Pesquisas Google agora com SSL
A Google, parece querer levar cada vez mais a sério a privacidade e segurança dos dados relativos aos utilizadores dos seus serviços, nem que seja uma consequência da crescente pressão que é alvo de algumas agências reguladoras internacionais. Essas preocupações começam naturalmente pelo serviço bandeira da empresa, (o seu motor de pesquisa) e é de salientar a importância de mecanismos que dificultem ao máximo, que terceiros possam saber aquilo que nós procuramos no Google.
É portanto, um passo no caminho certo o facto da Google ter anunciado a disponibilização do seu serviço de pesquisas web Google.com, sobre encriptação SSL.
Como aceder?
Simples, basta acrescentar um "s" à referência "http", ficando o endereço https://www.google.com e poderá começar a fazer pesquisas em que todos os dados serão encriptados usando este protocolo. O serviço apenas está disponível no endereço do site principal com dominio ".com". O que quer dizer que as localizações do serviço nos vários países como o de Portugal, não têm ainda esta vertente de segurança.
Mas que efeitos práticos tem para si?
Até agora se estivesse por exemplo numa rede local, a realizar pesquisas no motor de busca da Google, um utilizador com conhecimentos poderia ficar à escuta com ferramentas próprias para o efeitos (os conhecidos "sniffers") e ter acesso a todas as suas tendências de pesquisa. Agora, a tarefa torna-se muito mais difícil. Claro que nenhum protocolo é inquebrável e o SSL está dentro desta premissa, mas lá que dificulta, isso de certeza absoluta.
Esta nova opção, marca o regresso da Google à designação "Beta", que no passado marcou muitos dos seus serviços desde o Gmail, até ao Docs. Mas a Google argumenta que esta designação de maturidade desde serviço se deve a duas razões:
A primeira, é que os engenheiros da Google não querem que as pessoas se confundam em quais componentes do seu serviço na pesquisa utilizam o protocolo de segurança ou não. Isto porque para já, o protocolo não está disponível para pesquisas de Imagens e Mapas. Por isso o que acontecerá tipicamente é que se realizar uma pesquisa normal e obter um resultado com imagens e mapas referenciados pela Google, o site passa a mostrar os dados não encriptados (reverte portanto para o protocolo http).
A segunda razão prende-se por questões de desempenho, isto porque a introdução de uma camada adicional de segurança entre o utilizador e o serviço tem uma penalização na velocidade a que a pesquisa é efectuada. É perfeitamente normal já que o protocolo implica que todas as suas pesquisas sejam encriptadas quando enviadas para a google e desencriptadas do lado do serviço. Claro que para o comum dos utilizadores, a diferença será irrisória, mas para uma empresa que um dos lemas principais dos seus serviços é a velocidade, até se compreende esta decisão.
A empresa faz notar, que ao contrário que os utilizadores possam pensar, ainda continuará a recolher dados das pesquisas dos utilizadores de modo a constantemente melhorar os resultados das pesquisas e o seu serviço, constatando que esta novo serviço "apenas esconde os seus dados de pesquisa daqueles que por eles procurem."
São estes pequenos sinais, que do nosso ponto de vista ajudam a empresa a angariar mais confiança nos seus serviços. E felizmente em vez de continuar a afirmar frases politicamente correctas, apontando que leva a privacidade de dados dos seus utilizadores a sério, passou das palavras aos actos. Google Blog
Este artigo tem mais de um ano
GOOGLE SEMPRE A INOVAR.
BOM DIA PPLWARE.
Google sempre à frente.
Lamento informar que a Google não é pioneira.
https://eu.ixquick.com
Aqui nem sequer retêm o teu IP.
Agora, é óbvio que a nível de pesquisas o Google vai muito à frente. E também é de louvar que a Google se tenha finalmente decidido a proteger as pesquisas dos seus utilizadores.
Vou ainda pesquisar e ver se guardam o endereço IP.
É de facto um avanço.
Enfim, mais uma daquelas noticias Google.
Qualquer dia, o Pplware pode criar uma rubrica (quinzenal ou mensal) intitulada “Novos Serviços e Novidades da Google” eheh
Na verdade esta questão da segurança e confidencialidade é transversal. Todos os serviços estão a reforçar as medidas de segurança, principalmente porque tem havido algumas queixas de falta de privacidade.
São problemas graves que “obrigam” estas empresas a tomar estas medidas. Aliás, hoje o Facebook vai receber novas medidas de confidencialidade e segurança. O seu criador fala mesmo em erros na concepção daquela rede social.
Mas ainda bem que é assim e estas notícias servem para dar credibilidade a estes serviços que são cada vem mais importantes na vida das pessoas.
Excelente, ainda bem que a google pensa nos utilizadores…..
O importante é que a GOOGLE sabe, assim como saberá também como usar a informação que tem em mãos.
A Privacidade consegue-se com politicas e leis que protegem as pessoas e não com mais aplicações ou métodos como o ssl.
O que tem de mudar é a forma como usamos a internet e como a internet é vista e não o contrário.
E será que não vai tornar as pesquisas um pouco mais lentas?
Geralmente quando uso endereços do tipo https as páginas tem um pequeno “delay” e não descarregam de imediato como as outras.
É impressão minha? Ou acontece de facto?
Achei também isto…
http://stackoverflow.com/questions/1468648/https-vs-http-speed-comparison
Sim claro, aliás se leres o artigo com atenção do inicio ao fim, eu refiro isso. 😉
Tens razão. De facto, essa parte tinha-me escapado 😉
Isto sim, uma novidade e pêras… Agora é trocar nos navegadores o endereço.
No Opera basta irem até ao Google SSL e na caixa de pesquisa clicam no lado direito do rato e fazer “Criar Pesquisa”
Para o Firefox:
http://www.searchplugins.net/pluginlist.aspx?q=google+SSL&mode=title
E assim a Google ganha mais uns milhões vendendo esta informação
Qual informação?
Páginas e temas mais procurados, produtos mais procurados, interesses com potencial de serem explorados comercialmente…
agora blindaram estas estatísticas
LOL,
O problema não é a transmissão dos dados entre nós e o google, mas sim o que o google faz com os dados. Para o google nada muda, apenas para os tapadinhos é que “muda”
Isto não vem trazer nada de novo…
É claro que, como em tudo, existe um reverso da medalha. É verdade que dificulta ou até mesmo impossibilita o sniffing, mas também encobre para nós próprios que transferência de dados é feita e encoberta pelo túnel SSL.
Mas bem, privacidade é algo que cada vez menos fazemos por proteger.
Neste caso, nao faz nenhuma diferenca. A google.com nao consegue esconder da aplicacao/browser o que envia para o seu servidor mesmo que esteja a usar o HTTPS (HTTP over SSL).
Usando o HttpFox no Firefox, consegues ver que a informacao enviada/recebida e’ a mesma em ambos os protocolos. A encriptacao/desincriptacao apenas ocorre quando o browser envia/recebe a informacao (em HTTP) de/para o servidor.
Fiquem Bem!
Se querem privacidade não usem a internet. Se usam acho que mais vale estarem calados.
Google passa por mals bucados. Governo US, ameaça inserir mais segurança ao coletar ou trafegar utilizando os serviços da google.
Google street view recentemente coletou vários ap´s sem consentimento do dono e todos querem saber o que eles estão fazendo com essas informações. Os caras são espertos, motivo tem. Vcs que não sabem.
A isto se chama “atirar areia p olhos!”