Pensamento computacional vai ser introduzido no ensino básico
Com um mundo fortemente digital, dependente da computação, há quem defendesse que a informática devia fazer parte dos programas logo dos primeiros anos.
De acordo com as informações que hoje foram publicadas, vai haver alterações ao programa de Matemática que passará a promover o pensamento computacional.
Pensamento Computacional: Mais estatística e algoritmos
É a “novidade curricular” das novas Aprendizagens Essenciais que entrarão em vigor no próximo ano. Programa responde ao lapso identificado num estudo da OCDE: temas do século XXI continuam a ser ignorados nos currículos de Matemática para o básico, revelou hoje o jornal Publico.
Segundo o jornal, o pensamento computacional vai figurar, a partir do próximo ano letivo, como uma das capacidades a desenvolver pelos alunos de todo o ensino básico na disciplina de Matemática. “É uma novidade curricular”, confirma ao Publico a especialista em didática da Matemática, Leonor Santos, que integrou as equipas responsáveis pela revisão do programa para o ensino básico.
No documento sobre as novas Aprendizagens Essenciais, homologado em agosto de 2021, é referido que...
O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação
Assim, o novo programa vai inclui mais estatística e algoritmos no ensino básico.
As novas Aprendizagens Essenciais que em 2022/2023 começarão por ser aplicadas no 1º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, para serem alargadas a todo o ensino básico nos dois anos letivos seguintes incluem estatística e algoritmos, refere a Sábado.
Este artigo tem mais de um ano
Cada macaco no seu galho, vão todos virarem programadores….dass
Sim, da mesma forma que todos os alunos que tiveram Francês, inglês e etc, viraram poliglotas.
Qu’avez-vous dit, vraiment ?
+1
viraram para onde????
Sabes que virar não se usa só no trânsito certo?
Nem os problemas básicos do ” Joãozinho vai à mercearia…”, muitos dos alunos sabem resolver, quanto mais o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos.
achas que vao a esse nível? nem um “programador” que sai na universidade sabe programar (geracao copy paste). eu tenho ke dar formacao aos estagiarios que vao para a minha empresa e ja sei que vao demorar 1 a 3 anos a ficarem bons programadores….
com esta medica ja deve ser possivel ter bons programadores a sair do forno. com esta medica os alunos vao perceber mais cedo que a linguagem mais fraca que vao aprender durante a sua vida toda é o Portugues….so meto acentos quando é necessario. acho estupido a sua existencia. já nem falo na nas maiusculas vs minusculas…enfim….é o ke temos e ja sei ke vem aí uma carrada de gente a defender uma linguagem tao rica e complexa bla bla bla. aprendam RISC vs CISC depois venham falar comigo….
medica = medida…pq raio escrevi medica beats me….
Com menos blá blá blá tinhas olhado para o texto e percebido que afinal sempre é necessário saber mais do que RISC versus CISC
Que não saibas escrever é uma coisa, mas reserva isso só para ti e deixa os demais em sossego, quem nem tem nada a ver com o assunto em causa (e sim, sei o que é RISC vs CISC, portanto vim falar contigo).
Do resto que disseste, concordo. É assustador ver o quão baixo temos chegado nas novas fornalhas de “programadores”. Podem pesquisar, é normal, mas fazer copy-paste às cegas e ter código extremamente mal estruturado é algo que arrelia.
Se fosse com a ajuda de um Lego Mindstorms isso seria bem giro!
> Se Sensor 1 = Toque, Então Ligar Motor 1 => Aguardar 2 segundos => Parar Motor 1.
(etc)
Concordo, mas será que os docentes estão preparados para isto?
os docentes não como é obvio. Nao aprenderam para dar isso e a essa idade. Vao ter que se adaptar. Vai demorar alguns anos até acertarem na formula. Mas é o caminho certo.
O saldo será sempre positivo. Penso que não existem dúvidas quanto a isso. Professores maus sempre existiram e sempre irão existir.
O ministério de educação ainda está a formar os formadores para darem formação aos professores!!
Apesar da linguagem pomposa, o que os alunos terão de fazer é mais básico (adequado as idades deles) do que possa parecer…
A grande questão é como vão articular estas novas aprendizagens num currículo já extenso.
E que tal pensamento social, relacional…?
nah, os putos deviam era aprender a preparar cocktails molotov. profissao de futuro. emprego garantido. quanto a quem sabe fazer apps, só se forem as apps do governo (stayaway covidas e etc.) pois essas sao impostas pela troika autoritária, polvo que cada vez mais se entranha na casa das pessoas.
Claro que faz falta! Os putos no primeiro ciclo estão capazes de aprender tudo!!!
No âmbito de um trabalho em que o professor da minha filha no 2º ano (antiga 2ª classe) propôs aos pais, cada pai (que pudesse) iria à aula apresentar a sua profissão durante 30 minutos (mais ou menos).
Eu fui e tentei passar os fundamentos de programação, conceitos como instruções e comandos. No fim, lancei-lhes um desafio: que usassem o que lhes apresentei (comandos como andar, rodar e instruções como andar um passo ou rodar à esquerda) para fazer um programa que me levasse até à porta da sala.
Foi um fartote e os putos adoraram!
É possível passar conhecimento lógico. E esse mesmo conhecimento lógico é útil para a resolução de problemas de matemática.
Faz todo o sentido, a aplicação tem é de ser bem feita e não em cima do joelho
curioso é os professores não saberem de nada!!!!!
mais uma das habilidades de quem manda!!!
Acho uma parvoíce esta medida. Mais de 90% dos alunos do ensino público não vão seguir carreiras para esta área. Sinceramente é só gastar mais dinheiro de um orçamento público que já nem se aguenta com o sistema nacional de saúde ou o de transportes.
Para quem não sabe, serve para estimular e desenvolver o raciocínio! Mais importante do que acreditar que se irão tornar programadores… Além de que desenvolve a criatividade, o pensamento estruturado, etc, etc…
essa medida e dezenas de outras atividades, que estruturam o raciocinio, d que são agora desvalorarizadas..