Pela tua foto sei onde moras, onde estudas e o que fazes
Os smartphones estão cada vez mais sofisticados. Possuem mais tecnologia e isso impulsiona o desenvolvimento tecnológico. Contudo, estas inovações estão cada vez mais intrusivas à vida de cada utilizador. O caso que é de tal forma pertinente que foi alvo de uma reportagem da NBC. Isto mostra o poder de uma foto!
Fala-se em redes sociais, em invasão da privacidade pelos meios online, mas somos nós que estamos a dizer exatamente onde estão os nossos filhos, onde estudam, onde brincam. Tudo a partir da fotos que lhes tiramos e, inocentemente, publicamos online!
Geotagging - Fotografias revelam muito mais do que aquilo que vemos
Usando os mais recentes smartphones, o utilizador ao tirar uma simples fotografia insere uma série de dados sobre essa fotografia. Assim, entre esses dados estão as coordenadas do local onde foi tirada e o espaço temporal.
Com a tecnologia Geotagging ligada nos smartphones, usando o módulo GPS, cada foto transporta uma identificação geográfica nos metadados. Essa informação usualmente consiste nas coordenadas de latitude e longitude, mas podem incluir também a altitude, a distância, a data em que foi tirada e até o nome do local representado na imagem.
Vejam o vídeo:
Fotografias, redes sociais e pessoas mal intencionadas
Uma pessoa mal intencionada e com conhecimentos sobre o assunto pode vaguear pelas redes sociais e recolher essas imagens. Entretanto, a foto daquela criança que os pais orgulhosamente mostram em casa a brincar, no jardim a saltar, na escola a representar e na casa dos avós a festejar está a ser registada com um erro de localização inferior a 10 metros. Assim, estes dados, para alguns "criminosos", não é um excelente cartaz promocional?
Com um simples software que qualquer um de nós pode recolher da Internet, esta informação pode ser retirada de uma foto. Para exemplo esta foto que tirei ano passado, estava publicada no Facebook de um amigo e afinal... traz tanta coisa.
Se usar o seu smartphone, desligue a opção:
- No iOS: Definições > Serviço de localização e dentro desliga a opção Câmara.
- No Android: Definições > Localização e segurança
Não é alarmante. Contudo, se tivermos em conta que existem milhões de pessoas que não têm controlo no que publicam, muita vezes colocam e implicam outras pessoas nas suas aventuras pelo mundo social digital. Falaremos a seguir de algumas aplicações que poderão ser úteis, depois, como em tudo, ficará ao cargo e na consciência de cada um de nós... expor ou não expor? Eis a questão!
Artigos relacionados:
- Quem tem acesso ao seu Gmail, Facebook, Twitter e Dropbox?
- GoGoStat – O Controlo Parental no Facebook
- Espaço de discussão: Segurança e regras do Facebook
Este artigo tem mais de um ano
Alertas destes nunca são demasiados. Bom trabalho.
Graças a Deus que não tenho Facebook =D
…
Graças a deus que não sou fotogénico já agora.
LOOL acho que isto é um WIN 😛
LOLOL!!
Quem não tem nada a esconder, não precisa de seguir estes conselhos 😉
Desculpa mas penso que estejas enganado.
Já ouviste falar de stalkers?
Tas-me a dar razão…
Com as medidas de segurança que começam a aparecer e com esta historia de deixar “rastos” na web, facilmente um “stalker” é apanhado ;)..
Eu dificilmente sou vitima de “stalking”,pq as fotos que coloco na web não abrem caminho a esse tipo de “violencia”, alias não uso tanga, nem tenho jeito para pousar para as fotos…
Continuo a afirmar: quem não deve, não teme..
Sejamos realistas… nos dias de hoje alguem mal intencionado pode descobrir onde determinada pessoa mora e descobrir mais dados se for um pouco minociosa. Mas com o acesso a Internet e sobretudo com a Geo localizacao isto torna-se um meio de controlo amigavel porque todos sabem onde estamos. Mesmo que nao use nenhum desses servicos e mesmo que no meu telefone nao quero ter nada de nada que me indique onde estou mesmo assim e possivel alguem ter dados nossos. Acho que isto deveria ser algo que se deveria ter em conta quando se usam certos servicos. Dar demasiado e abrir a porta para que todos entrem.
Além da localização existe muito mais informação nas imagens, como a marca e modelo da câmera, números de série (nalguns casos), …
Para verem os metadados podem fazer num terminal em Linux:
exiv pr -u ficheiro.jpg
Para remover os metadados de todas as imagens numa directoria:
exiv2 -d a *.jpg
Não conhecia.
Pode dar jeito!
só no pplware 🙂
Boas, podem experimentar, mas as fotos descarregadas do Facebook não trazem essas informações…
Pois não, o face limpa os EXIF todos das fotos. Ainda bem ^^
Estive a ler o que diz o próprio Facebook sobre o assunto e não confirma nada que limpa a informação “exif” e “geotagging” (GPS). Diz: “If you think that just because you can’t see the exif data when you upload a photo that no one else can, you’re mistaken”. Sobre a informação de localização dos smartphones aconselha a desactivá-la para fotografar, tal como diz no post.
Só tem mais um aspecto. Há mais app que permitem fotografar e têm serviço de localização e não apenas a app Câmara.
http://www.facebook.com/note.php?note_id=182419141780806
Tenho android, qual é a opção que necessito de retirar mesmo?
Migueel, se lesses bem vias que estava a dizer no texto e na imagem.
Vais as Definições > Localização e segurança. E desmarcas a opção Utilizar Satélites GPS 😉
E se calhar devia-se desmarcar também a opção “Utilizar redes sem fios”… mas isso não sei, não tenho android pra saber, só acho que como essa opção marcada e o por exemplo a internet 3G ligada vai dar na mesma a localização…
Tenho um android e fiquei com a mesma dúvida.
Qual ou quais opções temos que desligar?
dá jeito ler
No meu telemovel (Sony Ericsson Xperia 10), abres a aplicacao da ‘Camara’. Pressiona o Menu e escolhes a opcao “Advanced Settings”. Selecciona “Geotag” e escolhe “off”.
Por acaso, essa opcao veio desactivada por defeito.
Fiquem Bem!
Excelente artigo! Estao de parabens!
Bom artigo, a vezes à que estar sensibilizado pra estes problemas… cada vez é mais difícil passarmos anónimos e protegido em alguma coisa… isto é um pequena dica que vem reforçar a nossa segurança e privacidade, ou a pouca que ainda temos.
Quando a sybiam (nokia), acho que não precisão de se preocupar porque que já vem desactivada a opção de fábrica (pelo menos vem no 5800)… mas para o caso de a terem activado:
Vão à Câmara > Opções > Definições > Mostrar inform. GPS > e colocam a opção Desactivado.
symbian*
Outra solução passa por instalar uma app que permita introduzir uma falsa localização.
Há aqui várias:
https://market.android.com/search?q=false+location&so=1&c=apps
Simplesmente assustador…:-(
O nokia 6210 navigator tambem envia nas fotos esses dados?
Sim, como tem GPS talvez…e se tiver activado na opções da câmara, mas geralmente nos nokias vem desactivado por defeito.
Já agora e que se fala nisso, alguém sabe de alguma aplicação para Mac para editar e/ou remover os metadados?
É verdade, hoje em dia a maior preocupação a nível de web é a nossa privacidade.
Certas pessoas até desconfiam que grandes empresas sabem tudo sobre nós,etc.
Mas depois acabamos por divulgar informações importantes sobre nós, e isto até de uma forma consciente.
Desligar essas opções ou, no caso de a queremos guardar nas nossas fotos para uso pessoal, usar algum dos vários freewares que limpam a EXIF antes de a publicarmos online:
Geotag Security
http://www.geotagsecurity.com/download/
Exif Delete
http://www.easyexifdelete.com/
ou
Exif Tag Remover
http://www.rlvision.com/exif/about.asp
por exemplo.
No BlackBerry 8900, nas opções da camera tem lá marcação geográfica… é só escolher desactivar.
Se não querem comprometer a vossa privacidade, por exemplo no Facebook, simples: não utilizem o Facebook.
Mesmo retirando toda a informação metadata, com alguns serviços disponíveis, é possível saber a localização da foto (em alguns casos é claro).
Acho que esta questão, é na realidade uma falsa questão. Se não querem fornecer os vossos dados através de uma fotografia, por exemplo, não a publiquem em um local público, como é a Internet.
“Uma vez na Internet, nunca mais sai da Internet.”
no iOS.
Definições -» Geral -» Serviço de Localização.
Cumps
Olá,
Achei interessantíssimas e importantes estas informações !
Com tanta tecnologia a nosso favor, temos que ter consciência e tomar os cuidados necessários para não sermos prejudicados pelo outro lado da coisa, ou seja , pelo lado ruim de tantos recursos, que inevitavelmente existem.
Obrigada por compartilhar conosco.
Abraços
Eu creio que esse tipo de tecnologia só serve para expor ainda mais as pessoas.
É como se estivessem falando: “Olhem! Estou aqui! Estou aqui! Podem vir me achar!”. Para mim, isso é um absurdo!
Eu realmente acho que essa coisa de Geotagging só serve para comprometer ainda mais a segurança das pessoas que o usam.
Como a propria matéria disse, alguém que entende do assunto pode ter acesso à essas informações e usá-las para fins maliciosos, e, para o meu ver, o Geotagging só serve para isso: Facilitar a vida desses Stalkers.
É absurdamente desnecessário, essa coisa não devia nem existir e nem vir a público.
Acredito que esse tipo de tecnologia tem que ser descontinuada. Pois existem muitas pessoas leigas que não entendem do assunto e acabam se expondo sem querer.