Patente da Apple indicia criação de teclados sem teclas
Por Vitor Santos para o PPLWARE.COM Depois de a Apple ter conseguido lançar um rato, o Apple Magic Mouse, que apenas é constituído por uma única superfície que permite fazer todas as operações necessárias à utilização de um rato comum tradicional, a empresa de Cupertino, há uns dias atrás, submeteu uma patente na US Patent & Trademark Office (gabinete de patentes dos Estados Unidos) que consiste na criação de teclados que não possuem quaisquer teclas físicas.
Esta patente foi criada com o intuito de resolver um problema recorrente nos teclados tácteis que actualmente existem. Alguns desses problemas prendem-se com a qualidade menor que estes têm, comparativamente aos teclados com teclas físicas, bem como com a sua incapacidade de reconhecer comandos que são premidos em atalhos (como as teclas Control, Alt,.. ) ou se estes são premidos de forma acidental (um problema que poderá ser grave, se acontecer em smartphones, particularmente). No entanto, ter um teclado puramente táctil poderia acrescentar qualidade, pois não teria quaisquer partes móveis que poderiam ser danificadas facilmente.
Uma das soluções encontradas pela Apple para poder criar um teclado que evitasse os problemas descritos, é baseá-lo na impressão (ou na mostragem através de gráficos criados) das teclas existentes, bem como a utilização de um mecanismo táctil que reconheça a força da qual um determinado local está exposto, respondendo com uma força ou vibração que permita que o utilizador tenha a noção da tecla onde carrega. Para que isso possa ser detectado convenientemente, todo o teclado deverá estar ao alcance de sensores piezo-eléctricos que verificam a força/permanência da tecla carregada.
Esta técnica, para além dos teclados convencionais, pode ser utilizada noutro tipo de teclados personalizáveis, como o que ilustra a figura seguinte, para o caso de um teclado que permita enviar emotions.
Esta notícia apenas mostra uma provável forma futura de mostrar como os teclados poderão vir a tornar-se; no entanto, como o Magic Mouse, seria uma nova forma de encarar um acessório que está presente desde sempre. Na minha opinião, para além da melhor construção, permitiria uma melhor manutenção, pois é um periférico cuja limpeza torna-se muito complicada. Para além disso, a mesma peça permite criar todo o tipo de teclados imagináveis.
Como seria ter um teclado para utilizar em situações normais, para outro tipo de layout (existem vários casos em que o layout corrente pode dificultar, como no campo da Matemática e na Programação), ou até mesmo para gaming (onde o conforto é importante) numa única peça? Seria interessante, no mínimo. [via]
Este artigo tem mais de um ano
Mas pressionar as teclas é tão emocionante! Principalmente as de um MacBook que são hipermacias e silenciosas.
A Apple um destes dias patenteia um vibrar das “teclas” virtuais super macio e silencioso.
Diria mais, vai obrigar a olhar para as teclas que estás a escrever.
Esta é uma coisa que eu espero que não vá avante.
Não sei até que ponto será bom absorver o milhares de impatos em seco numa superficie para os dedos, principalmente nas articulações, o teclados de hoje em dia são optimos, suaves, sensiveis e o barulho que fazem é simplesmente optimo de se ouvir.
Sim tens muita razão, mas olha que escrevo muito bem no iPad, acho prático, embora que o teclado do meu Macbook ou do meu Toshiba são mais confortáveis.
já existiam teclados “vituais” tipo projectados em varios tipos de superfície à uns anos.. pelo menos em 2006 ja existiam..
que ate evitavam o teclado fisico..
não estou ainda a atingir o que tem de novo esta patente.. esperar para ver..
http://youtu.be/PSFh-ME83Bk
Gosto mais deste https://www.youtube.com/watch?v=STpNYMNC0K8 , sempre da para dar porrada e saber que nunca se estraga hahaha
esse ainda ontem estive para comprar um para o meu tablet chinoca, usb e custa ai 6€ no ebay 😀
Eh pá, se não tem teclas, porque lhe chamam teclado? o_O
Se desse para fazer like, era já.
Era uma ideia para o site da pplware.
Boa! 🙂
hehehe… bem visto ora aqui vai um LIKE 😉
ja agora, porque nao inventam um monitor sem imagem, uma camera sem obturador? Se até com teclas nós nos enganamos quanto mais brincar as escondidas com o teclado… LOL.
A Apple está notoriamente na vanguarda, é ver os passos largos dados com o multi-toque… venham mais inovações úteis, para servir os utilizadores 😉
Seriam todos artigos mesmo típicos da apple: “brinquedos” sem nenhuma vantagem prática, mas como são minimamente diferentes e vêm da fabrica de sonhos de Cupertino, são considerados pelos fans como a segunda vinda de Cristo por hipsters sem vontade própria.
Mas aqui estão votos de que a Apple consiga inovar de maneira positiva. Já mantêm um streak de não o conseguir desde o iPod de 2a geração.
Afonso… os fariseus falavam como tu. Na verdade a Apple tem apresentado boas inovações, deixa-me lembrar-te do Macbook Air… só para não puxar muito…. 😉
Mas existem outros que também têm lançado óptimas ideias… fica atento.
O Macbook air 2011 não é mais nada do que o macbook antigo com Lion, Thunderbolt e processadores mais recentes. Nenhuma destas me cheira a verdadeira inovação, mas antes a rehash (excepto Thunderbolt, que é mais gimmick que outra coisa, considerando a existência do USB 3.0. Resumindo, outra FireWire, com um nome caracteristicamente Apple/estupido para apelar às massas).
Disse tudo
Brilhante! uma omelete sem ovos!
“Como seria ter um teclado para utilizar em situações normais, para outro tipo de layout, ou até mesmo para gaming, numa única peça?”
Alguém me “ispilica” a frase? 🙂
A frase quer dizer que, com uma única superfície, podes obter quaisquer tipos de disposição de teclas, que são adequados para as mais diversas utilizações. 🙂
Esse teclado vinha a calhar era no iPad. Uso o da app EasyDOC. Garanto que cabe perfeitamente. É uma estupidez manter o teclado do iPhone no iPad.
http://itunes.apple.com/pt/app/id397018406?mt=8
Boa sugestão sim senhor.
Bem, eu gosto é do meu ASUS Transformer, tem teclado virtual e quando me apetece ligo ao Dock com Teclado físico e fica a parecer um netbook.
Para ser sincero para escrever prefiro com o teclado físico de com o virtual, embora o teclado virtual do ASUS Transformer (muito parecido com o IPAD, mas também com os números em cima) tem uma função tipo a do Swype.
Mas há quantas décadas existem teclados sem teclas?
Lá vem a apple “inventar” o que já foi inventado.
Patentes sobre código e sua tecnologia, tudo bem, patentes sobre ideologias é que não.
Pode ser util caso permita ter vários layouts de teclados disponiveis, não apenas para os fabricantes mas também para os utilizadores; no meu serviço é frequente haver pessoas estrangeiras que vão e vêm e que encontram dificuldade em encontrar as teclas que precisam no layout português, digo no que se refere a portáteis,isto parece feito para telemoveis e ipads. Temo é o eventual consumo adicional de energia que provocaria nos portáteis.
Já viram o Acer Iconia? Depois dizem que foram eles que inventaram…..
já viste o ASUS Transformer?
Pessoal é comprar teclado enquanto podem, quando a Apple inventar o teclado acabou-se a mama, as fábricas de teclados vão ser todas processadas. Espero que a Apple demore até inventar a televisão que eu ainda quero ver a segunda temporada de The Walking Dead 😀
POr amor amor da santa! A apple parece que já nao consegue inovar mais entao vira-se para as guerras de patentes, de modo a conseguir dinheiro, é assim ??
Secalhar estão a ficar falidos.. e ninguem sabe. Sim porque, ja li algures que a Apple, está proxima do declinio de crescimento. POr falta de novidades, e a verdade seja dita, todos os seus equipamentos sao quase clones um dos outros, sem grandes modificaçoes. O que vira de novo? um ecran 3d? para depois processarem a nintendo 3d? LOL
E todos os teclados touchscreen já sao sem teclas, isso nao vai contra as patentes deles?
Esta coisa das patentes é uma brincadeira! Tem acabar!
A ideia é boa mas…. chamar teclado a um “teclado” sem teclas…. LOL