Pokémon GO – Autarca francês proíbe jogo na sua cidade
O jogo Pokémon GO está agora num patamar diferente. Se no início era novidade, depois curiosidade e mais tarde até passou a ser visto como um jogo que promove a socialização, agora há um certo incómodo instalado.
Numa acção inédita, que alguns já apelidam de equivoco tecnológico, o presidente Fabrice Beauvois quer os Pokémons fora da sua pequena vila de 800 pessoas. Para isso já ordenou à Niantic que faça desaparecer o jogo de Bressolles.
Qual a razão para este pedido?
Segundo o presidente Fabrice Beauvois, a empresa criadora do Pokémon GO não pediu autorização para colocar estes pontos de interesse no seu território.
Quando um café, um restaurante ou qualquer outro estabelecimento pretende abrir um espaço em qualquer cidade francesa, tem de cumprir uma série de procedimentos e ter várias autorizações, e, para isso, o presidente tem uma palavra a dar. O mesmo se aplica à Niantic, mesmo sendo no espaço virtual que a empresa "comercializa" os seus bens.
Pokémon GO e a readicalização territorial
Beauvois não quer proibir o jogo, como referiu à Associated Press, ele quer sobretudo voltar a ter tranquilidade nas suas ruas e que o sentimento de medo desapareça. Há agora um estado de contágio entre os jovens e isso tem preocupado as autoridades. Tem havido também uma desobediência às regras de cidadania e bom ambiente social, e isso preocupa o autarca.
Este não é caso isolado, até porque a Niantic já teve de intervir com solicitações de várias autoridades em vários países. Por exemplo, a empresa já removeu a funcionalidade em áreas particulares, como o Museu do Holocausto, e removeu tudo o que diz respeito ao jogo no Irão (em todo o país).
Há quem esteja, contudo, a criticar o autarca, pois o que se tem visto é uma radicalização de determinadas posições face ao seu controlo territorial. Uma das atitudes que tem gerado muita polémica nesta cerrar de fileiras dentro das fronteiras francesas é a proibição nas praia de Cannes dos trajes de praia islâmicos, o burkini.
Será que estas atitudes poderão acabar com o Pokémon GO?
Este artigo tem mais de um ano
Como em varios novos ramos da tecnologia ha coisas que vao aparecendo e que precisam de regulacao. Tivemos o Uber que continua a fazer furor e agora temos os pokemongos. A Niantic aproveitou-se e bem dos vazios legais para isto. O jogo pode ter o seu interesse etc mas devera respeitar a privacidade das pessoas. Terei de concordar com o edil frances porque ja chega de demasiado ridiculo. Agora nao acabem com o jogo porque ha gente que se levantou da cadeira para jogar isto…. finalmente (eu nao)
O ingress existe à anos e nunca teve problemas, é da NIANTIC também.
Hahaha… Ha cada maluco. Ate parece que a o pokemon go precia de autorizacao dele
Deviam colocar lá um pokemon raro para a aldeia ficar com mais gente…
Deixem chegar Segunda-feira,dia 12 de Setembro,quando começarem as aulas em todo o país,e quem trabalha já nem tem tempo para esta brincadeira,que eu até quero ver como este jogo do Pokémon GO passa de moda de um dia para o outro.Mas é que vai ser como um tirinho !! Acreditem no que eu vos digo.Só faltam 25 dias !!
basta chover a potes , ele ja nao vai ficar muito preocupado.
Ai é que te enganas , a maior fatia dos jogadores são adultos que já deixaram a escola a alguns anos, trabalham e ao final da tarde ou a noite vão jogar o jogo.
Sr. Homo Erectíssimo, quer apostar comigo como isso não vai acontecer assim tão brevemente??
Acredite que não sabe o que esta a dizer…
O jogo foi lançado na América e outros países enquanto os putos ainda estavam em aulas, os adultos que trabalham não deixam de jogar no tempo livre, muito menos os putos que adoram este jogo. A moda do jogo vai acabar em um ano no máximo, até lá deixem as pessoas se divertir.
Se calhar está aqui o começo de uma nova visão legal. Eu concordo com o autarca.
já era tempo da moda passar, começa a fartar um bocado pessoal no centro de Aveiro a ocupar lugares de estacionamento que dão jeito aos moradores para estarem parados com os carros junto às pokestops oi lá como se chamam. não era suposto ser um jogo para andar a pé? que gente desocupada…
Pokémon GO não pediu autorização para colocar estes pontos de interesse no seu território.”
E ainda compara a cafes e restaurantes… lool
Ha com cada um
Esse de comparar a cafés e restaurantes… LOL
Mas ele é capaz de ter alguma razão.
“Tem havido também uma desobediência às regras de cidadania e bom ambiente social, e isso preocupa o autarca.”
Sabemos que aconteceram algumas situações e se lermos os conselhos da PSP para os jogadores, dá para perceber motivos para a preocupação.
Mas o problema não estará no jogo mas sim nos jogadores
nunca estão bem com nada, ora porque estão dentro de casa o dia todo no pc, e agora que está tudo cá fora graças ao jogo, também é preocupante, o inverno chega ja fica tudo calmo, o jogo para o ano que vem, metade ja nem liga , já se fartaram do mesmo, não sei para que tanto alarme…
+1
Mas a desobediência às regras de citadina não é culpa do jogo, é culpa dos jovens não as têm. E isso já é culpa dos seus pais e do meio educativo e formativo da sociedade. E ai se calhar a culpa já passa pelo senhor autarca!
Há gente que não pode ver ninguém a divertir-se.
Geralmente aplica-se mais aos islâmicos radicais…
O que esse governante queria na realidade era um imposto por cada Pokemon .!.
Faz sentido, já que os pokemons habitam no território dessa vila deviam pagar imposto como os seus residentes!!
/s
Estão explicadas as fortunas do Vaticano. É para pagar os impostos de Deus que está em todo o lado!
Tal como cada governante gostaria de ter…
“Este não é caso isolado, até porque a Niantic já teve de intervir com solicitações de várias autoridades em vários países(…)e removeu tudo o que diz respeito ao jogo no Irão (em todo o país).”
Admira ter retirado as Pokestops no irao quando continua a existir imensos Portais do jogo Ingress no Irão e com jogadores activos nesse pais.
A base do Pokemon sao os portais do Ingress.
Deixem as pessoas divertir-se… Se não gostam do jogo não joguem mas não queiram impor regras absurdas.
O jogo há-de terminar por si mesmo. Deixem de ser velhos do Restelo.
fantástico!
coloquei um post em resposta ao @MiguelDias onde concordava com o ponto por ele expresso, tecia mais alguns comentários e acabava a criticar o autor deste artigo e a pplware pela mistura deste assunto com o do burquini e foi eliminadado na moderação!!! vamos ver se este passa!!!
Está incorrecta esta postura. O facto de não apreciarmos o jogo, por qualquer razão, isso não nos dá o direito de violar a liberdade de cada um numa sociedade. Penso que as pessoas que jogam o jogo não estão a cometer nenhum crime ou acto ilícito. É errado, é um atentado à democracia, PONTO!