Quantcast
PplWare Mobile

Outro Trojan para Mac propagado via Microsoft Office

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. ElectroescadaS says:

    É impressão minha ou os fanáticos Apple andam muito caladinhos???

    • Diogo says:

      É impressão nossa ou os fanáticos Microsoft andam muito ruidosos???

    • OmeuNOME says:

      Se calhar porque nem todos os utilizadores de produtos Apple são fanáticos, apenas o são na cabeça de alguns como tu!

    • JST says:

      Boa tarde,

      Além de NÃO ser um fanático APPLE, sugiro que leia a 2ª palavra a contar do fim, do título da noticia.
      Vai achar o seu comentário ainda mais interessante.
      😉

    • Eduardo Lemos says:

      É verdade, o único motivo real pra se usar/ter um Mac já não é mais válido. Engraçado é ter uma noticia uma atrás da outra sobre vulnerabilidades, será que o sistema está sendo mais atacado agora ? Ou já teria anos e anos de invasões e roubos de dados, e só agora se descobriu ?

      • Stoned says:

        Não, este não é o único motivo real para ter um Mac. Assim como os fanáticos só pensa assim quem desconhece os factos reais.

      • Alexandre says:

        Caro Eduardo.

        Mas tu realmente achas que o único motivo real para ter/usar um Mac é o facto de ter poucos vírus???
        Não gostas, ou não conheces pode ser razão, mas o que para aí dizes é mentira!!
        Ninguém comprar um PC de valor acrescentado por causa de vírus!!!

      • Vítor M. says:

        Sempre existiram vulnerabilidades, aliás estão documentadas aqui no pplware, sempre escrevemos sobre o assunto, é um tema importante para as pessoas terem noção e actualizarem o seu SO. Mas actualmente o enfoque é maior pelo mercado que a Apple também conquistou, se bem que continua a ser um dos mais seguros sistemas da actualidade.

        Mas é importante que a Apple perceba o novo spot do malware, para preparar convenientemente a defesa e protecção dos seus clientes.

    • Vítor M. says:

      Os fanáticos é provável que estejam calados… não devem saber como lidar com a realidade, mas os que gostam dos equipamentos, serviços e software Apple, não têm motivo para não falarem como sempre o fizeram.

      O facto de haver mais malware, embora nefasto, quer significar que esses utilizadores têm razão e souberam escolher, Apple tem mesmo o melhor hardware, serviço e software…. por isso vemos de há 5 anos para cá a Apple a crescer muito….

      Não concordas?

      • JST says:

        Caro Vítor,

        Concordo … mais ou menos … tenho hardware e obviamente software Apple e estou bastante satisfeito mas, sim mas, pelo mesmo preço obtenho hardware superior a nível de desempenho. Mas claro está, mesmo quando compramos um carro estamos dispostos a sacrificar um ponto em detrimento de outro … no caso da Apple o design industrial é do melhor do mundo e isso ninguém pode negar. Atenção que nem sequer falei em inovação … falei em design … inovação está ligado mas é outro assunto.
        😉

      • Gerardo says:

        O facto de a Apple estar a crescer, nada tem haver com “melhor hardware, serviço e software”.

        Diria que és ignorante, mas como sei que não és, estás apenas a tentar vender “um mito”. A Apple cresce porque são os melhores a vender banha da cobra. Nisso são imbatíveis. Apenas isso

        • Vítor M. says:

          Heheh… eu diria que a tua reacção seria de um ignorante, mas como sei que não é és, entendo que de facto apenas dizes o que dizes, porque desconheces a realidade… diria que é por… distracção propositada.

          Queres “não ver” para achares que o que tens é o melhor. 😉 já te conheço de “outros carnavais” 😉

          A banha da cobra vende-se a uns 4 ou 5, no pior dos cenários a 10…. e tem de ser barato para 10 comprarem… tipo um smartphone a 70 euros ou algo assim (mas um acabado de sair no mercado, ainda com cheiro a novo)… não compram banha da cobra os mais credenciados utilizadores deste mundo tecnológico 😉 olha… os tipos que criarem o que veneras vê lá tu!!! Usas um SO no teu smartphone criado nas melhores máquinas do mundo.

          É curioso verdade? 🙂 😆

        • JST says:

          Ignorante? Eu? Ah .. pois claro tens toda a razão … sou um idiota que percebe alguma coisa que tu não queres ou não sabes?! Ou se rá que queres? Ou se calhar até já tens!!!

          😉

        • João Cardoso says:

          Sem dúvida que o aumento das vendas não é pela qualidade extra anunciada, aliás tem se visto, é pelo markting e campanhas bem dirigidas!Como é que se pode falar em melhor serviço, se quem tem um mac de 2007/08 já nem suporte lhe dao para o SO? supostamente cobram mais por um serviço melhor não é?

    • Alexandre says:

      Não compreendo os constantes ataques a utilizadores de Mac, isso é estúpido.
      Quem gosta Mac usa Mac, quem gosta de Windows usa windows, é bem simples.
      Como consumidor Apple, uso o Pages e Numbers e não o Office, no entanto é normal que mais vírus venham a surgir à medida que o mercado dos Macs cresça, mas, uns vírus e trojans, etc, etc não afectam o valor destas máquinas. A mim a Apple envia-me actualizações horas depois destes problemas surgirem e a vocês??
      COMO VOS TRATA A MICROSOFT???

      • SatoMew says:

        A Microsoft, a maior parte das vezes, é rápida a lançar actualizações para corrigir estas vulnerabilidades. E a mim trata-me muito bem, por que perguntas? 😛

        Já nem me lembro da última vez que apanhei malware. Acho que me recordo de uma vez ou outra desde que tenho o Windows 7 mas nada de surpreendente. Sendo que uso o Windows 7 desde a build 6801, que antecede nalguns meses a beta (logo uso-o desde 2008), estou bastante satisfeito. Além disso, tenho bom senso e alguns conhecimentos para evitar cair nas manhas das gentes mal-intencionadas que fazem parte do mundo cibernético. 😉

        • DanielC says:

          Olha que eu lembro me, e os últimos 2 Pcs que tive aqui em casa esta semana também se lembravam, eu há cerca de 2 anos que uso Linux e Mac e nunca tive problemas, já Windows…

      • Pedro says:

        Então e quem usa linux? Não tem direitos?

      • Dimu says:

        A microsoft trata bem… já a apple demora meses a lançar patch’s…. 🙂

        • Mykod says:

          Seu aziado..nao tens dinheiro pra m mac e vens para aqui meter nojo..nao chores, um dia o windows 8 ainda vai mostrar que consegue igualar o mac…aquele mac de 1984 que a Microsoft ainda hoje tenta copiar, sabes? Ahahah, nao percebem nadinha mesmo

    • jorge santos says:

      Esse termo de fanático não é adequado.
      É o mesmo que dizer: fanáticos BMW, fanáticos Mercedes, fanáticos Lexus, fanáticos Aston-Martin… só porque compram carros melhores que um Fiat!

      Não se trata de fanaticismo, Trata-se de comprar aquilo que melhor se adequa a nós.

    • Mykod says:

      De facto a verdade é que m vírus na Apple so podiamter que vir com algo da Microsoft…lol…comum destes burros

  2. Nuno says:

    “Os Macs são bons porque não apanham virus”. Oops!!. Acabou-se o mito. Aumentou a popularidade de utilizadores de Mac por isso tornaram-se alvos apetecíveis.

    • Dogzilla says:

      E o mesmo acontecerá em Linux se ele ganhar muitos utilizadores. Eu sou um deles, até ver tudo bem… Mas é óbvio que vão sempre existir vírus e falhas de segurança em todas as plataformas.

      No entanto, é engraçado ver que a vulnerabilidade não parte primeiramente da Apple mas sim da Microsoft. Estranho, não?

      • TCoiso says:

        Queres alvo mais apetecível que um sistema que aloja milhões de websites, muitos deles de comércio electrónico?

      • Serva says:

        Boa noite , e o LINUX vai crescer e muito , e tenho exactamente a mesma opinião , quando o nível percentual estiver a chegar aos 2 dígitos , vai ser um Carnaval , por quem usa Linux não usa anti vírus , essa é que é a verdade e quanto mais estiveres com a guarda em baixo maior será a infecção .

        Agora uma coisa digo a quem usa Microsoft não queiram confundir este Malware que agora está a afectar a Mac e quem sabe o Linux mais tarde , não existem danos comparáveis , as estruturas de um SO baseado em Unix são muito diferentes e eu até posso estar infectado e tenho o meu PC a trabalhar na boa , em Microsoft as coisas como sabem não se passam bem assim e quanto a rápida intervenção da Microsoft para eliminar vulnerabilidades , não podem dizer que são rápidos porque o não são , existem vulnerabilidades conhecidas a 3 anos e não são corrigidas .

        Cumprimentos

        Serva

  3. Hélder Ferreira says:

    A imunidade dos sistemas operativos não passa de um mito.

    Hoje em dia nada é impossível e apesar das excelentes politicas da Apple no combate a este tipo de coisas, a estrutura do sistema ser excelente, etc, não é suficiente.

    Era de esperar que este tipo de coisas começassem a acontecer, o market share do Mac OS X tem crescido bastante nos últimos tempos, o que faz com que as intenções de ataque massivo comecem a aparecer com grande regularidade.

    A ideia que se tinha a uns tempos atrás de que o Mac OS era o sistema imune, hoje, é uma ideia errada.

    Mas desta vez a culpa foi do Java e das suas grandes e graves falhas.

    • Francisco Pinto says:

      Eu diria que é um mercado que interessa cada vez mais as empresas de anti-virus que com o crescimento do market share do Mac OS X tem perdido mercado….logo há que criar virus para eles!Não me admirava que por traz de mt malware esteja as próprias empresas de “segurança informática”..:) 🙂 Por alguma razão a Apple “caçou” um servidor de uma dessas empresas que estava a espalhar o Flashback, desculpa destes é que estavam a monitorização… 🙂 🙂

      Mas é verdade nenhum SO é 100% seguro

  4. Pedro says:

    “O “cavalo de Tróia”, aparentemente espalha-se através de documentos do Microsoft Office (versões 2004 e 2008)”

    Eheheheh… Tinha de ter microsoft ao barulho XD

  5. Serva says:

    Boa tarde ,

    Caros a noticia foi publicada com isenção , para que não se discuta a parva , é preciso compreender que nenhum sistema está livre de cavalos de troia ou outro tipo qualquer de Malware , agora sejam construtivos na forma como comentam , porque se assim não for fica tudo numa discussão que não leva a parte nenhuma .

    Cumprimentos

    Serva

    • Vítor M. says:

      Nenhum, obviamente e parvo é quem achar que está acima desse problema e também é verdade que a crescente onda de malware em volta da Apple tem a ver com a crescente procura… resta saber e como utilizador de produtos Apple, se a Apple tem capacidade de responder atempadamente a esta nova fase em termos de segurança.

  6. Luis Castanheta says:

    Quem disse que os Mac’s não apanham virus…certamente não entende patavina de informática ou então é um fanático !!!

    Sejamos realistas, qualquer S.O. é susceptivel de apanhar virus/trojans/malware…whatever !!

    O que na minha opinião acontecia até agora é que como não havia uma grande comunidade de utilizadores de OSX os piratas não se davam a grandes trabalhos…agora que a comunidade de utilizadores de OSX está a aumentar…o interesse por parte dos piratas também está.

  7. Newbie says:

    A Vulnerabilidade não é do SO. É das aplicações. COISAS DIFERENTES!!!!!

    • João Reis says:

      Não vale a pena, esta freguesia é de sabixões. Não vão entender algo tão simples.

      • Newbie says:

        O artigo refere a uma vulnerabilidade no java e no Microsoft Office, Aí não está explícito vulnerabilidade do sistema operativo propriamente dito.

    • jorge santos says:

      Em lado nenhum na notícia está escrito que a falha é so Mac OS X. Aliás, refere que a falha é do Microsoft Office: “devido a uma vulnerabilidade do Microsoft Office”.

      Não quer isto dizer que o Mac OS X não tenha outras falhas. Mas esta notícia nada tem a ver com elas. Tens de ler a notícia toda, não em diagonal!

    • Bom nesse caso o windows não tem vulnerabilidades! Caso não seja instalado nada, não se ligue à internet etc….

      Alias o sistema mais seguro do mundo é aquele que permanece desligado!

      • reff says:

        nem por isso… Se deres permissão no teu sistema, ao teu animal de estimação, certamente o teu sistema não ficará seguro. No caso do windows password de administrador resolve algumas ( bastantes ) das vulnerabilidades do sistema. Pena que muita gente não utilize.

  8. Pitholas says:

    Bom…não existe um sistema 100% seguro. Naturalmente nos últimos tempos a maçã tem ganho um nincho de mercado cada vez maior, não sendo de admirar que seja também alvo deste tipo de ataques….julgo eu.
    Por experiência própria não acho que isto belisque a reputação que a Apple tem neste segmento.

  9. vitor moreira says:

    Pergunta: basta ter o office instalado ou também o office para mac?

    • jorge santos says:

      Há 2 Microsoft Office diferentes: 1 para Windows e 1 para Mac.

      Não se pode instalar o Office para Windows num sistema Mac.
      Não se pode instalar o Office para Mac num sistema Windows.

      Como o trojan da notícia está vocacionado para atacar um Mac, é fácil de perceber que será preciso ter o Office para Mac instalado (num Mac).

  10. vitor moreira says:

    Pergunta: basta ter o MS Messenger instalado ou também o MS Office para mac?

  11. lol says:

    ups… parece que agora ninguém pode dizer mal da microsoft que só apanha virus e tal 😀

  12. Ivo Mota says:

    Algo engraçado, é que a forma utilizada para “atacar” a maça, foi uma fala do MS Office ^^ Lindo!

  13. The Man says:

    2 VÍRUS é o escândalo total contra a apple.

    Se falarmos do windows, não há Internet que chegue para alojar tanto vírus lol… é impressionante como ha tanta gente ignorante..

    • João Reis says:

      Completamente…o MacOS é virus free, simplesmente JAVA´s e MS Office estragam tudo. A quantidade de virus de 20 anos para cá é tão pouca que sim, pode-se chamar de virus free.

    • António says:

      Amigo a internet de k falas é maioritariamente microsoft!

      Pergunto..há algum servidor mac?

    • Serva says:

      The Man ,

      Já existem mais , não são só estes 2 , é normal como praticamente todos os que são coerentes percebem que esta onda de ataques é feita pela cota percentual do Mac ter crescido , e como é evidente os ataques sucedem-se em catadupa .

      Cumprimentos

      Serva

  14. Setokaiba says:

    Estou com o Vitor….
    resta saber se a Apple tem capacidade de resolver o problema rapidamente, o resto é conversa.
    Acho graça ao pessoal que assim que vê uma brecha, toca a roer a maçã….usem esse tempo para fazer algo mais criativo… o país precisa 🙂
    se gosto de mac, claro…. se tive pc’s, claro… mas prefiro esquecer isso 🙂

    abraços

    • Arcadiy Kulchinskiy says:

      Então, maça é um fruto que se deve roer! 😀

      • Vítor M. says:

        As maçãs sempre estiveram nos momentos mais significativos do desenvolvimento humano, lembro alguns casos mais específicos, tais como o fruto proibido que a Eva devorou e resultou no “pecado original”, a maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton e deu origem à lei da Gravitação Universal e a maçã que Jobs usou para dar imagem à empresa que se tornou ao longo das últimas décadas num caso de sucesso e que é hoje o eixo gravitacional da evolução tecnológica. 😉 tudo a partir de uma McIntosh Red 😉

    • Francisco Pinto says:

      Eu quero é ver quanto tempo é que a microsoft vai demorar a tapar o buraco/vulnerabilidade do office!!!

  15. jpng81 says:

    lolol, é engraçado ver os dois (mac e windows) á turra por causa dos virus e malwares.
    Se começar a falar em linux ainda apanho de rajada, é melhor tar calado. 😀 😀 😀

  16. Paulo Bastos says:

    Epá mais vírus menos vírus, so what? uso Mac e PC há anos e quem anda a chuva molha-se.

  17. André Roque says:

    Vamos lá a ver: o 1º encontrado, não era problema com o SO, mas com o Java, o 2º, é da Microsofre… Tipico… Estes gajos lançam programas para fazer concorrência e depois é que se preocupam em ver se as coisas estão em condições…
    Em “milhentos” malwares, spywares, virus, e companhia, que existem para windows, finalmente chegaram 2 para MAC… estão os Microsofres todos contentes…

  18. Sérgio Duarte says:

    Oh, mal vi isto e pensei logo que iam surgir as tais guerrinhas. É óbvio que agora a Apple está a ser mais atacada e escusam de vir dizer que a culpa é da MS por causa do Office. Então e pq raio é que nas últimas semanas têm surgido mais ataques usando as mais diversas vulnerabilidades, querem ver que a MS é culpada de todos os ataques!?

    O problema não tem nada a haver com SO’s serem melhores ou piores, se os explorarem vão sempre encontrar falhas em qualquer que seja, antes parecia que a MS tinha mais falhas apenas porque era mais atacado (ás tantas até tinha mesmo mais do que os outros mas isso nunca vamos saber, a vrdd é que se hj em dia a Apple os tem com certeza antigamente tinha muito mais). De qq maneira o grande problema é que o pessoal não se protege, até no Linux, vão visitar e fazer downloads duvidosos sem qualquer protecção a ver se o vosso precioso SO os protege do que quer que seja.

    Eu por exemplo, entre Vista (este apanhei-o a meio, portanto já em bom) e 7 não tenho tido quaisquer problemas com vírus ou malware há uns bons 3/4 anos…

  19. jose martins says:

    Viva o “Linux” o resto e conversa!!!

  20. Ryan says:

    Finalmente alguma coisa para ver se acabamos com as coisas. Apesar de ter Mac há bastante tempo e bom que isto apareça assim alguns deixam de andar com o velho mito “o meu é melhor do que o teu” Digamos que ninguém se fica a rir de ninguém. Já agora poupem-me argumentos… sejam eles validos ou não.

  21. SatoMew says:

    Alguém me explica donde vem o mito de que o Mac OS X é invulnerável a malware? Há anos que vejo isso no site da Apple mas eles referem-se ao malware específico do Windows, não ao malware em geral. ._.’

  22. fragak says:

    lol, entao n eram os macs k n precisavam de antivirus? XD nos ultimos tempos tem-se notado

  23. Tenho um Mac! Não sou fanático, mas sou fã.
    Estas notícias preocupam-me, mas o que me deixa mais preocupado é a forma de pensar de várias pessoas.
    Para o Windows devem aparecer dois novos vírus por minuto, no Mac aparecem dois, em não sei quanto tempo, e cai logo o Carmo e a Trindade sobre os utilizadores Mac.

    Para defendermos e atacarmos temos de ter melhores argumentos. E para mim tanto o chassis, como o hardware presentes no Mac tornam-no MUITO superior ao melhor PC. O SO simplesmente funciona.

    A questão do Malware, é claro que tem de haver para Mac, como há e haverá para todos os outros…sejam PC, Mobile…e em breve nas TVs.

  24. kekes says:

    Só quiz crer na imunidade dos MacOS quem quiz, pois sempre existiram vulnerabilidades. Já sao duas graves em pouco tempo, uma bofetada de luva branca numa das maiores premisas da Apple. MAs sempre se soube que a Apple foi sempre uma das maiores empresas a niglegenciar a segurança… Problemas com iPhones, violaçoes de direitos etc.

    Vamos ver quanto tempo demora a corrigir esta, pois com a ultima foi muito lenta, estranho para alguem que se diz rapida a dar soluçao a tudo, mas que na realidade é pior que todas. Faz dias a Nokia deu soluçao para problemas nos seus telemoveis em tempo util e mais rapido que o que tinha prometido. Deu razao aos utilizadores, e deu-lhes bonus pelos incomodos causados a historia prova que nem todas têm esta coragem.

  25. Miguel says:

    Não comparemos o que não é comparável.
    Uns gostam de Windows. Outros gostavam de ter Apple mas não podem e como tal, resta-lhe dizer mal…
    Durante mais de 20 anos trabalhei com os dois SO. E a Apple conquistou o primeiro lugar, não só pelo design, mas pela funcionalidade, pela facilidade, por todo o conceito que só posso resumir: pela experiência, quer em atividade pessoal quer profissional.
    Agora e falando de bichóides… Aparecem 5 vírus por ano no Mac por cada 1.000 que o Windows tem! E note-se que as vulnerabilidade são, na sua grande maioria, de terceiros (Microsoft, …).
    Não podemos (nem devemos) ser todos iguais. Escusamos é de andar sempre a martelar uns aos outros… (e isto pode ser censurado 😉 porque tira audiência ao pplware).

  26. Pedro Passos Coelho says:

    Todos falam, ninguém diz nada acertado.

    • André Roque says:

      Sr 1º Ministro, o senhor é o maior vírus que aí anda na carteira de todos… Na época da caça ao coelho, esconda-se, ainda aparece um anti-virus qualquer que o mete de quarentena … 🙂

  27. Dário Agostinho says:

    Tanta parvoíce. Tanto bairrismo. Para quê? A Apple é boa em marketing e imagem? É evidente! É por isso que está a aumentar as vendas? Claro. O Macs passam a ser maus por isso? Claro que não. O Mac Os X vai apanhar com cada vez mais malware quanto mais interessante for a sua quota de mercado? Evidentemente! E se o Windows reduzir a sua quota de mercado para 5% vai deixar de ter vírus? Não me parece. Todos os sistemas estão sujeitos as esses males. Mas gostos não se discutem. Cada um usa o que quer, pode e lhe apetece. Cá em casa somos só 2 e há Windows, Mac OS X e Linux e ninguém se chateia. Todos os sistemas têm os seus pontos fortes e menos fortes. Todas as empresas tratam os seus clientes bem e mal. Esta discussão é estéril. Ponto.

  28. Jocavs says:

    Antes de mais parabéns a quem desenvolve este site, sempre se encontra coisas úteis e muita comédia por parte dos comentadores, principalmente os invejosos e os anti MAC´s…..farto-me de rir de tanta parvoíce que se vê aqui comentada, melhor que o correio da manhã e nem preciso gastar dinheiro……
    Contudo acho que por parte dos administradores ou quem gere o site deveria de proibir tais comentários, principalmente porque na maioria fogem á noticia ou tópico em si e sempre acaba em discussão, discordância, ignorância e falta de respeito.
    Pelo que sei existe uma aba de consulta para cada sistema, então cada um que se resuma a isso mesmo, se idolatram tanto o windows que se retrigem só á sua aba, e deixem os outros em paz descansados e se querem respeito deêm-se ao respeito sff.
    Obrigado.

    • Vítor M. says:

      Faltas de respeito não, pode até ser durinha a conversa, de quando em vez, mas sempre dentro dos conformes, ou a equipa de moderação passa o visto.

      Mas é a conversar que a gente se entende e aprende. Desde esse post até hoje muitos dos “haters” já trocaram de posições 😉 alguns até de nicks para camuflar a nova preferência 😀

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.