Quantcast
PplWare Mobile

OS X El Capitan está cheio de problemas… Então Apple???

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Dário says:

    Instalei o El Captain no meu macbook air, e fiquei sem som.
    Já tentei todos os “Truques” mencionados em forums, e nada.

  2. jorge teixeira says:

    Kum Kaneko atira com esse.. eu tenho o 5k e não tenho praticamente nenhum desses problemas… ka para mim andas com versões manhosas do software… o unico problema k realmente me deu foi com o safari… originando um panic report… (considero grave) pk vai mesmo a baixo a maquina… de resto tudo rápido, muito rapido….

    • Mikes says:

      Tens um problema que te manda o sistema abaixo e tu dizes que está tudo bem?
      Realmente as exigências com a Apple são reduzidas e por isso lançam sistemas operativos versão beta.

    • Vítor M. says:

      Pois tenho só software “legítimo” no meu iMac 5K (nativo, apple, adobe, microsoft, Google ) e mais uma mão cheia de apps de empresas idóneas (tudo licenciado) e tudo isto tenho nas minhas outras máquinas, quer no Macbook Pro quer no Macbook Air.

      Depois dizes algo insólito: “eu tenho o 5k e não tenho praticamente nenhum desses problemas”

      Então tiveste um erro gravíssimo e está tudo bem? Mas espera que outros vão aparecer. Vai olhando para a memória consumida e vê se não te vai aparecer um Kernel_task a consumir 15GB 😉

      • jorge teixeira says:

        O tudo licenciado…(quero dizer q n uso qualquer tipo de cracks ou softwares que possam crashar o sistema) office não tenho, adobe so o photoshop CC, e sim o erro é grave claro que é não disse que não era… mas só acontece em uma unica situação que é a que mencionei… não uso o safari… logo não tenho qualquer problema …. isto parece mais conversa de haters (ps: eu era um “hater” do mundo mac e dos piores) até que passei para o dark side e vi que se calhar estava muito errado em coisas que dizia…. neste momento estou a ter mais problemas com o windows 10 em maquinas recentes(2 ou 3 anos) (na minha opinião sao recentes.. e as drivers não estão a funcionar em condições…

    • Invision says:

      LOL comentário do ano este! Tá tudo muito bom e muito rápido, o único problema é que tenho um bug que me causa um crash total na máquina lool

    • David says:

      Ainda nao tive nenhum stress com o meu 5K! tinha mais com o 10.9…reiniciava-se lá de tempos a tempos…mas até a data nada…

  3. Nuno A. says:

    0 problemas aqui. 😐
    Só não uso o Airdrop.

  4. Daniel says:

    /u/BenchMark

  5. Luis Rosa says:

    O sistema de de localização só funciona quando “lhe apetece”, de resto, não tenho nenhuma das queixas a que o artigo se refere.

  6. Jorge Dilvs says:

    Aqui corre tudo bastante bem!!! Espetáculo este OS

  7. censo says:

    Ai ai…agora é que sim ! É vê-los a virem para aqui dizer que é tudo mentira! Não há decididamente sistemas perfeitos. Cada um tem as sua preferências e pronto. Nada mais. O desenvolvimento far-se-á naturalmente à custa do utilizador…mas e não é assim que terá de ser, para o mal e para o bem ?

  8. Mike says:

    Esta mania de lançar um sistema operativo desktop todos os anos… Pela altura que começam a amadurecer, são substituídos.

  9. Lima says:

    Nada de novo….
    Só não vê quem anda com palas nos olhos.
    Ando à meses a dizer o mesmo…..

  10. Pedro says:

    ainda se queixam da microsoft…afinal tantos que dizem que a apple é a melhor e tem esses erros todos?
    eu uso win mas tambem nao é um OS estavel…todos os OS (linux, OS X Win 7/8/8.1) tem as suas falhas/ erros…
    nao defendo apple nem microsoft…todos tem pros e contras…

    • Realista says:

      Linux e Windows não são projetados para funcionar em maquinas próprias.

      Já o Osx sabes onde é que ele vai funcionar…

      • Paulo Martins says:

        Exactamente, o grande motivo da estabilidade do OSX e iOS é o número limitado de máquinas que têm que suportar, a Apple tem controlo sobre todo o ecossistema – logo problemas com incompatibilidade de drivers e afins não se deviam colocar… Não faz sentido algum haver problemas com o WiFi quando teoricamente a Apple só tem que dar suporte a um número muito limitado de placas – comparando com Windows/ Linux que teoricamente tem que suportar todas e mais algumas que já saíram para o mercado… E o mesmo se coloca a todas as outras componentes…

      • Batman says:

        Esse é o grande ponto de vista. Mesmo assim consegue-se fazer com que o Windows fique muito bom na maioria dos casos..

    • pacman says:

      A MS será sempre a rainha do software e, pelos vistos, agora também do hardware (surfaces…). Há anos que tem equipas de engenheiros experientes a trabalhar no Windows. Neste momento o Windows 10 é o mais seguro, bonito e o que tem mais funcionalidades.
      E uma grande diferença, o Windows 10 consegue fazer isto em qualquer máquina; os tipos da Apple nem conseguem fazer correr um OS melhor nas maquinas que eles próprios produzem…sad

  11. Miguel Duque says:

    Airdrop raramente utilizo e quando utilizei foi para transferir entre iPhones e o office estou com a versão 2011, tudo o resto que enunciam no artigo me funciona bem.

  12. Mikes says:

    Nunca antes aquela bola de praia irritou tanto.
    Então no arranque do sistema é demais.
    O El Capitain pouco acrescentou ao Yosemite (que durante o seu tempo nunca esteve a 100%) em termos de funcionalidades realmente úteis (p.ex., Split view parece mais uma versão de testes ainda verde e cheia de bugs).
    Não percebo porque chamam a isto uma nova versão, porque na realidade não passa de um update incompleto ao Yosemite.

    • Brasão SS says:

      Update incompleto do yosemite também será demais! Mas realmente demora um pouco mais no boot! Split view ainda tem muito que melhorar. Minha opinião! Mas é uma questão de aguardar o próximo update, e ver as críticas! Aguardar o feedback do people, e ver se melhorou. Se sim…ótimo!

    • Mike says:

      O OSX não tem sido outra coisa a não ser um update incompleto desde que implementaram os updates anuais. Foram precisas 3 ou 4 versões para o sistema começar a ter um semblante da performance do 10.6.

  13. João Rodrigues says:

    Devo estar com sorte por aqui… Para mim ficou tudo melhor. O único problema que tinha antes do update era o wifi que não se ligava logo à rede depois do mac ter estado em pausa. Demorava um bocado… Agora está bom. Por mim não mexam mais! lol

  14. maneu says:

    Por acaso desde que atualizei o meu magic mouse perde a ligação já o keyboard está estável.

  15. irlm says:

    parece um technical preview inacabado.

  16. Realista says:

    Windows = 95% do mercado, milhares de maquinas diferentes de vários fabricantes diferentes problemas menores.
    Osx = 4% do mercado, maquinas próprias e mesmo assim falha…

    Boa!

  17. JJ says:

    Só não percebi qual é o problema com o Office… Não se consegue instalar é isso?

  18. LG says:

    Seria boa ideia esperar pela 10.11.1 sempre…

    A questão dos problemas de impressora aparece sempre…

    • Daniel says:

      Em qualquer update da Apple, seja minor (update) seja major (upgrade) é bom, por regra, esperar uma a duas semanas depois de sair e ir vendo os foruns da Apple a ver se nada de mal ocorre. Isto dita o bom senso pois não seria a primeira vez que update à EFI ou outro qualquer update de firmware lixasse algo, quanto mais introduzir bugs ou problemas de performance, isso e ter dual boot, com pelo menos 3 partições distintas: 1 para SO de backup, 1 para o SO a actualizar usando com base o anterior, e 1 para documentos e restantes coisas “partilhadas” entre os dois sistemas. Assim que se confirma que está estável é voltar à versão de backup e actualizar e está pronto para o próximo update/upgrade e possíveis problemas. Manda a prudencia, principalmente quanto à Apple no que concerne equipamentos mais antigos.

  19. Cris says:

    Gentoo Ubermensch, não tenho problemas nunca, só com ebuilds com defeito (geralmente do tipo 9999), o que é fácilmente resolvido.

  20. Luna Thomas says:

    Não sei o que raio se passa mas não tenho notado problema nenhum destes… Até me surpreendeu muito esta notícia. O meu está a funcionar 5 estrelas. Tenho um MBPr de 2013.

  21. Daniel says:

    Apenas o AirDrop e o Office 2016 são problemas que não se resolvem com uma instalação do 0 do sistema operativo. SEMPRE que se faz uma actualização, quer seja o Sis Operativo, deve SEMPRE fazer-se instalação do 0 e não actualização. Evitam-se muitos problemas (aliás, porque muitos deles vieram do Yosemite).

    Estou a correr ElCapitan e 3 computadores e só tenho o problema do AirDrop. Estou a utilizar o Office 2016 diariamente sem problemas (nenhum crash). No entanto, já assisti a problemas contrários. De qualquer das maneiras, este problema será resolvido com o 10.11.1

  22. Jorge Bogas says:

    No artigo referem bem o principal motivo para que não goste da Apple!!! Os produtos são bons mas não são infalíveis como a Apple argumenta para cobrar mais caro ao consumidor…treta!!!
    Imaginemos até que por ex o IPhone 6plus não vinha com qualquer problema era tudo perfeito, Vale mais de 1000€??? Um telemóvel pessoal…um telemóvel!!! Se dissessem que os produtos eram fabricados todos nos EUA ou na UE onde pagam bons salários e dão boas condições de trabalho era uma coisa, mas não, é tudo fabricado na China e em subsidiárias que não oferecem sequer as mínimas condições às pessoas, estando assim a compactuar com um sistema de escravatura.
    comprar produtos com uma marca só porque é top e está na moda e só porque é mais caro é logo melhor, mas despois compactuam com escravatura…não obrigado!!!

    • dunno says:

      os que vendem telemóveis mais baratos não são mais humanos nem compactuam menos.
      Cada um gasta o dinheiro onde quer, não se pode mandar na carteira dos outros.

  23. Wistfultale says:

    Não tenho nenhum desses problemas. O meu único problema é a incompatibilidade com Native Instruments e outras apps de produção de musica, como Logic Pro X, Pro Tools e MainStage3. So painful… Why Apple? Why?!

    • Fábio says:

      Verdade. Um amigo meu DJ que usa o Traktor, atualizou para o El Capitan momentos antes de atuar, e se não fosse um colega a emprestar-lhe o portátil possivelmente teria de cancelar, coitado ficou em pânico naqueles momentos …
      Os equipamentos deixaram de ser detetados a partir da atualização, no entanto quando ligou a um com o Windows 10 tudo foi imediatamente detetado e funcionou a 100%, quando tinha o Yosemite também funcionava sem problemas.
      Neste momento já formatou e instalou o Yosemite.

      • Mikes says:

        O teu amigo cometeu um erro básico: actualização do sistema pouco tempo antes de precisar dele para trabalhar. Isso é um erro básico. Devia ter actuado e depois actualizava.
        De qualquer maneira, a Apple ao longo do tempo tem vindo a abandonar o mercado profissional no que toca a proximidade. Ignora por completo as necessidades de compatibilidade com certo software profissional mais exigente e passa o problema para o utilizador.
        A Apple actualmente só se preocupa com iphone e gadgets inuteis mas que dão dinheiro.

    • Marco says:

      o problema não é da Apple é das empresas que não atualizam os programas. Em ultimo caso é do utilizador que não se certificou da compatibilidade dos programas. Isto vale para todos os sistemas operativos.

      • Rodas says:

        Isso quer dizer que as empresas de software têm de actualizar os seus produtos para versões de SO que ainda não sairam ou acabaram de sair? Não faz sentido. A culpa é da Apple que devia prever a utilização de sofwares actuais em upgrades dos seus SOs. A MS faz isso.

  24. Micael says:

    Aqui no meu tenho o problema com a impressora, não consigo imprimir frente e verso e é muito lenta a digitalizar cerca de 10 minutos para uma digitalização, de resto nada a apontar

  25. Jf says:

    Uso o “El Capitan” desde o primeiro dia sem qualquer problema no meu MacBook Pro de 2011.
    Na minha perspectiva até existe uma ligeira melhoria de performance e estabilidade, mesmo com o office 2016.

    Por isso estou espantado com a notícia e comentários.

  26. Brasão SS says:

    É uma questão de tempo! Quando sair um update, provavelmente, estes bugs serão resolvidos! Veem outros… Lol
    Mas até lá, há que aguentar! E reclamem muito! 😉
    Por aqui, nada que não deixe o MacBook Pro inutilizável.
    Alguns bugs, é certo, mas nada do outro mundo! Alguns conseguem-se resolver, outros nada!
    Aguardar update.

  27. Francisco says:

    Boa Noite

    Não tenho até ao momento nenhum dos problemas descritos até agora tudo funciona.

    Cumprimentos

  28. {╚wÒ@æ says:

    aqui deu bastantes problemas com software da Adobe

    • Brasão SS says:

      Sim alguns aplicativos têm problemas!
      Demoram algum tempo a abrir. Mais aplicativos de terceiros, embora alguns nativos do OSX também demoram.

    • Mikes says:

      Sim, o software Adobe CC ficou com a performance reduzida de uma forma geral. Demora mais tempo a abrir e a executar tarefas mais complexas.
      No Premiere o processamento em tempo real baixou a performance. No meu caso já tive de reduzir a qualidade do preview para conseguir trabalhar em alguns projectos que nem são complexos.

    • Marco says:

      ja é normal na adobe a cada versão do OSX sai uma atualização ou versão do programa. antigamente os programas nem corriam.

  29. Adriano Matos says:

    A mim é a lentidão.. E a bolinha….. irrita tanto!! E já instalei duas vezes. Vou esperar por um update. Se não melhorar, Yosemite novamente.

  30. roberto says:

    mac pro 2015 …. impecável

  31. Alexandre says:

    Naturalmente, cada um fala da sua experiência…
    Tenho um iMac de 2010 e um MacBook Pro de 2012, ambos com o El Capitan (clean install) e no geral o sistema está bastante mais rápido e estável que o Yosemite. Respondendo aos tópicos assinalados:
    1)Airdrop – não me lembro que tenha funcionado à primeira nenhuma das vezes em qualquer dos SO. Portanto o problema não é do ElCapitan…
    2)Aplicações mais lentas? Nenhuma, antes pelo contrário.
    3)Wifi com vários problemas resolvidos, nomeadamente o constante desligar/ligar em redes enterprise e perda de sinal na minha rede de casa com o Yosemite.
    4)Impressão…parece-me mais um problema do driver da impressora do que outra coisa.
    5)O Office em Mac sempre funcionou mal, desde que foi criado. A versão 2016 é ainda mais instável que a anterior. Mais uma vez, a culpa não me parece ser do SO.
    6)Problemas com Bluetooth: com o Yosemite tinha imensos problemas com a ligação simultânea de uma coluna Bose e do Trackpad. Até agora com o El Capitan, tudo a 100%.

  32. camones says:

    DOIS PROBLEMAS
    1. Spotlight
    O Spotlight só está a funcionar apenas dentro do sistema. Por aqui nada de sugestões ou pesquisa web!
    2. Bug na criação de um novo desktop
    Quando no “task view” se adiciona uma nova “secretária” (vulgo ‘desktop’), ocorre inúmeras vezes o seguinte problema. Ao criar um novo desktop e, no imediato, mudar para esse novo ambiente de trabalho, a barra de menus superior deste novo espaço surge apenas com os ícones à direita e sem qualquer texto na parte esquerda (“finder”, “ficheiro”, etc.). Só carregando nessa zona da barra é que o texto aparece (ou fazendo o gesto no trackpad para abrir a task view). Nem sempre isto sucede à primeira. Por vezes ao criar um segundo desktop aparece tudo ok mas se de seguida criar um terceiro ou quarto o problema já aparece!

    Isto ocorre com mais alguém?

  33. jedi says:

    Ainda bem que não instalei esta nova versão, vistos que até a versão anterior tinha problemas, resolvi esperar por esta. Mas pelo vistos fiz bem esperar. A mesma coisa com Win 10 ( esperar que amadureça).

    Vamos esperar a ver melhores dia com a major Update.

  34. jdoe says:

    El Capitan, o capitão de um barco directo ao fundo do oceano…..lol
    A sério!? Que nome é esse para um SO da Apple……

  35. Antonio says:

    Não percebo esta noticia, tenho 4 maquinas com o El Capitan e até agora “0” problemas

  36. LLopes says:

    Instalado e a funcionar na perfeição. Nada do que é descrito no artigo aconteceu.

  37. Christian Nogueira de Faria says:

    Estranho meu PC está rodando a 100% bem mais rápido que o Windows 10 ultima Build vazada e até mais que o Windows 8.1 (O Windows mais rápido até o momento!), tudo já está pronto na tela antes de soltar o botão do mouse!

  38. Pedro Luís says:

    Sem problemas nenhum, todo 5 estrelas, novas funcionalidade que melhora e muito a boa usabilidade que já tinha. Acho que andam a inventar problema por ai. Até o beta do El capitan tinha muitos menos bugs que o beta do windows 10 (que por acaso também esta bem desenvolvido). Único problema é bootcamp do Windows 10 no mac esta faltar umas actualização de drives.

  39. Celso Madeira says:

    Então e ninguem ficou com uma atualização pendente? do Iphoto ?

  40. Paulo Gomes says:

    Tive sorte! Tenho um iMac de 2010 e não tive nenhum desses problemas! Não ficou mais rápido, mas tb não ficou mais lento!

  41. Álvaro says:

    Parece mentira, mas é verdade: instalar ou atualizar o iTunes em alguns PCs com Windows dá erros constantes!

  42. nope says:

    “El Capitan” não chega. Precisam é de um “El Comandante” !!! Hasta la victoria siempre !

  43. AlbertoB says:

    A mim o Skype já me crashou algumas vezes no El Crapitan. Ou então ficar com a “bola de praia” durante algum tempo.

  44. rui says:

    Falavam no windows 10 mas agora têm à vista que afinal o sistema deles não é melhor. Mas é como tudo: numas máquinas dá bem, noutras dá mal. Mas o melhor disto tudo foi ver, tanto comentadores, como redactores dos artigos, jornalistas, e muitos mais, a passar tanta graxa na apple com este “el CRAPitan” que até a apple já brilhava no escuro e agora é como aquela música do zé cabra: “são lágrimas…….”. Acho que tanto os melões como o rennie e similares devem ter esgotado no planeta inteiro visto que há fanáticos (ou deveria chamar antes: doentes) em todo o lado.

  45. James Din says:

    Unica coisa que precisam…. Se não está aqui ou não existe ou não precisam…

    deb http://ftp.debian.org/debian/ jessie main
    deb http://security.debian.org/ jessie/updates main
    deb http://ftp.debian.org/debian/ jessie-updates main
    deb http://http.debian.net/debian jessie-backports main

  46. Miguel says:

    Trabalho com 4 Macs (mini, 2 iMac é um MBP), do mais velhinho ao mais recente e nenhum problema a reportar. Nos Macs antigos nota-se uma significativa melhoria de desempenho face ao Yosemite. Utilizo no dia a dia na versão beta preview… Sugiro uma instalação limpa a quem tem alguns dos problemas reportados (e ainda que o Windows 10 esteja bom – gosto muito do salto qualitativo – tem ainda muito a andar antes da estabilidade e o “charme” do OS X – na minha opinião). Agora, cada um compra o que quer e o que pode!

  47. Rui says:

    Único problema que tenho, não só eu mas todos. Porque não é possível apagar aplicações pré instaladas no sistema? Quando tento apagar o jogo de xadrez simplesmente diz que é um programa de sistema!!! Lembro-me de a Microsoft ser processado por não permitir desistalar o IE….

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      A Microsoft não foi processada por não permitir desinstalar o IE. Foi processada, na Europa, por, dada a quota de mercado que então tinha o IE, o facto de vir “por defeito” no Windows sem que durante a instalação se pudesse optar por outro browser mantinha o monopólio e não permitia a concorrência de outros browsers.

      A solução foi, na instalação do Windows aparecer uma janela com vários browsers à escolha, não foi permitir desinstalar o IE.

  48. jmmso says:

    Tenho o El Capitan desde o 1º beta num MacBook Pro de 2011 e não detectei nenhum desses problemas.
    Consulto blogs de tecnologia e ninguém fala de bugs dest actualização.
    Palpita-me que este artigo tem segundas intenções.

    • Baptista Batos says:

      Duvidas?

      A esmagadora maioria está mais que satisfeita…

    • Vítor M. says:

      Estás a frequentar (tirando o pplware) sites que não fazem ideia porque cá andam. Ora vai aos fóruns da Apple e lê (se tiveres dificuldades em encontrar os fóruns diz)

      Palpita-me que não sabes ler 😉

      Alias, basta leres as muitas queixas nos comentários deste artigo com problemas do mais variado naipe 😉 basta… LER

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Passaste por lá nas outras versões do OS X? Aposto que em qualquer versão anterior há gente a queixar-se dos mesmos problemas. Não percebi o afã “revolucionário” contra o El Capitain.

        P.S. Ainda não encontrei problema nenhum no El Capitain. Mas se alguém se quiser dar ao trabalho de pesquisar por “pplware benchmark do iphone yosemite wi-fi” encontra queixas minhas sobre o wi-fi no Yosemite. Se para qualquer problema do post pesquisar por “apple support + problema + versão do OSX” também os encontra. Pode repetir para o Windows.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          … Capitan

        • Vítor M. says:

          Se passei? Bem, venho desde o Tiger… em modo OS X, passando uns anos antes pelo OS 9… mas sim, acho que os anteriores tiveram problemas mas poucos tantos como este. Não sou só eu que o diz, as queixas nos fóruns e por acaso tenho estado bastante atento, são muitas, muitas mesmo.

          Agora, em nenhum tive tantos problemas, também é verdade que a versão anterior estava totalmente estável e sem qualquer problema. Estes problemas chegaram com a versão 10.11 após uma instalação limpa.

          • Daniel says:

            Eu lembro-me dos tempos do 10.6.0 (Snow Leopard, considerada a versão do OS X mais estável de sempre), que era um autêntico horror. Só começou a tornar-se no Snow Leopard que nós todos adoramos a partir do 10.6.3.
            Nem me venham falar do Lion, isso lixou o meu MacBook pro todo na altura.
            com o Mountain lion não tive problemas. Já com o Yosemite, tinha problemas de lentidão de Wi-Fi e crash de aplicações. Estes problemas ficaram resolvidos no 10.9.2.
            o Yosemite, não vale a pena falar, também tive muitos problemas, ao ponto de recuar para o 10.9.5 até ao el Capitan. Tenho utilizado o 10.11.0 desde a versão Golden Master e não me tem dado problemas. Se tivesse de fazer um ranking da pior versão de OS X após a sua saída para o mercado seria (quanto mais em cima, pior):

            10.7
            10.10
            10.6
            10.9
            10.11
            10.8

            Não avalio o 10.5 porque nunca apanhei a versão original do mercado

        • Nuno says:

          Eu não queria meter-me, mas isto é tão ridículo que sinto que o devo fazer.
          Ora, estamos num site de tecnologia, (provavelmente) o melhor de Portugal. Expliquem me agora qual é o problema ou a admiração por um artigo destes. Eu agradeço por este tipo de artigo! Informativo, bem escrito e que dá uma opinião sobre o assunto de certa forma.
          Como é que este artigo para vocês tem “segundas intenções”? Mas a Apple é um algum símbolo de perfeição? Não falha, não erra como as outras marcas? Quando o Windows 10 saiu também houve artigos aqui a apontar falhas do SO, o que é perfeitamente normal e eu acho muito bem que se faça! Quem ganha somos nós, os utilizadores por assim ganharmos mais conhecimento para fazermos uma escolha acertada para as necessidades de cada um.
          Você e o Baptista, muita das vezes parecem me muitas das vezes maluqinhos a tentar defender a Apple. É Apple vs tudo o resto. A Apple não precisa que ninguém a defenda, basta ver as vendas deles. Saiam desse estado de negação e abram os olhos, vejam a realidade, deixem de ser “doentes” (e se não for pedir muito abandonem este espaço, ficaria um espaço um pouco mais livre de guerras campais na secção de comentários, talvez assim eu e outro participassem mais vezes e dessem a sua opinião).

          Cumprimentos

      • Baptista Batos says:

        O que é que é suposto encontrar em fóruns acerca de problemas com Apple?

        É suposto em dezenas de milhões de utilizadores… ninguém ter 1 problema?

        • Vítor M. says:

          O mal é que começa a ser normal haver problemas… tal como já interiorizaste e cada vez mais normal haver muitos problemas… eu como cliente e utilizador da marca desde há muitos anos… não quero pagar caro e ter problemas, para isso compro um Windows que é barato e também está cheio de problemas.

          • Marco says:

            Pois Vitor M. o problema são os “novos” utilizadores que não sabem o que é ter um Mac, em que o “just works” era mesmo isso, qd algo saía para a rua sabia-se que era esperar pelo primeiro update para corrigir os erros, não é como agora que muitas vezes nem no 3º update se consegue ter um sistema bem oleado (não me estou a referir a problemas de aplicações de terceiros). E que algo anda mal na Apple é visto pelo lançamento do “novo” rato que nunca teria visto a luz do dia na era Jobs, e o motivo é simples o sitio onde colocaram a entrada para carregar as baterias. Que fossem lá ao Jobs dizer que para carregar o rato teria de deixar de trabalhar com o mesmo. De cada vez que leio como o Magic Mouse ganhou vida, parto-me a rir pela situação, imaginem que estão a demonstrar novos ratos ao Jobs e ele rejeita todos, passa por um protótipo e diz “é isto”, dizem que é um protótipo que ainda não tem botões e mais uma catrefada de coisas, e eles responde algo do género “é isto, arranjem-se.”
            A Apple que nós conhecíamos já quase que não existe, e por isso, a cada dia que passa olho mais para os portáteis ditos normais do ramo empresarial (devido à qualidade dos mesmos), Apple que conhecíamos gostava do seguemento PRO, esta apenas está preocupada a vender no mercado de consumo de luxo.

      • Daniel says:

        Nos comentários deste artigo eu vejo: pessoas que não usam macs a mandar postas de pescada, pessoas que instalaram o El Capitan e dizem que não têm problemas (ou se tiverem, não são da gravidade dos apresentados no post), e uma ou duas pessoas que realmente detectou estes problemas.
        Eu ando pelo MacRummors e pelas comunidades de apoio da apple no seu site oficial há algum tempo e posso dizer que o El Capitan tem sido (largamente) bem recebido. Há pessoas que detectam estes bugs, mas maior parte destes acabam por ser resolvidos com uma clean install do sistema operativo (que o deveriam ter feito em primeiro lugar).

        Não é que o conteúdo desta notícia não esteja correcto, mas acho que há expressões como “está cheio de problemas… então Apple”, que são escusadas e que só servem, na minha opinião, para ganhar mais cliques e fomentar as discussões patéticas que se dá na secção de comentários deste site (que, por sua vez, gera mais cliques). Gostaria de ver algum critério de selecção das noticias e de utilização de linguagem objectiva neste site, tanto para questões da Apple como de Android e Windows.
        Isto faz-me lembrar aquela notícia que saiu no pplware, do escândalo do iPhone 6s e do aquecimento (https://pplware.sapo.pt/gadgets/iphone/vem-ai-problemas-para-o-iphone-6s-plus-agora-e-o-aquecimento/). Eu estranhei não ver esta notícia em lado nenhum, nem em MacRummors, nem em 9to5Mac nem em CultofMac, nem em AppleInsider, nem em OSX Daily. Quando verifico, as fontes disso, vocês basearam-se num reddit todo manhoso onde APENAS uma pessoa se queixa do aquecimento do 6s (e provavelmente nem sequer deveria ter deixado de fazer o indexamento). No entanto, vocês colocaram como título “Vêm aí problemas para o iPhone 6s Plus? Agora é o aquecimento” como se a notícia viesse anunciar a segunda vinda de jesus.

        Eu diria que me disponobilizava para fazer revisão das expressões que vocês utilizam nos vossos títulos, mas isso iria implicar perdas monetárias para a Pplware, uma vez que o que vende são títulos sensacionalistas

        • Vítor M. says:

          Observação totalmente desprovida de conhecimentos. Alias, os sites que citaste vários desses referem os problemas e mais, nos locais que referi no artigo, os fóruns, nos links que deixei sobre outros problemas (onde também referem os problemas do El Capitan) estão expressos esses problemas. Se não viste isso já é da tua responsabilidade.

          Depois há o conhecimento de causa. Sim temos vários problemas de desempenho, como referido, técnicos, como referido e não só numa máquina, mas em várias, também como referido. O teu comentário é totalmente desprovido de conhecimento, é vazio de factos, só para responder em pé de igualdade às tuas acusações sem fundamento.

          Mas há mais. Mas não tenho é tempo, até porque como vês nos comentários há problemas em vários outros componentes que nem referi, não são um ou dois como queres dar a entender 😉

          Portanto, o teu fraco argumento de que é para cliques (que não temos esse hábito, até porque não precisamos) é uma justificação tacanha de tua parte 🙂 porque tens um argumentário insuficiente e faltou-te algo mais substancial, o que denota de tua parte falta de rigor.

          • Jorge Carvalho says:

            Vitor :
            Air drop no communities que “linkaste” : 4 posts ….
            Itunes : 24 pessoas …

            O milhares fugiram aparentemente …

            Abc

        • Daniel says:

          Gostaria de saber por que é que a minha resposta não foi aceite pela moderação. Ia contra alguma das regras de publicação disponíveis no site?

    • Dc says:

      Eu também tenho-o desde o primeiro beta e tive alguns problemas aqui mencionados, principalmente no que se refere ao Wifi e a lentidão.
      E se não encontras nada eu meti aqui link para ajudar-te.
      http://bfy.tw/2OLJ

  49. Rui C. says:

    Não tenho nenhum problema no OSX. Mas pronto isto o problema é o utilizador. 🙂

  50. Alberto Maneta says:

    Podiam também ter referido as coisas que foram corrigidas.
    Esta mais rápido e funciona finalmente bem com dois ecrãs e com aplicações maximizada.

  51. Vitor Alves says:

    Por acaso tb n tenho nenhum problema mencionado. Apenas os docs do pages que desconfiguram qdo abro no word ou qdo abro um doc no pages produzido no word. Sinceramente não sei o que fazer.

  52. Luís Freitas says:

    Com um MacBook Pro de 2009 acheio que o El Capitan melhorou o desempenho da máquina face ao Yosemite.
    Realmente agora que li os vários comentários, o spotlight só faz pesquisas ao conteúdo do Mac. Será que tem a ver com as definições?
    Comparando com outros SO, tenho num desktop e laptop o Windows 10 e este é deveras instável, principalmente com máquinas antigas. No entanto ainda assim acho um bom SO face ao que a MS nos habitou.
    Gostam de comparar? O que eu gosto de dizer é que os produtos da Apple, têm menos problemas que os outros 🙂

  53. António Pedrosa says:

    Deixou de encerrar ou de fazer terminar sessão …
    O problema foi identificado por vários utilizadores mas não encontrei solução em fóruns.

  54. Marco Nunes says:

    confirmo! ficou bem mais pesado, o office 2016 no Yosemite era top, neste não se aguenta 2 minutos e crachá, voltei ao que tinha de 20xx troço paço… e tenho MBP com SSD Samsung 850pro e 16gb de RAM…. pra usar browser, email e mais 1 Tretas, ocupa-me nunca menos de 50%/da RAM… então se uso o PHPstorm aquilo sobe prós 90% que é coisa doida… e sinceramente, não vi nada de novo pra utilização de trabalho, o e-mails acho que ficou pior, as pesquisas do spotlight pioraram. e fiz instalação de raiz! se não tivesse mais que fazer já tinha enfiado novamente o Yosemite! o que vale é o disco despachar-se senão tinha feito mac&cheese no forno!

  55. Benchmark surfacepro4 says:

    É engraçado ler isto, uns dizem que ficou mais rápido, outros mais pesado e lento. Eu não percebo, os componentes nao são todos otimizados para o mesmo?
    Supostamente a versão e igual para todos, quando sai uma atualização sai para todos.
    Nao da para perceber a diferença de uns para os outros quando na realidade e tudo “igual”.

  56. Kal says:

    Nisso o colega bem falou: o consumo de memória e a falta de confiança nos updates da Apple é que vem acabando com a imagem dos lançamentos dos SOs da Apple….

  57. Zefra says:

    No meu Mac (de 2008) o El Capitan comparado com o Yosemite podem crer que voa. Tenho o basico de memoria RAM (4GB) e um cpu 2 GHZ (dual core). Nada de especial a minha maquina mas agora bastante mais rapida. dos problemas mencionados (Wi-Fi sempre a funcionar sem problemas, Office so mesmo o 2011 chega e sobra) talvez mesmo para abrir algumas aplicacoes. O iTunes funciona sem problemas mas desde que conheco o pesado iTunes nunca o vi a voar no Mac ou Windows. Mas o que é mencionado aqui nunca vi e espero nunca ver. O Air Drop simplesmente nao tenho necessidade de usar. Nao posso dizer que o El Capitan é uma maravilha, porque desde o Maverick simplesmente que a Apple deixou de pensar no Mac para suportar os telefones (obrigado é o que lhes dá os milhões), mas deu uma segunda vida a um velho MAC que poderá vir a ser substituído em breve por um outro Mac Pro.

    • chonga says:

      @zefra Mas eu acho que você conseguir rodar com essa fluidez uma última versão de um SO da Apple em um Mac datado de 2008 já é, por si só, um grande feito da Apple. dificilmente você conseguiria fazer isso em um pc de 2008 com o W10.

    • tiago says:

      Pois cá para o meu lado o MacBook Pro Late 2008, um CoreDuo 2.4Ghz, funciona às 1000 maravilhas. Só noto o Spotlight um pouco mais lento mas nada por ai além. O Airdrop nunca funcionou com iPhone 6 mas é para isso que tenho a Dropbox sempre a bombar. Entre Macs funciona na boa. O Mail ficou mais rápido do que com o Yosemite. O Dropoff não funciona neste hardware mas era uma cena porreira. Fica para o próximo MacBook Pro! De resto trabalho neste computador desde 2009 praticamente 5 dias por semana / 9 horas por dia e nunca se queixou!!! Ainda continuo a não dar conta que tenho 3 browsers abertos, Photoshop, Dreamweaver e Illustrator, mail, mensagens… Papa tudo na boa. Deve ser carma.

  58. Pedro says:

    O maior problema que tou a ter é nao conseguir arranjar maneira “elegante” de que os discos NTFS tenham permissoes de escrita. Consigo fazer um truque no terminal, mas depois as aplicacoes nao encontram a drive com o finder. Se alguem souber de alguma solucao agradeco 🙂

  59. Hugo says:

    Ficou muito mais lento, sem dúvida. De resto não fui “ainda” afetado por nenhum dos restantes problemas.

    Os MBP sempre tiverem problemas com diversos routers e só me livrei desse muito recentemente porque tive um upgrade do meu serviço.

    A única diferença em relação aos updates anteriores (sou user Mac desde 2011), é que desta vez não fiz um clean install por falta de tempo e pensei que pode-se ser essa a origem mas está visto que não.
    Falta como aqui foi dito um pouco de frescura. O iPad Pro com OSX teria sido uma agradável surpresa mas não.

    Acredito que a história se possa repetir, pois já ando de olho nos novos produtos apresentados pela MS.

  60. Gizmo says:

    Eu faço instalação limpa de qualquer OS seja MAC ou WIN, e nunca tive problemas…

    Então esses que voces enumeram aqui, nem um tive… Aliás tinha o problema do WI-FI e do AirDrop na primeira versão do Yosemite, nunca mais tive.

    Agora dizerem que é mais lento e não para usar os dois ecrãs? Eu consigo ter os dois divididos e usar os dois… Para não falar que está mais rápido, muito mais rápido.

    • chonga says:

      Com certeza.
      Eu acho que muitos dos problemas citados aqui poderiam ser resolvidos com uma clean install, em vez de “instalar por cima” de outro já existente

  61. Alexx says:

    Revejo-me nalgumas das situações descritas – nomeadamente na lentidão mas atribui-a à “proveta idade” do meu mac, bem com os problemas no bluetooth/coluna de som liga e desliga de forma irritante e constantemente. A duração da bateria passou a ser uma anedota. Embora continue a ter máquinas apple, o IOS também me tem deixado alguns amargos de boca, com apps do ipad a encerrarem subitamente o que nunca tinha acontecido. O aumento exponencial de máquinas apple, a forte concorrência de inovação de outros sistemas com a pressão de mostrar inovação e atualização estão a tornar a Apple desleixada. Por mim uma coisa é certa, o meu velho mac não fará mais nenhum upgrade do SO e quanto ao Ipad e Iphone, logo veremos.

  62. Carlos says:

    De todos as funcionalidades mencionadas só não uso o AirDrop e, desde o dia em que foi lançado, não senti nenhum dos problemas. Pelo contrário, na versão anterior tinha um problema com um disco de outra marca que uso para fazer de time machine e o El Capitan resolveu-o Para além disso o meu iMac de 2009 agradece no desempenho melhorado. Não tenho razões de queixa.

  63. Teles says:

    Adobe reader em full screen, mudar de ambiente de trabalho, quando se volta ao ambiente de trabalho do com o pdf adeus a metade do ecra. Entre outros.

  64. Anderson says:

    Com o El Capitan simplesmente não consigo conectar ao iCloud nem o iTunes, só apresenta erro no login. E olha que já tentei todo tipo de instalação, concluí que o problema é no sistema mesmo e olha que ainda uso a versão 10.11.1 beta em outra partição, onde tudo está redondo.

  65. Bejense says:

    problema ladscape/portrait a imprimir pdf: check
    nao consigo usar airdrop entre mac e ios: check
    Lentidão safari a abrir paginas web (por vezes falha de todo) e estou a falar de pesquisas google: check

    Já tentei de tudo – nada resolve e ja anda nisto desde o tempo do DOS e do UNIX (à séria), isto no meu imac 27″ e no air da minha mulher.

    Mas tb num pc (home made) tenho windows 10 a crashar aleatoriamente ao fim de 10- 15m cada vez q o puto (e eu!) estamos a jogar gtav (e sim o jogo é legal, tenho os drivers actualizados e controlo as temperaturas do hardware) e raramente ia abaixo com o 8.1 (para n dizerem q é do jogo)

  66. aaa says:

    Instalei logo no início o El Capitan. Problemas até ao momento: zero. Não tenho nenhum dos problemas mencionados. Devo ter sido caso único.

  67. Diogo says:

    Isto é tudo muito estranho, no dia em que ficou disponível fiz o upgrade e até agora não tenho nenhum dos problemas mencionados no artigo!

    E no meu “velhinho” Macbook Pro de 2011!

  68. wences says:

    Quando actualizei para o El Capitan o meu Mac Pro late 2011 fez-me recuar a tempos longínquos do windows que me apetecia atirar o pc pela janela. Está muito lento e sempre com breaks. Então o iniciar agora do mac é algo péssimo de tão lento.

  69. William says:

    Tenho o MBP de 2k15 com El Capitan e tenho 0 problemas. Devo ser único.

  70. Diego says:

    Desde a atualização do El Capitan, macbook pro não inicializa mais. Não sai da tela de loading….

  71. yaclicka says:

    Utilizar-se constantemente os argumentos ” + 1 ” em relação aos outros, fica mal.
    https://3.bp.blogspot.com/-yh4iLjXPb68/UqimtnMY3fI/AAAAAAAAJhQ/PuXo8C0SLII/s1600/tumblr_md4ush9WTO1rg3j55o2_400.gif
    Este link demonstra que uma utilização excessiva de equipamentos com defeito “Bugs” poderam provocar sérios problemas a nível de ansiedade………. 🙂

  72. Francisco Paniquar Gatto says:

    Meu magic mouse não é mais reconhecido após a atualização!

  73. Cesar Lima says:

    Mil problemas: lentidão, as teclas f5 e f6 não funcionam, ou seja, não há mais controle da intensidade da luz do teclado, fica ligada direto. Office buga, Skype buga, airdrop não funciona.

    Será que terceirizaram a elaboração do El Capitan?

  74. Fher says:

    Macair 2012 – iphone6 (ambos com a ultima atualiz)

    Airdrop nao funciona
    impressão via hifi (uma guerra)
    impressão via usb (uma luta)
    percebi a maquina mais lenta com o el capitan
    ja o iPhone, as vezes da vontade de jogar contra a parede.
    enfim… esperando melhorias.
    saudações

  75. Sandro says:

    Olá Pessoal! Sou usuario básico de MAC e entendo um pouquinho melhor de S.O.s da MS 🙂 ! Pelas experiências que tive em avaliar S.O.s é que, sempre advindo de uma atualização(OSX, MS, Linux… sem exceção ), fica meio obvio que var dar pau!, acredito que pode ser lixos e bugs acumulados e escondidos da versão anterior, e incompatibilidades com os programas ja instalados, que no meu macbp early2008 c2d, tive vários problemas e o mais comum foi a lentidão, somente apos uma instalação limpa é que fez a diferença e me deu parâmetros de avaliação, atualizei os programas que usava:Eclipse, MySQL, NTFS, office2016 entre outros e ficou muito boa. Quanto ao windows ocorre da mesma forma e motivo. O windows 10 so fica redondo(ate para uma avaliação mais precisa!) tem que instalar do Zero. Tive vários bugs com w10, o principal era a lentidão e o inferno da cortana… mas com a instalação limpa isso resolve… Antes de EU esculhambar qualquer S.O. gosto de fazer conforme manda o figurino(instalado limpa, drivers atualizados, etc…) e procurar leituras técnicas e procurar pessoal especializado em forums ou pessoalmente no que preciso, é fato que existem bugs e NENHUM S.O. é perfeito. Hoje tenho instalado no meu mac, nativo: el capitan e Linux Kali 2.0 em dual boot(tormenta de duas semanas para conseguir!!), e um nb dell W10 e linux Mint, todos os 4 rodam perfeitamente para minhas necessidades com o que tenho de recursos!!
    Abraços a todos!! Espero ter contribuído! Thanks

  76. Marta says:

    desde que instalei o el capitan que tenho de carregar na tecla fn para o teclado escrever como deve de ser, senao o que q acontece e isto: ∫~µ≤πas∂
    Ja fui as defenicoes e esta tudo em portugues de Portugal… para alem disso o firefox tem vida propria e muda de pagina quando quer.
    Ja reinstalei e ficou bom, passados dois dias voltou ao mesmo…

  77. Gustavo Medina says:

    Desde que instalei o El Capitan, meus programas da Adobe como Illustrator estão com problemas. Ferramentas que não funcionam mais como “Selection Tool”e outras. Nã consigo aumentar e diminuir imagens no Illsutrator, além de outras ferramentas.

    Alguém está com o mesmo problema? Já baixei o Java que foi pedido e mesmo assim os problemas continuam. Preciso trabalhar com o Illustrator e estou parado com esses problemas.

    Eu consigo formatar e voltar a usar o Mountain Lion????

  78. Alessandro says:

    Instalei o El Capitan, estava funcionando perfeitamente.
    Hoje pela manhã o Capitão abandonou o barco e me deixou com problemas !!!
    Não posso abrir o Mail, quando abro usa toda a memória e não consigo dar nenhum comando no Mac.
    Alguém sabe o que se passa?????

  79. Ana Carolina says:

    Estou com problemas para instalar a cânon selphy cp 810, não tem driver atualizado no site. Alguma Soluçao?

  80. mikate21 says:

    Actualizei para o “El Capitan” fiquei com a mensagem “WI-FI sem hardware instalado.”
    Alguém pode ajudar?

  81. Jonatas says:

    Depois da atualização para o El Capitan meu macbook n entrar no iTunes nem na App Store . sendo que no iCloud e meu iPhone entrar normalmente. Alguém com problema parecido e sabe como resolver? obrigado

  82. Douglas says:

    Veja bem, eu acho que é injusto dizer que o El Capitan é ruim…… MUITO INJUSTO !!!

    O EL CAPITAN só seria ruim se ele melhorasse bastante porque do jeito que está, nem ruim é , é PÉSSIMO !
    Instalei e perdi uma tarde inteira reinstalando tudo, um DownGrade completo. Ainda bem que eu tinha uma Time Machine boa e aí consegui voltar a funcionar a REDE, as Impressoras, o AIRDROP e também recuperar a velocidade dos Macs.
    El Capitan do “TITANIC ” é Um verdadeiro problema para quem for usar. Não instale se você conhece Macs bons. Para quem nunca usou nem percebe. No máximo vai dizer : Ah é lento igual ao Windows…

  83. CESAR says:

    PERDI MOUSE E TECLADO NESSA VERSAO ALEM DE ESTAR TRAVANDO …

  84. Dárcio says:

    Boas malta!
    Vou agora instalar o “El Capitan” apesar dos comentários nada positivos!
    Instalação limpa, de raiz para ver o que é que sai! :s

  85. Cristiano says:

    Fiz a instalação limpa do El Capitan após substituir meu HD por uma SSD, e fazer a upgrade no meu Macbook para 16GB Ram, agora o Mac tá um avião, porém o problema no Itunes de não transferir as compras do meu iphone/ipad continua, já tentei ajuda na Apple, mas fica aquele jogo de empurra, e ninguém me dá uma solução.

  86. André Sigmaringa says:

    Sou usuário novo do Mac, sempre usei Windows. Quando adquiri o Mac Air tive o problema no AirDrop, Handoff, problemas de tratamento no Safari, e mais recentemente meu Utilitário de Disco acusa um espaço ocupado por “outros” de 49GB, em um SSD de 128GB faz muita falta, já utilizei software de limpeza de disco que removeu cache, arquivos temporários, arquivos de backup do iOS, enfim. Não encontro o que pode estar ocupando todo esse espaço. Estou quase formatando e reinstalando o OS X.

    • Douglas says:

      Eu trocaria o SSD para no mínimo 240 GB . Tenho um e com todos os aplicativos que uso instalados sobra 120 GB . Eu trocaria e faria uma instalação limpa do zero. Espero ter ajudado

      • André Sigmaringa says:

        Eu já vi em alguns fóruns dizendo que o Mac Air não tem como aumentar memória nem SSD, fica tudo na placa mãe, não sei se é isso mesmo. Vou dar uma pesquisada melhor.

  87. Jorge says:

    Tenho um MacBook Pro (Retina, 13-inch, 2013). É o meu 1º Mac e estou satisfeito com ele. Acontece que desde que actualizei o sistema operativo OS X EL Capitain comecei a ter problemas com as portas para reconhecer as pens. Algumas não são reconhecidas outras apenas leêm e não consigo alterar. Utilizo muito a internet móvel (pen) e esta restrição impede-me muito a minha vida de trabalho. Será que alguém me pode dar uma dica de solução já que sou um pouco marreta nisto? Obg!

    • Douglas says:

      A única solução que vejo é fazer o que eu fiz : Voltar para o Yosemite. Faça um pen drive de boot , faça o download do Yosemite e reinstale seus programas :
      Para fazer o Pen Drive siga abaixo :

      Criação de Pen de Boot Yosemite
      Formate pen de 8gb (só serve este) da forma :
      MAC OS expandido Cronologico

      No terminal Digite :

      sudo “/Applications/Install OS X Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia” –volume /Volumes/Yosemite –applicationpath “/Applications/Install OS X Yosemite.app/” –no-interaction

  88. Douglas says:

    Na minha opinião somente o Downgrade resolve . Voltar ao Yosemite é a única solução por enquanto.
    Para fazer isso você precisa fazer um pen drive de boot :

    Criação de Pen de Boot Yosemite
    Formate pen de 8gb (só serve este) da forma :
    MAC OS expandido Cronologico

    No terminal Digite :

    sudo “/Applications/Install OS X Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia” –volume /Volumes/Yosemite –applicationpath “/Applications/Install OS X Yosemite.app/” –no-interaction

    Após fazer o pen, é necessário baixar o Yosemite e instalar.

    • Jorge says:

      Agradeço resposta posso dizer que sou mesmo um marreta nisto. Segui a sugestão proposta e voltei a instalar o Yosemite. Voltei a ser fã desta máquina. Não fiquei com muita vontade de fazer updates de ‘sistemas operativos’. Ab

      • Douglas says:

        Um dia vão lançar uma solução. Eu só vou atualizar se ler os comentários de usuários acerca de que não deu problemas e melhorou. Aguardemos então .

  89. Carlos says:

    Depois que atualizei o El Capitan, o comandante dos problemas me trouxe um problemão.
    Minha impressora deixou de funcionar. Ficava offline! Fui excluir a impressora, agora não consigo adicionar mais.
    Vamos aguardar uma solução da Apple, mas acho que voltarei para o Yosemite.

  90. Tusneu says:

    Nao consigo baixar musicas, apos o carregamento abre uma pagina em branco e nada acontece. antes vinha um arquivo compactado e era so abrir.

  91. elainy says:

    Pessoal a Apple tem se posicionado a respeito??? Depois dessa versão nem os meus documentos em pdf mais funcionam direito. Tratam o tempo todo.

  92. Carla Mac says:

    Instalei o El Captain ontem , trabalho com fotografia e no FINDER, na PASTA IMAGENS, eu conseguia visualizar as fotos que apareciam na parte superior …agora essa opção não existe mais…as fotos abrem do lado direito das pastas de arquivos e não tem ao menos como controlar o tamanho de visualização das fotos dentro das pastas, não sei se me fiz entender…no GERAL não gostei.
    Percebi que tudo que fazemos tem um certo atraso na resposta do Mac…não sabemos de pronto se o Mac realizou a tarefa ou não…depois de alguns segundos…finalmente temos a confirmação que realizou a tarefa…

  93. Luís Fernando says:

    Meus caros

    Eu tenho o macbook air de 211 – era pra ser dois mil e onze, mas o zero não saiu, mas daqui a pouco vc vai entender – e fiz um upgrade do SO original diretamente para o El Crapitan. De início, eu achei tudo maravilhoso e continuei o meu ritmo de trabalho normal até que alguns comandos começaram a não obedecer:

    1 – fechar uma página tela com command w… e depois isso evoluiu pra qualquer atalho com o command
    2 – o número zero não funciona mais
    3 – os controles de volume, parênteses…
    4 -trava mais que transporte público
    5 – não consigo voltar ao meu SO antigo

    Já reinstalei o sistema todo e, mesmo assim, não resolveu o problema

    Quem souber como resolver isso, por favor, deixa a dica pra gente aí 😀

    []s

    • Douglas Intrabartolo says:

      A única solução que vejo é fazer o que eu fiz : Voltar para o Yosemite.

      Faça um pen drive de boot , faça o download do Yosemite e reinstale seus programas :
      Para fazer o Pen Drive siga abaixo :

      Criação de Pen de Boot Yosemite
      Formate pen de 8gb (só serve este) da forma :
      MAC OS expandido Cronologico

      No terminal Digite :

      sudo “/Applications/Install OS X Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia” –volume /Volumes/Yosemite –applicationpath “/Applications/Install OS X Yosemite.app/” –no-interaction

      Na minha opinião somente o Downgrade resolve . Voltar ao Yosemite é a única solução por enquanto.
      Para fazer isso você precisa fazer um pen drive de boot :

      Criação de Pen de Boot Yosemite
      Formate pen de 8gb (só serve este) da forma :
      MAC OS expandido Cronologico

      No terminal Digite :

      sudo “/Applications/Install OS X Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia” –volume /Volumes/Yosemite –applicationpath “/Applications/Install OS X Yosemite.app/” –no-interaction

      Após fazer o pen, é necessário baixar o Yosemite e instalar.

  94. David says:

    No meu iMac 5K com o El Captain deixei de conseguir que o mesmo acertasse as horas…automaticamente…por localização…simplesmente tenho de lá ir eu alterar…Mas a localização funciona, dado que nas pesquisas, mapas, etc tudo funciona igual…

  95. Francisco Batista Neto says:

    Fiz uma atualização no meu MAC e agora trava toda hora, não consigo melhorar o desempenho…fiz uma limpeza e estou tentando reinstalar o OS EL CAPITAIN e demora 123h ou 63h é complicado, estou sem usar o computador faz uns 2 dias…

  96. Adelino says:

    Desculpe os erros de texto essa bosta desse i mac tem um outro problema alto correção que prejudica agente,
    esse EL CAPITAN quero um pancadão desliga de jeito nenhum , pra desligar so no botão traseiro.
    Pessimo softwer esse el capitan desrrespeito aos clientes.

  97. Thaina says:

    Em pleno 2016, conseguiram resolver este problema? No caso o problema do AIRDROP com aparelhos Iphone?

  98. Marina says:

    perdi todas as minhas notas q nao estavam no icloud mas vi alguns foruns falando q dá pra recuperá-las, mas estavam com comandos em ingles e meu mac esta em portugues; to com medo de reiniciar de novo pra trocar a lingua, alguém pode me dizer quais comandos escrevo em portugues para “/Library/Containers/com.apple.Notes/Data/Library/Notes/” ?

  99. ADELINO says:

    REALMENTE LENTO E TRAVA SEMPRE AO DESLIGAR ELE NAO DESLIGA VOCE ATIVA O DESLIGA E ELE FICA ATIVO
    HORRIVEL ESSE EL CAPITAN JA FORMATEI VARIAS VEZES PERDI ATE ARQUIVOS E ELE TRAVA NO LIGA E DESLIGA UMA BOSTA APPLE.
    ADELINO

  100. JM says:

    Sempre que se fala num sistema operativo ou numa marca há sempre os comentários de pessoas que mais parecem fanáticos.
    Será que alguem ganha alguma coisa com isso?
    Uma coisa é certa, quem tem dúvidas vai continuar com elas.
    Não defendam marcas nem sistemas, todos eles enriquecem á nossa custa, cada um deve usar aquilo que o satisfaz. Eu tenho as marcas e modelos de aparelhos e sistemas que eu gosto ou tenho acesso e sempre que vou tentar saber mais alguma coisa sobre outros chego sempre á conclusão que o melhor é experimentar.

  101. Romualdo says:

    O meu parece que queimou. Ao reiniciar, quando faltavam 15 minutos para a atualização (segundo o marcador), ele desligou sozinho e não liga mais.

    • Romualdo says:

      Hã, resolveu-se sozinho. Era excesso de carga estática na tela. Foi só dar um tempo com o note desligado. Nunca esperei que fosse ver isso num mac. Vivendo e aprendendo.

  102. Silva says:

    tenho um macbook white unibody 2009 e esta com El capitan , não consigo arrastar nada com o mouse ou seja meu mouse esta um lixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.