Portal das Finanças: Como obter uma “senha na hora”?
Como já referimos em vários artigos, até dia 15 de fevereiro (amanhã) deve fazer a validação das suas faturas no portal e-fatura e atualizar o seu agregado familiar.
Para quem está impossibilitado de o fazer porque simplesmente se esqueceu da senha de acesso ou porque precisa, por exemplo, de uma senha para o filho, fique a saber que é possível obter uma "senha na hora".
Através do Portal das Finanças é possível proceder ao pedido de uma senha. No entanto, apesar do processo ser todo digital, a entrega da respetiva senha demora em média 5 dias úteis uma vez que essa informação é enviada, por carta, para a morada fiscal. Sabia que pode obter uma senha na hora quando há urgência para cumprir uma obrigação tributária?
Como pedir a senha na hora?
Este tipo de senhas pode ser obtido em qualquer serviço de Finanças ou nas Lojas do Cidadão onde existe um espaço da Autoridade Tributária. As senhas na hora apenas podem ser atribuídas a pessoas singulares e, exclusivamente, para seu uso individual, sendo pessoais e intransmissíveis.
Para obter uma senha na hora é fundamental que tenha consigo o cartão do cidadão (ou passaporte). Se a senha na hora não for pedida pelo próprio contribuinte, outros documentos serão exigidos pelo funcionário das Finanças: no caso de pais separados, por exemplo, têm de ser apresentados documentos que comprovem o acordo relativo ao exercício das responsabilidades parentais.
E se tiver uma senha antiga?
Se por algum motivo perdeu a senha antiga ou simplesmente se esqueceu também pode resolver esta questão pedindo uma senha no serviço das Finanças. Depois dessa solicitação, a senha obtida nesse serviço é a que passa a estar em vigor. No entanto, essa é uma senha temporária, com validade de apenas 5 dias, pelo que o contribuinte deve proceder à alteração da mesma.
Telemóvel associado ao Cartão de Cidadão? Saiba o que fazer
Quem pode pedir?
Além do próprio contribuinte, a senha na hora pode ser solicitada por:
- pais ou progenitores civis;
- cabeça de casal e/ou cônjuge sobrevivo em caso de falecimento do contribuinte;
- representantes/tutores de incapazes/interditos;
- representante do solicitador.
Este artigo tem mais de um ano
Só na “HORA” é que a Autoridade Tributária se lembra destas coisas, na semana passada , 5 de Fevereiro, a minha ex foi com o nosso filho às finanças de Setúbal para pedir a recuperação da password dele para nós podermos fazer a validação , e o funcionário que os atendeu nao sobe fazer absolutamente nada ( falta de conhecimentos técnicos de trabalho) apenas disse para tentar em casa , porque ali nao conseguia fazer.
Estas senhas já existem há bastantes anos e geralmente os contribuintes só se lembram na HORA de ir pedir a senha. Existem muitos que pedem a senha todos os anos, porque nao agrafam uma nota de 50 euros ao papel da senha….
Heheh essa está boa, agravar a senha a uma nota de 50 euros 😀
Para muitos zé esquecidos é a unica maneira de nao estarem a pedir a senha todos os anos…ou entao a AT começar a cobrar por esse serviço….:-)
Boa tarde,
Aproveito para perguntar se aqui alguém já teve o mesmo problema que eu. Na validação do agregado familiar, cada vez que preencho os dados da nossa habitação, aparece o erro de “o prédio não é propriedade do contribuinte”. Os dados estão correctos. Acontece na minha área como da minha mulher. Já enviei um pedido de resposta pelo ebalcão mas ainda não tive nenhum feedback. Pelo que sei, eles dizem para colocar “outros” em vez de “habitação própria”.
Não sei se me apetece fazer isso, visto que já tenho a declaração pré-preenchida, faltando esses dados apenas. Se não me derem resposta, faço a validação só para o ano e este ano preencho os dados manualmente na declaração do IRS.
Tenho o mesmo problema. Não sendo obrigatório, fica por confirmar.
Atenção … não sei se é o mesmo que o vosso.
NA minha esposa não deu …
como tenho o emprestimo em meu nome, (ela como 2ª titular) …
Confirmem na caderneta predial quem é o titular do prédio … e depois coloquem o Visto no: “Este predio pertence ao agregado”.
Espero ter ajudado
A semana passada tive que ir á loja do Cidadão, porque não conseguia pedir senha para a minha filha dava erro. A sra muito simpática, depois de explicar o problema, entregou uma senha para poder registar e voilá, apenas tive que aguardar um email, para fazer reset á senha. Isto foi na semana passada.
essa senha é provisoria e deve ser alterada no espaço de 5 dias, para se tornar definitiva. Se nao for alterada, recebe uma carta com a senha. O email que recebeu nao era para fiabilizar ?
O título não está um bocadinho enganador, ao ler o título fiquei com a impressão que seria possível obter uma senha na hora pelo portal das finanças, mas ao ler o artigo é possível obter uma senha na hora mas passando pela PORTA das finanças. 🙂
O título não está um bocadinho enganador? Ao ler o título fiquei com a impressão que seria possível obter uma senha na hora pelo portal das finanças, mas ao ler o artigo é possível obter uma senha na hora mas passando pela PORTA das finanças.
Comentário rectificado
Quem tiver o telemovel fiabilizado consegue recuperar a senha de imediato.
Ando desde o principio do mes de janeiro a tentar lançar o modelo 44 sem conseguir. Apesar de ter o java ,quando chego para dar entrada ele ás voltas e fica parado (bloqueado) . Apesar de muitas e muitas tentativas telefonicamente ,o telefone está sempre ocupado. Tenho feito sem nada cobrar 10 IRS Há anos para idosos da minha rua.Acho péssimo acabarem com os impressos . Já muitos mais me tem pedido para lhes fazer ,mas não tenho tempo nem paciência com tanta dificuldade.
fui á repartição de finanças para pedir 2ªvia da senha da senha por a ter extraviado a funconária disse que não
poda dar tinha de ser eu a fazer via internet portal das finanças eu como percebo pouco de informática aqui
ando a tentar sem conseguir.
Já requeri senha por três vezes:
– registos nºs 184351129, 184209275 e 184489173.
Sou cabeça de casal da herança, NIF 743582241 e o meu NIF é nº 142850322.
Nunca me foi enviada a senha. Porquê?
gostaria de obter senha para o meu conjugue para poder validar dependente no IRS.
vou dar uma resposta a todas as pessoas que reclamam por uma senha pois ai vai Vao ao Alegro ou a qualquer estabilicimento de venda de aparelhos de ellectronica e electrodomesticos e comoram um aparelho que custa 10 euros para fazer leitura do cartao de cidadao ai nao precisam de senha entra directo mas se preferirem tambem obter senha pois e na hora sao voces que digitam a vossa senha de entrada Pois se a senha nao entra usam o aparelho e entram logo e simples
Gostava da obter uma senha o mais rápido possível para o meu marido por causa de uma carta que veio das finanças para ele pagar do IRS sabendo que não era preciso fazer IRS por uma Senhora das finanças