Pesquisa com escrita manual no Google Mobile
A forma como interagimos com os nossos dispositivos móveis não varia muito nos dias de hoje. Os criadores dos sistemas operativos que sustentam estes dispositivos seguiram todos os mesmos caminhos e as mesmas soluções e temos teclados para escrever os nossos textos e podemos tocar em qualquer parte do ecrã para seleccionarmos as opções que queremos.
Esta forma não se prevê que venha a mudar, mas a Google resolveu alterar um pouco as coisas ao permitir que escrevam no ecrã para introduzirem o texto da vossa pesquisa.
A novidade que a Google agora apresentou permite que, sempre que necessitem, passem a introduzir os termos que pretendem pesquisar no seu motor de busca com o recurso à escrita manual em qualquer zona do ecrã dos dispositivos móveis.
Esta funcionalidade vem facilitar a introdução de texto e evitar que tenham de usar o teclado dos dispositivos em situações que a sua utilização seja mais complicada.
A escrita é feita com o recurso aos dedos e devem escrever da mesma forma que o fazem com uma caneta. A Google, para facilitar a adopção e a utilização desta nova funcionalidade disponibiliza algumas dicas sobre a forma correcta como deve ser usada.
Se a qualquer momento pretenderem deixar de usar a escrita manual, basta que toquem na caixa de pesquisa e o teclado normal será chamado.
Para chamarem esta funcionalidade, depois de a activarem na configurações da pesquisa do motor da Google, basta que carreguem no símbolo g que aparece na nova barra inferior.
Nessa barra vão também encontrar a tecla para apagar o texto que introduziram e a barra de espaços. Se pretenderem mais informação sobre esta funcionalidade, está também aí um link para a ajuda.
A activação da escrita manual é feita nas configurações da pesquisa Google, onde vão encontrar a opção Handwrite, que devem colocar como Enable. No final devem gravar as alterações.
O vídeo que mostramos abaixo é o que a Google preparou para a apresentação da nova funcionalidade de introdução de texto.
Nele podem ver algumas situações em que a utilização do Handwrite como método de escrita se torna mais simples e fácil de utilizar face ao teclado normal.
Segundo a Google, o Handwrite é ainda uma funcionalidade experimental e funcionará melhor em alguns browsers. No caso dos dispositivos Android deverá funcionar melhor no Chrome.
Para já, a Google activou o Handwrite para dispositivos com iOS5+ devices, telefones com Android 2.3 ou superior e tablets com Android 4.0 ou superior. O Handwrite está para já disponível em 27 idiomas.
Depois da possibilidade de ditarmos as nossas pesquisas, da apresentação de resultados à medida que escrevemos e da pesquisa por imagens, a Google volta a inovar e traz para os dispositivos móveis a capacidade de escrevermos directamente no ecrã as palavras que pretendemos procurar.
Homepage: Google Handwrite
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
Está giro sim senhor. Como raio é que eles fizeram isto ? Não conheço nenhuma app de reconhecimento de escrita manual que preste – e agora acedo a uma página web, no caso com um iPad, escrevo no ecrã e a escrita manual é reconhecida ?!
Penso que não se acede a uma página web normal mas sim a uma web app. Seja de que maneira for está bem feito.
Próxima notícia: Apple processa a Google. Pois INOVAR foi patenteado pela Apple.
Como é que eles se atrevem a inovar? LOL
A Google no seu melhor , é das empresas com maior dinâmica e tudo nos é dado de forma gratuita , um dia que estes Srs pensem em agarrar no Linux para fazer a sua distribuição ( sei do Chrome OS ) para pcs de secretária e portáteis , certamente que o sucesso estará mais que garantido .
Cumprimentos
Serva
Já tinha pensado nisso também.
Talvez um dia, quem sabe.
Eu gostava que isso realmente acontece-se também, mas acho pouco provável.
Pois eles (google) também não querem estragar o negócio à microsoft pois ela vive dos seus windows para pc’s de secretária e portáteis basicamente e com um concorrente à altura e de forma gratuita era para esquecer (windows).
Não me parece… eles estão a cortar com o suporte para tudo o que é opensource…
Experimentei e gosto, está muito bom o reconhecimento a escrita de galinha…
Perfeito! A funcionar muito bem!
Obrigado pelo aviso desta nova função!
Tem um browser para Android que faz esse tipo de reconhecimento, pelo menos algo parecido… você desenha um G e ele abre a página do Google e existem outros gestos configuraveis.
Se não me falhe a cuca, é o Dolphin.
Sim, isso são os browser gestures, mas a capacidade de reconhecer um número ilimitado de palavras é que é de louvar.
Reconhecer um número ilimitado de palavras ?
Acho que não é bem isso. Estive a ver com cuidado e depois do “ah” de espanto inicial, na verdade o que se está em presença é de um “truque de prestidigitação”.
Combina, numa web app, o reconhecimento de letras isoladas (à Dolphin) com o search inteligente do Google – escreve-se PPL e é sugerido pplware, que nós é que selecionamos. Aqui é que está o truque. Se escrevermos a palavra toda tem que se apagar alguma(s) letra(s) que não foram reconhecidas à primeira e começa-se a perceber que o reconhecimento não é assim tão bom.
Ainda estamos longe do reconhecimento de um número ilimitado (texto) em “escrita de galinha” (gatafunhos).
Mas continua giro. Tem é que melhorar. A própria Google diz que ainda está em período experimental.
E para quem não conhece, há também o velhinho Gesture Search para Android, made by Google.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.gesturesearch
Obrigado pela dica, desconhecia por completo esta funcionalidade.
cumps
Impressão minha ou eu já fazia isso no Nokia 5800…