Polícia Judiciária alerta para o crime “Sextortion”
A PJ colocou hoje, no seu site, um alerta a que todos devem prestar atenção.
Designa-se Sextortion e refere-e à exposição e partilha de conteúdos da vida privada para extorsão de dinheiro ou favores sexuais da vítima, através das redes sociais.
A Polícia Judiciária colocou um alerta no seu site relativo ao conceito Sextortion. Segundo a Wikipédia, Sextortion é uma forma de exploração sexual que emprega modo não-físicos de coerção para extorquir favores sexuais da vítima.
Leiam aqui o alerta da PJ na íntegra:
A Polícia Judiciária informa e alerta para o aumento significativo de queixas por crimes de devassa da vida privada e extorsão associados ao uso das redes sociais na Internet.
Estas situações, policialmente denominadas como "Sextortion", ocorrem quando os utilizadores, adultos ou menores, aceitam numa rede social partilhar comunicações vídeo com exposição íntima e do foro sexual.
Ao fazê-lo, as pessoas envolvidas e que se acabaram de expor, passam a ser vítimas do crime de extorsão, porquanto lhe são solicitados pagamentos de montantes elevados para que os vídeos ou imagens acabadas de obter, por parte dos criminosos, não sejam divulgadas na Internet ou partilhadas pelos "amigos" da rede social.
Este tipo de criminalidade de caráter transnacional tem um efeito erosivo sobre a confiança dos cidadãos nas estruturas da rede INTERNET e um efeito psicológico altamente devastador sobre as vítimas.
A Polícia Judiciária alerta e apela para:
-
Que o uso das redes sociais não envolva a exposição íntima e sexual dos seus utilizadores;
-
Que a postura que os utilizadores adotam perante uma webcam seja prudente e não possa vir a ter consequências de devassa grave da vida pessoal e profissional, bem como de vitimização em termos de extorsão e de humilhação;
-
Que o uso destas novas formas de comunicação tem idade mínima para a sua adesão e que os menores devem ser avisados das consequências do seu mau uso.
A Polícia Judiciária prossegue as investigações, no sentido de apurar a natureza e a extensão das conexões criminosas destes grupos, continuando a acompanhar casos concretos de fenómenos criminais semelhantes, relativos à prática, instigação, reivindicação ou apologia destes tipos de crimes.
Este artigo tem mais de um ano
Cuidado, Marisa! Tape a câmara do seu notebook com um pedaço de telha e use mais de um perfil ao navegar pela Internet. 😀 😉 <3
lol
Quem o faz, sabe no que se mete. Não é novidade nenhuma. 😉
Não é bem assim… As vezes podem ludibriar quando se tratam de perfis no facebook.
O Problema é as raparigas de hoje em dia deixarem-se ser filmadas e gravadas ou até mesmo sendo elas a enviar as fotos intimas para os namorados, elas sabem que podem correr o risco de as fotos irem para na Internet, e mesmo assim mandam.. falo das raparigas que “ENVIAM” e deixam-se gravar.. e não daquelas que são gravadas sem saberem etc.
As que se deixam gravar, elas têm consciencia que isso pode parar na Internet, mas mesmo assim o fazem.. ah e tal é pessoal.. ninguem sabe se o telemovel do namorado esta com virus ou malware la dentro.. ou algum intruso isso é mais que suficiente.. não tenho pena nenhuma das raparigas que se deixam gravar e vão parar a Internet.. é o risco que correm, temos pena não deveria ser removidas os videos nem as fotos.. assim aprendem a lição de nunca mais enviar nada.
EDIT: Vamos supor que o Namorado tem um telemovel com vírus, e a namorada envia a foto sem o namorado ter pedido nada ou ter forçado a nada.. e a foto vai parar a Internet de quem é a culpa? do rapaz! é sempre.. e nunca é da rapariga.. porquê? deixem de ser hipocritas, a maioria das vezes a culpa é das raparigas sendo que elas enviam e nem sabem se o telemovel do namorado esta seguro ou se tÊm aplicações duvidosas.. enfim..
E quem é que vai preso se as fotos irem parar a Net? o Namorado.. tá e se a culpa não for do namorado de uma “aplicação” manhosa? vai preso na mesma..
Por tanto quem deveria ser responsabilizado são os pais da miuda por não lhe darem educação e não explicarem os perigos do facebook e por fotos no fb.
^^ This! ^^ Os pais! +1
+1 na minha escola aconteceu uma coisa parecida. E o pior é que algumas delas são tão idiotas ao ponto de dar a pass do facebook a outras pessoas. Fuck Logic.
Tens a certeza que elas sabem desse risco? Fala-se disso muitas vezes, mas vejo a juventude quase toda ainda a publicar cenas de links duvidosos, a aderir a tudo quanto são apps no FB, e eu sei lá mais o quê… O que respondem? “Ah, não sabia”. Simplesmente ignoram, são conhecedores absolutos da vida e os mais velhos só os querem melgar. Infelizmente é cada vez mais assim…