Mbps em 70% da rede, e fica até final de Setembro disponivel em 100%
Fibra tipo NOS que chega a porta mas depois não entra dentro de casa?
Fica a saber que toda a nova rede Fibra da NOS já é FTTH. E fica a saber também que o HFC já tem 100 Mbps de Upload em 70% da rede e fica em 100% até ao final de Setembro… Portanto, qual a tua desculpa? Neste momento é tudo a mesma treta…
A minha desculpa,se é que tem de haver alguma, é que há 2 meses para cá que tenho falhas constantes na rede (200mb contratados) e sim o cabo só vem até a porta ou caixa próxima depois nao é cabo fibra, olha utilizaram o que já estava no apartamento. E nem vou falar das boxes iris que depois vais aos parâmetros e só passam 1080i (ou 720p o que até será o melhor) Portanto qual a tua desculpa para atacares quem e aquilo que não sabes?
Algum as eu não questionei a rede da NOS no seu tudo mas sim aquela parte final entre a caixa junto a porta de casa e o router e box. Difícil entender? Agressivos estes gajos da NOS…
Algum as eu não questionei a rede da NOS no seu tudo mas sim aquela parte final entre a caixa junto a porta de casa e o router e box. Difícil entender? Agressivos estes gajos da NOS…
“aliás eu não questionei…” Assim se deve ler
Fibra ótica com velocidade de ADSL durante as horas de ponta….
Meo fibra Madeira, Funchal
Logo por azar nao sou um dos 5.2 milhoes ??… com fibra adsl 8-10 megas com um poste PDO (fibra)
encostado a minha casa. Ligo para a MEO e dzem-me que nao ha fibra na minha zona!!!??
Tenho apenas ADSL, moro a 10Km do centro da cidade de Vila do Conde e nem sonho de chegar a Fibra.
Atualmente está a decorrer na freguesia um abaixo assinado para tentar trazer a fibra optica, a ver vamos!
Eu moro a 4,5km do centro de Vila do Conde e existe fibra a 100mt da minha rua, mas por cá nada…
Moro a 6 Km do centro de Coimbra e tenho ADSL péssima, com falhas constantes. Da MEO que tanto se gaba. Pago muito e tenho pouco. As outras operadoras ainda são piores aqui.